x
Convex Datacenter

Tópico: Kia sportage

Usuário
    Entrada
    03/11/2011
    Local
    medianeira/PR
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por Marcus Pereira Ver Post
    Seja bem vindo Judemar,
    Sem dúvida tem que trocar, o manual recomenda a troca com 60.000Km, portanto já passou muito.
    No seu lugar eu trocaria todas as correias.
    verifique também o óleo do diferencial, caixa, motor com todos os filtros, etc... vais gastar um pouco mas ganhas em tranquilidade...
    Importante: Faça uma boa inspeção no sistema de arrefecimento, leia o tópico "Sportage fervendo" e vc vai entender a importancia disso.
    Faça também um teste no 4x4 pra não ter surpresa quando for precisar.
    Boa sorte com a viatura!
    valeu amigão!
    ainda abusando dos amigos, então fui em uma mecanica aqui na minha cidade pra orçamento e levei um susto,me pediram 900,00 somente pra trocar o kit da correia dentada e tensor,esses preços são normais ou ta puxado demais ?
    obrigado

Usuário
    Entrada
    14/11/2009
    Local
    São Caetano do Sul/SP
    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Pois é Gil, também moro em região serrana ( Miguel Pereira-RJ) e isso é uma coisa a ser levada em conta.

Mais uma dúvida: Quando ligo a Sportage de manha ela não pega de primeira e o antigo dono me disse que faz o seguinte:

Vira a chave e espera aquela luz apagar e desliga, faz de novo e desliga e faz mais uma vez,, sou seja, ele vira a chave tres vezes (esperando a luz apagar) e só depois o carro pega normal.

Esse procedimento é certo ? O correto não seria usar o afogador ? Mas como usa-lo ?

valeu
    FAla Angelo, tudo bom?

A minha 2001 TDI estava exatamente desta maneira...
    Em dias mais quentes, 1 ou 2 vezes este procedimento de esperar a luz apagar (indicativa da vela aquecedora), mas em dias mais frios, tinha q ser 3 vezes... Mas depois disso, quando batia na chave pegava na primeira.

Deixei no meca pra uma revisão e eram as velas.

Troquei as 4, e agora tá tudo zerado. Pega na primeira sem stress.
    Só não gostei q ele colocou vela xing ling (R$ 30 cada uma) mas quando fui buscar o carro ele já tinha trocado e não quis falar pra refazer o serviço. Quando queimar eu coloco umas boas.
    Se bem que as que ele tirou eram todas xing ling, e eu já tenho o carro há 2 anos... Se estas durarem 2 anos tá bom demais.

Abraço e boa sorte na aquisição.

Rosalvo Neto.

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 186
    Ola pessoal,

Neste final de semana fiquei o tempo todo com aquela Sportage (2001 - turbo diesel) que comentei na semana passada, aquela que estou quase comprando.

Pois bem, testei bastante o carro e:

1 - Andei mais de 100km com ele ontem, subindo serras de estradas de terra e andando por asfalto. Tirando o fato do pneu ter furado, o carro foi muito bem, não aqueceu e , a noite, apos o carro ficar frio, notei que a água do radiador não abaixou nada.

2- Achei ele muito fraco numa subida bem íngreme, com 4 pessoas dentro..mas acabou chegando no topo da montanha

3 - Ele está com um vazamento de óleo do motor, não sei se colocaram oleo demais....o mecanico ficou de verificar

4 - A ventoinha dele esta travada, pois não consigo gira-la com o carro desligado. Não sei se deixo assim ou se tiro ela e coloco uma elétrica.

Ps: É possível (e útil) colocar outra ventoinha naquele espaço na frente do radiador ?

5- Durante a viagem a temperatura não passou do ponto antes da parte do meio do marcador, porem acho que esse carro esta sem a valvula termostatica, pois nos trechos de asfalto, com veleocidades maiores, o marcador da temperatura ficava la embaixo.

6 - Notei que quando usava o ar condicionado, o marcador da temperatura subia até aquele ponto antes do meio. É normal ?

7 - Um dos vidros traseiros não funciona ...mas como ja disseram que é um problema cronico desses carros, tudo bem.

8 - Muito economico.....pelo meus calculos, subindo serra, colocando na lama, etc... ...ele fez aproximadamente 12km/l de diesel

9 - Já foi trocado nesse carro: todos os óleos, filtros, pneus novos, amortecedores novos .......se ficar com ele pretendo colocar outro marcador de temperatura,,, uma ventoinha eletrica (não seria melhor deixar esta mesmo que está no carro, pois está travada ??)

10- Acho que vou ficar com ele !!!!!

Abs
    Angelo, já tive Sportage TDi 2001; por isso, acho que posso falar um pouco.
    Entre vazar óleo por "excesso" e algum problema maior, fique com a segunda opção, com certeza.
    Pode ser na junta de cabeçote, volante do virabrequim, retentores ou qualquer outra coisa.
    Investigue isto antes de fazer a compra.
    Com relação às adaptações para evitar aquecimento, é bem provável que o proprietário esteja escondendo alguma coisa.
    Realmente parece que o carro está sem a válvula termostática, já que ele não deve variar tanto o ponteiro da temperatura, como você mencionou.
    Travar a ventoinha é outro sintoma de problema escondido.
    Acho difícil alguém fazer esquemas para evitar aquecimento, sem que este sintoma já não tenha acontecido.
    Também não é normal a temperatura subir pelo simples fato de se usar o ar condicionado.
    Veja que só pelo fato de utilizá-lo os "truques" de resfriamento não estão funcionando muito bem.
    Outra coisa: o carro deve pegar de primeira, mesmo em dias frios.
    Basta girar a chave e esperar a luz das velas aquecedoras apagarem.
    Fazer isto três vezes já indica problemas nas velas ou sistema de combustível. Verifique.
    Rodar pouco com o veículo, realmente não é o ideal.
    Porém, é certo que nos dias de folga farás passeios mais longos, compensando esses usos curtos.
    E também não quer dizer que vá prejudicar o motor, pois é certo que seu veículo está usando algum óleo multiviscoso, que está preparado para temperaturas abaixo de zero grau Celsius na partida.
    Por isso, sugiro um profundo estudo sobre a situação do motor e agregados, para evitar breves dores de cabeça.
    E boa sorte.

Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Agradecimento: 1
    Pois é ...vou ter que trocar essas velas de aquecimento.

Vc sabe qual é a marca das velas boas ?

Valeu

Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Pessoal, ontem peguei definitivamente a Sportage (2001 - diesel) ,,sendo assim agora faço parte desse grupo, e como não tenho escolha preciso da ajuda de vcs que conhecem bem o carrro, então lá vai:

1 - Ele está com um vazamento de óleo do motor que ta dificil descobrir. O mecanico ja trocou retentores, ja subiu o carro no elevador, olhou tudo e nada de descobrir. Vcs tem alguma idéia de onde pode ser ?

2 - Quero colocar calhas de chuva nas portas. Essas calhas tem que ser da Sportage ou de algum outro carro serve ?

3 - Sabem onde posso achar o "parabarro", que ficam bem atras dos pneus ?

4 - To querendo colocar uma capa para o estepe, tem algum site que venda essas capas ?

5 - Aonde posso achar aquela peça de plastico que tampa quase todo o buraco do painel deixando apenas uma abertura para colocar um radio ?

Desculpem tantas perguntas...e obrigado.

abs

Usuário
    Entrada
    14/11/2009
    Local
    São Caetano do Sul/SP
    Angelo, das velas o pessoal fala que as boas são Bosch, e deve encontrar nas casas de peça em geral, pois não é nada específico.

Desta sua última postagem, compartilho o sofrimento com vazamento de óleo. Tanto que praticamente desisti...
    Toda vez que vou fazer alguma revisão, peço para o meca dar uma olhada, ele troca alguma mangueira, aperta alguma coisa, mas no final das contas sempre volta o vazamento. Uma coisa que nunca me atentei foi essa questão do óleo em excesso, vou ver isso na próxima troca.

Do resto, basicamente são peças, dê uma olhada neste tópico aqui, que acho que pode te ajudar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ki...-em-geral.html (Onde comprar peças em geral)

Abraço.

Rosalvo Neto.

Bom dia, o meca já olhou atras do alternador a bomba do vácuo? Ali tem uma mangueira que recebe o óleo do motor, a minha vaza por essa bendita mangueira.

Abraços,
    Junior - Pajero FULL 2001 3.0 V6 - Lift 3' - Espaçadores AVM - Pneus Marshal Road Venture MT 285/75 R16
    Equipe ItajaiOffRoad

Usuário Avatar de Djalma colombo
    Entrada
    11/02/2011
    Local
    Colombo/PR
    Agradecimentos: 8
    Com relação aos para-barro, é mais facil comprar um pedaço de borracha e faze-los, já tive procurando e não achei, vou ir num lugar perto de casa onde fazem para caminhões e comprar uma borracha que de para fazer, quando estiver pronto coloco as fotos pro pessoal ver!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Boa idéia.....

Agora quero comprar as calhas de chuva para as portas,mas as originias da Sportage so to achando numa loja em Porto Alegre, e sendo assim vai ficar mais caro devido ao frete.

Será que serve de algum outro carro ?

Boa idéia.....

Agora quero comprar as calhas de chuva para as portas,mas as originias da Sportage so to achando numa loja em Porto Alegre, e sendo assim vai ficar mais caro devido ao frete.

Será que serve de algum outro carro ?
    Dá uma confirmada no fórum, mas eu acho que a da f100 serve na Sportage, uso na minha para as 4 portas

SALVE ,SALVE SPORTAGERS
    para variar ,mais um pipininho na viatura,agora apareceu um vazamento ali entre o motor e a caixa ,alguns mexanicos me disseram que 90% que é retentor do volante ,mas tem que baixar a caixa para ver ,e outros mexanicos tem a cara de pau de falar :"carro à diesel é assim mesmo".
    Ha outra coisa ,alguem sabe se consigo a vareta de nivel de oleo , a minha não ta vedando ,num post passado eu disse que tinha encaixado mal, mas na verdade é a vareta que não ta vedando,aqui onde moro os ferro velho só tem fusca , mas eu também prefiro comprar uma nova ,se alguem tiver ou souber onde posso comprar ,de uma dica aí ,valeu .......
    TDI CURTA ,225 75 r15 .......

Salve, na minha já aconteceu isso e era o retentor do volante mesmo, o ideal é certificar se o óleo está vindo dali mesmo ou de cima.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tópicos Similares

1. Grand Sportage ou Sportage, o tamanho atrapalha muito o desempenho?
      Por alvaroarchanjo no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 14/01/2016, 15:42
    2. Kia Sportage, V/M
      Por Pingo Sul no fórum Kia Sportage
      Respostas: 9
      Última resposta: 22/05/2012, 21:41
    3. 4x4 do sportage
      Por gukampos no fórum Kia Sportage
      Respostas: 23
      Última resposta: 29/09/2011, 15:46
    4. sportage 96-97 R$ 17.000,00