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  • #61



    Muita gente gosta de usar a frase "nada supera as polegadas cúbicas", eu até concordo com ela, mas será que no caso das Defenders ela é realmente verdadeira?

    Quando foi projetada, para qual uso foi projetada? Uso misto, em mais de 50% do tempo off-road, que tenha um ótimo desempenho em trilhas e que te traga para casa sem passar vergonha. O problema é que nos anos passaram, novas camionetes com muita tecnologia chegaram, e consequentemente o desejo de andar mais rápido também aumentou. Vejam, uma Hilux 3.0 Diesel anda mais que um Corolla, isso se ficarmos apenas dentro da mesma marca.

    Temos Defender em casa (uma 110 e uma 90tinha) há 13 anos, e a primeira vez que realmente senti falta de potência nelas foi quando fizemos uma viagem para Argentina/Uruguai/Chile e sofri um pouco nas ultrapassagens de caminhões, isto calçando um jogo de pneus mud 33', além de bagageiro com barraca de teto e 2 galões extras para acabar com o pouco de aerodinâmica que existe.

    Fui então pesquisar sobre o problema, ou seja, aonde que falta potência. Qual a conclusão? Falta potência apenas em alta rotação, no projeto original foi escolhida uma turbina que desse vazão grande de ar até 3.300rpm, então acima disto ela literalmente "embucha" e falta vazão de ar para gerar mais potência em giro alto e assim andar melhor.

    Isso sem falarmos no projeto do coletor de escapamento da turbina, feito de ferro fundido e com o fluxo completamente desbalanceado, que acaba gerando ainda mais restrição para o bom funcionamento da turbina.

    Meu motor é o 2.5 original, hoje com 140mil kms e em perfeitas condições, então nada nesse mundo justificaria eu "abrir" ele para colocar um kit 2.8, que se mal montado me traria um monte de problemas, tudo isto para ganhar apenas 0,3l de cilindradada.

    Partimos então para projetar um novo sistema de turbo, este com um coletor tubular de inox feito sob-medida, que tivesse o fluxo de gases 100% balanceados, além de escolher uma nova turbina para gerar o fôlego extra. Acabei montando uma turbina Garrett GT22, usada nos VW Delivery, apenas trocando a carcaça quente dela por uma menor para deixar o "lag" o menor possível e assim enchendo rápido. Notem que não é uma turbina TGV, é uma turbina convencional de preço baixo e de fácil reparo também.

    Com tudo montado, fizemos um novo escapamento em inox também, além de toda pressurização nova em inox, evitando os tubos de borracha originais que "inflam" com a pressão e assim se perde vazão de ar para dentro do coletor de admissão.

    Terminamos de montar tudo há aproximadamente 2 semanas, tudo ainda na fase de testes. Faltam ainda instalar os bicos de maior vazão para poder aumentar um pouco mais de pressão de turbo e assim melhorar ainda mais o sistema.

    Mas hoje, com os bicos originais, apenas com uma nova regulagem na valvula LDA da bomba injetora, e trabalhando com 1,05bar de pressão de turbo, tive um aumento de 20cv medidos no aparelho G-Tech.

    A idéia é com os bicos maiores aumentar a pressão para 1,2bar (pressão original da land euro II), para assim ver o ganho final, mas com os cálculos que fizemos na época em que estávamos projetando o coletor e escolhendo a nova turbina é chegar próximo dos 150cv.

    Moral da história, nestas três semanas de testes, já peguei a estrada algumas vezes e agora com os pneus 33' consigo manter tranquilamente a velocidade de cruzeiro de 110-115km/h sem precisar colar o pé na lata do assoalho, além de poder fazer ultrapassagens com muito mais segurança.


    Tudo isso, mantendo o miolo do motor imaculado e sem grandes alterações. Hoje só faria um motor 2.8 caso fundisse o meu, caso contrário não vejo necessidade. Ao menos para o uso que eu faço, e que imagino que seja o mesmo de 90% das pessoas que possuem Defenders.

    Ainda não consegui subir todas as fotos para o album, mas se alguem se interessar pelo que fizemos pode ver as fotos no link: https://www.facebook.com/media/set/?...5497547&type=1

    Abs!
    Carlo I. Neto
    Rica Aventura Expedições e Treinamentos 4x4
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  • #62
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    Citação Postado originalmente por isaianet Ver Post
    Muita gente gosta de usar a frase "nada supera as polegadas cúbicas", eu até concordo com ela, mas será que no caso das Defenders ela é realmente verdadeira?

    Quando foi projetada, para qual uso foi projetada? Uso misto, em mais de 50% do tempo off-road, que tenha um ótimo desempenho em trilhas e que te traga para casa sem passar vergonha. O problema é que nos anos passaram, novas camionetes com muita tecnologia chegaram, e consequentemente o desejo de andar mais rápido também aumentou. Vejam, uma Hilux 3.0 Diesel anda mais que um Corolla, isso se ficarmos apenas dentro da mesma marca.

    Temos Defender em casa (uma 110 e uma 90tinha) há 13 anos, e a primeira vez que realmente senti falta de potência nelas foi quando fizemos uma viagem para Argentina/Uruguai/Chile e sofri um pouco nas ultrapassagens de caminhões, isto calçando um jogo de pneus mud 33', além de bagageiro com barraca de teto e 2 galões extras para acabar com o pouco de aerodinâmica que existe.

    Fui então pesquisar sobre o problema, ou seja, aonde que falta potência. Qual a conclusão? Falta potência apenas em alta rotação, no projeto original foi escolhida uma turbina que desse vazão grande de ar até 3.300rpm, então acima disto ela literalmente "embucha" e falta vazão de ar para gerar mais potência em giro alto e assim andar melhor.

    Isso sem falarmos no projeto do coletor de escapamento da turbina, feito de ferro fundido e com o fluxo completamente desbalanceado, que acaba gerando ainda mais restrição para o bom funcionamento da turbina.

    Meu motor é o 2.5 original, hoje com 140mil kms e em perfeitas condições, então nada nesse mundo justificaria eu "abrir" ele para colocar um kit 2.8, que se mal montado me traria um monte de problemas, tudo isto para ganhar apenas 0,3l de cilindradada.

    Partimos então para projetar um novo sistema de turbo, este com um coletor tubular de inox feito sob-medida, que tivesse o fluxo de gases 100% balanceados, além de escolher uma nova turbina para gerar o fôlego extra. Acabei montando uma turbina Garrett GT22, usada nos VW Delivery, apenas trocando a carcaça quente dela por uma menor para deixar o "lag" o menor possível e assim enchendo rápido. Notem que não é uma turbina TGV, é uma turbina convencional de preço baixo e de fácil reparo também.

    Com tudo montado, fizemos um novo escapamento em inox também, além de toda pressurização nova em inox, evitando os tubos de borracha originais que "inflam" com a pressão e assim se perde vazão de ar para dentro do coletor de admissão.

    Terminamos de montar tudo há aproximadamente 2 semanas, tudo ainda na fase de testes. Faltam ainda instalar os bicos de maior vazão para poder aumentar um pouco mais de pressão de turbo e assim melhorar ainda mais o sistema.

    Mas hoje, com os bicos originais, apenas com uma nova regulagem na valvula LDA da bomba injetora, e trabalhando com 1,05bar de pressão de turbo, tive um aumento de 20cv medidos no aparelho G-Tech.

    A idéia é com os bicos maiores aumentar a pressão para 1,2bar (pressão original da land euro II), para assim ver o ganho final, mas com os cálculos que fizemos na época em que estávamos projetando o coletor e escolhendo a nova turbina é chegar próximo dos 150cv.

    Moral da história, nestas três semanas de testes, já peguei a estrada algumas vezes e agora com os pneus 33' consigo manter tranquilamente a velocidade de cruzeiro de 110-115km/h sem precisar colar o pé na lata do assoalho, além de poder fazer ultrapassagens com muito mais segurança.


    Tudo isso, mantendo o miolo do motor imaculado e sem grandes alterações. Hoje só faria um motor 2.8 caso fundisse o meu, caso contrário não vejo necessidade. Ao menos para o uso que eu faço, e que imagino que seja o mesmo de 90% das pessoas que possuem Defenders.

    Ainda não consegui subir todas as fotos para o album, mas se alguem se interessar pelo que fizemos pode ver as fotos no link: https://www.facebook.com/media/set/?...5497547&type=1

    Abs!


    Que coisa bonita!!! Se possível, coloca o quanto vc gastou nessa "brincadeira"...

    Abs

    Wald
    DEFENDER 90 CSW/2001 "AMORZÃO"

  • #63
    Citação Postado originalmente por Waldmartins Ver Post


    Que coisa bonita!!! Se possível, coloca o quanto vc gastou nessa "brincadeira"...

    Abs

    Wald
    Wald, tudo bem?

    Gastei aproximadamente 5mil reais.

    Incluso nesse valor coletor, escapamento, abafador e pressurização em inox, bicos injetores maiores, turbina nova, aeroquips de lubrificação, etc.
    Carlo I. Neto
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  • #64
    Boa noite Wald !!!! Muito obrigado, a Land (Caixotão) é uma 110 2003 com 175 mil km extremamente bem conservada, sou o 3º dono, sempre foi de Londrina, está toda equipada e com o motorzão 2.8 ficou uma delicia!!!! Abcs!!!!
    Land 110 2003 2.8 Power Stroke. Willys cj5 79 4.1,clark 4m, quincho Ekron,bloqueio Duplo, suspensão Toyota com jumelos revolver,eixos flutuantes HD.

  • #65
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    vc sabe informar qual carcaça de turbina vc usou??? os bicos usou os da rash??
    Defender 110 2002 2.8 Pneus Bf 285 AT e Pajero TR4 2006 AT
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/132561-defender-110-quase-terminada.html

  • #66
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
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    Citação Postado originalmente por isaianet Ver Post
    Muita gente gosta de usar a frase "nada supera as polegadas cúbicas", eu até concordo com ela, mas será que no caso das Defenders ela é realmente verdadeira?

    Quando foi projetada, para qual uso foi projetada? Uso misto, em mais de 50% do tempo off-road, que tenha um ótimo desempenho em trilhas e que te traga para casa sem passar vergonha. O problema é que nos anos passaram, novas camionetes com muita tecnologia chegaram, e consequentemente o desejo de andar mais rápido também aumentou. Vejam, uma Hilux 3.0 Diesel anda mais que um Corolla, isso se ficarmos apenas dentro da mesma marca.

    Temos Defender em casa (uma 110 e uma 90tinha) há 13 anos, e a primeira vez que realmente senti falta de potência nelas foi quando fizemos uma viagem para Argentina/Uruguai/Chile e sofri um pouco nas ultrapassagens de caminhões, isto calçando um jogo de pneus mud 33', além de bagageiro com barraca de teto e 2 galões extras para acabar com o pouco de aerodinâmica que existe.

    Fui então pesquisar sobre o problema, ou seja, aonde que falta potência. Qual a conclusão? Falta potência apenas em alta rotação, no projeto original foi escolhida uma turbina que desse vazão grande de ar até 3.300rpm, então acima disto ela literalmente "embucha" e falta vazão de ar para gerar mais potência em giro alto e assim andar melhor.

    Isso sem falarmos no projeto do coletor de escapamento da turbina, feito de ferro fundido e com o fluxo completamente desbalanceado, que acaba gerando ainda mais restrição para o bom funcionamento da turbina.

    Meu motor é o 2.5 original, hoje com 140mil kms e em perfeitas condições, então nada nesse mundo justificaria eu "abrir" ele para colocar um kit 2.8, que se mal montado me traria um monte de problemas, tudo isto para ganhar apenas 0,3l de cilindradada.

    Partimos então para projetar um novo sistema de turbo, este com um coletor tubular de inox feito sob-medida, que tivesse o fluxo de gases 100% balanceados, além de escolher uma nova turbina para gerar o fôlego extra. Acabei montando uma turbina Garrett GT22, usada nos VW Delivery, apenas trocando a carcaça quente dela por uma menor para deixar o "lag" o menor possível e assim enchendo rápido. Notem que não é uma turbina TGV, é uma turbina convencional de preço baixo e de fácil reparo também.

    Com tudo montado, fizemos um novo escapamento em inox também, além de toda pressurização nova em inox, evitando os tubos de borracha originais que "inflam" com a pressão e assim se perde vazão de ar para dentro do coletor de admissão.

    Terminamos de montar tudo há aproximadamente 2 semanas, tudo ainda na fase de testes. Faltam ainda instalar os bicos de maior vazão para poder aumentar um pouco mais de pressão de turbo e assim melhorar ainda mais o sistema.

    Mas hoje, com os bicos originais, apenas com uma nova regulagem na valvula LDA da bomba injetora, e trabalhando com 1,05bar de pressão de turbo, tive um aumento de 20cv medidos no aparelho G-Tech.

    A idéia é com os bicos maiores aumentar a pressão para 1,2bar (pressão original da land euro II), para assim ver o ganho final, mas com os cálculos que fizemos na época em que estávamos projetando o coletor e escolhendo a nova turbina é chegar próximo dos 150cv.

    Moral da história, nestas três semanas de testes, já peguei a estrada algumas vezes e agora com os pneus 33' consigo manter tranquilamente a velocidade de cruzeiro de 110-115km/h sem precisar colar o pé na lata do assoalho, além de poder fazer ultrapassagens com muito mais segurança.


    Tudo isso, mantendo o miolo do motor imaculado e sem grandes alterações. Hoje só faria um motor 2.8 caso fundisse o meu, caso contrário não vejo necessidade. Ao menos para o uso que eu faço, e que imagino que seja o mesmo de 90% das pessoas que possuem Defenders.

    Ainda não consegui subir todas as fotos para o album, mas se alguem se interessar pelo que fizemos pode ver as fotos no link: https://www.facebook.com/media/set/?...5497547&type=1

    Abs!
    Carlo, concordo com você. Alterar o motor de alegre não vale a pena mesmo... mas o caso que estou defendendo é a hora que precisamos fazer o motor... claro que existem os que mesmo assim querem manter a originalidade... e por outro lado os que o motor tá 100% ainda e querem trocar e pronto.

    Sinceramente não sou muito adepto aos kits.... no meu caso troquei tudo, colocando um 2.8 0Km. Como já falei, o grande ganho não tá nos poucos cv a mais, e sim em quase dobrar o torque, que é exatamente o que falta no 2.5. Pedir marcha na cidade, ter que reduzir marcha nas subidas, sentir o peso da bagagem... tudo isso é falta de torque. Velocidade não munda no final das contas a não ser que troque a relação. Não quero correr com a Defender... se quisesse não comprava uma. Quero não ter que ficar penando pra virar uma esquina ou pegar uma subida longa.
    O 2.8 é um motor idêntico ao 2.5, mas mais moderno e mais bem dimensionado... aí que está a questão. Temos melhor aproveitamento com praticamente os mesmos componentes, e o custo da manutenção é o mesmo.

    Mas essa é a minha opinião... acho legal tanto quem gosta de manter o 2.5 pra sempre como quem quer mandar ver no 2.8 mesmo sem estar na hora da retífica. O importante é o caixote de alumínio todo rebitado na garagem... e termos um carro divertido, não bonito!

    Abs

  • #67
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    Fala Sergio,

    cara não entendo porque não gosta da passagem do 2.5 original para 2.8, eu fiz isso no meu e a única diferença do seu caso é o bloco!! o bloco 2.5 aberto para 2.8 é praticamente a mesma coisa de um bloco 2.8 STD (claro que o bloco 2.5 tem que estar em boas condições)

    o resto é mesma coisa, montar virabrequim, bielas e pistões do 2.8 como manda o manual e fazer as medições de folgas que provavelmente estarão nos parâmetros do manual já que tudo é novo,

    ai é medir a altura dos cilindros para escolher a junta de cabeçote certa e pronto

    a meu ver, o risco maior de se perder a qualidade na transformação, comparando com o 2.8 0KM, esta na abertura do bloco para 2.8, mas para não correr risco é só fazer o serviço em uma retifica com maquinas de qualidade já que é uma maquina que faz isso

    o risco da montagem é igual nos dois casos, eu fiz a montagem do meu motor e por isso tenho certeza que tudo foi feito seguindo o manual

    com isso tenho um HS 2.8 por um preço bem menor que os relatados aqui por quem comprou 0KM

    Abraço, e parabéns pela 90tinha

    Pedro

    PS: só fiz a transformação pois aproveitei que o motor precisava de retifica pois estava com baixa compressão, se não precisasse eu faria coisa parecida com o que o Carlo ta fazendo, alias vou fazer isso na 90tinha aqui de casa!!!!
    Pedro Ribeiro
    LAND ROVER DEFENDER 90-2000

  • #68
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    Citação Postado originalmente por petcho Ver Post
    Fala Sergio,

    cara não entendo porque não gosta da passagem do 2.5 original para 2.8, eu fiz isso no meu e a única diferença do seu caso é o bloco!! o bloco 2.5 aberto para 2.8 é praticamente a mesma coisa de um bloco 2.8 STD (claro que o bloco 2.5 tem que estar em boas condições)

    o resto é mesma coisa, montar virabrequim, bielas e pistões do 2.8 como manda o manual e fazer as medições de folgas que provavelmente estarão nos parâmetros do manual já que tudo é novo,

    ai é medir a altura dos cilindros para escolher a junta de cabeçote certa e pronto

    a meu ver, o risco maior de se perder a qualidade na transformação, comparando com o 2.8 0KM, esta na abertura do bloco para 2.8, mas para não correr risco é só fazer o serviço em uma retifica com maquinas de qualidade já que é uma maquina que faz isso

    o risco da montagem é igual nos dois casos, eu fiz a montagem do meu motor e por isso tenho certeza que tudo foi feito seguindo o manual

    com isso tenho um HS 2.8 por um preço bem menor que os relatados aqui por quem comprou 0KM

    Abraço, e parabéns pela 90tinha

    Pedro

    PS: só fiz a transformação pois aproveitei que o motor precisava de retifica pois estava com baixa compressão, se não precisasse eu faria coisa parecida com o que o Carlo ta fazendo, alias vou fazer isso na 90tinha aqui de casa!!!!
    Pedro, blz?

    Cara, quando falo que não sou adepto ao kit, é coisa minha. De forma alguma considero um motor 2.5 transformado para 2.8 inferior em qualquer quesito com relação ao PStroke. Como eu perdi o bloco por corrosão(antigo dono fez merda), tinha que comprar um novo... aí não tem pq pegar o 2.5. E outra, se tiver uma retífica de qualidade e confiança, realmente não tem problema algum. Particularmente eu não tenho uma retífica que confiaria um trabalho desses.. existe? Com certeza, mas ainda não achei! Já vi empresa renomada fazer merda...
    Por essas e outras eu prefiro pegar um bloco novo... só por isso. Mas concordo com tudo que falou... não tem segredo e o ganho é absurdo!

    Grande abraço.

  • #69
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    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Pedro, blz?

    Cara, quando falo que não sou adepto ao kit, é coisa minha. De forma alguma considero um motor 2.5 transformado para 2.8 inferior em qualquer quesito com relação ao PStroke. Como eu perdi o bloco por corrosão(antigo dono fez merda), tinha que comprar um novo... aí não tem pq pegar o 2.5. E outra, se tiver uma retífica de qualidade e confiança, realmente não tem problema algum. Particularmente eu não tenho uma retífica que confiaria um trabalho desses.. existe? Com certeza, mas ainda não achei! Já vi empresa renomada fazer merda...
    Por essas e outras eu prefiro pegar um bloco novo... só por isso. Mas concordo com tudo que falou... não tem segredo e o ganho é absurdo!

    Grande abraço.
    Pergunta de leigo. O 2.8 PS não tem um sistema de refrigeração (dutos de água internos ou algo assim) melhorado em relação ao 2.5? Quando se abre o 2.5 para 2.8 se altera este fator? Ou se fica com um 2.8 com o sistema de refrigeração do 2.5?
    Abs
    Sergio

  • #70
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    Citação Postado originalmente por bello Ver Post
    Pergunta de leigo. O 2.8 PS não tem um sistema de refrigeração (dutos de água internos ou algo assim) melhorado em relação ao 2.5? Quando se abre o 2.5 para 2.8 se altera este fator? Ou se fica com um 2.8 com o sistema de refrigeração do 2.5?
    Abs
    Sergio
    Sergio, tudo certo?
    Então, até onde eu pude ver é a mesma coisa... se as galerias são maiores sinceramente não notei. Como o Maxion 2.5 nunca teve problemas graves de aquecimento, como o 4D56 da Mitsubishi por exemplo, tenho a impressão que mantiveram o mesmo dimensionamento do 2.5 no 2.8.
    Todo o sistema de arrefecimento é o mesmo. Bomba de agua, radiador, mangueiras.. tudo do 2.5.

    Abs

    Sergio Medeiros

  • #71
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    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Sergio, tudo certo?
    Então, até onde eu pude ver é a mesma coisa... se as galerias são maiores sinceramente não notei. Como o Maxion 2.5 nunca teve problemas graves de aquecimento, como o 4D56 da Mitsubishi por exemplo, tenho a impressão que mantiveram o mesmo dimensionamento do 2.5 no 2.8.
    Todo o sistema de arrefecimento é o mesmo. Bomba de agua, radiador, mangueiras.. tudo do 2.5.
    Oi Xará.
    Lembrei onde eu li sobre isto. Olha o item 3 desta descrição das melhorias do 2.8 em relação ao 2.5 que está no site da MD engineering:

    IMPROVED FEATURES OF THE INTERNATIONAL HS 2.8 L
    ENGINE COMPARED WITH THE LAND ROVER ‘300’ Tdi
    The HS 2.8L engine was developed from the 2.5 ‘300’ Tdi and has the same backend and
    engine mounting points on the cylinder block. The 2.8 will fit in to any application that
    already has the ‘300’ Tdi ins
    talled. The position of the air inlet to the inlet manifold and
    turbocharger and the turbo exhaust outlet are different.
    1.The improved head gasket is now steel laminate.

    2.The crankshaft is forged not cast.

    3.The cylinder bock has been redesigned to improve cooling .

    4.The combustion system has been redeveloped by AVL.

    5.The improved connecting rod has the cap secured by bolts with thread in rod.

    6.A new piston has been developed.

    7.The rear crankshaft seal clamping has been improved to stop oil leakage.

    8.The rpm at maximum torque has been reduced, 1400 TGV &1600 WG (1800 Tdi)


    Abs
    Sergio

  • #72
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
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    E aí Sergio... blz?

    Então, ficou um pouco "no ar" essa definição que o texto passa, não acha? Vendo o bloco, aparentemente as galerias tem o mesmo diâmetro. O que pode ter sido feito, na minha opinião, e que não conseguiríamos ver olhando o bloco por fora, seria um redesenho do caminho das galerias... e não aumento do diametro ou quantidade de líquido dentro do motor. A minha vai a mesma quantidade de líquido de arrefecimento que o 2.5, e uso a mesma bomba de água.
    Como ainda estou te devendo a questão da fabricação, pois ainda não consegui ligar na distribuidora, vou tentar pegar alguém mais entendido lá para sanar essa dúvida.

    Grande abraço

    Sergio

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