Oi Luciano,
A retífica foi feita para acomodar os anéis e pistões do 3.0, salvo isso, todo o restante das alterações conhecidas para o 2.8. Em paralelo, a troca por bicos injetores de maior vazão, redimensionamento da BI, troca da turbina por uma maior para acompanhar o aumento volumétrico do motor e no intuito de manter a temperatura dentro das especificações do fabricante, confecção de um intercooler de maior vazão, que pega toda a frente do carro além da instalação de um radiador para o óleo do motor em separado.
Oi Eduardo,
Quando recebi a noticia de que teria que fazer o motor, foi uma cacetada. Não tinha essa intenção. O meu era tratado a pão de ló e ainda não tinha sequer rodado 100.000km... Hoje, a diferença é estúpida. Não ter que ficar reduzindo a marcha o tempo todo é muito mais confortável, além de quando precisar, sei que terá motor sobrando. Há males que vem para bem!!!
O torque está muito elevado. Será que de fato a 1ª vai ficar fraca? Como faço tal conta? Com a relação da disco, você disse que em 5ª a velocidade deve ser de 125km/h, que já está ótimo, mas a quantos giros?
Oi Pedro,
Meus pneus atualmente são os 265/75, mas devo trocá-los em breve e a intenção é substituir pelo 285/75, embora no próprio site da Ashcroft tenha um link para outro site, onde há uma calculadora e no mesmo a recomendação é de uma diferença máxima de até 2,5% no diâmetro do pneu original de projeto para o desejado, e a mudança para o 285/75 represente, 3,73%, conforme segue:
Current tyre size
Tyre width:13514515516517518519520521522523524525526527 5285295305315325335345355
Tyre profile:303540455055606570758085
Wheel size:1011121314151617181920212223
Overall diameter: 804mm
New tyre size
Tyre width:13514515516517518519520521522523524525526527 5285295305315325335345355
Tyre profile:303540455055606570758085
Wheel size:1011121314151617181920212223
Overall diameter: 834mm
Difference in diameter: 3.73%Actual diameter change: 30mm
We recommend a MAXIMUM of +/- 2.5% difference
Não tinha conseguido usar a calculadora do site. Acho que tinha posto os dados do pneu errado. Agora consegui, mas estou achando que o giro para 100km/h está abaixo do que estimo ser... 2.537 somente?!?
Na calculadora há uma recomendação próxima a que o Mauricio da Rasch fez. Ele recomendou como ideal, 120km/h a 2800 rpm em quinta marcha e no site a Ashcroft, são 70mph a 2700 rpm também em quinta marcha.
Acho que estou errando em algo na calculadora do site. Me corrijam por favor:
Gearbox: R380 5speed;
Variant: 56A – Def 300TDi (não vi diferença se usar a opção 58A);
Transfer Box: LT230;
Variant: 22D – 1.410 – Def TD/TDi
Dif ratio: 3.54;
Tire Diameter: 80.3 cm
High Table Speed/Gear First Second Third Fourth Fifth 10 KPH 1217 703 460 330 254 20 KPH 2433 1405 921 659 507 30 KPH 3650 2108 1381 989 761 40 KPH 4866 2810 1841 1318 1015 50 KPH 6083 3513 2302 1648 1269 60 KPH 7300 4215 2762 1977 1522 70 KPH 8516 4918 3222 2307 1776 80 KPH 9733 5620 3683 2636 2030 90 KPH 10949 6323 4143 2966 2284 100 KPH 12166 7025 4603 3295 2537 110 KPH 13383 7728 5064 3625 2791 120 KPH 14599 8431 5524 3954 3045 130 KPH 15816 9133 5984 4284 3299 140 KPH 17032 9836 6445 4613 3552 150 KPH 18249 10538 6905 4943 3806 160 KPH 19466 11241 7365 5272 4060