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  • #1

    Question Ajuda: Turbina APL-240 X TB-4215




    PessoALL,

    Bom dia!

    Preciso de ajuda e informações sobre as seguintes turbinas Garrett

    APL-240 e TB-4125.

    O ponto é o seguinte:

    Antes:

    Turbina TB-4215, pneus com 33x12,5R15, BI original, desgastada e sem LDA
    Consumo urbano na casa de 7-8 km/L e rodoviário na casa dos 10-11km/L

    Hoje:

    Turbina APL-240, pneus 235/85R16 recapados (= 33x9,5), BI toda refeita e COM LDA, Bicos NOVOS e recentemente calibrados.
    Consumo urbano entre 4,5-5,5 km/L e rodoviário entre 7,5-9,0 km/L

    Já tentamos de tudo junto a BI para otimizar o consumo, e apesar de uma leve melhora na média de estrada, na cidade o consumo está péssimo.

    Nas duas configurações o desempenho, arrancada, retomadas e valocidade final da F-1000 são comparáveis para não dizer "os mesmos".

    Estou praticamente partindo para retificar a TB e voltar ela para o motor, mas antes disto gostaria de entender se toda esta diferença de CONSUMO pode ser basicamente em decorrência da Turbina.

    De antemão agradeço a qualquer ajuda!

    Abraços

    Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #2
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Fala Eddie:
    A principio, estando a turbina ok,(ja que é nova), em tese o alto consumo não seria culpa dela, a não ser que estivesse "alimentando" pouco, mas voce teria muita fumaça, ou está fumaceando além do "normal"? Voce fala que trocou os bicos, qual marca usou, qual o modelo que usou? E como diz que já tentou de tudo com a BI, retirou de novo, os bicos "novos" pra verificar a calibragem, pulverização? A APL 240 ,sei que é da FAMILIA TA 31, e é recomendada para varios diesel na faixa de 4 L e a TB4125, é indicada em motores na faixa de 4L, até 100 cv, e a APL é recomendada até 120 cv,nestes motores(diesel na faixa de 4L.) A que está usando foi colocada 0Km?
    Se de tudo, pensar em trocar de turbo, não tiver jeito(espere mais opiniões), opte por uma VALVULADA(com WASTEGATE), a TA 31 preparada para o MWM 4.10(135 cv) e D229-4, da F1000 HIGH PERFORMANCE, é uma boa pedida, ou veja com seu meca, a possibilidade(obviamente se precisar mexer mesmo na turbina), se daria pra colocar o conjunto rotativo 409172-5145S(TA 31 do VW 8.150), já que sua APL é da familia TA 31.
    Abraço
    Sérgio.
    4X4 Brasil

  • #3
    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    PessoALL,


    Antes:

    e sem LDA

    Hoje:

    COM LDA,
    apostaria 50 $ no lda . Pede pro mecanico isolar a LDA , e anda ate poder fazer uma media.
    RAM 2500 - 2017

  • #4
    Citação Postado originalmente por dalmolin Ver Post
    apostaria 50 $ no lda . Pede pro mecanico isolar a LDA , e anda ate poder fazer uma media.
    X3

    Tio Eddie, o "problema" é ele.

    Uma das principais funções do lda é avançar a bba e mandar + diesel para os bicos.

    Talvez vc ñ perceba, mas sempre que o turbo entra ele aciona a lda que manda + diesel.

    Isole o lda, volte o parafuso da bba pro 'original', faça a média.
    4X4 Brasil

  • #5
    Pois é.....

    Me corrijam se eu estiver errado:

    BI sem LDA injeção constante de diesel - um pouco aberta sobra oleo em baixa (fumaça preta) e falta óleo no final da aceleração - no meio do caminho deveria funcionar bem

    BI com LDA injeção variável de diesel com pre set de mínimo e máximo variando entre estes pontos em função da pressão do turbo e calibragem da mola do LDA, e sem fumaça, pois não deveria injetar diesel em excesso. Deveria funcionar melhor do que uma BI sem LDA.

    De fato as duas mudanças foram turbina e LDA... pelo visto um dos dois, ou os dois vão rodar.

    Abraços bebendo mais que pinguço em começo de festa
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #6
    Usuário Avatar de Miranda
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    Citação Postado originalmente por RoadRunner Ver Post
    X3

    Tio Eddie, o "problema" é ele.

    Uma das principais funções do lda é avançar a bba e mandar + diesel para os bicos.

    Talvez vc ñ perceba, mas sempre que o turbo entra ele aciona a lda que manda + diesel.

    Isole o lda, volte o parafuso da bba pro 'original', faça a média.
    .. e como a APL é menor, começa a pressuzirar primeiro.. e ta sempre trabalhando, ta sempre entrando diesel, ta sempre consumindo bem..
    Antes de tirar o LDA eu tentaria usar a TB de novo, se nao for muito dinheiro investido, talvez o mecanico ate tenha uma pra testar no lugar.

    LDA é uma coisa que veio só pra somar no conjunto, tanto é que veiculos mais modernos que a F1000 D229 usaram LDA. Nao acho que tirá-lo seja a forma mais certa de resolver.

    Só a minha opiniao, ve qual se adequa melhor ao teu bolso e vai em frente.

  • #7
    Pois é,

    Começamos a chegar no impasse LDA X Turbina.

    Não descarto ser problema geral de regulagem da BI que talvez precise de uma regulagem toda diferente para a TA31 (ela foi originalmente regulada para a TB) mas não sei se na bancada isso faz diferença.

    O LDA já está instaladom está lá enquando a turbina vou morrer com algum $$ para deixá-la em ordem de novo. A M.O. vai ficar na conta do Abreu.

    Vou amadurecer a ideia mais um pouco mesmo porque semana que vem estarei em SP para o abeta summit (www.abetasummit.com.br) e até eu voltar nada irá acontecer, salvo deixar a TB para arrumar.

    Enfim, continuamos a raciocinar

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #8
    Usuário Avatar de IVAOZIM
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    Ola pessoal, realmente um quebra cabeça em Tio Eddie?!
    So uma questao, alguem sabe me informar de uma maneira bem simples o que e o LDA?!
    Todo veiculo diesel possui o mesmo?!

    Abraços
    F 1000 Super Cab - 94/94 - MWM 229 - N.A. DIESEL - ITABERAI - GO

  • #9
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Antes:

    Turbina TB-4215, pneus com 33x12,5R15, BI original, desgastada e sem LDA
    Consumo urbano na casa de 7-8 km/L e rodoviário na casa dos 10-11km/L

    Hoje:

    Turbina APL-240, pneus 235/85R16 recapados (= 33x9,5), BI toda refeita e COM LDA, Bicos NOVOS e recentemente calibrados.
    Consumo urbano entre 4,5-5,5 km/L e rodoviário entre 7,5-9,0 km/L
    O Francês deu com força eihn?!!

    Mudanças que deveriam melhorar o consumo:
    1-Pneus
    2-Revisão na BI
    3-Bicos novos

    Quanto a turbina não tenho idéia, vc tem/tinha manômetro na turbina?
    As duas são turbinas "normais" com WG? Quais são as diferenças entre as duas turbinas?

    Eu apostaria em algum ajuste envolvendo a pressão inicial da turbina X LDA.
    Uma mola um "pouquinho mais dura" na LDA, umas voltinhas a mais no regulagem da mínima, ou coisa do gênero.

  • #10

    Garret Turbina TA31 ou APL240

    Tio Eddie.
    Essa TA31, apesar de ter sido desenvolvida para as F-1000/4000 é menor que TB-4125 aplicadas nos MWM 229-4.
    Não sei não, mas a diferença no consumo não deveria ser tão grande como está ocorrendo com a sua.
    Qual é a idade da sua Milona ?

    Anthon
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de Kim
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    O motor foi revisado a algumas páginas passadas!

    Olha, vou corroborar com o Dalmolin.

    Mudou depois da instalação do LDA.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    O motor foi revisado a algumas páginas passadas!

    Olha, vou corroborar com o Dalmolin.

    Mudou depois da instalação do LDA.
    Kim, foi LDA, revisão completa da BI e bicos novos, e logo que tudo ficou pronto, 2 dias depois a troca da turbina.

    Em tempo, já rodei uns 220-230 mil km depois que fiz o motor.

    []s
    fuck the fuel economy
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