Na verdade o trajeto laranja, não foi o do Atacama.
Esse laranja saí de casa, subi pelo Mato Grosso do Sul, Cochabamba, La Paz, Titicaca, Costa Pacífica até Santiago (sem parar no Atacama) , Mendoza e voltei pra casa.
A expedição que fiz ao Atacama é o que está em azul, e aí aproveitei e estiquei pra Bolívia. Tem um outra que eu não coloquei ainda no mapa, mas em breve coloco, está incompleto.
Sobre blog com dicas, não tenho, tenho apenas um local onde coloquei algumas fotos e mapas.
expedicaopatagonia2011-12
Álbuns de fotos de Marcel Cambraia Lippelt MG no Flickr
Acho o Atacama interessante para quem vai fazer sua primeira expedição pois não tem muita encrenca ou dor de cabeça. É praticamente asfalto do Brasil até San Pedro de Atacama, você pode fazer até com um carro de passeio comum, porém ficará limitado aos caminhos asfaltados.
Mas se você quiser pegar estrada de terra, pode pegar o Paso Sico ao invés do Paso de Jama. Pode fazer o Salar de Tara e outros tantos da região. Se tiver mais confiança no carro, pode esticar de San Pedro até as lagunas Blanca e Verde no altiplano da Bolívia. E se quiser emoçao, pode esticar mais uns 4 ou 5 dias pela laguna colorada, hedionda, salar de uyuni, e retornar pra San Pedro Atacama.
Se eu fosse fazer minha primeira expedição hoje, faria isso. Noroeste argentino e Atacama. Se o carro estiver indo bem, esticaria pra Bolívia.
Segue o mapa abaixo, em breve atualizo as rotas nele.
Anime de fazer o Atacama e Bolívia! Qualquer dúvide, me chame aqui.
Abração
Anexo 421557