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  • #1
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    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Pedro, blz?

    Cara, quando falo que não sou adepto ao kit, é coisa minha. De forma alguma considero um motor 2.5 transformado para 2.8 inferior em qualquer quesito com relação ao PStroke. Como eu perdi o bloco por corrosão(antigo dono fez merda), tinha que comprar um novo... aí não tem pq pegar o 2.5. E outra, se tiver uma retífica de qualidade e confiança, realmente não tem problema algum. Particularmente eu não tenho uma retífica que confiaria um trabalho desses.. existe? Com certeza, mas ainda não achei! Já vi empresa renomada fazer merda...
    Por essas e outras eu prefiro pegar um bloco novo... só por isso. Mas concordo com tudo que falou... não tem segredo e o ganho é absurdo!

    Grande abraço.
    Pergunta de leigo. O 2.8 PS não tem um sistema de refrigeração (dutos de água internos ou algo assim) melhorado em relação ao 2.5? Quando se abre o 2.5 para 2.8 se altera este fator? Ou se fica com um 2.8 com o sistema de refrigeração do 2.5?
    Abs
    Sergio

  • #2
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    Citação Postado originalmente por bello Ver Post
    Pergunta de leigo. O 2.8 PS não tem um sistema de refrigeração (dutos de água internos ou algo assim) melhorado em relação ao 2.5? Quando se abre o 2.5 para 2.8 se altera este fator? Ou se fica com um 2.8 com o sistema de refrigeração do 2.5?
    Abs
    Sergio
    Sergio, tudo certo?
    Então, até onde eu pude ver é a mesma coisa... se as galerias são maiores sinceramente não notei. Como o Maxion 2.5 nunca teve problemas graves de aquecimento, como o 4D56 da Mitsubishi por exemplo, tenho a impressão que mantiveram o mesmo dimensionamento do 2.5 no 2.8.
    Todo o sistema de arrefecimento é o mesmo. Bomba de agua, radiador, mangueiras.. tudo do 2.5.

    Abs

    Sergio Medeiros

  • #3
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    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Sergio, tudo certo?
    Então, até onde eu pude ver é a mesma coisa... se as galerias são maiores sinceramente não notei. Como o Maxion 2.5 nunca teve problemas graves de aquecimento, como o 4D56 da Mitsubishi por exemplo, tenho a impressão que mantiveram o mesmo dimensionamento do 2.5 no 2.8.
    Todo o sistema de arrefecimento é o mesmo. Bomba de agua, radiador, mangueiras.. tudo do 2.5.
    Oi Xará.
    Lembrei onde eu li sobre isto. Olha o item 3 desta descrição das melhorias do 2.8 em relação ao 2.5 que está no site da MD engineering:

    IMPROVED FEATURES OF THE INTERNATIONAL HS 2.8 L
    ENGINE COMPARED WITH THE LAND ROVER ‘300’ Tdi
    The HS 2.8L engine was developed from the 2.5 ‘300’ Tdi and has the same backend and
    engine mounting points on the cylinder block. The 2.8 will fit in to any application that
    already has the ‘300’ Tdi ins
    talled. The position of the air inlet to the inlet manifold and
    turbocharger and the turbo exhaust outlet are different.
    1.The improved head gasket is now steel laminate.

    2.The crankshaft is forged not cast.

    3.The cylinder bock has been redesigned to improve cooling .

    4.The combustion system has been redeveloped by AVL.

    5.The improved connecting rod has the cap secured by bolts with thread in rod.

    6.A new piston has been developed.

    7.The rear crankshaft seal clamping has been improved to stop oil leakage.

    8.The rpm at maximum torque has been reduced, 1400 TGV &1600 WG (1800 Tdi)


    Abs
    Sergio

  • #4
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    E aí Sergio... blz?

    Então, ficou um pouco "no ar" essa definição que o texto passa, não acha? Vendo o bloco, aparentemente as galerias tem o mesmo diâmetro. O que pode ter sido feito, na minha opinião, e que não conseguiríamos ver olhando o bloco por fora, seria um redesenho do caminho das galerias... e não aumento do diametro ou quantidade de líquido dentro do motor. A minha vai a mesma quantidade de líquido de arrefecimento que o 2.5, e uso a mesma bomba de água.
    Como ainda estou te devendo a questão da fabricação, pois ainda não consegui ligar na distribuidora, vou tentar pegar alguém mais entendido lá para sanar essa dúvida.

    Grande abraço

    Sergio

  • #5
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    Encontrei esse link aqui ManualHS28L - Download - 4shared - Eduardo Amaral nele pode baixar o manual do 2.5 e do 2.8 .

    Att.

    Rafael
    Ex Ranger 2.8 2003, Ex Hilux SW4 2000, Ex Hilux SW4 2001, Defender 110 2004

  • #6
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    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    E aí Sergio... blz?

    Então, ficou um pouco "no ar" essa definição que o texto passa, não acha? Vendo o bloco, aparentemente as galerias tem o mesmo diâmetro. O que pode ter sido feito, na minha opinião, e que não conseguiríamos ver olhando o bloco por fora, seria um redesenho do caminho das galerias... e não aumento do diametro ou quantidade de líquido dentro do motor. A minha vai a mesma quantidade de líquido de arrefecimento que o 2.5, e uso a mesma bomba de água.
    Como ainda estou te devendo a questão da fabricação, pois ainda não consegui ligar na distribuidora, vou tentar pegar alguém mais entendido lá para sanar essa dúvida.

    Grande abraço

    Sergio
    Também acho! Deve ser algo irrelevante que eles colocam ali só para adicionar mais um item na propaganda do novo motor. Além disso NUNCA houve um relato sequer de problemas nesse sentido após o aumento da cilindrada. E isso vem sendo feito há muitos anos.
    abs
    Sergio

  • #7
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    Citação Postado originalmente por bello Ver Post
    Também acho! Deve ser algo irrelevante que eles colocam ali só para adicionar mais um item na propaganda do novo motor. Além disso NUNCA houve um relato sequer de problemas nesse sentido após o aumento da cilindrada. E isso vem sendo feito há muitos anos.
    abs
    Sergio
    Sergio, boa noite.
    Olha só, falei com o pessoal da Leão Diesel. Me confirmaram... a fábrica continua fabricando todas as peças que compõe o PStroke... realmente o que a fábrica não vende mais é o motor montado, novo. Tem que comprar tudo e pedir pra um mecânico montar.
    Quanto ao sistema de refrigeração... realmente é o mesmo. Não tem diferença alguma segundo eles.... nem em litragem do motor.
    Já sobre a exportação eles não souberam informar, mesmo pq se existir não é com eles... provavelmente é a fabrica que exporta diretamente.
    Uma curiosidade... a fábrica não recomenda nada de retífica nesse motor. Sempre soube que o vira, cabeçote, etc, podiam chegar até .75.... mas a recomendação da fábrica não é nem encamisar... claro que querem vender tudo novo, mas essa foi novidade pra mim.
    Portanto, existe ainda o motor completo a venda, e novo, mas não montado.

    Grande abraço.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Sergio, boa noite.
    Olha só, falei com o pessoal da Leão Diesel. Me confirmaram... a fábrica continua fabricando todas as peças que compõe o PStroke... realmente o que a fábrica não vende mais é o motor montado, novo. Tem que comprar tudo e pedir pra um mecânico montar.
    Quanto ao sistema de refrigeração... realmente é o mesmo. Não tem diferença alguma segundo eles.... nem em litragem do motor.
    Já sobre a exportação eles não souberam informar, mesmo pq se existir não é com eles... provavelmente é a fabrica que exporta diretamente.
    Uma curiosidade... a fábrica não recomenda nada de retífica nesse motor. Sempre soube que o vira, cabeçote, etc, podiam chegar até .75.... mas a recomendação da fábrica não é nem encamisar... claro que querem vender tudo novo, mas essa foi novidade pra mim.
    Portanto, existe ainda o motor completo a venda, e novo, mas não montado.

    Grande abraço.
    Muito interessante Sergio.
    Esta informação sobre a retifica também. Eles não souberam informar porque?
    Aqui em casa tenho um 2.5 no Defender e um 2.8 Power Stroke na Disco 1. Quando precisar abrir o 2.5 por algum motivo (toc toc toc) vou para o 2.8 com certeza.
    Outra coisa, tenho um livro sobre modificações no LR Defender e entre elas a colocação do Power Stroke 2.8. Eles usaram o mesmo coletor de admissão do 2.5 pois como a entrada de ar da turbina fica para trás, não há necessidade daquela tomada de ar do coletor deslocada para a direita do 2.8 PS. Fiquei pensando se isso não prejudicaria o desempenho do motor uma vez que a abertura da tomada de ar que vem do intercooler ser de 2" e 1/4 no 2.8 PS e 2" no 2.5, ou seja , tendo o diâmetro um pouco maior deve entrar mais ar.
    Abs
    Sergio

  • #9
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
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    Tenho acompanhado este tópico com atenção. Considerando que os blocos sejam iguais, mas um gerando mais potencia que o outro e consequentemente mais calor, acho que uma melhora no sistema de arrefecimento se faça necessário.
    Se comparamos uma Ranger 2.5 com uma 2.8 não existe diferenças no arrefecimento?

    Att.
    LR DEFENDER 90 2002

  • #10
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
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    Citação Postado originalmente por bello Ver Post
    Muito interessante Sergio.
    Esta informação sobre a retifica também. Eles não souberam informar porque?
    Aqui em casa tenho um 2.5 no Defender e um 2.8 Power Stroke na Disco 1. Quando precisar abrir o 2.5 por algum motivo (toc toc toc) vou para o 2.8 com certeza.
    Outra coisa, tenho um livro sobre modificações no LR Defender e entre elas a colocação do Power Stroke 2.8. Eles usaram o mesmo coletor de admissão do 2.5 pois como a entrada de ar da turbina fica para trás, não há necessidade daquela tomada de ar do coletor deslocada para a direita do 2.8 PS. Fiquei pensando se isso não prejudicaria o desempenho do motor uma vez que a abertura da tomada de ar que vem do intercooler ser de 2" e 1/4 no 2.8 PS e 2" no 2.5, ou seja , tendo o diâmetro um pouco maior deve entrar mais ar.
    Abs
    Sergio
    Sergio, sobre a retífica é por questões de qualidade mesmo, pois qualquer passe nas peças sai do "padrão de fábrica". Também teria problema de garantia caso utilizasse um bloco novo deles com um virabrequim com .25, por exemplo. Eles meio que forçam você a comprar tudo novo.
    Sobre o coletor de admissão, seria um problema caso o carro fosse aspirado. Como é turbo alimentado essa diferença de diametro não vai influenciar na quantidade de ar que entra na admissão... pois diminui-se o diâmetro mas aumenta-se a velocidade do ar. Uma coisa compensa a outra.
    Abs

    Sergio

  • #11
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
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    Javarotti, te mandei um email.

    Abs

  • #12
    Boa noite pessoa,

    Tive o desprazer de ter problemas em meu motor, com empeno da 1ª e 2ª bielas... recebi o "diagnóstico" dos danos estou seriamente inclinado a gastar um pouco mais e ficar livre da asfixia de um 2.5 careta numa 110, cheia subindo a serra.
    Tinha em mente abrir o bloco e repotencializar o carro para 2.8, principalmente por conta do torque. Hoje, conversando sobre o assunto, me propuseram a alterar o "conjunto" para o 2.8, salvo pistões e anéis que deveriam ser do 3.0.
    Alguém já fez isso? Pela conversa, o ganho não seria tão grande como do 2.5 para o 2.8, mas existiria. A diferença dos custos destas peças fica na ordem de R$300,00.
    O que acham?
    Quais os ganhos reais? A diferença no investimento se considerado o todo, é bem pequena!
    Uma de minhas dúvidas foi se o bloco suportaria, mas me foi dito que o bloco é bem "grossinho" e a diferença na usinagem seria de apenas 3mm. Tudo isso, sem ter que passar a ter eletrônica embarcada.
    Agradeço a opinião de vocês,
    Leandro
    Defender 110 CSW - 300 Tdi 2005

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