ascherer, vc trabalha com indígenas ou é só férias?
Estou fazendo um projeto de pesquisa para um trabalho com conhecimento etnobiológico em uma comunidade indígena aqui do sudeste. O assunto me interessa muito.
Versão Imprimível
Fala Paje,
Minha formação é em biologia, tenho uma empresa que faz licenciamento ambiental em diversos empreendimentos, principalmente implantação de estradas. Como é o caso da MT-235 que cruza a TI Utiariti. Nosso estudos são multidisciplinares. Se tem índio envolvido, um ou mais antropólogos são chamados para desenvolver as pesquisas. No caso desse empreendimento foram visitadas 63 aldeias de toda região.
Já trabalhamos com Paresis, Iranxes, Nambikawra, Tapirapes e Xavantes, estive também com os Carajás da ilha do Bananal.
Abraço
Saudações Adriano,
A última vez que cruzei a reserva indígena dos Utiariti foi em 2008, e mesmo estando de 4x4 sofremos para atravessar alguns pontos da estrada de terra. Naquela época já se falavam em asfaltar, mas até então nada. Como está hoje em dia? Asfaltaram tudo? E o pedágio indígena? Continua R$20,00? Até hoje guardo os dois recibos que os índios me deram na "praça de pedágio" deles. :)
Nessa viagem, encontramos uma equipe fazendo o levantamento do potencial do rio Papagaio. Eles estavam parados ali no Pubi levantando acampamento e iriam seguir rio abaixo num barco apertado de botijões, comidas, cartas da regiao barraca e tudo mais. Olhando as fotos aéreas que eles tinham dava pra ver que ainda tem muita coisa preservada nesse pedaço. Sorte de quem teve o privilégio de descer de barco nessa expedição. Fiquei com uma pontinha de inveja, confesso.. :)
Começamos os estudos na estrada exatamente no carnaval de 2008 :dance:. Provavelmente esse pessoal que tu encontrou era da minha equipe. A estrada foi asfaltada e os índios continuam cobrando "direito de passagem" e são os mesmos 20 Reais. Agora estamos estudando os impactos que o asfalto pode causar na fauna.
Mas para não desvirtuar o tópico segue mais fotos:
Amigo Henrique,
5 110 Puma, 1 Disco 3, 1 Pajero Full, 1 Troller e uma Toyota SW. Foi muito bom curtir o feriado de 7 de set com vocês. Ser o "batedor" desta aventura de puxar o barco com a criançada (meu filho e esposa juntos) foi muito divertido.
Usar o guincho para tirar o barco da carreta também :dance:
A próxima aventura será em Urubici, 25/26 de set. O Marco Aurélio do Armazem 4x4 irá recepcionar os Catarinenses e nós Paranaenses. Espero que tenha sorteio de uma barraca, igual a que ele tem na 130 :lol:.
Até lá. Um grande abraço.
Nunca ouvi falar... Ahahaha! Obrigado amigo Éder! Parece que você está querendo mesmo ganhar uma barraca... A do sorteio já foi. Ganhou uma cliente de São Paulo. Lá no encontro vai ter um parachoque daquele que uso nas minhas. Mas parachoque você não quer, né? :rolleyes:
Ah! A barraca está no 110 e não no 130.
Testando a nova suspensão do Noventinha