Douglas, daqui a poucos vem os mais entendidos de LR.
Mas conhecendo o pouco que sei de Defender, possui um 90 adquirido de leilão e todo refeito em "casa", então posso dizer alguma coisa sobre eles. A primeira coisa, é olhar o chassis, entra embaixo e olha bem pra ver se não possui corrosões, o chassi de 2000 em diante possui mais furos que os modelos anterior a 99, então se o dono é cuidadoso ele vai lavar, com certeza. A KM não interessa muito, dependo de qual o uso que o veículo teve, procure um o mais original possível, observe o motor funcionando, se possui fumaças, se esta sequinho, tire a mangueira da turbina e veja se tem folga axial fora no normal, pegue o mancal e mova pra cima e pra baixo, tem uma mínima folga original de fábrica, e veja também se a mangueira do intercooler não ta suja de óleo. A caixa da Defender 2000 em diante, é mais suave que as anterior a 99, mesmo assim tem um "tempo" pra engatar, a aceleração para troca não é igual de um carro pequeno ou camionete diesel com torque em baixa, precisa elevar a rotação e a marcha entrara com facilidade, teste a tração e o bloqueio, engate no neutro, tire o pé da embreagem e engate a reduzida, não pode dar trancos quando há uma marcha engata, se der trancos, não se assuste, existe uma regulagem nos varões que vão fixada a lateral da caixa de tração. Andando nela, precisa acostumar o pedal da embreagem, caso contrário vai dar alguns trancos, mas é só acostumar que fica 100%. Veja a caixa de direção, não pode ter folgas nem vazamentos, acredito que um ponto que é caro de manutenção na defender é a caixa de direção, mas se estiver boa beleza. Os acabamentos no exterior do veículo, são bem em conta e encontra a maiora das peças aqui no Brasil, já as peças do interior não são tão fáceis de achar aqui, eu geralmente compro na Brit-car inglaterra. Tente comprar uma com ar condicionado, por que se for instalar depois o custo médio é de R$3.700,00 mais mão de obra, e tem que ser de 30.000 BTUs na defender 90 e 35000 BTUs na 110. Não pode ir no amor a primeira vista, não é um carro fácil de vender, precisa gostar pra comprar, eu sempre tive Willys, tive também troller, e não troco a Defender por nenhum outro 4x4 hoje. O carro é muito bom, confiável e nenhum tem o estilo parecido, existem muitos acessórios pra Defender, e se for uma 110, existe muito espaço pra você montar ela por dentro como queira.
Procure com calma que vc vai achar, tenta uma 2000 em diante por que a turbina é diferente e o painel é mais bem acabado também, anda melhor no asfalto.
Duas fotos da minha 90 pra inspirar você:
Um abraço
Anexo 520442
Anexo 520443