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  • #1
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    HAUHUAUHUHAHUAHUHUAHUA Tem que colocar um biturbo pra compensar

    Cara, o consumo não posso te dizer se altera, ainda mais a minha que já é toda mexida, tudo depende de como anda, mas pra ter certeza mesmo só testando HHEHEHEHE. A vantagem mesmo é que tu não vai ter mais a fuligem do escape dentro da câmara.

    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    HAUHUAUHUHAHUAHUHUAHUA Tem que colocar um biturbo pra compensar

    Cara, o consumo não posso te dizer se altera, ainda mais a minha que já é toda mexida, tudo depende de como anda, mas pra ter certeza mesmo só testando HHEHEHEHE. A vantagem mesmo é que tu não vai ter mais a fuligem do escape dentro da câmara.

    Carlos, o consumo da minha passou de 7,5 pra 8,0 km/l, mas fiz também limpeza do coletor e da turbina.

  • #3
    Usuário Avatar de Anderson07
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    Revivendo aqui estou com uma duvida, qual a pressão maxima da l200 sport hpe e qual a o ganho minimo aparti de quantas rotações ela ja esta com carga maxima?

  • #4
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    olha e merlhor vc para o carro e levar em um mecanico de confiança,pois e perigoso puxar td olho do motor e vc nem ve geralmente tem q retifika a turbina so nao tenho certeza por isso to falando para vc para ela e ve co um mecanico antes q seja tarde

  • #5
    Usuário Avatar de lincolnjb
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    Boa tarde amigos. Vi que neste fórum muitas pessoas estão com duvidas sobre a turbina e sobre o funcionamento da válvula WASTEGATE que controla diretamente a ação da turbina. Vou fazer agora uma pequena explanação sobre o assunto para que vocês possam entender como tudo funciona e que não existe nenhum segredo em se tratando de regular a referida válvula.

    Existem vários tipos de TURBINA, tanto para carros a gasolina/álcool quanto para carros a DIESEL. Vou usar por exemplo a turbina da L200 - outdoor - 2010.

    Vamos entender primeiro como funciona uma turbina:
    Ajuda Turbina L200 GLS 2006-wastegate.jpg

    O papel de uma turbina é injetar uma quantidade maior de ar dentro dos PISTONS melhorando a performance do motor.
    A turbina usa os gases quentes do escapamento (área vermelha - figura 1) para girar um conjunto de hélices que são usadas para empurrar ar FRIO (área azul - figura 1) para dentro da TBI.

    Acoplado à parte (QUENTE) da turbina encontra-se a VÁLVULA WASTEGATE. O papel desta válvula e controlar a quantidade de gases do escape que vão acionar a turbina.

    Quando a válvula WASTEGATE está FECHADA todos os gases expelidos pelo motor são usados para girar a TURBINA.

    Ajuda Turbina L200 GLS 2006-wastegate-close.jpg


    Se ela estiver aberta os gases vão diretamente para o escapamento e a turbina não sofre acionamento.

    Ajuda Turbina L200 GLS 2006-wastegate_open.jpg

    A posição inicial da WASTEGATE é totalmente aberta é conforme o vácuo produzido pela TBI vai aumentando ela vai fechando. (lembro que estamos falando da turbina mecânica da L200 - GL - 2010)

    A WASTEGATE tem 2 parafusos que regulam a abertura inicial (verde) e final (vermelha).

    Ajuda Turbina L200 GLS 2006-wastegate-l200-regulagem-1.jpg

    Devemos entender que em baixa rotação a VÁLVULA WASTEGATE deve estar totalmente aberta evitando assim que a turbina seja acionada sem a necessidade. Ao se ligar o motor DIESEL uma das ultimas peças a serem lubrificadas pelo óleo do motor é a turbina que geralmente está na parte mais alta do motor motivo pelo qual devemos deixar o carro aquecer antes de sair ou antes de acelerar profundamente.

    Da mesma forma a VÁLVULA WASTEGATE deve estar TOTALMENTE ou PARCIALMENTE FECHADA quando o veículo está em alta rotação. A posição vai depender da quantidade de pressão que a turbina está conseguindo gerar quando totalmente acionada.

    Se totalmente FECHADA a turbina está gerando PRESSÃO ACIMA DOS PARÂMETROS exigidos pelo motor a VÁLVULA deve ser regulada até fornecer a pressão máxima que o motor exige.

    Assim, podemos encontrar as seguintes regulágens:

    Regulagem 1:
    Ajuda Turbina L200 GLS 2006-wastegate-l200-regulagem-1.jpg

    Regulagem 2:

    Ajuda Turbina L200 GLS 2006-wastegate-l200-regulagem-2.jpg

    Regulagem 3:

    Ajuda Turbina L200 GLS 2006-wastegate-l200-regulagem-3.jpg
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    Lincoln Bustamante
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  • #6
    Usuário Avatar de lincolnjb
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    Da para regular a WASTEGATE em casa??

    Sim.... dá.

    Você já sabe que a posição inicial deve ser totalmente aberta..... Assim o parafuso A deve estar totalmente recuado.
    Você só deve mexer neste parafuso (A) se perceber que a turbina está entrando depois de 2500 rpm. Se isto estiver acontecendo, vá apertando este parafuso até SENTIR que a TURBINA está entrando entre 1500 e 2500 rpm.

    Se a turbina estiver entrando em 1500 rpm você vai ter um carro mais ágil na arrancada pois a VÁLVULA WASTEGATE vai estar um pouco fechada.... mas você precisa saber que a turbina não estará em posição estática antes de estar totalmente lubrificada.

    Para regular o parafuso (B) você vai precisar de um manômetro e dos parâmetros máximos de pressão do seu motor. Mas se resolver regular em casa tenha os seguintes sintomas em mente. Regule o parafuso (B - vermelho) para segurar a VÁLVULA WASTEGATE semi aberta.

    Ajuda Turbina L200 GLS 2006-wastegate-l200-regulagem-3.jpg

    Rode com o carro em uma rodovia e leve o motor até 4500 rpm e veja se o motor está embolando. Anote a rotação.
    Você deve desenroscar o parafuso (vermelho) na proporção 1 volta por 1000 rpm. Ou seja .... se o motor estiver embolando a 3000 rpm você deve desenroscar 1 volta e meia.

    Volte para a rodovia e leve o carro novamente até 4500 rpm. Se não conseguir faça uma nova regulagem desenroscando o parafuso vermelho 1 volta para cada 1000 rpm faltante para o carro alcançar os 4500 rpm.

    Dificil???
    Lincoln Bustamante
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  • #7
    Usuário Avatar de lincolnjb
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    Achei esta foto que ilustra muito bem estes 2 parafusos de regulagens da WASTEGATE.
    O parafuso 3 controla o máximo de abertura da VÁLVULA.
    O parafuso 2 controla o máximo do fechamento da VÁLVULA.

    Ajuda Turbina L200 GLS 2006-parafusos-de-regulagem.jpg
    Lincoln Bustamante
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  • #8
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
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    06/07/2011
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    Parabéns pelo empenho, mas voce fez uma confusão tremenda e misturou duas turbinas diferentes na tentativa de explicar o funcionamento da TGV. Começou indicando que vai falar da turbina da L200 outdoor, que é TGV mas postou uma foto de uma turbina convencional. A turbina convencional tem sim a wastegate, porém a função dela é aliviar a saída do caracol quente de acordo com a pressão do coletor. Ela não tem abertura variável... ou está totalmente aberta ou totalmente fechada.

    No caso da TGV, existe também uma haste (Não é WASTEGATE), porém ela controla a abertura e fechamento das ALETAS que controlam a saída dos gases de combustão no caracol quente. Quando em baixa rotação, as aletas ficam quase totalmente fechadas, para diminuir a área de saída, consequentemente gerando mais pressão para o giro do rotor. Quando o motor está em alta, elas se abrem para auxiliar a exaustão e não oferecer resistencia a saída dos gases, mantendo o giro da turbina o mais homogeneo possível. Em resumo, os gases de combustão em uma TGV SEMPRE passam pelo rotor no caracol quente, mas com mais ou menos abertura das aletas, que é o grande diferencial dessa turbina, pois mantém uma alta rotação mesmo em baixa.

    A regulagem está correta. A turbina repousa com as aletas abertas pois em caso de falha na solenoide o veículo vai perder força mas não vai parar. E os parafusos regulam a abertura maxima e minima das aletas, assim como o parafuso da própria haste também pode ser regulado influenciando na amplitude do movimento da mesma.

  • #9
    Usuário Avatar de lincolnjb
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    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Parabéns pelo empenho, mas voce fez uma confusão tremenda e misturou duas turbinas diferentes na tentativa de explicar o funcionamento da TGV. Começou indicando que vai falar da turbina da L200 outdoor, que é TGV mas postou uma foto de uma turbina convencional. A turbina convencional tem sim a wastegate, porém a função dela é aliviar a saída do caracol quente de acordo com a pressão do coletor. Ela não tem abertura variável... ou está totalmente aberta ou totalmente fechada.

    No caso da TGV, existe também uma haste (Não é WASTEGATE), porém ela controla a abertura e fechamento das ALETAS que controlam a saída dos gases de combustão no caracol quente. Quando em baixa rotação, as aletas ficam quase totalmente fechadas, para diminuir a área de saída, consequentemente gerando mais pressão para o giro do rotor. Quando o motor está em alta, elas se abrem para auxiliar a exaustão e não oferecer resistencia a saída dos gases, mantendo o giro da turbina o mais homogeneo possível. Em resumo, os gases de combustão em uma TGV SEMPRE passam pelo rotor no caracol quente, mas com mais ou menos abertura das aletas, que é o grande diferencial dessa turbina, pois mantém uma alta rotação mesmo em baixa.

    A regulagem está correta. A turbina repousa com as aletas abertas pois em caso de falha na solenoide o veículo vai perder força mas não vai parar. E os parafusos regulam a abertura maxima e minima das aletas, assim como o parafuso da própria haste também pode ser regulado influenciando na amplitude do movimento da mesma.
    Fala Sergio...
    Fiz confusão não....
    Eu sei que este tópico inicia com a dúvida de um usuário que usa uma L200 com turbina TGV.

    Observe que no decorrer da explanação eu cito.... (lembro que estamos falando da turbina mecânica da L200 - GL - 2010)


    Meu Erro talvez tenha sido citar no mesmo texto (outdoor)....

    No mais o restante da explicação sobre a turbina convencional está certo?

    Obrigado por comentar.
    Lincoln Bustamante
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  • #10
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    boa tarde.Após a leitura dos posts dos senhores, que demonstram entendimento da turbina da l200, queria o auxilio sobre o meu caso. Tenho uma L200 GL 2011, e percebo que quando a aceleração atingi a marca de 2500 giros começa um barulho estridente, que parece vir da turbina e para após 3000 giros. Se acelero com mais suavidade, o barulho quase não ocorre. Tambem em retomada de velocidade, após aliviar um pouco o pé do aceleredor, aparece este "grilinho" na faixa de rotação entre 2250 e 3000 giros. Poderiam me informar se é normal, ou se merece algum reparo? Obrigado

  • #11
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    Tive o mesmo problema, e ainda ocorre o barulho muito baixo, descobri que é falta de pressão...
    Mas já tentei resolver nos parafusos de regulagem, estou achando que seja as soledoides

  • #12
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    Muito bom o comentário dos especialistas. Minha L200 com TGV, ao acelerar a haste não retorna.

    Quando desligada está em direção ao painel, quando ligo ela aciona o vácuo e puxa a haste em direção a wastegate. Porém, quando acelera a haste não volta.

    Já tirei a presilha da haste e movimentei a variável.

    Alguém pode me auxiliar.

    Não achei vídeos porque geralmente o problema é o inverso.

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