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Tópico: Cherokee Sport

  • #5809
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    18/01/2016
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    Boa tarde Pessoal,
    meu nome é Cristiano e morro em Fortaleza.
    Comprei um Cherokee sport 2012.
    Uso urbano e brinco nas dunas de leve.
    Gostaria de fazer algumas mudanças para deixar o carro mais "selvagen", tipo pneu maior, lifty, mas nao entendo muito do assunto.
    Alguem poderia me orientar em qual maior pneu que cabe e se tem que fazer lifty?
    Obrigado

  • #5810
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    15/01/2011
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    Opa. Deixe eu dar meu pitaco. Tenho uma XJ 2.5 Diesel 2000/2001 há uns 7 anos. Está com 160.000 Km rodados. O motor, incluindo os cabeçotes, está original. O carro não esquenta, não. Eu moro no Guarujá e vou frequentemente para SP e não esquenta na serra, mesmo pisando. O problema é que muitos não sabem "cuidar" de motores diesel e, sim, é preciso cuidar mais que um motor a gasolina. Já andei em XJ a gasolina. As vantagens da gasolina são resposta do motor, com 190 cv, câmbio automático (que não há na versão diesel) e a caixa de transferência, NP228/229, com possibilidade da utilização do 4x4 em pisos com boa aderência, o 4x4 full time. Pelo que ouvi de alguns proprietários, o consumo da gasolina fica em 4,5 a 5,0 Km/l.
    Já o motor diesel ganha no consumo, de 9,0 a 10,0 Km/l, em minha experiência, e, apesar de 115 cv, tem um excelente torque 300 Nm em somente 2000 rpm. Como comparação, o torque do motor 4.0 gasolina é atingido a 3950 rpm e são 305 Nm. Veja a tabela: https://en.wikipedia.org/wiki/Jeep_Cherokee_(XJ)
    Com a diesel ou com a gasolina não vai lhe faltar motor na trilha mas, no asfalto, a gasolina deslancha. O câmbio da diesel é o manual com embreagem hidráulica e a caixa de transferência, NP207, é considerada muito robusta. Você tem os normais 4x2, 4x4 High e 4x4 Low mas o 4x4 é para ser usado somente e piso com baixa aderência. É a mesma caixa de transferência dos Wranglers daquele ano.
    Quanto ao aquecimento do motor... Há casos, e vários, de superaquecimento do motor a gasolina também. O que ocorre é que estes 2 motores, diesel e gasolina, trabalham com temperatura elevada, por volta de 100 C. Nesta temperatura a água ferve, certo? Então se vc não cuidar do sistema de arrefecimento, trocando a água e colocando o aditivo a cada ano ou 2 anos, é provável que tenha sim problemas de superaquecimento, sobretudo quando pisar fundo por período prolongado, subir serra ou estiver bem carregado. Outra coisa que pode acontecer, aconteceu comigo, é que depois de um "passeio" meu carro começou a aquecer. Nesse passeio a lama chegou na altura dos faróis e entupiu o radiador, por fora mesmo. Tive que tirar o danado e lavar ele fora do carro pois na frente do radiador tem o condensador do AC e uma capa que não te permite acesso à colmeia. Qdo for comprar o carro , diesel ou gasolina, veja bem a condição do líquido do sistema de arrefecimento.
    Os eixos diferenciais traseiros também são diferentes. Na versão diesel são usados o Dana 44, os mesmos da Cherokee Limited, e nas gasolina, que eu saiba, o Chrysler 8.25. Na frente são os mesmos Dana 30 nos 2 modelos, porém com relações diferentes.
    Depois, é questão de gosto. Eu gosto de carro diesel, do barulho do motor, da vibração e, como minha XJ está com pneus 33 e lift de 6', parece que estou em um caminhão! Boa sorte em sua procura. Abraço, Feijoó.
    Feijó - SP
    Ford/Willys 1971 Militar

  • #5811
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    18/02/2004
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    Citação Postado originalmente por Feijoó Ver Post
    Opa. Deixe eu dar meu pitaco. Tenho uma XJ 2.5 Diesel 2000/2001 há uns 7 anos. Está com 160.000 Km rodados. O motor, incluindo os cabeçotes, está original. O carro não esquenta, não. Eu moro no Guarujá e vou frequentemente para SP e não esquenta na serra, mesmo pisando. O problema é que muitos não sabem "cuidar" de motores diesel e, sim, é preciso cuidar mais que um motor a gasolina. Já andei em XJ a gasolina. As vantagens da gasolina são resposta do motor, com 190 cv, câmbio automático (que não há na versão diesel) e a caixa de transferência, NP228/229, com possibilidade da utilização do 4x4 em pisos com boa aderência, o 4x4 full time. Pelo que ouvi de alguns proprietários, o consumo da gasolina fica em 4,5 a 5,0 Km/l.
    Já o motor diesel ganha no consumo, de 9,0 a 10,0 Km/l, em minha experiência, e, apesar de 115 cv, tem um excelente torque 300 Nm em somente 2000 rpm. Como comparação, o torque do motor 4.0 gasolina é atingido a 3950 rpm e são 305 Nm. Veja a tabela: https://en.wikipedia.org/wiki/Jeep_Cherokee_(XJ)
    Com a diesel ou com a gasolina não vai lhe faltar motor na trilha mas, no asfalto, a gasolina deslancha. O câmbio da diesel é o manual com embreagem hidráulica e a caixa de transferência, NP207, é considerada muito robusta. Você tem os normais 4x2, 4x4 High e 4x4 Low mas o 4x4 é para ser usado somente e piso com baixa aderência. É a mesma caixa de transferência dos Wranglers daquele ano.
    Quanto ao aquecimento do motor... Há casos, e vários, de superaquecimento do motor a gasolina também. O que ocorre é que estes 2 motores, diesel e gasolina, trabalham com temperatura elevada, por volta de 100 C. Nesta temperatura a água ferve, certo? Então se vc não cuidar do sistema de arrefecimento, trocando a água e colocando o aditivo a cada ano ou 2 anos, é provável que tenha sim problemas de superaquecimento, sobretudo quando pisar fundo por período prolongado, subir serra ou estiver bem carregado. Outra coisa que pode acontecer, aconteceu comigo, é que depois de um "passeio" meu carro começou a aquecer. Nesse passeio a lama chegou na altura dos faróis e entupiu o radiador, por fora mesmo. Tive que tirar o danado e lavar ele fora do carro pois na frente do radiador tem o condensador do AC e uma capa que não te permite acesso à colmeia. Qdo for comprar o carro , diesel ou gasolina, veja bem a condição do líquido do sistema de arrefecimento.
    Os eixos diferenciais traseiros também são diferentes. Na versão diesel são usados o Dana 44, os mesmos da Cherokee Limited, e nas gasolina, que eu saiba, o Chrysler 8.25. Na frente são os mesmos Dana 30 nos 2 modelos, porém com relações diferentes.
    Depois, é questão de gosto. Eu gosto de carro diesel, do barulho do motor, da vibração e, como minha XJ está com pneus 33 e lift de 6', parece que estou em um caminhão! Boa sorte em sua procura. Abraço, Feijoó.
    Beleza Feijó, excelente relato o seu.
    Encontrar uma em boas condições é difícil, muito mais na versão diesel.
    Estou de olho em uma a gasolina mesmo, troquei figurinhas com o dono atual e ao que parece, está legal.
    Mas como ainda não vendi meu carro atual, não tenho como prosseguir na negociação. Enquanto isso vou sapeando nos classificados...
    Decidi que quero a mais recente com painel escuro e console no teto, se possível uma Rubicon.
    A branca que tem no Webmotors que o amigo indicou antes parece ser excelente (78k rodados apenas), porém por 40k achei demais.

    Valeu!

  • #5812
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    22/06/2009
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    Citação Postado originalmente por megadeth Ver Post
    A branca que tem no Webmotors que o amigo indicou antes parece ser excelente (78k rodados apenas), porém por 40k achei demais.

    Valeu!
    Sem dúvida. O preço está muito fora da realidade.
    Citei apenas para demonstrar como é possível achar viaturas pouco rodadas.
    O negócio é ficar com o dinheiro na mão e pesquisar bastante.
    Na hora que achar dará para negociar desconto e outras vantagens.
    E boa sorte na sua procura.

  • #5813
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    15/01/2011
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    Tem um cara vendendo uma aqui no Guarujá e parece estar bem boa. É gasolina, mas acho que é ano 98 ou 99. Eu até dei uma andada nela pois tava afim de comprar uma com câmbio automático. Converse com o cara, talvez ainda não tenha vendido: Fernando (11) 999880200. Abraço, Feijoó.


    Citação Postado originalmente por megadeth Ver Post
    Beleza Feijó, excelente relato o seu.
    Encontrar uma em boas condições é difícil, muito mais na versão diesel.
    Estou de olho em uma a gasolina mesmo, troquei figurinhas com o dono atual e ao que parece, está legal.
    Mas como ainda não vendi meu carro atual, não tenho como prosseguir na negociação. Enquanto isso vou sapeando nos classificados...
    Decidi que quero a mais recente com painel escuro e console no teto, se possível uma Rubicon.
    A branca que tem no Webmotors que o amigo indicou antes parece ser excelente (78k rodados apenas), porém por 40k achei demais.

    Valeu!
    Feijó - SP
    Ford/Willys 1971 Militar

  • #5814
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    19/07/2015
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    Compartilhando com vocês imagens do final de semana em Paracatu-MG, Capela Nssa Sra D'Abadia - Fazenda Sarana.
    Jeep Cherokee 2.8 Diesel Power Stroke. Pneus 31" + rodas 16, não tem jeito vai ter que elevar a suspensão!
    Cherokee Sport-img_20160121_165823125_hdr-1-.jpgCherokee Sport-img_20160122_111540335-1-.jpg

  • #5815
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    02/02/2016
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    Jequié/BA
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    Boa tarde... To procurando mt por uma cheroka 1998 Sport! Vejo mts pros e contras, mas acredito que os contras são de quem n tem certa afinidade msm com a marca! Então oq vcs que tem certa experiência pode me dizer sobre essa maquina.... Agradeço

  • #5816
    Citação Postado originalmente por Gm Bruno Ver Post
    Boa tarde... To procurando mt por uma cheroka 1998 Sport! Vejo mts pros e contras, mas acredito que os contras são de quem n tem certa afinidade msm com a marca! Então oq vcs que tem certa experiência pode me dizer sobre essa maquina.... Agradeço
    Prezado Bruno,

    Seja bem vindo ao fórum!

    Se eu for ficar aqui descrendo sobre o carro, serei redundante com essas 485 páginas de elogios e críticas, recomendo muita leitura e paciência!
    Circule por aí, converse pessoalmente com proprietários, veja as Cherokee (vulgo XJ), pessoalmente e vai se familiarizando, assim passará a enxergar defeitos com mais facilidade.

    Qualquer XJ tem mais de 16 anos e certamente mais de 100.000km.
    Alta quilometragem não significa carro ruim.

    A minha 1997, está com 200.000 km e está em perfeita ordem, motor roda como novo, troco óleo a cada 5.000km e não abaixa nada! Tenho desde 2010 quando estava com 100.000Km e nunca fiz nada além do normal:

    1 jogo de amortecedores
    1 jogo de pastilha de freio
    1 bomba dágua R$ 175,00
    1 bomba direção hidráulica R$ 400,00 (se não me engano)
    Comando de vidro do motorista
    Motor do vidro do motorista
    Botão do farol
    1 sonda lambda
    1 jogo de Pneu
    1 par de amortecedor tampa traseira
    1 bomba de combustível
    1 vidro dianteiro.

    A grosso modo foi isso, já rodei 100.000km com ela e tive essas revisões a fazer.
    Pelo ano e quilometragem, acho bem dentro do normal.

    Peças todas vindas dos EUA, pois aqui em São Paulo pego numa importadora, ou mando vir.
    Nunca esperei mais que 10 dias por uma peça.
    Nunca fui guinchado
    Nunca fiquei na mão

    A minha é cambio manual, faz 6,5km/l na cidade e 10km/l na estrada, chegando a fazer 12km/l dependendo do pezinho...
    Ou seja, só tenho elogios!

    Outro ponto de vista:

    "é um carro velho, sempre tem uma coisinha pra fazer, consome combustível pra caramba, banco traseiro é apertado, pula..."

    Enfim, vai do espírito da pessoa, e não adianta comprar uma e achar que não precisar cuidar e ficar sempre atento.
    Se não curte mexer no carro e não entende nada de mecânica, conselho: cai fora!
    Procure uma TR4 mais nova ou algo que caiba no seu bolso.
    Não é por que a XJ custa preço de carro Mil que a manutenção seja dessa forma, vai custar preço do porte dela, caso vc mande pros mexânicos da vida, eles sempre acham que quem de Cherokee é rico!!!

    Se curte carro antigo e gosta de mexer, procure uma e compre, tem um tutorial de compras por aqui no forum.
    Se não curte e acha que vai comprar um 4x4 por é barato, mas não entende de mecânica e nem tem disposição para trabalhar no carro nos finais de semana, procure um mais novo.

    Não era pra me alongar

    Boa sorte e pergunte a vontade, mas leia antes de perguntar!
    Antes de comprar a minha, digeri esse fórum de ponta a ponta sem ter feito uma pergunta, qq coisa que quiser saber, achará por aqui.

    Abraço e boa sorte!

    Ah! Seja bem vindo, novamente.

  • #5817
    Usuário Avatar de Jueli Cardoso Jordão
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    12/06/2015
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    Amigos,
    Fiz recentemente um relato de minha experiência com uma XJ diesel 2.5, 1999. Ela simplesmente não pegava depois que fizemos o motor. Não teve jeito de chegar energia na bomba injetora. O que fiz?... troquei a bomba semi-eletrônica por uma mecânica adaptada. O carro ficou funcionando bem, o motor com um som macio e bonito, mas faz um pouco de fumaça e está amarrando na continuidade da marcha de 1ª para 2ª. Ainda estou levando para o mecânico dar uma última regulagem e para o eletricista fazer mais algumas ligações do painel, mas gostaria de saber se alguém tem alguma dica para informar o que devemos olhar com mais carinho para resolver este problema dela estar frouxa.... obrigado.

  • #5818
    Usuário Avatar de Jueli Cardoso Jordão
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    12/06/2015
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    Citação Postado originalmente por Jueli Cardoso Jordão Ver Post
    Amigos, recentemente o André Napp, meu sócio, fez um post relatando uma experiência com uma XJ com motor 2.5 a diesel que compramos. Alguns colaboradores do Forum nos deram algumas dicas mas ainda não resolvemos os problemas. Vou relatar novamente e resumidamente a questão:
    O veículo estava com mal funcionamento. Abrimos e fizemos o motor com troca de pistões, camisas, retífica do girabrequim. Consertamos motor de arranque, trocamos correia e bicos. O motor funcionou bem, passou no teste de rotação, sem ruído, etc. Ele tinha um problema anterior que continuou acontecendo. Continuou apagando na marcha lenta, não segurava a rotação. Vc ligava, acelerava, tudo bem, quando vc tirava o pé do acelerador ele apagava na lenta. O mecânico conferiu a sincronização, estava certo, resolvemos enviar para o eletricista colocar sensores, ligar cabos e painéis. O carro foi rodando e funcionando bem, só estava apagando na lenta. Depois que o eletricista começou a fazer as ligações o motor não pegou mais. Daí, veio bombista que conferiu a bomba e estava ok, mas o motor continuava sem funcionar. Testamos o motor com White lub e o motor funciona perfeitamente. Passamos por vários eletricistas e nada!
    Sem mais recursos trouxemos um especialista de SP que dá manutenção para algumas especializadas em Brasilia (estamos em Paracatu-MG) para verificar o problema. Verificicou o módulo de controle do motor (ok) e reconfigurou o módulo que fica abaixo do painel (não sei o nome). Colocou os módulos e o carro continuou não funcionando. Daí, fez uma ligação direta na bomba de combustível e o motor funcionou. Foi verificado as fiações do chicote que ligam à bomba de injeção e não se encontrou nenhuma descontinuidade.
    Conclusão até agora: o sistema está com problema de transmissão de energia para a bomba de combustível quando é acionado. Os cabos estão ligados e com continuidade, porém quando liga não chega energia na bomba injetora de combustível para acioná-la.
    Tem alguém que já passou por este problema ou tem conhecimento para nos dar uma luz?.. Estamos com este problema a seis meses e não conseguimos resolver!
    Hoje, depois de várias tentativas com auto-elétricas, que não resolveram o problema, resolvi e troquei a bomba injetora de combustível eletrônica por uma mecânica. O carro aparentemente funciona bem o motor, mas está fumaçando muito e não anda nada. Está frouxo, empaca até depois da arrancada na passagem da primeira para segunda marcha. Parece que a embreagem está rodando solta e o carro não anda. Se alguém tiver alguma dica, por favor, seja bem vindo.......

  • #5819
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    Bom dia Jueli. Tive problemas de "frouxidão" com minha XJ Diesel. Depois de muito bater cabeça, trocar filtro, mangueira, fazer bomba e bico, descobri o problema dentro do tanque de combustível. Sujeira saturava o filtro, tela, que protejer o pescador. Se vc ainda não fez isso vale a pena tentar. Meu tanque Nal estava realmente sujo. Eh como se tivesse soltado tinta da parede do tanque e os pedacinhos de tinta eh q causavam o entupimento. O carro andava frouxo sobretudo em giro baixo. Boa sorte. Ab

  • #5820
    Usuário Avatar de Jueli Cardoso Jordão
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    Citação Postado originalmente por Feijoó Ver Post
    Bom dia Jueli. Tive problemas de "frouxidão" com minha XJ Diesel. Depois de muito bater cabeça, trocar filtro, mangueira, fazer bomba e bico, descobri o problema dentro do tanque de combustível. Sujeira saturava o filtro, tela, que protejer o pescador. Se vc ainda não fez isso vale a pena tentar. Meu tanque Nal estava realmente sujo. Eh como se tivesse soltado tinta da parede do tanque e os pedacinhos de tinta eh q causavam o entupimento. O carro andava frouxo sobretudo em giro baixo. Boa sorte. Ab
    Boa Noite Feijó. Vejo que vc é quem mais entende de xj a diesel neste fórum!... Vc tem toda razão na sugestão. Quando troquei a bomba injetora ela funcionava bem com o óleo em um recipiente extra tanque que fizemos para testar a alimentação, mas não funcionava direito quando se ligava no sistema filtro/tanque. Abrimos o tanque e constatamos o defeito na tela que estava solta. Aparentemente o suporte da tela havia dissolvido, então quando puxava o combustível uma parte da tela encostava no buraco (aberto onde se soltou) e diminuía consideravelmente a seção por onde passa o diesel. Assim, está descartada esta hipótese, a não ser que o serviço do repara não tenha sido bem feito. Colocamos no local do filtro um sangrador com filtro da MWM e estamos notando que demora para que o combustível saia com suficiência. Vou pedir ao mecânico para retirar o tanque novamente. O bombista até sugeriu colocar uma bomba de combustível no tanque para melhorar este desempenho. Vamos ver então ... Muito obrigado....

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