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  • #1
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    Anibal, posta a foto dessa mangueira não to conseguindo entender que mangueira é essa!

  • #2
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    Anibal
    A mangueira que vc esta falando é que a fica do lado direito do motor na tampa do cabeçote logo abaixo do coletor?
    Se for, coloca uma valvula de retorno do hidrovacuo de freio, não a que vai no hidrovacuo, mas a que vai no meio da mangueira.
    Se isso não resolver, aposto uma cx de breja que é o MAF.

    []s
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  • #3
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    bom vamos lá, as fotos !
    as magueiras que troquei fiz um risco e os sensores um X ( o TPS vou trocar amanhã junto com a lambda )
    ( na foto do motor falta uma mangueira que sai do atuador de marcha lenta mas troquei ela )

    Problema com o sensor MARCHA LENTA-foto_051310_002-copia.jpg


    a mangueira com "valvula"
    Problema com o sensor MARCHA LENTA-foto_070411_001.jpg

    detalhe da "valvula" que fica na parte de tras do motor
    Problema com o sensor MARCHA LENTA-foto_070411_003-copia.jpg


    desliguei a bateria, amanha eu ligo e vejo se muda alguma coisa
    mas vou levar no meca pra trocar TPS e Lambda que já comprei e vou trocar de qualquer jeito.
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  • #4
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    a saga continua !

    muito bem, desliguei a bateria por 12hrs, liguei a chave 21x sem dar partida, na 22ª dei a partida. nada, já foi direto pros 3000 rpm.
    deixei assim por 5 minutos.

    nada continuou nos 3000rpm e chegou quase a 3500 quando aqueceu o motor.

    então desliguei o cabo do atuador de marcha lenta e fui pro meca. trocamos o TPS e a sonda Lambda,
    aproveitamos e limpamos o corpo de borboleta.

    verificamos todas as mangueiras de novo, fiz um remendo tabajara nessa mangueira que tem a valvula só pra testar com ela.

    limpamos todos os contatos de todos os sensores, EGR,MAP,TPS,MAF,Temperatura.

    taquei silicone de alta temperatura na caixa de ressonancia em 2 pontos onde já havia sido remendada
    e trocamos a mangueira que liga ela também.

    tudo montado no seu devido lugar, chegou a hora da verdade: dar a partida novamente !
    novamente, 21x ligando sem dar partida e na 22ª liguei. maravilha ! parecia até outro motor de tão redonda a marcha lenta
    nos seus 850-900 rpm e o marcador de temperatura voltou a funcionar sem ficar falhando !!! mas...

    ...tava vazando agua por baixo do carro e era da mangueira que leva agua quente ao coletor,
    toca desmontar tudo e consertar a maledeta mangueira !

    mangueira consertada ( troquei a abraçadeira de pressão por uma de aperto )
    tudo montado no seu devido lugar, chegou a hora da verdade: dar a partida novamente !
    novamente, 21x ligando sem dar partida e na 22ª liguei e ... 3000 rpm again !!!!!!

    pra piorar as coisas o motor desta vez já não estava tão redondo com
    o atuador de marcha lenta desligado. desliga o caroo e revisa tudo.

    ao testar o conector do atuador de marcha lenta com uma ponta de prova,
    um dos contatos está "esquisito" não fica pulsando como o outro.

    a sonda lambda que estava instalada também é bem esquisita
    tem uma numeração totalmente diferente, segue abaixo :

    LSH 24
    7700872878 037
    0 258 003 715
    292041 12V GERMANY 020

    agora to vendido, num sei mais o que pode ser, se não tivesse funcionado
    perfeito durante uns 5min eu ia achar que alguma outra coisa ainda tav com problemas
    mas depois de ver tudo ok e em seguida volta o defeito, e o teste do contato do atuador
    acusou algo estranho, só posso achar que o defeito está nesse contato.

    como eu havia dito antes, quando dava esse defeito eu limpava os contatos do atuador
    com limpa contato e ao ligar novamente voltava a funcionar, mas desde a ultima vez
    nao adiantou nada fazer isso. me parece que o problema esta ai mas e agora ?


    nao sei mais o que fazer, quem puder ajudar agradeço de coração
    ( ta valendo a caixa de cerveja tb, rsss )
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  • #5
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    Se vc tirar o atuador de marcha lenta e tampar o buraco do coletor, o motor vai ficar acelerado, ja é uma pista, com o contato ligado veja se o atuador fica vibrando, se ficar indica que possivelmente esta funcionando, ainda com o contato ligado desconecte o atuador e conecte novamente e observe se o embolo abre ou fecha, qto mais aberto menor é o giro, qto mais fechado maior é o giro.
    Se o conector do atuador apresentou problema, troca ele, custa em torno de 20 conto.

    []s
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Se vc tirar o atuador de marcha lenta e tampar o buraco do coletor, o motor vai ficar acelerado, ja é uma pista, com o contato ligado veja se o atuador fica vibrando, se ficar indica que possivelmente esta funcionando, ainda com o contato ligado desconecte o atuador e conecte novamente e observe se o embolo abre ou fecha, qto mais aberto menor é o giro, qto mais fechado maior é o giro.
    Se o conector do atuador apresentou problema, troca ele, custa em torno de 20 conto.

    []s
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    Fala Edu !

    o atuador é zerinho troquei ele e mesmo assim o defeito é o mesmo do antigo.
    colocando o dedo sobre o atuador novo se sente que ele ta funcionando sim.
    quando desliga o conector do atuador o motor fica normal.
    quando deixa o atuador conectado mas "espreme" a mangueira cortando o ar o motor fica normal também.

    cara, onde eu acho esse bendito conector ? pode bem ser ele mesmo
    procuro com que nome, conector do atuador mesmo ?

    por falar em conector.... a sonda lambda tava com um serviço daqueles, se
    tiver onde arranjar um conetor novo pra ela também eu tiro a emenda dela.
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  • #7
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    só vou poder levar no meca no sabado, to enrolado no serviço aqui.
    eu vi no ML uns scanners genericos, esse treco funciona na Sportage ?
    parece bem interessante porque segundo diz o anúncio ele mostra a leitura dos sensores.
    D.h. Memoscan U581 - Scanner Automotivo Profissional - R$ 468,00 en MercadoLibre

    to de saco cheio desses "mechanicos" e concessionária eu quero mais é que se explodam !

    cara se eu não fico de marcação cerrada vendo tudo passo a passo só fazem m*rda,
    a sonda lambda antiga tava com solda nas emendas e pelo código era de Renault
    se não me engano o código era 258 003 715, o final é 715 com certeza.

    agora o carro tá gastando mais que amante vingativa, a marcha lenta tá mascada
    e ameaça morrer mesmo na gasolina, acima de 2000 rpm parece que ta normal
    ta até andando bem.
    XTerra 2.8 Turbo Diesel Intercooler 2004 Prata offSHOX K&N

  • #8
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Scanner genérico não funciona em sportage até 2008, a central de injeção é analógica, tenho um genérico mas só funciona nas sportages a partir de 2008 que usam central digital.
    A sonda lambda não tem problema se for de outro veiculo, todas funcionam da mesma forma, desde que não sejam soldadas as emendas e os fios estejam ligados corretamente, resistência de aquecimento, pulso e aterramento.
    Vi agora na sua assinatura que usa GNV, isso começou antes ou depois de instalar o gnv? Experimenta desconectar todo o sistema de gnv pra ver se melhora.

    []s
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Scanner genérico não funciona em sportage até 2008, a central de injeção é analógica, tenho um genérico mas só funciona nas sportages a partir de 2008 que usam central digital.
    A sonda lambda não tem problema se for de outro veiculo, todas funcionam da mesma forma, desde que não sejam soldadas as emendas e os fios estejam ligados corretamente, resistência de aquecimento, pulso e aterramento.
    Vi agora na sua assinatura que usa GNV, isso começou antes ou depois de instalar o gnv? Experimenta desconectar todo o sistema de gnv pra ver se melhora.

    []s
    (DU)
    tenho o gnv faz 6 anos, nunca deu problemas só alegrias !

    o problema começou tem uns 3 meses, começou a subir a marcha lenta,
    dai eu limpava o contato do atuador e voltava ao normal, até que um dia
    ficou nos 3000-3500 rpm e não teve mais jeito.

    daí começou a falhar em alta mas era uma mangueira que rachou de vez.
    remendei uma mangueira de respiro do coletor e ficou bom.

    resolvi comprar o atuador novo, mangueiras novas, aproveitei e troquei
    a lambda e o TPS também. ao ligar ficou bom mas como tava vazando agua da
    mangueira de aquecimento do coletor desmontamos pra consertar
    e dai ligou e ficou uma droga ! e assim está até hoje...

    agora tá gastando uma barbaridade de combustível e falhando muito em
    marcha lenta mesmo com o atuador desligado

    pra mim está claro que é um mau contato mas como descobrir ?

    alguem conhece uma oficina boa em injeção ( que tenha scanner ) em SP ?
    XTerra 2.8 Turbo Diesel Intercooler 2004 Prata offSHOX K&N

  • #10
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    Se esta bebendo muito e engasgando na lenta é sinal que esta trabalhando afogada, desligue a lambda e rode com ela desligada pra ver se faz alguma diferença.

    []s
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Scanner genérico não funciona em sportage até 2008, a central de injeção é analógica, tenho um genérico mas só funciona nas sportages a partir de 2008 que usam central digital.
    A sonda lambda não tem problema se for de outro veiculo, todas funcionam da mesma forma, desde que não sejam soldadas as emendas e os fios estejam ligados corretamente, resistência de aquecimento, pulso e aterramento.
    Vi agora na sua assinatura que usa GNV, isso começou antes ou depois de instalar o gnv? Experimenta desconectar todo o sistema de gnv pra ver se melhora.


    []s
    (DU)
    EDuarte, boa tarde !

    Desculpa te incomodar de novo, estou querendo adquirir um scanner, a minha Sportage é diesel 2000/2001, você sabe me dizer qual scanner funciona corretamente para este modelo? Verifiquei na ML e encontrei uma infinidade de modelos veja este link se pode ser usado na minha viatura; http://produto.mercadolivre.com.br/M...-bluetooth-_JM

    Veja a foto em anexo também, este é com bluetooth, existem outros com wi-fi, pretendo usar com o celular sistema Android.

    Abraço, Romildo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Problema com o sensor MARCHA LENTA-scanner.jpg  

  • #12
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    Citação Postado originalmente por romildogo Ver Post
    EDuarte, boa tarde !

    Desculpa te incomodar de novo, estou querendo adquirir um scanner, a minha Sportage é diesel 2000/2001, você sabe me dizer qual scanner funciona corretamente para este modelo? Verifiquei na ML e encontrei uma infinidade de modelos veja este link se pode ser usado na minha viatura; Mini Scanner Automotivo Obdii Obd2 Elm327 Bluetooth - R$ 69,99 no MercadoLivre

    Veja a foto em anexo também, este é com bluetooth, existem outros com wi-fi, pretendo usar com o celular sistema Android.

    Abraço, Romildo.
    Romildo, a sportage diesel até 2003 é bomba mecanica, não tem central de injeção, por isso não da pra usar o scaner.

    []s
    (DU)
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