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  • #73
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    Tô gostando da discussão. Vou contar minha experiência.

    Recentemente coloquei um relé duplo com fiação grossa pra acionar os farois do meu Samurai.

    Na instalação original, com motor desligado, a tensão nos farois era algo em torno de 9 volts. Com a nova instalação, nas mesmas condições, a tensão passou a algo em torno de 11,5 volts.

    Minhas conclusões: A resistividade dos fios são sim bem relevantes no ganho de desempenho dos faróis. Ora, a resistividade é dada pela relação R=p*l/A (p a constante de resistividade do material condutor, l o comprimento e A a área da sessão transversal). Assim, a resistividade é diretamente proporcional o comprimento do fio (quanto maior o comprimento, maior a resistividade) e inversamente proporcional à sua área tranversal (quanto maior a área, menor a resistividade).

    No caso da nova instalação matei dois coelhos com uma cajadada. comprimento dos fios mais curtos e bitola maior (maior área). Simples assim. Nesse caso, com menor resistividade, tive menor queda de tensão na fiação, o que aumentou a corrente no circuito e consequentemente a tensão nos faróis.

    Só pra ter idéia do que esse aumento de tensão nos farois proporcionou, usando a relação P=U^2/R (P: potência, U: tensão e R: resistência), considerando que a resistência dos farois é constante, com os dados medidos antes e depois, calculei um ganho médio na potência de 60% nos faróis baixos e 70% nos faróis altos. A luminosidade melhorou muito, mesmo sem trocar os faróis.
    Ex-Suzuki Samurai 1997 "Wasabi"
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  • #74
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    Neilson, perfeito!

    Maravilhosamente bem explicado.

    Adorei sua aula!

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por Neilson Ver Post
    Tô gostando da discussão. Vou contar minha experiência.

    Recentemente coloquei um relé duplo com fiação grossa pra acionar os farois do meu Samurai.

    Na instalação original, com motor desligado, a tensão nos farois era algo em torno de 9 volts. Com a nova instalação, nas mesmas condições, a tensão passou a algo em torno de 11,5 volts.

    Minhas conclusões: A resistividade dos fios são sim bem relevantes no ganho de desempenho dos faróis. Ora, a resistividade é dada pela relação R=p*l/A (p a constante de resistividade do material condutor, l o comprimento e A a área da sessão transversal). Assim, a resistividade é diretamente proporcional o comprimento do fio (quanto maior o comprimento, maior a resistividade) e inversamente proporcional à sua área tranversal (quanto maior a área, menor a resistividade).

    No caso da nova instalação matei dois coelhos com uma cajadada. comprimento dos fios mais curtos e bitola maior (maior área). Simples assim. Nesse caso, com menor resistividade, tive menor queda de tensão na fiação, o que aumentou a corrente no circuito e consequentemente a tensão nos faróis.

    Só pra ter idéia do que esse aumento de tensão nos farois proporcionou, usando a relação P=U^2/R (P: potência, U: tensão e R: resistência), considerando que a resistência dos farois é constante, com os dados medidos antes e depois, calculei um ganho médio na potência de 60% nos faróis baixos e 70% nos faróis altos. A luminosidade melhorou muito, mesmo sem trocar os faróis.
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  • #75
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    Pessoal,
    Recebi meu par de faróis Hella para trocar pelo originais. Antes de mexer queria dar uma verificada no sistema.

    Meu carro ja tem um rele com dois fusiveis, ao ligar o farol percebo que o do lado direito ascende sempre primeiro que o do lado esquerdo(pouca coisa mais perceptivel). Eu dei uma olhada e parece que o fio que sai do rele que esta do lado esquerdo faz toda a volta passando a frente da parede corta fogo e descendo do outro lado, o que não me pareceu ser original. To certo ?

    Alguém teria uma indicação de onde passar os fios corretamente?

    Abs,

  • #76
    Usuário Avatar de Alexandre Tietsche
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    Ajuda dos experts de plantão por favor
    Me lembrei deste tópico, principalmente do Clemente dizendo que as lâmpadas deles não durava muito.
    Pela segunda vez,em 3 meses sou obrigado a dirigir na estrada com farol queimado. Primeiro vai um e depois vai o outro.
    Como eu ja tinha os farois Hella pra trocar pelos originais resolvi usar o tal do Multímetro. Digo tal pq nunca tinha pego isso na mão.

    Desmontei o farol, girei o seletor pra 20V e fiz a medição.
    Com o carro desligado 10.6V
    Com o carro ligado 15.1V !!!
    Ambas as medições foram feitas colocando o positivo e negativo naquela parte metálica dentro do plug.

    Pra quem nunca tinha usado um multímetro ao menos descobri que ta chegando muito mais do que 12V e por isso minhas lampadas não estão durando nada. Mas minha grande dúvida é saber pq esta chegando tão acima de 12V ou de 13.6V como é o caso do Clemente que tem um chicote super dimensionado.

    Meu carro tem um rele de farol sob o para lama esquerdo, notei que ali tem dois fusíveis de 30A. Deste relê saem os fios que vão pros faróis.

    Alguém que entenda desse assunto poderia me dar uma luz ? ou melhor, menos luz pra que minhas lampadas durem mais..rsrs..

    Abraços,
    Alexandre

  • #77
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    Pessoa, mais uma duvida.
    Me parece que esses farois Hella 7" nao são plug and play, correto ? Desmontei aqui e parece que o aro do farol não da certo. No aro do Hella tem uma espécie de arco metálico que atrapalha para encaixar no arco que é fixado no encaixe do farol.

  • #78
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    Citação Postado originalmente por Alexandre Tietsche Ver Post
    Pessoa, mais uma duvida.
    Me parece que esses farois Hella 7" nao são plug and play, correto ? Desmontei aqui e parece que o aro do farol não da certo. No aro do Hella tem uma espécie de arco metálico que atrapalha para encaixar no arco que é fixado no encaixe do farol.
    Instalei os meus na semana passada e não tive problema algum.

  • #79
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    Citação Postado originalmente por Alexandre Tietsche Ver Post
    ...
    Desmontei o farol, girei o seletor pra 20V e fiz a medição.
    Com o carro desligado 10.6V
    Com o carro ligado 15.1V !!!
    Ambas as medições foram feitas colocando o positivo e negativo naquela parte metálica dentro do plug.

    ...

    Meu carro tem um rele de farol sob o para lama esquerdo, notei que ali tem dois fusíveis de 30A. Deste relê saem os fios que vão pros faróis.

    ...
    Alexandre,

    Pelo que sei o alternador tem que gerar entre 13,5V e 14,9V para carregar a bateria. Fora dessa tensão, tem algo errado. Mas antes de apontar um erro no seu sistema, seria bom conferir se seu multimetro tá fazendo a leitura corretamente.

    Quanto aos fusíveis, não tem influência na medida nem na durabilidade dos elementos que protegem. Eles apenas interrompem a corrente (queimam) quanto a corrente no circuito supera a tensão nominal do fusível.

    Espero ter ajudado.

    abraços
    Ex-Suzuki Samurai 1997 "Wasabi"
    GVIII 2008/2009 Manual

  • #80
    Citação Postado originalmente por Alexandre Tietsche Ver Post
    Ajuda dos experts de plantão por favor
    Me lembrei deste tópico, principalmente do Clemente dizendo que as lâmpadas deles não durava muito.
    Pela segunda vez,em 3 meses sou obrigado a dirigir na estrada com farol queimado. Primeiro vai um e depois vai o outro.
    Como eu ja tinha os farois Hella pra trocar pelos originais resolvi usar o tal do Multímetro. Digo tal pq nunca tinha pego isso na mão.

    Desmontei o farol, girei o seletor pra 20V e fiz a medição.
    Com o carro desligado 10.6V
    Com o carro ligado 15.1V !!!
    Ambas as medições foram feitas colocando o positivo e negativo naquela parte metálica dentro do plug.

    Pra quem nunca tinha usado um multímetro ao menos descobri que ta chegando muito mais do que 12V e por isso minhas lampadas não estão durando nada. Mas minha grande dúvida é saber pq esta chegando tão acima de 12V ou de 13.6V como é o caso do Clemente que tem um chicote super dimensionado.

    Meu carro tem um rele de farol sob o para lama esquerdo, notei que ali tem dois fusíveis de 30A. Deste relê saem os fios que vão pros faróis.

    Alguém que entenda desse assunto poderia me dar uma luz ? ou melhor, menos luz pra que minhas lampadas durem mais..rsrs..

    Abraços,
    Alexandre
    Amigo,

    Se está chegando 15v no terminal da lâmpada pode ter certeza que tem algo errado com o alternador. Normalmente é apenas o regulador de voltagem que quando dá problema acaba passando carga demais.

    Os primeiros sintomas de regulador de voltagem estragado é justamente a queima das lâmpadas, e também oscilação na luminosidade do painel. Com o tempo, pode gerar sobrecarga na bateria que pode literalmente "explodir".

    Aproveite que estás com o multímetro em mãos e olhe qual a corrente de saída do alternador. Se for alta também pode ter certeza que terás que trocar o regulador..
    Carlo I. Neto
    Rica Aventura Expedições e Treinamentos 4x4
    www.ricaaventura.com.br

  • #81
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    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Depende da voltagem que chega as suas lâmpadas.
    Clemente,

    Demorei um pouco mais do que deveria, mas somente hoje tive tempo de fazer a medição. 13V nos terminais das lampadas com o carro ligado em marcha lenta e farol aceso com as lampadas no circuito.

    Seriam 0,6V o suficiente para fazer tanta diferença no tempo de vida das lampadas!? :

    []´s
    Rafael
    "Tenha talento, trabalhe como um condenado, sue sangue, e você conseguirá tudo sem esforço." -Humberto Gessinger

  • #82
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    Rafael,

    até 13.6 é ok.. Mas sim, elas vão durar menos justamente pelo fato de brilharem mais.

    Verifique a procedência das lâmpadas.

    No meu caso, as Rallye da Phillips 90/100W duram umas 200-300h. Basicamente o tempo que levei para ir de SP até Pucón no Chile, uns 20 dias andando sempre com o farol aceso (faço isso até em SP com o Jimny).

    Agora uso umas Ge/Tungsram de 80/100W que estão com umas 100h e tudo ok.

    Mesmo que elas durassem 100h, vale muito a pena enxergar direito. A diferença entre o sistema original e o Hella + relê é BRUTAL! Não vale o risco de andar da maneira original.

    Para efeito de comparação, com meu 90, com fiação original e lâmpadas originais; NUNCA troquei as lâmpadas. Rodei 140mil km, 100% do tempo com os faróis acesos.

    Ou seja, como já discutido aqui, a longevidade da lâmpada não é linear... com 5V durariam 3 mil anos e com 50V nem um segundo... Logo, sim, 0,6 V é algo! No cinema, uma lâmpada que opera com 80% do brilho, dura 2 vezes mais. A diferença é quase imperceptível, razão pela qual todos usam em 80% a não ser que se precise da correta temperatura de cor Kelvin , que só se alcança em 100%.

    Abs

    Clemente


    Citação Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    Clemente,

    Demorei um pouco mais do que deveria, mas somente hoje tive tempo de fazer a medição. 13V nos terminais das lampadas com o carro ligado em marcha lenta e farol aceso com as lampadas no circuito.

    Seriam 0,6V o suficiente para fazer tanta diferença no tempo de vida das lampadas!? :

    []´s
    Rafael
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

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  • #83
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    Obrigado pela dica Neilson.

    Bom, refiz a medição hoje, to gostando de usar esse tal de multímetro ainda que tenha descoberto outro dia que vermelho é 12V e preto negativo..hhehe.

    Obtive as seguintes medições.
    No alternador com carro desligado: 12.6V
    No alternador com carro ligado: 10.6V
    Farol baixo: 10.5V (Carro ligado)
    Farol Alto: 10.0V (Carro ligado)

    Olhado no plug da lâmpada eu não consegui identificar qual era positivo e negativo, por isso fiz todas as combinações possíveis. Em algumas, provavelmente as erradas o resultado era 0.7V a 1.0V a mais.

    Eu acredito que a medição anterior tenha chegado a 15.1V pelo fato de o fio negativo do alternador estar a ponto de romper. Pra quem não leu, no domingo retrasado eu estava na estrada e meu sistema elétrico começou a entrar em colapso. Dps de futucar um pouco percebi que o fio positivo do alternador estava bem frouxo e o negativo havia rompido. Apertei o positivo e recoloquei o negativo no lugar e o sistema ficou ok. Esse cabo rompendo poderia então ser o problema dessa aferição tão diferente ?

    Aos que tem relê.
    O meu tb tem, fica logo embaixo do para lama esquerdo. Os fios correm em direção a parede corta fogo, passam por toda sua frente e descem pelo para lama direito até chegar na lampadas. Isso não é um caminho longo demais não ? Aprendendo com vocês aqui, seria mais interessante por um fio com bitola maior (esses são finos) e trazer ele pela frente do carro próximo a grade.

    Abs,

  • #84
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    Citação Postado originalmente por Alexandre Tietsche Ver Post
    Obrigado pela dica Neilson.

    Bom, refiz a medição hoje, to gostando de usar esse tal de multímetro ainda que tenha descoberto outro dia que vermelho é 12V e preto negativo..hhehe.

    Obtive as seguintes medições.
    No alternador com carro desligado: 12.6V
    No alternador com carro ligado: 10.6V
    Farol baixo: 10.5V (Carro ligado)
    Farol Alto: 10.0V (Carro ligado)

    Olhado no plug da lâmpada eu não consegui identificar qual era positivo e negativo, por isso fiz todas as combinações possíveis. Em algumas, provavelmente as erradas o resultado era 0.7V a 1.0V a mais.

    Eu acredito que a medição anterior tenha chegado a 15.1V pelo fato de o fio negativo do alternador estar a ponto de romper. Pra quem não leu, no domingo retrasado eu estava na estrada e meu sistema elétrico começou a entrar em colapso. Dps de futucar um pouco percebi que o fio positivo do alternador estava bem frouxo e o negativo havia rompido. Apertei o positivo e recoloquei o negativo no lugar e o sistema ficou ok. Esse cabo rompendo poderia então ser o problema dessa aferição tão diferente ?

    Aos que tem relê.
    O meu tb tem, fica logo embaixo do para lama esquerdo. Os fios correm em direção a parede corta fogo, passam por toda sua frente e descem pelo para lama direito até chegar na lampadas. Isso não é um caminho longo demais não ? Aprendendo com vocês aqui, seria mais interessante por um fio com bitola maior (esses são finos) e trazer ele pela frente do carro próximo a grade.

    Abs,
    Alexandre, não entendo muito bem de eletrica de autos, apenas um pouco de eletrica e eletrônica em geral, mas entendo que seu alternador não deve estar ok, pois pra carregar a bateria tem que gerar mais de 12V. Aconselho levar numa auto eletrica de confiança pra verificar o sistema.

    Quanto à utilização do multimetro, é bom mesmo você quebrar a cabeça com ele, em pouco tempo vai aprender a usa-lo muito bem. Sendo digital, melhor ainda, pois não tem problema de inverter negativo com positivo (quando houver a inversão, ele vai indicar a medida com sinal negativo).

    abs
    Ex-Suzuki Samurai 1997 "Wasabi"
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