Desconheço Disco que não tenha reduzida, e a Disco 3, ao contrário das anteriores, não essa de ficar patinando uma ou outra de cada vez não, pelo contrário, é exatamente isso que ela NÃO faz, e que uma Def, ou qualquer carro sem controles eletrônicos (ou bloqueios 100%) fará. Acho que o problema aí não foi do carro, foi da pecinha atrás do volante...
Precisa ver também o tipo de pneu que vcs estavam, pois não dá pra comparar aderência off road do pneu original que vem na disco - 100% asfalto, com qualquer AT que vem na Def, veja bem minha premissa original: EM CERTAS CIRCUNSTÂNCIAS, que não estritamente devidamente devidas à geometria, posso te afirmar que a ajuda eletrônica faz uma enorme diferença (quem usou ou viu funcionar da maneira correta sabe o que estou dizendo).
Costumo ir à Serra da Canastra, que é o "parque de diversões" mais próximo aqui de casa, com uma turma de Trollers. Uma vez um amigo trolleiro foi comigo na boléia, pois estava curioso para saber como era. Depois de sete horas de trilha, passando exatamente nos mesmos lugares, sem sacolejo, sem patinadas, praticamente escalando as pedras, sem trancos, tomando aquela cervejinha gelada do console, ele concluiu: fazer trilha com esse carro é um tédio!!! - kkkk
Abraços.