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  • #1
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    Desculpa ressuscitar o tópico..mas meu mecânico me falou isso essa semana passada e eu não levei muita fé não!!
    Inclusive ele disse que já isolou a circulação de água da turbina dele faz 2 anos, e até hoje tá tranquilo...
    Ele tem uma L200 quadrada 96 e só anda chutado, na BR chega colocar 160km/h...
    Então sendo assim não deve ter problema com isso não...

    A TGV das Sport/Outdoor tem essa circulação de água tbm ou nela circula somente óleo??
    Fico meio cabreiro ainda quanto a isso...será q essa água q passa pela turbina, não refrigera ela mesmo não?
    Será que ela somente coleta o calor pro motor chegar na temperatura de trabalho mais rápido mesmo??

    Abraço pessoal!!
    EX - L200 Outdoor HPE 2010 M/T powered by UNICHIP
    EX(graças a Deus)- S10 Tornado 2010 2.8 4x4
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  • #2
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    22/11/2010
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    L200 Outdoor X Ranger ???

    Olá a todos,

    Já estive muito presente no forum há uns 5 anos atrás quando estava pesquisando sobre o aquecimento da minha l200 2001 GLS, e essa ferramenta foi a minha salvação para decifrar o enigma do aquecimento dessas pick-ups, e não ficar refém dos mecanicos…

    Volto agora à ativa novamente pois estou querendo trocar a minha L200 GLS 2001 por um carro mais novo; mas apesar de AMAR as L200 Outdoor/Savana manual (HPE jamais!!!), tenho dúvidas seu vou querer correr o risco de pegar uma "esquentadinha" novamente….

    Uma opção às L200 seria a Ranger 3.0… Acho o carro bonito e confortavel, e sei que o motor é bom, mas não sei se ela aguenta o fora de estrada como a L200 não só aguenta, mas também passa com louvor.

    Verdade seja dita, meu uso será 75-80% urbano/estrada, com somente 20% de uso em off road…. Mas apesar de somente 20%, sendo o uso tão mais severo nas trilhas, acabam por maltratar muito o carro, e isso causará um desgaste prematuro. Por isso, ainda assim busco por um carro mais forte no off road...

    Gostaria de resussitar esse tópico, e pedir a ajuda de vocês quanto a essa dúvida. Sou apaixonado pela L200 Outdoor/Savana (GLS), mas nao estou muito disposto a passar por tudo que passei para sanar o problema de aquecimento, caso pegue um exemplar com esse problema. Por outro lado, a Ranger também parece uma opçap muito interessante, tendo mais conforto nas estradas (menos RPM), motor melhor, mas menos forte no off road; e ao menos pra mim, com menos sex appeal que a L200.
    Adoraria poder ouvir suas consideraçoes….

    Um pouco da minha história…..

    Comprei uma L200 2001 GLS há uns quase 5 anos atrás (+- 129.000km rodados)… Logo de cara fiz uma viagem com ela, e a mesma se comportou extremamente bem. Na volta, fiz uma revisao e constataram que estava sem a válvula termostática… Foi posto uma nova válvula original da L200, e entao começou o meu problema de aquecimento! Mal podia subir uma estrada em subida mais acentuada, ou forçar o carro em qq situaçao que o ponteiro subia rapidamente e tinha q alivar para nao chegar no vermelho….

    Até então nao sabia desse problema crônico, e passei a pesquisar. E foi aqui no forúm que aprendi MUITO sobre o mesmo, e sobre quais maneiras para trata-lo.
    Uma avaliaçao mais a fundo no motor e sistema de arrefecimento, mostrou que a manutençao do carro nao tinha sido nada exemplar… Junta queimada, cabeçote trincado, radiador todo F…. !
    Em etapas, fui trocando tudo… Junta e cabeçote, radiador (original L200), mangueiras…. Fiz limpeza nos bicos e troquei as buchas da suspensão... Conclusão: Nunca mais tive problema de aquecimento, e o carro esta muito melhor!

    Minha opnião, é que a Mit está sim tentando tirar mais "leite" do que seria recomendado para esse motor… Colocando um monte de extras e apendices para extrair mais potencia; logo, deixando-o mais sobrecarregado… Ela deveria ao menos para isso, compensar em outras partes, como melhorar o sistema de arrefecimento… Entretanto, vejo também que muitaaaa gente nao sabe usar esse motor… No início fiquei um tanto frustado de ter que andar a 100-110km no máximo nas estradas para manter o giro máximo em 3000rpm, e ainda assim ter o motor gritando… mas nao teve jeito.. tem que se contentar com isso para ganhar em outros quesitos… AS pessoas pecam MUITO na manutençao correta dos seus carros, e acabam se tornando vítimas delas mesmas...

    Só para constar, já ouvi mecânico dito "gabaritado" (dentro da MIT), fizer que pode rodar com esse motor a 4.000rpm constante que nao tem problema….. E já ouvi muito mecanico (e donos de carros a diesel) dizer que motor diesel nao dá problema… dá pra rodar até com azeite de cozinha… Dai dá para ser ter uma ideia….

    Por fim, nao sou mecanico, nem conhecedor dessa arte; mas fui obrigado a aprender algumas coisas para resolver o problema do meu carro… E resolveu!

    Obrigado a todos,

    Edu

  • #3
    Ops! a turbina da minha não é refrigerada a água, a água nem passa perto. a minha é uma GL 2008, mesmo motor da GLS.

    Citação Postado originalmente por Junior-L200Power Ver Post
    Desculpa ressuscitar o tópico..mas meu mecânico me falou isso essa semana passada e eu não levei muita fé não!!
    Inclusive ele disse que já isolou a circulação de água da turbina dele faz 2 anos, e até hoje tá tranquilo...
    Ele tem uma L200 quadrada 96 e só anda chutado, na BR chega colocar 160km/h...
    Então sendo assim não deve ter problema com isso não...

    A TGV das Sport/Outdoor tem essa circulação de água tbm ou nela circula somente óleo??
    Fico meio cabreiro ainda quanto a isso...será q essa água q passa pela turbina, não refrigera ela mesmo não?
    Será que ela somente coleta o calor pro motor chegar na temperatura de trabalho mais rápido mesmo??

    Abraço pessoal!!

  • #4
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    13/08/2014
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    l200 outdoor

    oi pessoal boa tarde sou novo no grupo e estou querendo adquirir uma l200.estou querendo saber qual e a melhor hpe ou gls?obrigado

  • #5
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    Citação Postado originalmente por alex paim Ver Post
    oi pessoal boa tarde sou novo no grupo e estou querendo adquirir uma l200.estou querendo saber qual e a melhor hpe ou gls?obrigado
    HPE e mais potente e anda bem mais que a gls
    Em alguns foruns vi pessoas que comprou GLS e depois tentou adaptar as coisas da HPE .
    Não tenho crtz mais acho que a gls tem o bloqueio de diferencail traseiro , so tem o 4x4 e a reduzida .

  • #6
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    Citação Postado originalmente por alex paim Ver Post
    oi pessoal boa tarde sou novo no grupo e estou querendo adquirir uma l200.estou querendo saber qual e a melhor hpe ou gls?obrigado
    Todas Outdoor HPE tem Freios ABS e Air bag duplo (GLS não tem nenhum dos 2), além de possuir o módulo HPE que dá uma potência extra ao motor...
    Essas são as diferenças...de resto é tudo a mesma coisa!! Por incrível que pareça, as HPE são mais econômicas, mesmo sendo mais potentes! Na GLS vc tem que pisar mais pra andar, e com isso acaba consumindo mais na arrancada e retomadas!!
    Ah e ambas ,tanto GLS quanto HPE, possuem o bloqueio de diferencial até o ano 11/11!! As L200 11/12 não tem bloqueio!!
    Procure uma em bom estado de conservação, verifique se não está maquiada e mascarada demais!!
    Dê uma volta e veja se não amarra em 3000rpm, ela deve subir giro liso até 4500rpm sem amarrar!!
    Dê uma olhada se tem vazamentos tbm e como está o ronco do motor...
    Se encontrar uma em bom estado vai gostar demais, é um excelente carro, pau pra toda obra!!

    Abraço!!
    EX - L200 Outdoor HPE 2010 M/T powered by UNICHIP
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  • #7
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    salvador/BA
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    obrigado.muita gente fala que a hpe esquenta mas do que a gls?isso e verdade ou e boatos?

  • #8
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    O óleo da turbina pelo que sei é arrefecido pelo radiador de óleo que fica na frente do radiador de motor , e só conta mesmo com o fluxo de ar para o arrefecimento.
    A água ali não arrefece nada , até porque ela já esta quente pra caramba .
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #9
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    Aki na cidade tinha uma L200 Outdoor Vinho 07/07 HPE que fundiu com 272.000km originais...era da diretoria da mineração!!
    Tbm só fundiu pq rachou uma mangueira do radiador e faltou água pra refrigeração, senão ela teria dado 300.000km originais!!
    Eu quase comprei ela, porém no dia que fui lá fechar negócio o dono dela desistiu de vender e levou ela pro RS pra ficar com ele lá na matriz!!
    Na época (4 meses atrás) eu tava comprando ela por R$24.000,00!!
    Essa sei que era original pois conheço ela desde 0km quando veio pra cá...

    A minha tá com 115.000km e o motor tá zero..não fumaceia nada nada!! Espero que passe dos 200.000km com louvor porq estou cuidando muito bem dela!! Óleo só to usando API CI com Molykote A2 e troca a cada 5000km rigorosamente!!
    E a partir da semana que vem volto a usar o Teccom 10 no Diesel!!

    Abraço pessoal!
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  • #10
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    brejo santo/CE
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    Marcelo-hpe vc ou alguém mais pode mim ajudar tem uma l200 outdoor hpe 2009 aqui em minha cidade que estou interessado nela mas leve um mecânico ele valou que ela ta soprando e jogando olhei pela vareta de medição de olhei falou que ou o seguimento ou o motor lembrado que o antigo dono colocou um dor bina zero nela e ela ta com 92mil km queria a ajuda de vcs o mecânico também valou que se eu cuida-se direitinho eu rodaria ainda uns 2 anos o preço dela é 50mil

  • #11
    Também ouvi dizer que isso era um problema, eu realmente acho que é motor já cansado ou cansando, entretanto a desde que percebi que a minha fazia isso, levei a um mecânico e ele me disse uma coisa bem simples que me convenceu: meu motor não esquenta, não está mais fraco que o normal e não vaza nem queima óleo, assim mexer nisso para que? bem passaram-se 80000 Km(dois anos) ela ainda continua 100%.
    Se eu tiver que abrir o motor para fazer algo eu certamente vou verificar isso, mas não vou abrir por este motivo.

    Citação Postado originalmente por regis elias Ver Post
    Marcelo-hpe vc ou alguém mais pode mim ajudar tem uma l200 outdoor hpe 2009 aqui em minha cidade que estou interessado nela mas leve um mecânico ele valou que ela ta soprando e jogando olhei pela vareta de medição de olhei falou que ou o seguimento ou o motor lembrado que o antigo dono colocou um dor bina zero nela e ela ta com 92mil km queria a ajuda de vcs o mecânico também valou que se eu cuida-se direitinho eu rodaria ainda uns 2 anos o preço dela é 50mil

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