Postado originalmente por
Renato Franco
Oi Ocimar,
No tocante à geometria off-road, não há dúvida quanto às vantagens da Defender (não vou considerar a 90, pois são carros de portes e entreeixos distintos), e essa história de "qualquer barranco" não é bem assim não, até porque não adianta nada ter 49 na entrada e 35 na saída, o limitante é sempre o menor. A diferença, se for ver, é de apenas 6 graus no ângulo de saída, que vc equilibra facilmente removendo o estepe da Disco. Ademais, não se esqueça que estes ângulos são para a extensão padrão da suspensão na posição off-road, mas há uma extensão extra automaticamente acionada quando ela encontra obstáculos, de mais 1", a qual, somada com o acréscimo de mais ou menos 1 cm do pneu mud, joga o ângulo de ataque para quase 40 graus, SEM QUALQUER MODIFICAÇÃO MECÂNICA!!!
Quando afirmei que em certas condições os controles eletrônicos fazem a diferença, é em situações de rampa de elevados gradientes, tanto para subida quanto para descida, onde o nível de controle sobre o carro é infinitamente maior (veja vídeos de Discos e Defs at Moegatle, no Youtube), e em situações que exigem bloqueio seletivo dos diferenciais, o que a Disco faz de forma automática, nos modos Rock, Snow e Mud/Ruts do Terrain Response.
Em junho passado mesmo, em uma viagem para a Bahia, retornando da Ponta do Corumbau sob uma forte chuva, formou o aquele barro liso (que os motoqueiros chamam "gelinho", e nada estava passando - não afundava, mas escorregava demais). Entrei e passei como se estivesse sobre trilhos. Essa é a diferença...
Quanto aos pneus mud, não tenho fotos aqui disponíveis, mas são os BF KM 2 na medida 245 70 r 17, cujo diâmetro total fica quase idêntico ao do conjunto original, aro 19" (óbvio que precisa ter roda aro 17"), coisa de 1 cm maior, que até ajuda no off-road, como acima dito. O problema é que acaba prejudicando um pouco o nível de ruído e a estabilidade no asfalto. Acho que na próxima vou trocar por ATs 265 65 r 17.
O maior problema da Disco na trilha não é o que está embaixo, mas o que está do lado e em cima: o dó de riscar a lataria...
Abraço.