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  • #1
    Usuário Avatar de HelFel
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    07/04/2011
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    Alguma boa alma...?

    Citação Postado originalmente por HelFel Ver Post
    Olá!

    Gostaria de uma ajuda de vocês e acho que cabe neste tópico, recém ressuscitado..
    Tenho procurado um bom veículo para viagens longas e a Defender, claro, é uma forte opção. Achei alguns exemplares da Def 110 no WebMotors e no Mercado Livre e três me pareceram bem interessantes.
    (1) Defender 110 2005/2006 80.000Km por cerca de pouco mais de R$80.000 em BH/MG;
    (2) Defender 110 2004/2004 54.000Km por cerca de pouco mais de R$90.000,00 em BH/MG e
    (3) Defender 110 G4 Challenge 2006 65.000Km por cerca de R$90.000,00 no Ceará

    Pergunto:
    A viatura 2004 valeria mesmo mais de R$90.000,00 somente pela baixa quilometragem e estado geral bom? Não é exagero?
    A série G4 Challenge da Def 110 vale mesmo esse valor de também R$90.000,00?

    Como notaram, tenho procurado um motor a diesel mecânico e não eletrônico. Mas sei também que uma Def 110 zero quilômetro custa cerca de R$130.000,00 (um pouco mais) e os valores que mostrei aproximam-se dos R$100.000,00.

    Agradeço se alguma boa alma puder me ajudar.

    Abraços

    Helio Felix

  • #2
    Usuário Avatar de scadufax
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    30/01/2008
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    Agradecimento: 1
    HelFel ...
    em 2005 comprei a minha primeira (e até agora única Defender 110 1999), com 77mkm, hoje ela está com 167mkm, na época por r$52.000 - hoje ela vale +/- isto, mas não vendo a minha por este preço, pois hoje sei aquilo que já troquei e que no futuro vou ter que trocar, acho que as manutenções em 6 anos foram uns 5mil (contanto 2mil de pneus).
    Quanto as opções eu iria pela mais barata, 80mil, mas tem que ver o estado, afinal sempre tem aquelas famosas frases "nunca fez trilha" "carro de mulher", etc. Depois de uns 2 anos você deixa ela com a sua cara.
    Aqui em casa quando comprei ninguém reclamava, depois os filhos cresceram e tive que trocar o banco traseiro e colocá-lo um pouco mais para traz para dar mais conforto.

    boa sorte

  • #3
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    29/10/2006
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    Eu começaria minha procura por uma até 1998. Além de mecânica é inglesa; O preço é uma questão de quem conhece o que tem e vende e quem conhece o que compra. Preço de Land Rover não tem tabela para quem conhece. Umas não valem quase nada e outras mais do que se imagina.

    Viagens longas com uma Defender exige cuidados, principalmente não passar de 110Km/h na velocidade de cruzeiro.

    Se nunca teve um Land Rover sugiro andar em um principalmente viajar(seu objetivo) uns 200 Km para ver se é isso que quer. Eu não viajo com outro.

    Para saber se um Land Rover é boa opção de compra avalie com alguém que perca pelo menos umas duas horas de observação minuciuosa.

    Abraço e cuidado com o "mosquito contaminado de Land Rover" que espalha esta doença....kkkkk
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #4
    Opa!

    Nesse link tem um bom material com dicas sobre algumas coisas para observar antes de comprar uma Defender...

    Defender Buyers Guide | Repair My Landrover

    Quando comprei a minha eu não entendia absolutamente NADA de Defender, mas esta era de um familiar que sabíamos ser cuidadoso com seus carros. Não poderia ter comprado um jipe melhor: baixa km, manutenção em dia e que sempre foi usado dentro de seus limites. Dei sorte pra caramba!!!

    Se fosse pra comprar no escuro, eu iria com a opção 1: mais nova e mais em conta. 26k km de diferença, em relação a opção 2, não são nada para um Defender bem cuidado.

    Sorte com a compra e abraços!

  • #5
    Usuário Avatar de HelFel
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    07/04/2011
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    Fortaleza/CE
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    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Opa!

    Nesse link tem um bom material com dicas sobre algumas coisas para observar antes de comprar uma Defender...

    Defender Buyers Guide | Repair My Landrover
    Em tempo: esse material do link é muito bom e bem acessível! Obrigado!

  • #6
    Usuário Avatar de CGAUER
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    11/11/2006
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    Se tratando dos TDI, quanto mais nova melhor...


    Parte elétrica:

    Dos anos 90 até hoje, a maioria dos chicotes passou a ter conectores blindados, diminuindo em muito problemas por corrosão. A mudança drástica foi de 98 para 99, onde a maior parte dos chicotes que habitavam os arredores do motor, passaram a ficar protegidos debaixo do banco do passageiro, especialmente o sensível relê com temporizador das velas de préaquecimento. Porém em 2003 foram feitos outras melhorias, como os sensores de engate das caixas, que também passaram a ter conectores blindados evitando eventuais falhas na acusação do engate do bloqueio centra.

    O motor do limpador de pára-brisa dianteiro teve sua potência elevada a partir de 2002, ajudando em muito a visibilidade em tempestades na velocidade 2.


    Carroceria

    Em 2002, todos os Defenders ganharam porta traseira em aço, eliminando as trincas geradas pelo estepe sobre a antiga porta em AL com estrutura de aço, que terminava por oxidar pela ligação metálica AL - FE. De todo modo, as trincas passaram então acontecer no suporte do estepe (tentaram vai... rsrs). Ainda assim a nova porta possui alça interna que não se amassa com o apoio dos passagerios e seu acabamento interno em plástico ABS moldado é muito superior ao antido. No interior da nova porta, encontra-se também a predisposição elétrica para instalação da terceira luz de freio.

    O teto dos Defender de 2002 em diante ganhou ranhuras longitudinais diminuindo ruído e garantindo melhor resistência e desaparecimento do efeito sonoro de "saco de papel inflando" tomava-se um golpe de vento com todas as janelas abertas, algo que era bem raro.. mas ficou melhor e foi resolvido.

    O forro dos modelos mais recentes não se desprende mais.

    Em 2002 os Defender 90, tiveram a parede de separação de carga (herança do 90pickup)/reforço estrutural removida em favor um sistema tubular, garantindo maior espaço para as pernas dos passageiros traseiros, além de melhor rebatimento dos bancos dianteiros e consequentemente maior espaço para motoristas com mais 1.80m de altura. Por não ter ± 1,5 m2 a mais de chapa reverberando dentro do carro, o ruído diminui.


    Painel

    De 2002 em diante foi substituído por modelo com botoneira central, melhorando o acesso, principalmente ao alerta em caso de paradas abruptas do trânsito. Seu chicote foi otimizado, diminuindo a quantidade de cabos além de facilitar a instalação de um rádio junto ao cluster central. Aparentemente os modelos de 2003 em diante, não tem mais o conector azul que costuma dar zinabre por fim termina por apagar os faróis.


    Tanque

    De 98 para 99, o Defender 90 teve o tanque expandido de 45 para 60 litros, um enorme ganho em autonomia. Em razão da sua mudança de local, antigamente debaixo do banco do passageiro e agora atrás do eixo traseiro, ganhou-se um excelente espaço para estoque de utensílios, compressor, etc, etc.. Com a mudança de local ganhou-se sensível melhor no comportamento dinâmico do carro, melhor distribuição do peso.


    Motor

    O nacional (99-2005) tem tolerâncias menores, vide comparação das medições das peças entre o manual de oficinal LR e International. Os motores fabricados de 2002 em diante poluem menos Euro 2 vs Euro 1. Os nacionais possuem virabrequim forjado por eletroindução e bielas fraturadas. Estas mudanças evitam eventuais trocas do virabrequim por quebra, o Ronald tem alguns casos deste tipo de falha grave em seu rol. O torque máximo nos motores brazucas é alcançado antes, em razão de turbina com eixo de menor peso. Os motores nacionais produzem mais HPs.

    Câmbio

    Os modelos mais recentes ganharam sufixo L após o número serial da caixa, denotando a presença de rolamentos maiores e mais fortes. Vale apenas nos carros equipados com a caixa R380, ou seja do 300TDI até o TD5.


    Cardans

    Em 2002 ganharam cardans com cruzetas mais fortes (big UJ), similares aos presentes nos 110 e 130.


    Diferencial

    Por volta de 2002-2003 os 110 e 130 ganharam o diferencial traseiro "Wolf", nome de batismo da unidade para forças armadas da rainha. De equivalente resistência ao anterior Salisbury, tem tamanho reduzido, melhorando a aptidão em off-road em razão do maior vão livre do solo. A manutenção do novo diferencial foi enormemente simplificada, aposentando as difíceis técnicas de expansão da caixa bem como as ferramentas especiais comuns do Salibury para remoção do diferencial. Além de tudo, foi aposentado o crítico retentor baseado em couro, que aborrecia alguns proprietários de Salisbury em uso severo no barro e areia. O peso do novo eixo é menor. Também não oferece mais risco de espanar a rosca do bujão de enchimento e nível. A diferença de peso entre ambos, na ordem de 15kg, garante maior controle em estradas com costelas de vaca; menor quantidade de massa não suspensa. O modelo moderno, por não possuir tampa traseira em lata, mas sim um forte capacete metálico, não corre risco de deformação em manobras de ré. A quantidade de óleo passou a ser menor. Suas medidas passaram a ser métricas, ao invés de imperiais.


    Munhões

    a partir de 98-99, passaram a vir com graxa perene, ao invés de óleo 90, resolvendo de vez o vazamento de óleo junto as rodas.


    Suspensão

    em 2002, todos os modelos ganharam buchas e parafusos mais resistentes na barra Panhard.


    Vedação

    a carroceria dos modelos fabricados de 2003-2004 em diante, raramente é invadida por água, um dos vários efeitos do último estágio do controle de qualidade do chefe de fábrica Ricardo Carreira, representado por um selo específico junto a coluna direita do pára-brisas.


    Impostos

    Os modelos nacionais pagam menos IPVA em relação aos importatos. Os últimos 2005 que foram vendidos com tela de separação de carga, pagam a metade do IPVA dos demais. Por ex, meu 90 2000, pagava R$1990 de IPVA. Meu 110 2005 paga apenas R$1050



    Em resumo,

    apenas baseando-se por estes e mais outros fatos concretos, não é difícil chegar a conclusão de qual é o LR com maior quantidade de melhorias.

    Qual deve-se escolher é uma questão meramente financeira e de oportunidade.

    Vale lembrar que não existe mais Defender novo no Brasil, Game Over. Quem tem, tem. A hora de comprar o seu definitivo é essa. Se puder gastar um pouco mais e escolher "aquele" modelo, não pense duas vezes.

    Os preços já subiram, veja até mesmo a tabela FIPE, comumente fora de paridade com o mercado de Defenders.

    Boa sorte, o caminho é longo. Levei 3 anos para encontrar o meu 110. Um dia chegou a oportunidade, infelizmente tive que me desfazer do 90 para poder pagar o preço do 110. Faz parte.


    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #7
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Correção, o 300TDI Euro 2 é parte do ano 2000 em diante..

    Abs

    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Se tratando dos TDI, quanto mais nova melhor...


    Parte elétrica:

    Dos anos 90 até hoje, a maioria dos chicotes passou a ter conectores blindados, diminuindo em muito problemas por corrosão. A mudança drástica foi de 98 para 99, onde a maior parte dos chicotes que habitavam os arredores do motor, passaram a ficar protegidos debaixo do banco do passageiro, especialmente o sensível relê com temporizador das velas de préaquecimento. Porém em 2003 foram feitos outras melhorias, como os sensores de engate das caixas, que também passaram a ter conectores blindados evitando eventuais falhas na acusação do engate do bloqueio centra.

    O motor do limpador de pára-brisa dianteiro teve sua potência elevada a partir de 2002, ajudando em muito a visibilidade em tempestades na velocidade 2.


    Carroceria

    Em 2002, todos os Defenders ganharam porta traseira em aço, eliminando as trincas geradas pelo estepe sobre a antiga porta em AL com estrutura de aço, que terminava por oxidar pela ligação metálica AL - FE. De todo modo, as trincas passaram então acontecer no suporte do estepe (tentaram vai... rsrs). Ainda assim a nova porta possui alça interna que não se amassa com o apoio dos passagerios e seu acabamento interno em plástico ABS moldado é muito superior ao antido. No interior da nova porta, encontra-se também a predisposição elétrica para instalação da terceira luz de freio.

    O teto dos Defender de 2002 em diante ganhou ranhuras longitudinais diminuindo ruído e garantindo melhor resistência e desaparecimento do efeito sonoro de "saco de papel inflando" tomava-se um golpe de vento com todas as janelas abertas, algo que era bem raro.. mas ficou melhor e foi resolvido.

    O forro dos modelos mais recentes não se desprende mais.

    Em 2002 os Defender 90, tiveram a parede de separação de carga (herança do 90pickup)/reforço estrutural removida em favor um sistema tubular, garantindo maior espaço para as pernas dos passageiros traseiros, além de melhor rebatimento dos bancos dianteiros e consequentemente maior espaço para motoristas com mais 1.80m de altura. Por não ter ± 1,5 m2 a mais de chapa reverberando dentro do carro, o ruído diminui.


    Painel

    De 2002 em diante foi substituído por modelo com botoneira central, melhorando o acesso, principalmente ao alerta em caso de paradas abruptas do trânsito. Seu chicote foi otimizado, diminuindo a quantidade de cabos além de facilitar a instalação de um rádio junto ao cluster central. Aparentemente os modelos de 2003 em diante, não tem mais o conector azul que costuma dar zinabre por fim termina por apagar os faróis.


    Tanque

    De 98 para 99, o Defender 90 teve o tanque expandido de 45 para 60 litros, um enorme ganho em autonomia. Em razão da sua mudança de local, antigamente debaixo do banco do passageiro e agora atrás do eixo traseiro, ganhou-se um excelente espaço para estoque de utensílios, compressor, etc, etc.. Com a mudança de local ganhou-se sensível melhor no comportamento dinâmico do carro, melhor distribuição do peso.


    Motor

    O nacional (99-2005) tem tolerâncias menores, vide comparação das medições das peças entre o manual de oficinal LR e International. Os motores fabricados de 2002 em diante poluem menos Euro 2 vs Euro 1. Os nacionais possuem virabrequim forjado por eletroindução e bielas fraturadas. Estas mudanças evitam eventuais trocas do virabrequim por quebra, o Ronald tem alguns casos deste tipo de falha grave em seu rol. O torque máximo nos motores brazucas é alcançado antes, em razão de turbina com eixo de menor peso. Os motores nacionais produzem mais HPs.

    Câmbio

    Os modelos mais recentes ganharam sufixo L após o número serial da caixa, denotando a presença de rolamentos maiores e mais fortes. Vale apenas nos carros equipados com a caixa R380, ou seja do 300TDI até o TD5.


    Cardans

    Em 2002 ganharam cardans com cruzetas mais fortes (big UJ), similares aos presentes nos 110 e 130.


    Diferencial

    Por volta de 2002-2003 os 110 e 130 ganharam o diferencial traseiro "Wolf", nome de batismo da unidade para forças armadas da rainha. De equivalente resistência ao anterior Salisbury, tem tamanho reduzido, melhorando a aptidão em off-road em razão do maior vão livre do solo. A manutenção do novo diferencial foi enormemente simplificada, aposentando as difíceis técnicas de expansão da caixa bem como as ferramentas especiais comuns do Salibury para remoção do diferencial. Além de tudo, foi aposentado o crítico retentor baseado em couro, que aborrecia alguns proprietários de Salisbury em uso severo no barro e areia. O peso do novo eixo é menor. Também não oferece mais risco de espanar a rosca do bujão de enchimento e nível. A diferença de peso entre ambos, na ordem de 15kg, garante maior controle em estradas com costelas de vaca; menor quantidade de massa não suspensa. O modelo moderno, por não possuir tampa traseira em lata, mas sim um forte capacete metálico, não corre risco de deformação em manobras de ré. A quantidade de óleo passou a ser menor. Suas medidas passaram a ser métricas, ao invés de imperiais.


    Munhões

    a partir de 98-99, passaram a vir com graxa perene, ao invés de óleo 90, resolvendo de vez o vazamento de óleo junto as rodas.


    Suspensão

    em 2002, todos os modelos ganharam buchas e parafusos mais resistentes na barra Panhard.


    Vedação

    a carroceria dos modelos fabricados de 2003-2004 em diante, raramente é invadida por água, um dos vários efeitos do último estágio do controle de qualidade do chefe de fábrica Ricardo Carreira, representado por um selo específico junto a coluna direita do pára-brisas.


    Impostos

    Os modelos nacionais pagam menos IPVA em relação aos importatos. Os últimos 2005 que foram vendidos com tela de separação de carga, pagam a metade do IPVA dos demais. Por ex, meu 90 2000, pagava R$1990 de IPVA. Meu 110 2005 paga apenas R$1050



    Em resumo,

    apenas baseando-se por estes e mais outros fatos concretos, não é difícil chegar a conclusão de qual é o LR com maior quantidade de melhorias.

    Qual deve-se escolher é uma questão meramente financeira e de oportunidade.

    Vale lembrar que não existe mais Defender novo no Brasil, Game Over. Quem tem, tem. A hora de comprar o seu definitivo é essa. Se puder gastar um pouco mais e escolher "aquele" modelo, não pense duas vezes.

    Os preços já subiram, veja até mesmo a tabela FIPE, comumente fora de paridade com o mercado de Defenders.

    Boa sorte, o caminho é longo. Levei 3 anos para encontrar o meu 110. Um dia chegou a oportunidade, infelizmente tive que me desfazer do 90 para poder pagar o preço do 110. Faz parte.


    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

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  • #8
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    Clemente,

    Obrigado!!

    Abraços.

  • #9
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    Amigos,

    Aproveitando a oportunidade.

    Acabei de fechar a compra de uma Defender 110 - SW - 2004 (branca).

    Agora é aproveitar as dicas valiosas dos amigos do forum para deixa-la "no jeito".

    Já estou selecionando alguns posts do Clemente e mandando encadernar para consulta futura... rsrsrs

    Abraços.

  • #10
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    Scadufax, Carlão, Gustavo e Clemente,


    Muito obrigado pelo retorno!

    Seus "insights" e orientações são muito valiosos. Sei que a decisão tem que ser bem pensada e que uma Defender bem conservada vale muito. A questão é mesmo saber reconhecer uma dessas. Vou dar uma olhada na Land que estiver mais perto de mim e tentar avaliar as outras (juntei até umas milhas pra isso, por incrível que pareça). Pretendo resolver isso até o primeiro semestre do ano que vem.

    Scadufax, pensei também em levar a mais barata (menos dispendiosa) delas, caso a avaliação se mostre semelhante. Obrigado pelo relato e pelas dicas.

    Carlão, gostei da dica sobre as inglesas, mas pensei mesmo em tentar pegar a Def mecânica mais nova que pudesse, fazendo uma relação ano/quilometragem e levando em conta, claro, a conservação. Sei dos cuidados a serem observados em uma viagem com a Defender e da responsabilidade de se dirigir um veículo desse porte e dessas características (afinal, não é um Volvo em termos de segurança e temos que saber o que se pode causar em carros de menor porte e em pedestres com uma Def). De fato, nunca tive uma LR, tendo somente ido de carona em uma (gostei muito). Já tive Samurai e Hilux (excelentes veículos!), mas sempre ficava com uma Defender no pensamento. Ao decidir comprar uma viatura para viagens longas, pensei em Toyotas, no Marruá AM100 (proibitivamente caro) e na Defender (o Jimny, Samurai de nossos dias, é tudo de bom, mas muito pequeno). As Toyotas são tão perfeitinhas que chegam a ser sem graça. A Defender sempre finda por aparecer em meus sonhos.

    Gustavo, espero ter a sorte que você teve ao procurar e achar a sua Def. E, de fato, 26.000 Km não devem ser muito para um veículo desses e parecem não justificar uma diferença de preço, mas teria que ver outros detalhes do veículo para avaliar na boa.

    Clemente, certamente seu mestrado, seu doutorado e seu pós-doutorado em Engenharia (nem sei se você é engenheiro, mas parece... rsrsr) foram sobre a Defender! Impressionante sua análise. A CAPES e o CNPq, em convênio com a Land Rover, devem lhe pagar uma bolsa e tanto para que estude minuciosamente o assunto (se não o fazem, deveriam). E obrigado pela luz (aliás, pelo holofote!). Espero conseguir ter sua paciência quase budista para achar a Defender dos sonhos. Vou olhar a G4 Challenge 2006 nos próximos dias e depois descrevo o que vi. As outras verei oportunamente.

    Muito grato e abraços!

  • #11
    Usuário Avatar de CGAUER
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    HelFel,

    Valeu! De engenehiro não tenho nada, trabalho com computadores e sou formado em comunicação... Rsrsrs

    Como adoro os LR, acabei aprendendo e colecionando alguma informação. Viva a internet, viva os manuais oficias do veículo, manuais dos fornecedores, LR topix e finalmente os catalogos oficiais de peças Rave e Microcat. A diferença e aprimoração foi todinha registrada nestes pilares oficiais sobre os LRs. Por isso ele é unico. Pode- se montar um Serie 1 todinho do zero com peças novas, tudo com part nr e disponível nas dezenas de lojas on- line.

    Abraços.

    Clemente




    Citação Postado originalmente por HelFel Ver Post
    Scadufax, Carlão, Gustavo e Clemente,


    Muito obrigado pelo retorno!

    Seus "insights" e orientações são muito valiosos. Sei que a decisão tem que ser bem pensada e que uma Defender bem conservada vale muito. A questão é mesmo saber reconhecer uma dessas. Vou dar uma olhada na Land que estiver mais perto de mim e tentar avaliar as outras (juntei até umas milhas pra isso, por incrível que pareça). Pretendo resolver isso até o primeiro semestre do ano que vem.

    Scadufax, pensei também em levar a mais barata (menos dispendiosa) delas, caso a avaliação se mostre semelhante. Obrigado pelo relato e pelas dicas.

    Carlão, gostei da dica sobre as inglesas, mas pensei mesmo em tentar pegar a Def mecânica mais nova que pudesse, fazendo uma relação ano/quilometragem e levando em conta, claro, a conservação. Sei dos cuidados a serem observados em uma viagem com a Defender e da responsabilidade de se dirigir um veículo desse porte e dessas características (afinal, não é um Volvo em termos de segurança e temos que saber o que se pode causar em carros de menor porte e em pedestres com uma Def). De fato, nunca tive uma LR, tendo somente ido de carona em uma (gostei muito). Já tive Samurai e Hilux (excelentes veículos!), mas sempre ficava com uma Defender no pensamento. Ao decidir comprar uma viatura para viagens longas, pensei em Toyotas, no Marruá AM100 (proibitivamente caro) e na Defender (o Jimny, Samurai de nossos dias, é tudo de bom, mas muito pequeno). As Toyotas são tão perfeitinhas que chegam a ser sem graça. A Defender sempre finda por aparecer em meus sonhos.

    Gustavo, espero ter a sorte que você teve ao procurar e achar a sua Def. E, de fato, 26.000 Km não devem ser muito para um veículo desses e parecem não justificar uma diferença de preço, mas teria que ver outros detalhes do veículo para avaliar na boa.

    Clemente, certamente seu mestrado, seu doutorado e seu pós-doutorado em Engenharia (nem sei se você é engenheiro, mas parece... rsrsr) foram sobre a Defender! Impressionante sua análise. A CAPES e o CNPq, em convênio com a Land Rover, devem lhe pagar uma bolsa e tanto para que estude minuciosamente o assunto (se não o fazem, deveriam). E obrigado pela luz (aliás, pelo holofote!). Espero conseguir ter sua paciência quase budista para achar a Defender dos sonhos. Vou olhar a G4 Challenge 2006 nos próximos dias e depois descrevo o que vi. As outras verei oportunamente.

    Muito grato e abraços!
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #12
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    Acesso ao TOPIx

    Clemente,
    Por favor, existe alguma dica especial para obter acesso ao TOPIx? Fiz meu cadastro/senha porém o sistema me nega o acesso.
    Abs,
    Zicky


    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    HelFel,

    Valeu! De engenehiro não tenho nada, trabalho com computadores e sou formado em comunicação... Rsrsrs

    Como adoro os LR, acabei aprendendo e colecionando alguma informação. Viva a internet, viva os manuais oficias do veículo, manuais dos fornecedores, LR topix e finalmente os catalogos oficiais de peças Rave e Microcat. A diferença e aprimoração foi todinha registrada nestes pilares oficiais sobre os LRs. Por isso ele é unico. Pode- se montar um Serie 1 todinho do zero com peças novas, tudo com part nr e disponível nas dezenas de lojas on- line.

    Abraços.

    Clemente

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