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  • #1
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    hehe... que bom !! voltaram as aulas!!!
    Toyota SW4 3.0 8V TBDiesel 1998 (Preta)
    (Ex Land Rover )

  • #2
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    Citação Postado originalmente por AAssis Ver Post
    hehe... que bom !! voltaram as aulas!!!
    Aííííííí Abell, tudo bom? que papo é esse de EX Disco1?? conta o babado todo!


  • #3
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    Haaha... to desfilando de d2 agora , achei uma 2001, muito nova em BH ... esposa se divertindo e tudo em paz...
    Um amigo fez um oferta muito boa e nao resisti.... foi a D1...
    A verdade verdadeira é que gosto mesmo é de DEFENDER ... so que o bolso nao alcanca ela ainda ...
    Entao, enquanto nao acho a vtr certa me divirto com as erradas ....

    Citação Postado originalmente por Meccano Ver Post
    Aííííííí Abell, tudo bom? que papo é esse de EX Disco1?? conta o babado todo!

    Toyota SW4 3.0 8V TBDiesel 1998 (Preta)
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  • #4
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    Meccano,

    Sou novo por essas bandas do 4x4 e tenho pesquisado bastante sobre a máquina Land Rover Defender.
    Você por acaso, já viu essa serie de videos? Achei de muito boa qualidade (mesmo em inglês, o YouTube oferece colocar legendas).The Fine Art of Land Rover Maintenance - YouTube

    Grande abraço e obrigado pelos ensinamentos de uma maneira atenciosa e caprichada!
    Fernando

    Futuro LR Defender 110

  • #5
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    Citação Postado originalmente por fsbarbosa Ver Post
    Meccano,

    Sou novo por essas bandas do 4x4 e tenho pesquisado bastante sobre a máquina Land Rover Defender.
    Você por acaso, já viu essa serie de videos? Achei de muito boa qualidade (mesmo em inglês, o YouTube oferece colocar legendas).The Fine Art of Land Rover Maintenance - YouTube

    Grande abraço e obrigado pelos ensinamentos de uma maneira atenciosa e caprichada!
    Fernando

    Futuro LR Defender 110
    Caro Fernando, conheço sim! tambem gosto do jeito do inglês fazer os documentarios sobre manutenção.

    Veja esse tambem do Tours and Tales.com









    Abração, boa sorte na busca e disponha do forum!

    4X4 Brasil

  • #6
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    Cuidado, NUNCA MISTURAR OS ROLAMENTOS!


    Eles são fabricados juntos e assim a base dos roletes e a pista calibrados para funcionar perfeitamente, mas sempre

    o casal -JUNTOS- como saiu da caixa.


    É bom escrever na caixa -ROLAMENTO INTERNO- e guarde os roletes de volta na caixa até a montagem completa

    longe de poeira.










    Encha o rolamento fartamente com uma boa graxa até sair por cima dos roletes.









    Usei esse Molykote, mas há controvérsias hehe, o Tita indicou outra melhor e mais barata inclusive!


    Acontece que tenho duas latas ainda fechadas desse molykote e aí a preguiça e o pão duro falou mais alto!Ôo!









    Com o rolamento lotado de graxa e encaixado na pista montada no cubo, é hora da colocação do retentor.










    Importante lambusar bem todas as pistas internas do retentor!

    retentor seco acaba se queimando, e não é metáfora.








    Use a pista antiga como ferramenta na colocação do retentor, batendo levemente com martelo de nylon, moleza!







    4X4 Brasil

  • #7
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    Com a mão na graxa, preparando o rolamento externo agora.









    espaçador...








    Espaçador e rolamento externo no lugar.







    Arroela-espaçadora

















    Arroela no lugar








    Nova porca-travante. O ideal é que se troque sempre que houver intervenção no cubo, mas trata-se de um Defender e aí

    teórica e provavelmente essa porca pode ser travada inumeras vezes ainda, como se fazia e ainda faz na Africa aliás.






    .
    4X4 Brasil

  • #8
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    Como comentou Hugo e o work manual diz, existe um Pré-aperto com valor bem´´baixo´´de 30 n/m de torque para o correto

    assentamento dos rolamentos novos mergulhados na graxa.







    ...segue uma seção de espancamento usando o martelinho de borracha...








    e o aperto final a 210N/m no meu torquímetro a lenha, correto, pero nerbuesso e baratito!









    Um torquímetro novo, de estalo, como se diz, é a meta da nossa oficcina!








    Amigos, confidenciar uma cosa Ah! , se tem algo que me deixa nervoso é chegar na oficina e flagrar a secretária mexendo nas minhas ferramentas!

    Que merda!

    4X4 Brasil

  • #9
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    Pessoal, ontem já tarde e com sono acabei esquecendo dessas fotos na sequência correta.

    vai agora na montagem do segundo eixo. Vamos com tudo!!
    obrigado!
















    Limpe bem o encosto do rolamento com uma lima afim de preservar o retentor durante a montagem.








    Blz, agora o cubo



  • #10
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    Travado









    Tulipa nova: 80 reais e mesmo os outros itens não considero caro: rolamento tambem 80, porca 16...

























    Junta 2,50 reais








    .

  • #11
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    Tulipa nova no lugar, lembre-se de engraxar bem a ponta do semi-eixo.








    Usei trava quimica de pega média, acho que não tem recomendação no workshop manual da LR alem do torque correto,

    ou não me lembro mesmo.























    65 Nm em todos, sempre cruzando o aperto e facilitando o assentamento da peça sobre a junta.








    Montando a arroela, duas para ajustar a folga no nosso caso.








    Trava-circlip nova, 1,75 reais






    4X4 Brasil

  • #12
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    Tulipa nova no lugar, lembre-se de engraxar bem a ponta do semi-eixo.








    ´´encoste´´os parafusos com a mão, usando trava qquimica de trava média.




















    65 Nm em todos, sempre cruzando o aperto e facilitando o assentamento da peça sobre a junta.
    4X4 Brasil

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