x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33
    Usuário
    Entrada
    07/10/2013
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 0

Talha Cardenal. alguém já usou?

Boa tarde pessoal

Estou com uma dúvida sobre a talha cardenal.

Estou indo para uma expedição com um colega em um parque nacional (somos biólogos, uma Tr4 e uma L200 savana), embora saibamos que um guincho e algumas patescas resolveriam nosso problema, não temos grana suficiente para comprá-lo agora (guincho). Então, como lembrei um pouco de aulas de física, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o uso do sistema abaixo, em substituição ao guincho.

Talha Cadernal: Um dos modos de aumentar a vantagem mecânica (finalidade do uso das patescas) consiste na associação de várias polias fixas (num único bloco) com várias polias móveis (todas numa mesma chapa, no nosso caso uma árvore).

O sistema seria o seguinte: olhem a figura "A", no lugar da fixação da Cardenal ao peso, parte inferior da figura (fixaríamos o carro atolado), na parte fixa superior da figura (fixaríamos a uma árvore) e o segundo carro puxaria o cabo no ponto "F". O que segundo a física reduziria o peso do carro atolado por 4.

Alguém já usou o sistema? tem algo a falar?

obrigado pela atenção

Link da imagem: http://www.feiradeciencias.com.br/sa...06_RE03_05.gif
    ><///(º> Márcio J. Silva - Biólogo - Pajero TR4 2008 MT <º)\\\><

Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    Agradecimento: 1
    Ola Marcio. Teoricamente funciona sim, mas tem o inconveniente de levar muito metros de cabo (que tambem nao sao baratos). O manuseio dela no meio da lama vao sujar as polias tirando a sua eficiencia.
    Existe no mercado os guinchos mecanicos portateis tipo tifor (tambem tem suas desvantagens) e os guinchos eletricos portateis (em torno de 500,00) que devem ser mais uteis. Uma combinaçao legal que eu usei na transamazonica (jan/14) foi uma ponta de eixo de caminhao com a ponta anfinada e uma marreta de 5 kg (voce deverá gastar em torno de 70,00 em ferro velho ou oficina de caminhao para encontrar uma) e entao voce terá uma ancora que poderá por em qualquer lugar (menos rocha...) e com um guinchos desses portateis mais patesca voce terá uma boa ajuda para desatolar.

Usuário
    Entrada
    07/10/2013
    Local
    Natal/RN
    Valeu paulosergio vou dá uma olhada nos tipos que você falou, abraço.

Citação Postado originalmente por paulosergio Ver Post
    Ola Marcio. Teoricamente funciona sim, mas tem o inconveniente de levar muito metros de cabo (que tambem nao sao baratos). O manuseio dela no meio da lama vao sujar as polias tirando a sua eficiencia.
    Existe no mercado os guinchos mecanicos portateis tipo tifor (tambem tem suas desvantagens) e os guinchos eletricos portateis (em torno de 500,00) que devem ser mais uteis. Uma combinaçao legal que eu usei na transamazonica (jan/14) foi uma ponta de eixo de caminhao com a ponta anfinada e uma marreta de 5 kg (voce deverá gastar em torno de 70,00 em ferro velho ou oficina de caminhao para encontrar uma) e entao voce terá uma ancora que poderá por em qualquer lugar (menos rocha...) e com um guinchos desses portateis mais patesca voce terá uma boa ajuda para desatolar.

Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    Na hora do desespero qualquer coisa ajuda... Porém ajuda muito pouco dependendo do caso....então se vai em uma expedição é fundamental ir preparado para isto, pois emprevistos acontecem e se vc não estiver preparado tem boas chances de se dar mau....
    Considere que:
    1- A talha é um paliativo muito pouco funcional... Um Hi-lift émuito mais funcional e prático.
    2-guincho de 500kg.... Lixo mais caro e jamais vai tirar uma L200 de 2ton sentada num facão, pode esquecer...é jogar dinheiro fora... Novamente um hi-lift é muito melhor e mais confiável.
    3- Além de se preocupar com o equipamento é preciso saber a forma correta de utilizá-lo.
    4- Se vc vai para uma expedição... Tem de conhecer o terreno q vai enfrentar, os riscos, e as soluções para possíveis problemas q podem acontecer...
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 6
    Quando se está atoladdo , pensa-se apenas em puxar o veículo, sendo que existe uma um par de ferramentas mais baratas e em muitos casos até mais eficazes que um guincho, que são as pranchas desencalhe .
    Elas podem ser a unica coisa entre você e o desespero de perder uma picape para o mar . já passei por isso e nessa hora não há lugar onde ancôrar guincho nenhum !!!
    Por isso tenho 4 pranchas de fibra , onde eu vou eu as carrego !! até para o shopping ............ vai que na saída eu quero ir para a beira das praias daqui . heheheh
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

Usuário
    Entrada
    07/10/2013
    Local
    Natal/RN
    Com certeza Paulo_CW que na hora da necessidade qualquer coisa ajuda...

Justamente por estar indo a uma expedição e por estar ciente dos riscos que estarei correndo com a equipe de pesquisadores que estou aqui conversando sobre as possibilidades para apoio em "campo".

1 - ela pode ser pouco funcional, mas sinceramente não pretendo alterar configuração original do veículo com um lift (posso até mudar de ideia no futuro)
    2 - Guincho, também achei fraco, embora pareça bastante prático. Contudo, não concordo com sua afirmação que nunca tirarei uma L200 de 2 ton de um facão. Tanto o guincho de 500kg quanto a talha podem sim tirar qualquer carro do lugar, desde que a gente use as ferramentas, como vc bem disse, da forma adequada. Se nos abrirmos mão da praticidade e usarmos um sistema de roldanas com por exemplo 16 roldanas puxo até um caminhão de 16 ton com uma força de 1 ton de tração, isso é física, embora repito NÃO SERIA PRÁTICO.
    3 - Com certeza, pra isso estamos aqui
    4 - Não conheço o terreno é fato, mas lá no local teremos apoio de um brigadista do corpo de bombeiros que conhece bem o parque nacional para nos ajudar, além das diversas ferramentas de georreferenciamento que dispomos e o nosso famoso amigo google para pesquisar imagens do local.

Mas de qualquer forma agradeço a sugestão do lift e dos comentários

um abraço

Citação Postado originalmente por Paulo_CW Ver Post
    Na hora do desespero qualquer coisa ajuda... Porém ajuda muito pouco dependendo do caso....então se vai em uma expedição é fundamental ir preparado para isto, pois emprevistos acontecem e se vc não estiver preparado tem boas chances de se dar mau....
    Considere que:
    1- A talha é um paliativo muito pouco funcional... Um Hi-lift émuito mais funcional e prático.
    2-guincho de 500kg.... Lixo mais caro e jamais vai tirar uma L200 de 2ton sentada num facão, pode esquecer...é jogar dinheiro fora... Novamente um hi-lift é muito melhor e mais confiável.
    3- Além de se preocupar com o equipamento é preciso saber a forma correta de utilizá-lo.
    4- Se vc vai para uma expedição... Tem de conhecer o terreno q vai enfrentar, os riscos, e as soluções para possíveis problemas q podem acontecer...

Usuário
    Entrada
    07/10/2013
    Local
    Natal/RN
    Boa Marcelo, ainda não tinha pensado nisso. Vou tentar buscar onde comprar essas pranchas. Você indica algum lugar?

abraço

Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Quando se está atoladdo , pensa-se apenas em puxar o veículo, sendo que existe uma um par de ferramentas mais baratas e em muitos casos até mais eficazes que um guincho, que são as pranchas desencalhe .
    Elas podem ser a unica coisa entre você e o desespero de perder uma picape para o mar . já passei por isso e nessa hora não há lugar onde ancôrar guincho nenhum !!!
    Por isso tenho 4 pranchas de fibra , onde eu vou eu as carrego !! até para o shopping ............ vai que na saída eu quero ir para a beira das praias daqui . heheheh

Usuário
    Entrada
    24/07/2013
    Local
    Natal/RN
    marcio da um pulo no alecrim la voce acha tudo rs! da uma ligada nessas lojas que sao aqui em natal Oficina4x4

essa eh em jp mas se quiser eu vou pra la todo fds e posso trazer pra vc http://www.lojamundo4x4.com.br/

outra coisa que voce pode fazer é que existem essas pranchas de metal e existem de fibra... tem um cara no alecrim que pode fazer sob medida para voce... nao lembro o nome do lugar mas eu meio que sei chegar... lembro que ficava ao lado de uma das maiores lojas de autopecas de la... e essa loja parece que tem 2 ou 3 unidades...

Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    Marcio...
    Não me referi a um lift da vtr.... Sim um hi-lift que tem diversas aplicações e funciona como guincho. Da uma pesquisada, e o custo fica em conta.

Quanto a talha e guincho... Tudo aquilo q parece bonito na teoria ao ser colocado na prática tem enormes diferenças pois os obtáculos e imprevistos são bem diferentes... Daí, o tempo está contra vc, faltam pontos de apoio, pontos de reboque, metros extras de cabos etc... Dae, nossos anos da engenharia e cálculos de física ficam bem mais difíceis q no papel.... Já passei por isso várias vezes, e geralmente acabo ajudando quem pensa assim na trilha, pois os miolos começam a ferver nas dificuldades e nem os equipamentos ajudam.

As pranchas são sim uma boa opção, ainda mais q terão a L200 para carregar...

E claro... como já disse, depende de conhecer o terreno q vai enfrentar.... Neste seus relatos, me parece q o principal serão PRINCIPALMENTE pneus adequados...
    4X4 Brasil
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

Usuário
    Entrada
    07/10/2013
    Local
    Natal/RN
    Valeu felipe, vou dá uma passada lá sim, já tinha pensado nisso, rsrs. A oficina4x4 já tinha ouvido falar e sei onde fica, vou lá hoje (naquele inferno que tá as ruas perto da arena das dunas). Sobre a mundo4x4 de joão pessoa também conheço, o meu colega que tem a L200 savana é de Jampa, valeu.

Citação Postado originalmente por filipesantos Ver Post
    marcio da um pulo no alecrim la voce acha tudo rs! da uma ligada nessas lojas que sao aqui em natal Oficina4x4

essa eh em jp mas se quiser eu vou pra la todo fds e posso trazer pra vc Bem-vindo a Loja Mundo 4x4

outra coisa que voce pode fazer é que existem essas pranchas de metal e existem de fibra... tem um cara no alecrim que pode fazer sob medida para voce... nao lembro o nome do lugar mas eu meio que sei chegar... lembro que ficava ao lado de uma das maiores lojas de autopecas de la... e essa loja parece que tem 2 ou 3 unidades...

Usuário
    Entrada
    07/10/2013
    Local
    Natal/RN
    Paulo, obrigado mais uma vez pela atenção

Vou dá uma olhada no hi-lift então (obrigado).

Pois é, a velha prática muitas vezes sobrepõe a teoria

Sobre os pneus, a L200 Savana tá com 5 scorpion mud (os originais dela, praticamente novos 2 meses de trocados) a TR4, devido ao maldito pouco espaço para pneus, tá com 4 A/T, também semi-novos.

Assim que tiver mais atualizações no que fizemos posto por aqui.

Abraço

Marcio...
    Não me referi a um lift da vtr.... Sim um hi-lift que tem diversas aplicações e funciona como guincho. Da uma pesquisada, e o custo fica em conta.

Quanto a talha e guincho... Tudo aquilo q parece bonito na teoria ao ser colocado na prática tem enormes diferenças pois os obtáculos e imprevistos são bem diferentes... Daí, o tempo está contra vc, faltam pontos de apoio, pontos de reboque, metros extras de cabos etc... Dae, nossos anos da engenharia e cálculos de física ficam bem mais difíceis q no papel.... Já passei por isso várias vezes, e geralmente acabo ajudando quem pensa assim na trilha, pois os miolos começam a ferver nas dificuldades e nem os equipamentos ajudam.

As pranchas são sim uma boa opção, ainda mais q terão a L200 para carregar...

E claro... como já disse, depende de conhecer o terreno q vai enfrentar.... Neste seus relatos, me parece q o principal serão PRINCIPALMENTE pneus adequados...

Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    Agradecimento: 1
    Considere que:
    Paulo CW, concordo com voce que guincho de 500 kg nao presta, mas eu me referi a guincho de 1.500 kg que custam proximo de 500,00 (talves voce tenha se confundido o preco com a capacidade, se nao for isso desculpe)

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Militec. Alguém já usou. Funciona?
      Por Winsley no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 76
      Última resposta: 11/07/2017, 14:03
    2. Óleo 5w40 na TR4, alguém já usou?
      Por Dr Márcio no fórum Mitsubishi
      Respostas: 9
      Última resposta: 19/11/2013, 19:43
    3. dual case alguem já usou
      Por Thomasvella no fórum Jeep Willys
      Respostas: 30
      Última resposta: 03/11/2013, 22:34
    4. GPS bluetooth??? alguém já usou e recomenda?
      Por bymarc no fórum GPS - Global Positioning System
      Respostas: 9
      Última resposta: 26/05/2009, 21:34
    5. Alguem já usou TIFOR
      Por acaetano no fórum Jeep Willys
      Respostas: 7
      Última resposta: 28/07/2006, 16:55

Permissões de Postagem