blz,
se nao conseguir fazer esse fim de semana podemos combinar sim, abraço e muito obrigado novamente
Versão Imprimível
blz,
se nao conseguir fazer esse fim de semana podemos combinar sim, abraço e muito obrigado novamente
Amigos,
Alguns de vocês relataram pouca durabilidade nas lampadas Rallye 90W100. Interessante que no meu caso usei as mesmas por mais de 2 anos sem queimas. No meu caso o que aconteceu foi que com o excesso de calor gerado pelas mesmas e (acredito eu) com o choque térmico provocado pela água da chuva as lentes do farol racharam.
[]´s
Rafael
Depende da voltagem que chega as suas lâmpadas.
Fiz uma fiação tão over, que estou recebendo exatamente a mesma tensão do alternador, 13.6V... Ou seja, sua vida é curta. Basicamente elas duram 15 dias de viagem, sempre usando farol, o que deve dar 8 horas por dia. Ou seja, no meu caso algo na casa das 100 horas de vida.
Hoje uso a Tngsram/GE de 80/100, que tem um bulbo muito maior e logo deve ajudar para dissipar o calor do filamento. Comprei numa daquelas casas de peças nas cidades argentinas, eles tem TUDO...
Veremos..
Abraços
Clemente
Se diminui a vida útil da lâmpada... será que vale a pena superestimar o chicote?
Não seria melhor usar o globo Hella, lâmpada original e um bom par de faróis de milha?
Abs.
Loras certamente a vida útil não está relacionada ao chicote porque todo equipamento automotivo está preparado para funcionar com 13,8V.
Não tenho como saber qual o problema que o Clemente teve em relação a fiação original da Defender dele mas a minha sempre bateu 13,8V no farol mesmo antes de colocar os reles, aliás até hoje nunca peguei tensão baixa em nenhum ponto do carro onde pude fazer medição, sempre bate com meu voltímetro. Como meu farol tem lente lisa não preciso trocar a lâmpada e até hoje uso a fiação original e o único ponto que acho que é precário no Defender é a chave de farol, por ela coloquei os reles.
[]´s
Alex
Tensão é uma coisa... amperagem é outra coisa.
Potência (que IMHO está relacionada com durabilidade / calor) é consequência de tensão, resistência e amperagem. Não é isso?
Você pode ter a mesma tensão na lâmpada... mas potências diferentes, se a corrente variar.
Será que as lâmpadas do Clemente não vieram com defeito?
Outro ponto: sensibilidade do equipamento usado (voltímetro / amperímetro / mutlímetro).
Por curiosidade, qual o consumo / resistência de uma lâmpada dessas? Qual a resistência da fiação original?
Alguém já mediu a luminosidade do farol após o chicote original e depois no chicote reforçado?
Sem dados objetivos, fica complicado concluir.
Abração,
A lâmpada tem resitência fixa portanto a corrente varia apenas com a variação de tensão. Se vc subdimencionar o cabo ele vai esquentar e pode ter menos luminosidade, mas superdimencionando o cabo vc vai ter a mesma corrente que teria com o cabo ideal. Lei de Ohm pura e simples.
[]´s
Alex
Quanto a sensibilidade do equipamento. Meu multímetro trabalha com 3 casas depois da virgula, portanto 3,8 ou 3,799 não faz diferença nessas grandezas que estamos trabalhando.
[]´s
Alex
A resistência da lâmpada varia conforme a temperatura dela. Ou seja, varia conforme a temperatura do conjunto ótico.
E tudo isso também varia de acordo com a temperatura dos fios.
Afinal estão ligados em série na bateria fios + lâmpada. Certo?
A tensão também não é fixa... depende do estado de sua bateria e do regulador de voltagem. Depende também se outros equipamentos estão ligados ou não na viatura... como ar condicionado, GPS, inversor, etc.
Por isso... se fomos levar em consideração a questão científica, o buraco é mais embaixo!!!
Advogado do diabo: e a calibração do multímetro, está em dia? :mrgreen:
A lei de Ohm é pura e simples em ambientes controlados e estáveis.
Então isso tudo nos leva a considerar outros pontos:
- o conjunto óptico da Hella + lâmpadas + fios redimensionados conseguem refrigerar adequadamente na Defender? Em quais situações? Mesmo parado no trânsito de SP, ao meio dia? Qual será a causa da queima precoce da lâmpada do Clemente?
- qual a vida útil estimada pelo fabricante de uma lâmpada dessas em condições ideais? Quais são essas condições?
- será que esse investimento no farol não poderia ser substituido por um bom par de faróis de milha instalado adequadamente?
O custo é praticamente o mesmo. 40 dólares x 2 = kit de Hella 500.
Apenas indagações curiosas... eu era bastante feliz com um par de sealed beam e um par de IPF.
E foi esse tipo de raciocínio que estamos desenvolvendo aqui que fez eu gostar muito do faça você mesmo. Aprendo muito, sempre.
Abração,
Loras o que eu disse inicialmente é que a durabilidade não tem a ver com o chicote e não tem. A corrente que passa pela lâmpada continua sendo a mesma com o cabo ideal ou super dimensionado do Clemente.
Vc pode desconsiderar a temperatura como fator de alteração da resistência porque o filamento da lâmpada funciona em temperaturas de milhares de graus celsios. O filamento entra em temperatura de trabalho em questões de milisegundos então não vejo como o conjunto óptico pode provocar uma variação de temperatura relacionada o chicote que alimenta a lâmpada.E mesmo que diferentes conjuntos ópticos provacassem diferentes resistências na lâmpada o que isso tem a ver com o chicote?
Sim, a tensão não é fixa e foi isso que eu disse. A resistência é fixa e a corrente varia apenas com a variação de tensão. A lâmpada foi fabricada para trabalhar nas tensões esperadas para equipamentos automotivos e a não ser que o alternador do Clemente esteja gerando tensões acima de 14V não vejo como isso pode diminuir a durabilidade da lâmpada.
Tenho um voltímetro no carro que me mostra 13,8, um multímetro que me mostra 13,8 e minha tensão esperada é 13,8. O que mais posso esperar desses dois equipamentos?
A lei do Ohm é pura e simples em qualquer ambiente deste universo e... A teoria sempre explica a prática, sempre. Quando isso não acontece é porque faltou aprender algum conceito.
Veja, o que eu disse inicialmente é que a durabilidade da lâmpada não tem a ver com o chicote. O Clemente pode colocar cabos de 10mm2 que a corrente vai continuar a mesma e estou desconsiderando variações de corrente na ordem de mA e uA que são desprezíveis quando falamos em 12 ou 13,8V. Não sei qual o fator que afeta a durabilidade dessas lâmpadas, mesmo porque não conheço elas, mas certamente não é o chicote. Ter um chicote superdimensionado é muito bom em questões de confiabilidade do veículo, mas não podemos assassinar a lei de Ohm.
[]´s
Alex
Eu sou adepto dos bons milhas como vc disse, mas não de um bom par e sim de quatro bons pares. :dance::dance:
Existe uma engenharia aplicada a óptica dos faróis que eu não entendo e por isso prefiro usar conjuntos certificados e apesar de não tem mais os originais possuo um par de faróis superiores aos originas em óptica que iluminam muito melhor com as lâmpadas originais. Fico puto quando cruzo com carros com o farol baixo ofuscando como farol alto então não cometo o mesmo erro.
[]´s
Alex