Postado originalmente por
Neilson
Tô gostando da discussão. Vou contar minha experiência.
Recentemente coloquei um relé duplo com fiação grossa pra acionar os farois do meu Samurai.
Na instalação original, com motor desligado, a tensão nos farois era algo em torno de 9 volts. Com a nova instalação, nas mesmas condições, a tensão passou a algo em torno de 11,5 volts.
Minhas conclusões: A resistividade dos fios são sim bem relevantes no ganho de desempenho dos faróis. Ora, a resistividade é dada pela relação R=p*l/A (p a constante de resistividade do material condutor, l o comprimento e A a área da sessão transversal). Assim, a resistividade é diretamente proporcional o comprimento do fio (quanto maior o comprimento, maior a resistividade) e inversamente proporcional à sua área tranversal (quanto maior a área, menor a resistividade).
No caso da nova instalação matei dois coelhos com uma cajadada. comprimento dos fios mais curtos e bitola maior (maior área). Simples assim. Nesse caso, com menor resistividade, tive menor queda de tensão na fiação, o que aumentou a corrente no circuito e consequentemente a tensão nos faróis.
Só pra ter idéia do que esse aumento de tensão nos farois proporcionou, usando a relação P=U^2/R (P: potência, U: tensão e R: resistência), considerando que a resistência dos farois é constante, com os dados medidos antes e depois, calculei um ganho médio na potência de 60% nos faróis baixos e 70% nos faróis altos. A luminosidade melhorou muito, mesmo sem trocar os faróis.