Já o motor diesel ganha no consumo, de 9,0 a 10,0 Km/l, em minha experiência, e, apesar de 115 cv, tem um excelente torque 300 Nm em somente 2000 rpm. Como comparação, o torque do motor 4.0 gasolina é atingido a 3950 rpm e são 305 Nm. Veja a tabela: https://en.wikipedia.org/wiki/Jeep_Cherokee_(XJ)
Com a diesel ou com a gasolina não vai lhe faltar motor na trilha mas, no asfalto, a gasolina deslancha. O câmbio da diesel é o manual com embreagem hidráulica e a caixa de transferência, NP207, é considerada muito robusta. Você tem os normais 4x2, 4x4 High e 4x4 Low mas o 4x4 é para ser usado somente e piso com baixa aderência. É a mesma caixa de transferência dos Wranglers daquele ano.
Quanto ao aquecimento do motor... Há casos, e vários, de superaquecimento do motor a gasolina também. O que ocorre é que estes 2 motores, diesel e gasolina, trabalham com temperatura elevada, por volta de 100 C. Nesta temperatura a água ferve, certo? Então se vc não cuidar do sistema de arrefecimento, trocando a água e colocando o aditivo a cada ano ou 2 anos, é provável que tenha sim problemas de superaquecimento, sobretudo quando pisar fundo por período prolongado, subir serra ou estiver bem carregado. Outra coisa que pode acontecer, aconteceu comigo, é que depois de um "passeio" meu carro começou a aquecer. Nesse passeio a lama chegou na altura dos faróis e entupiu o radiador, por fora mesmo. Tive que tirar o danado e lavar ele fora do carro pois na frente do radiador tem o condensador do AC e uma capa que não te permite acesso à colmeia. Qdo for comprar o carro , diesel ou gasolina, veja bem a condição do líquido do sistema de arrefecimento.
Os eixos diferenciais traseiros também são diferentes. Na versão diesel são usados o Dana 44, os mesmos da Cherokee Limited, e nas gasolina, que eu saiba, o Chrysler 8.25. Na frente são os mesmos Dana 30 nos 2 modelos, porém com relações diferentes.
Depois, é questão de gosto. Eu gosto de carro diesel, do barulho do motor, da vibração e, como minha XJ está com pneus 33 e lift de 6', parece que estou em um caminhão!