Carlão,
Infelizmente no caso das Discos a questão óleo é bastante restrita, por questões de características construtivas e de operação do motor, independente da qualidade do Diesel.
Não dá para fazer a matemática dos Defenders de se utilizar óleo de acordo com a temperatura ambiente ou variar a TBN em função da quantidade de enxofre no Diesel.
As Discos somente utilizam óleos 5W30 para motores Diesel leves (ACEA B). Você vai poder até variar algo para 0W30, mas certamente não vai dar para partir para algo XW40.
As Discos não utilizam óleos para motores Diesel pesados (ACEA E) onde a gente pode "brincar" com todas as variáveis que você menciona.
Eu, particularmente, desconheço um óleo ACEA B com uma viscosidade a quente não superior a 30 que tenha TBN maior que 11.
Além da especificação padrão européia da ACEA (no caso a B) a LR exige para Discos a especificação Ford WSS–M2C921–A (para teores de enxofre elevados) e WSS–M2C921–B (para baixos teores de enxofre). É aqui que o calo aperta...
Tem toda uma questão de faixa de viscosidade nesta especificação. Mesmo outros óleos 5W30 ACEA B podem não cumprí-la. Nem falo em sair dessa gama do 5W30...
São poucos óleos o mercado brasileiro que atendem a todas essas "regrinhas".
Eu somente conheço, que antedam a isso, o Castrol Magnatec A1 (TBN 8 ), o Motorcraft WSS–M2C921–A/B (não sei a TBN, mas que provavelmente é o Magnatec A1 com rótulo da Motorcraft, pois é a Castrol quem fabrica lubrificantes para a Ford) e o Motul Specific Ford 913 B (TBN 10,1).
Na minha "gnorância" só conheço estes aqui no Brasil. Aceito sugestões...
Enfim, no caso específico das Discos, o único remédio, pelo que me consta, para altos teores de enxofre, é trocar óleo e filtro mais amiúde.
Abs.