Muita gente gosta de usar a frase "nada supera as polegadas cúbicas", eu até concordo com ela, mas será que no caso das Defenders ela é realmente verdadeira?
Quando foi projetada, para qual uso foi projetada? Uso misto, em mais de 50% do tempo off-road, que tenha um ótimo desempenho em trilhas e que te traga para casa sem passar vergonha. O problema é que nos anos passaram, novas camionetes com muita tecnologia chegaram, e consequentemente o desejo de andar mais rápido também aumentou. Vejam, uma Hilux 3.0 Diesel anda mais que um Corolla, isso se ficarmos apenas dentro da mesma marca.
Temos Defender em casa (uma 110 e uma 90tinha) há 13 anos, e a primeira vez que realmente senti falta de potência nelas foi quando fizemos uma viagem para Argentina/Uruguai/Chile e sofri um pouco nas ultrapassagens de caminhões, isto calçando um jogo de pneus mud 33', além de bagageiro com barraca de teto e 2 galões extras para acabar com o pouco de aerodinâmica que existe.
Fui então pesquisar sobre o problema, ou seja, aonde que falta potência. Qual a conclusão? Falta potência apenas em alta rotação, no projeto original foi escolhida uma turbina que desse vazão grande de ar até 3.300rpm, então acima disto ela literalmente "embucha" e falta vazão de ar para gerar mais potência em giro alto e assim andar melhor.
Isso sem falarmos no projeto do coletor de escapamento da turbina, feito de ferro fundido e com o fluxo completamente desbalanceado, que acaba gerando ainda mais restrição para o bom funcionamento da turbina.
Meu motor é o 2.5 original, hoje com 140mil kms e em perfeitas condições, então nada nesse mundo justificaria eu "abrir" ele para colocar um kit 2.8, que se mal montado me traria um monte de problemas, tudo isto para ganhar apenas 0,3l de cilindradada.
Partimos então para projetar um novo sistema de turbo, este com um coletor tubular de inox feito sob-medida, que tivesse o fluxo de gases 100% balanceados, além de escolher uma nova turbina para gerar o fôlego extra. Acabei montando uma turbina Garrett GT22, usada nos VW Delivery, apenas trocando a carcaça quente dela por uma menor para deixar o "lag" o menor possível e assim enchendo rápido. Notem que não é uma turbina TGV, é uma turbina convencional de preço baixo e de fácil reparo também.
Com tudo montado, fizemos um novo escapamento em inox também, além de toda pressurização nova em inox, evitando os tubos de borracha originais que "inflam" com a pressão e assim se perde vazão de ar para dentro do coletor de admissão.
Terminamos de montar tudo há aproximadamente 2 semanas, tudo ainda na fase de testes. Faltam ainda instalar os bicos de maior vazão para poder aumentar um pouco mais de pressão de turbo e assim melhorar ainda mais o sistema.
Mas hoje, com os bicos originais, apenas com uma nova regulagem na valvula LDA da bomba injetora, e trabalhando com 1,05bar de pressão de turbo, tive um aumento de 20cv medidos no aparelho G-Tech.
A idéia é com os bicos maiores aumentar a pressão para 1,2bar (pressão original da land euro II), para assim ver o ganho final, mas com os cálculos que fizemos na época em que estávamos projetando o coletor e escolhendo a nova turbina é chegar próximo dos 150cv.
Moral da história, nestas três semanas de testes, já peguei a estrada algumas vezes e agora com os pneus 33' consigo manter tranquilamente a velocidade de cruzeiro de 110-115km/h sem precisar colar o pé na lata do assoalho, além de poder fazer ultrapassagens com muito mais segurança.
Tudo isso, mantendo o miolo do motor imaculado e sem grandes alterações. Hoje só faria um motor 2.8 caso fundisse o meu, caso contrário não vejo necessidade. Ao menos para o uso que eu faço, e que imagino que seja o mesmo de 90% das pessoas que possuem Defenders.
Ainda não consegui subir todas as fotos para o album, mas se alguem se interessar pelo que fizemos pode ver as fotos no link: https://www.facebook.com/media/set/?...5497547&type=1
Abs!
Quando foi projetada, para qual uso foi projetada? Uso misto, em mais de 50% do tempo off-road, que tenha um ótimo desempenho em trilhas e que te traga para casa sem passar vergonha. O problema é que nos anos passaram, novas camionetes com muita tecnologia chegaram, e consequentemente o desejo de andar mais rápido também aumentou. Vejam, uma Hilux 3.0 Diesel anda mais que um Corolla, isso se ficarmos apenas dentro da mesma marca.
Temos Defender em casa (uma 110 e uma 90tinha) há 13 anos, e a primeira vez que realmente senti falta de potência nelas foi quando fizemos uma viagem para Argentina/Uruguai/Chile e sofri um pouco nas ultrapassagens de caminhões, isto calçando um jogo de pneus mud 33', além de bagageiro com barraca de teto e 2 galões extras para acabar com o pouco de aerodinâmica que existe.
Fui então pesquisar sobre o problema, ou seja, aonde que falta potência. Qual a conclusão? Falta potência apenas em alta rotação, no projeto original foi escolhida uma turbina que desse vazão grande de ar até 3.300rpm, então acima disto ela literalmente "embucha" e falta vazão de ar para gerar mais potência em giro alto e assim andar melhor.
Isso sem falarmos no projeto do coletor de escapamento da turbina, feito de ferro fundido e com o fluxo completamente desbalanceado, que acaba gerando ainda mais restrição para o bom funcionamento da turbina.
Meu motor é o 2.5 original, hoje com 140mil kms e em perfeitas condições, então nada nesse mundo justificaria eu "abrir" ele para colocar um kit 2.8, que se mal montado me traria um monte de problemas, tudo isto para ganhar apenas 0,3l de cilindradada.
Partimos então para projetar um novo sistema de turbo, este com um coletor tubular de inox feito sob-medida, que tivesse o fluxo de gases 100% balanceados, além de escolher uma nova turbina para gerar o fôlego extra. Acabei montando uma turbina Garrett GT22, usada nos VW Delivery, apenas trocando a carcaça quente dela por uma menor para deixar o "lag" o menor possível e assim enchendo rápido. Notem que não é uma turbina TGV, é uma turbina convencional de preço baixo e de fácil reparo também.
Com tudo montado, fizemos um novo escapamento em inox também, além de toda pressurização nova em inox, evitando os tubos de borracha originais que "inflam" com a pressão e assim se perde vazão de ar para dentro do coletor de admissão.
Terminamos de montar tudo há aproximadamente 2 semanas, tudo ainda na fase de testes. Faltam ainda instalar os bicos de maior vazão para poder aumentar um pouco mais de pressão de turbo e assim melhorar ainda mais o sistema.
Mas hoje, com os bicos originais, apenas com uma nova regulagem na valvula LDA da bomba injetora, e trabalhando com 1,05bar de pressão de turbo, tive um aumento de 20cv medidos no aparelho G-Tech.
A idéia é com os bicos maiores aumentar a pressão para 1,2bar (pressão original da land euro II), para assim ver o ganho final, mas com os cálculos que fizemos na época em que estávamos projetando o coletor e escolhendo a nova turbina é chegar próximo dos 150cv.
Moral da história, nestas três semanas de testes, já peguei a estrada algumas vezes e agora com os pneus 33' consigo manter tranquilamente a velocidade de cruzeiro de 110-115km/h sem precisar colar o pé na lata do assoalho, além de poder fazer ultrapassagens com muito mais segurança.
Tudo isso, mantendo o miolo do motor imaculado e sem grandes alterações. Hoje só faria um motor 2.8 caso fundisse o meu, caso contrário não vejo necessidade. Ao menos para o uso que eu faço, e que imagino que seja o mesmo de 90% das pessoas que possuem Defenders.
Ainda não consegui subir todas as fotos para o album, mas se alguem se interessar pelo que fizemos pode ver as fotos no link: https://www.facebook.com/media/set/?...5497547&type=1
Abs!



Que coisa bonita!!! Se possível, coloca o quanto vc gastou nessa "brincadeira"...
Abs
Wald