Postado originalmente por
Leo - Beethoven
Grande Cláudio,
Eu não quis complicar com a minha pergunta....hehehe.
Eu sei de todos esses pontos, mas foi bom vc mencionar pq o pessoal aqui que nos lê pode mesmo achar que essa alteração seria plug n' play, o que não é verdade.
Com certeza o motor da XJ é de alta performance, mas curva de trabalho dele, bem como o sistema de arrefecimento e até o desenho do cofre do motor foram projetados para o clima america que é muito mais ameno que o nosso.
Por isso enfrentamos diariamente a sensação de que o carro está esquentando d+ e na verdade não está.
Como existem XJs pelo mundo todo, comecei uma cruzada em busca de colher informação de como as XJs se comportam em países como Austrália, Africa do Sul e até nos EUA, mas em lugares como o Arizona e California que são mais quentes que a média. Em todos esses lugares o caras sofrem tanto quanto nós por aqui.
E descobri que muitas gambiarras são feitas por aí....A minha idéia seria resolver esse problema, mas de uma forma o "mais original" possível, entendeu ? E sem gambiarra claro.
Consegui até com um cara da África do Sul que fez algo parecido e está operando com a XJ a 90°C, umas curvas de performance onde ele testou a XJ dele em um dinamômetro e por incrível que pareça o desempenho ficou melhor. Tudo bem que a modificação que ele fez não é das melhores, mas o fato é que depois de tudo que juntei por aqui acho que a idéia de se rodar por aqui a 90°C é uma boa.
É claro, as pás talvés tenham que ser alteradas, válvula termostática e uma série de coisas.....mas o ponto de partida desse experimento seria achar um visco compatível com essa idéia, sacou ? Não descartei a hipótese de usar uma ventoinha elétrica tbém, mas até agora nenhum modelo das ventoinhas que tenho visto me agradou..
Abs.