Encontrei esse link aqui ManualHS28L - Download - 4shared - Eduardo Amaral nele pode baixar o manual do 2.5 e do 2.8 .
Att.
Rafael
Versão Imprimível
Encontrei esse link aqui ManualHS28L - Download - 4shared - Eduardo Amaral nele pode baixar o manual do 2.5 e do 2.8 .
Att.
Rafael
Também acho! Deve ser algo irrelevante que eles colocam ali só para adicionar mais um item na propaganda do novo motor. Além disso NUNCA houve um relato sequer de problemas nesse sentido após o aumento da cilindrada. E isso vem sendo feito há muitos anos.
abs
Sergio
Sergio, boa noite.
Olha só, falei com o pessoal da Leão Diesel. Me confirmaram... a fábrica continua fabricando todas as peças que compõe o PStroke... realmente o que a fábrica não vende mais é o motor montado, novo. Tem que comprar tudo e pedir pra um mecânico montar.
Quanto ao sistema de refrigeração... realmente é o mesmo. Não tem diferença alguma segundo eles.... nem em litragem do motor.
Já sobre a exportação eles não souberam informar, mesmo pq se existir não é com eles... provavelmente é a fabrica que exporta diretamente.
Uma curiosidade... a fábrica não recomenda nada de retífica nesse motor. Sempre soube que o vira, cabeçote, etc, podiam chegar até .75.... mas a recomendação da fábrica não é nem encamisar... claro que querem vender tudo novo, mas essa foi novidade pra mim.
Portanto, existe ainda o motor completo a venda, e novo, mas não montado.
Grande abraço.
Muito interessante Sergio.
Esta informação sobre a retifica também. Eles não souberam informar porque?
Aqui em casa tenho um 2.5 no Defender e um 2.8 Power Stroke na Disco 1. Quando precisar abrir o 2.5 por algum motivo (toc toc toc) vou para o 2.8 com certeza.
Outra coisa, tenho um livro sobre modificações no LR Defender e entre elas a colocação do Power Stroke 2.8. Eles usaram o mesmo coletor de admissão do 2.5 pois como a entrada de ar da turbina fica para trás, não há necessidade daquela tomada de ar do coletor deslocada para a direita do 2.8 PS. Fiquei pensando se isso não prejudicaria o desempenho do motor uma vez que a abertura da tomada de ar que vem do intercooler ser de 2" e 1/4 no 2.8 PS e 2" no 2.5, ou seja , tendo o diâmetro um pouco maior deve entrar mais ar.
Abs
Sergio
Tenho acompanhado este tópico com atenção. Considerando que os blocos sejam iguais, mas um gerando mais potencia que o outro e consequentemente mais calor, acho que uma melhora no sistema de arrefecimento se faça necessário.
Se comparamos uma Ranger 2.5 com uma 2.8 não existe diferenças no arrefecimento?
Att.
Sergio, sobre a retífica é por questões de qualidade mesmo, pois qualquer passe nas peças sai do "padrão de fábrica". Também teria problema de garantia caso utilizasse um bloco novo deles com um virabrequim com .25, por exemplo. Eles meio que forçam você a comprar tudo novo.
Sobre o coletor de admissão, seria um problema caso o carro fosse aspirado. Como é turbo alimentado essa diferença de diametro não vai influenciar na quantidade de ar que entra na admissão... pois diminui-se o diâmetro mas aumenta-se a velocidade do ar. Uma coisa compensa a outra.
Abs
Sergio
Eduardo, um motor gerar mais potência não quer dizer, necessariamente, mais calor. Calor é perda do motor.... desperdício da potência gerada. Um motor bem dimensionado gera menos calor, teoricamente.
Em todo caso o sistema de arrefecimento é super dimensionado na Defender. Quanto a Ranger não posso dizer pq não conheço, mas na Defender é mais que suficiente. Meu ponteiro fica um pouco abaixo do meio e nunca saiu de lá, exatamente como num 2.5, mesmo exigindo bastante do carro em trilhas com reduzida.
Abs
Também concordo, sempre achei que motor retificado nunca é o mesmo. Então eles recomendam comprar os componentes novos e montagem como um novo. OK.
Quanto ao coletor, acho que vc tem razão, não deve ter diferença no fluxo de ar por unidade de tempo.
Abs
Sergio
Javarotti, te mandei um email.
Abs
Boa noite pessoa,
Tive o desprazer de ter problemas em meu motor, com empeno da 1ª e 2ª bielas... recebi o "diagnóstico" dos danos estou seriamente inclinado a gastar um pouco mais e ficar livre da asfixia de um 2.5 careta numa 110, cheia subindo a serra.
Tinha em mente abrir o bloco e repotencializar o carro para 2.8, principalmente por conta do torque. Hoje, conversando sobre o assunto, me propuseram a alterar o "conjunto" para o 2.8, salvo pistões e anéis que deveriam ser do 3.0.
Alguém já fez isso? Pela conversa, o ganho não seria tão grande como do 2.5 para o 2.8, mas existiria. A diferença dos custos destas peças fica na ordem de R$300,00.
O que acham?
Quais os ganhos reais? A diferença no investimento se considerado o todo, é bem pequena!
Uma de minhas dúvidas foi se o bloco suportaria, mas me foi dito que o bloco é bem "grossinho" e a diferença na usinagem seria de apenas 3mm. Tudo isso, sem ter que passar a ter eletrônica embarcada.
Agradeço a opinião de vocês,
Leandro
LFB acredito que passar para 3.0 deve ficar muito bom!!! mas deve se ter uma configuração de bomba, bicos e turbina feita por quem entenda do assunto para que o motor trabalhe bem.
quando fui retificar o meu fiquei tentado a passar para 3.0 mas acabei deixando em 2.8 mesmo pois ja tem uma receita pronta que é o 2.8 power stroke
se for fazer o 300tdi 3.0 fala como ficou pra gente
Abraço, Pedro