x
Convex Datacenter
Página 4 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 143
  • #37
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Idade
    47
    Posts
    1,940
    Agradecimento: 1

    Cool




    Amigos,

    Será que a pouca durabilidade dessas lampadas não estaria associada a trepidação?

    []'s
    Rafael

    P.S.: Como físico sou um excelente motorista!!!
    "Tenha talento, trabalhe como um condenado, sue sangue, e você conseguirá tudo sem esforço." -Humberto Gessinger

  • #38
    Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Posts
    1,772
    Agradecimentos: 0
    Amigos, no meu caso ...

    Ainda não decidi sobre a troca dos farois, mas provavelmente o farei por esses Hella 7", mas com lâmpadas 60w.

    Hoje já tenho dois milhas no quebra-mato e são suficientes para a noite virar dia conjugados com os faróis altos, sempre quando guiando a noite em um trecho escuro de BR que tenho que atravessar invariavelmente.
    Servem para engraçadinhos e seus Xenons também... Uma piscadinha basta! rsrsrss


    Já me preparei para outros casos, e decidi por 5 milhas no bagageiro com as Philips Rally (90/100W). Aí sim, com chicote reforçado, ligados em bateria auxiliar e serão usados apenas em situações "extremas".

    *Espero que as lâmpadas durem e que o vidro dos farois não se partam!!!


    Abraço!
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #39
    Buenas. Vamos ao aprendizado de hoje.

    Quem afirmou que a durabilidade foi prejudicada pelo chicote reforçado foi o próprio Clemente. Eu estou aqui matutando como isso seria possível...

    Mas pelo visto me formei na mesma faculdade de física que o Rafael!!!

    Citação Postado originalmente por alexx.files Ver Post
    Loras o que eu disse inicialmente é que a durabilidade não tem a ver com o chicote e não tem. A corrente que passa pela lâmpada continua sendo a mesma com o cabo ideal ou super dimensionado do Clemente.
    Concordo.

    Citação Postado originalmente por alexx.files Ver Post
    Vc pode desconsiderar a temperatura como fator de alteração da resistência porque o filamento da lâmpada funciona em temperaturas de milhares de graus celsios. O filamento entra em temperatura de trabalho em questões de milisegundos então não vejo como o conjunto óptico pode provocar uma variação de temperatura relacionada o chicote que alimenta a lâmpada.E mesmo que diferentes conjuntos ópticos provacassem diferentes resistências na lâmpada o que isso tem a ver com o chicote?
    Se a temperatura é fator desconsiderável, toda minha linha de pensamento cai por terra. Não tinha atentado para essa possibilidade. Mas... se considerar relevante:

    A lâmpada ficou mais forte, logo está recebendo mais energia, certo? Então está dissipando mais energia em forma luminosa e em calor. Logo a melhoria do chicote causa uma "sobrecarga" na lâmpada. A lâmpada ao trabalhar mais quente, aumenta sua resistência. Logo um chicote com menor resistência, afetaria a resistência da lâmpada, ou não?

    Repito: se considerar a interferência do calor.


    Citação Postado originalmente por alexx.files Ver Post
    Sim, a tensão não é fixa e foi isso que eu disse. A resistência é fixa e a corrente varia apenas com a variação de tensão. A lâmpada foi fabricada para trabalhar nas tensões esperadas para equipamentos automotivos e a não ser que o alternador do Clemente esteja gerando tensões acima de 14V não vejo como isso pode diminuir a durabilidade da lâmpada.
    Novamente, o raciocínio acima. Que pode ser desconsiderado, uma vez que a interferência da temperatura é irrelevante.

    Citação Postado originalmente por alexx.files Ver Post
    A lei do Ohm é pura e simples em qualquer ambiente deste universo e... A teoria sempre explica a prática, sempre. Quando isso não acontece é porque faltou aprender algum conceito.
    Veja, o que eu disse inicialmente é que a durabilidade da lâmpada não tem a ver com o chicote. O Clemente pode colocar cabos de 10mm2 que a corrente vai continuar a mesma e estou desconsiderando variações de corrente na ordem de mA e uA que são desprezíveis quando falamos em 12 ou 13,8V. Não sei qual o fator que afeta a durabilidade dessas lâmpadas, mesmo porque não conheço elas, mas certamente não é o chicote. Ter um chicote superdimensionado é muito bom em questões de confiabilidade do veículo, mas não podemos assassinar a lei de Ohm.

    []´s
    Alex
    Ou porque fazem mais de 10 anos que me formei na Federal em SP!!! E depois só vi eletrônica nas horas vagas como hobby.

    Se considerar situações ideais, você tem razão.

    Se quiser aprofundar, não é tão simples assim. A teoria explica a prática. Mas nem sempre a prática reflete 100% da teoria. Existem "nuances" imperceptíveis, dependendo do método e precisão que utilizar.

    Se o chicote ficou muito pesado... associando com o conceito de trepidação (proposto pelo Rafael), a durabilidade da lâmpada pode ter sido afetada por ele sim!!! E nem precisamos assassinar a lei de Ohm para justificar... agora precisaremos da lei da gravidade!!!

    Abs.
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #40
    Se a lampada está recebendo 13,6V como observado pelo Clemente ela vai dissipar energia seguindo a lei de Ohm para 13,6 volts, suponho que o Clemente tenha feito essa medição nos terminais da lâmpada, neste caso o chicote é irrelevante seja ele subdimencinado, ideal ou superdimencionado. A única forma da lâmpada dissipar mais ou menos energia seria variação na tensão e isso é facilmente observado acompanhando o voltimetro enquando se dirige.

    Podemos sugerir, hipoteticamente, que o alternador dele esteja gerando 17V e temos perdas até a lampada em vários pontos da instalação, mas tudo isso é irrelevante se ele mediu 13,6 volts no terminal da lâmpada. Se a lâmpada foi projetada para trabalhar com tensões na casa dos 12 a 13,8 volts é irrelevante se o chicote está dissipando energia ou não. O que importa é que nos terminais da lampada a tensão está dentro do que foi especificado pelo fabricante. O cabo dissipar energia pode ser prejudicial a lâmpada por causar um desgaste prematuro de outros componentes, principalmente do material isolante, mas isso a longo prazo. O que não é o caso do Clemente.

    A observação do Clemente foi relativa a tensão na lâmpada em relação ao chicote e foi isso que expliquei que não ocorre. Quando a sugestão do Rafael acho que pode ser possível se houver algum mau contato no sistema. Uma informação que poucos fabricantes disponibilizam é o número de power cicles das lâmpadas, isso porque no uso normal a quantidade de power cicles suportado pelas lâmpadas nunca é atingida dentro de sua vida útil, porém se houver um mau contato aliada a uma trepidação que faça a lâmpada piscar acho provável que diminua a vida útil. Mas pela descrição da instalação que o Clemente fez acho pouco provável que haja algum mau contato, ele usou até terminais banhados a ouro.

    Nem vou considerar a possibilidade de uma lâmpada automotiva não suportar a trepidação de um veículo.

    []´s
    Alex

  • #41
    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Se quiser aprofundar, não é tão simples assim. A teoria explica a prática. Mas nem sempre a prática reflete 100% da teoria. Existem "nuances" imperceptíveis, dependendo do método e precisão que utilizar.
    A prática sempre reflete a teoria, nós e que não sabemos a teoria suficiente para explicar o que ocorre na prática.

    []´s
    Alex

  • #42
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Idade
    47
    Posts
    1,940
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por alexx.files Ver Post
    Nem vou considerar a possibilidade de uma lâmpada automotiva não suportar a trepidação de um veículo.
    Alex,

    Acho importante lembrar que não estamos falando de uma utilização "normal". Uma vez que durante os 15 dias de viagem mencionados pelo Clemente ele roda alguns milhares de km por estradas de terra, muitas das quais em péssimas condições. Pensando nisso que comentei sobre a trepidação.

    Apesar de ter rodado 3000 km na Transamazonica com essas lâmpadas sem nenhum problema.

    []'s
    Rafael
    "Tenha talento, trabalhe como um condenado, sue sangue, e você conseguirá tudo sem esforço." -Humberto Gessinger

  • #43
    Alex,

    Acho que estamos olhando sob ótica diferente.

    Considerando a seguinte situação:

    Mesma bateria, instalada no mesmo carro, com o mesmo alternador - ou seja, tensão constante.

    Mesma lâmpada - resistência constante.

    Dois chicotes. Alta resistência (original) ou baixa resistência (melhorado).

    Em qual dos sistemas vai passar mais corrente? Em qual dos sistemas a lâmpada vai gerar mais energia? Com chicote original ou melhorado?

    No sistema que apresenta a menor resistência final (chicote melhorado). Dessa forma, sob uma tensão constante, a corrente no circuito será maior, certo? Então, mudando o chicote você varia a voltagem na lâmpada. Logo a lâmpada trabalhará numa faixa de temperatura mais alta. E assim teria sua vida útil diminuída quando comparado a outra situação.

    Agora, se a diferença de resistência entre os chicotes é significativa a ponto de melhorar a iluminação, não deveria ser possível percebê-la no multímetro?

    Qual o valor de resistência da lâmpada? E do chicote?
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #44
    Citação Postado originalmente por alexx.files Ver Post
    A prática sempre reflete a teoria, nós e que não sabemos a teoria suficiente para explicar o que ocorre na prática.

    []´s
    Alex
    A prática sempre reflete a teoria?

    Gostaria de uma atividade prática, concreta e reproduzível em casa que reflita a situação abaixo.

    Lembro vagamente do exemplo de um trem viajando mais rápido que a velocidade da luz... de um raio de luz que sobe, é refletido no espelho e desce. Ou mesmo a teoria de um relógio que é deixado dentro desse trem. Teoria da relatividade.

    Isso acontece no dia a dia. Ou não? Sim, talvez de forma desprezível, como o aquecimento da lâmpada. Mas que acontece, é inegável.

    E foi isso que quis dizer.

    Nem sempre a prática reflete 100% da teoria. Vide o caso das estrelas. Ela apaga agora no céu. Mas já morreu há alguns milhares de anos...

    Tudo depende do grau de profundidade / conhecimento que você deseja analisar a questão.

    Abs.
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #45
    Loras seu erro está sendo conceitual.

    Se vc aumentar ou diminuir a corrente no sistema não siginifica que a lâmpada esteja gerando mais ou menos energia. Vc precisa alterar a tensão na lâmpada para alterar a dissipação de energia dela.

    A resistência do cabo acho irrelevante neste caso porque a distância é muito pequena. É fácil saber a resistência da lâmpada, tem que medir a corrente enquanto ela está ligada e dividir a tensão pela corrente.

    []´s
    Alex

  • #46
    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    A prática sempre reflete a teoria?

    Gostaria de uma atividade prática, concreta e reproduzível em casa que reflita a situação abaixo.

    Lembro vagamente do exemplo de um trem viajando mais rápido que a velocidade da luz... de um raio de luz que sobe, é refletido no espelho e desce. Ou mesmo a teoria de um relógio que é deixado dentro desse trem. Teoria da relatividade.

    Isso acontece no dia a dia. Ou não? Sim, talvez de forma desprezível, como o aquecimento da lâmpada. Mas que acontece, é inegável.

    E foi isso que quis dizer.

    Nem sempre a prática reflete 100% da teoria. Vide o caso das estrelas. Ela apaga agora no céu. Mas já morreu há alguns milhares de anos...

    Tudo depende do grau de profundidade / conhecimento que você deseja analisar a questão.

    Abs.
    O fato de não existir um experimento prático aplicável com a tecnologia atual não significa a prática não reflete a teoria. Apenas não temos conhecimento ou habilidade para tal. Uma coisa é a prática reproduzir a teoria e outra coisa é a teoria não pode ser reproduzida pela prática.

    Mas posso sugerir outro experimento prático que prova a teoria da relatividade, muito simples. Ligue seu GPS e saia navegando com ele, pronto. Vc provou que Einstein estava certo quando disse que a gravidade afeta a passagem do tempo, isso porque, seu aparelho está sob a atuação da gravidade da terra e o satélite de GPS está sobre a microgravidade da órbita terrestre a qual ele se encontra e o tempo passa mais rápido no satélite do que em seu aparelho de GPS. Se a engenharia não compensasse essa diferença de tempo proposta por Einstein não teriamos sistema de GPS.

    Esse chicote está dando o que falar.

    []´s
    Alex

  • #47
    Usuário Avatar de Alexandre Tietsche
    Entrada
    22/12/2011
    Local
    Rio de Janeiro/São Paulo/RJ
    Idade
    46
    Posts
    924
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por vwinit Ver Post
    Amigos, no meu caso ...

    Ainda não decidi sobre a troca dos farois, mas provavelmente o farei por esses Hella 7", mas com lâmpadas 60w.

    Hoje já tenho dois milhas no quebra-mato e são suficientes para a noite virar dia conjugados com os faróis altos, sempre quando guiando a noite em um trecho escuro de BR que tenho que atravessar invariavelmente.
    Servem para engraçadinhos e seus Xenons também... Uma piscadinha basta! rsrsrss


    Já me preparei para outros casos, e decidi por 5 milhas no bagageiro com as Philips Rally (90/100W). Aí sim, com chicote reforçado, ligados em bateria auxiliar e serão usados apenas em situações "extremas".

    *Espero que as lâmpadas durem e que o vidro dos farois não se partam!!!


    Abraço!
    Hailton, to querendo colocar milha no teto também. Como passar a fiação pra dentro do carro ?

    Abraços,

  • #48
    Citação Postado originalmente por alexx.files Ver Post
    Loras seu erro está sendo conceitual.

    Se vc aumentar ou diminuir a corrente no sistema não siginifica que a lâmpada esteja gerando mais ou menos energia. Vc precisa alterar a tensão na lâmpada para alterar a dissipação de energia dela.

    A resistência do cabo acho irrelevante neste caso porque a distância é muito pequena. É fácil saber a resistência da lâmpada, tem que medir a corrente enquanto ela está ligada e dividir a tensão pela corrente.

    []´s
    Alex
    Continuo sem entender.

    Se eu tenho um sistema com duas resistências (lâmpada / chicote) ligadas em série.

    Uma voltagem fixa - bateria alimentando as extremidades.

    Se eu diminuir a resistência do chicote, não vou aumentar a corrente do circuito?

    Logo vou aumentar a corrente que passa pela lâmpada e portanto potência gerada por ela?

    Volto naquele mesmo ponto. Se a lâmpada passa a gerar mais luz... sua vida útil diminui.

    Agora, talvez a variação de resistência no chicote (original x melhorado) seja insignificante. E aí a consequência na vida útil da lâmpada também seria.

    Abs.
    Ricardo A. I. Loureiro

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Farois hella e bagageiro jpx
      Por Barão Vermelho no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 8
      Última resposta: 09/05/2011, 19:32
    2. Farois Hella 500 Fog (neblina)
      Por Barão Vermelho no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 10
      Última resposta: 08/05/2010, 13:57
    3. Faróis Hella
      Por Adriano House no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 5
      Última resposta: 02/07/2008, 19:44
    4. capas para faróis Hella
      Por folgado no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 4
      Última resposta: 22/12/2007, 18:11
    5. Parachoque ARB Para Defender Com Farois Hella 1000 E Guincho Work
      Por Luiz Fuzetti no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 4
      Última resposta: 08/12/2007, 16:22

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade