Amigos, com o devido respeito, acho que está havendo uma confusão entre três conceitos de segurança absolutamente distintos: a) segurança ativa, b) segurança passiva, c) conduta do motorista. Os dois primeiros dependem do projeto do veículo. Todos os SUVs, em regra (inclusive a D3, D4, etc), são ruins em segurança ativa (capacidades do veículo em EVITAR colisões), pois tem centro de gravidade mais alto, são pesados, distâncias de frenagem maior, etc., etc. Alguns SUVs mais modernos aperfeiçoaram a segurança ativa, com intenso uso de eletrônica, como controles de tração, estabilidade, frenagem, etc. Já quanto à segurança passiva (capacidade do veículo em EVITAR DANOS após a colisão), melhoraram com adoção de estruturas monobloco ou mistas (Pajero Full, D3, D4), e intenso uso de dispositivos de retenção (airbags e cintos). Agora, a conduta do motorista é elemento de segurança ativa indispensável a qualquer tipo de veículo. Conduzindo nas mesmas condições, por exemplo, a 100-120 km/h, uma D3/D4 será infinitamente mais segura que um Defender, ativa e passivamente. O problema é que o pessoal acha que estão num sedã de alto desempenho, e aí dá errado mesmo, pois não estão. SUVs/jipes não são carros para altas velocidades. Abraços.