:esgrima:tuchê para Karinap. faleu garota.
Versão Imprimível
Comprei meu primeiro 4X4 há pouco tempo e a primeiro coisa que fiz foi instalar um kit G5.
Pode ser que a médio e longo prazo algo aconteça, mas também pode ser que não! Ora, não há como dizer.
Penso que instalar ou não instalar, depende basicamente do uso e do que se pretende ou se espera do veículo, afinal, nem todos compram carros 4X4 para atola-los na lama.
O meu carro por exemplo, tem motor grande e por conseguinte, consumo elevado. Poderia optar por comprar um V6, ou mesmo um menor com motor 4L, mas não comprei, quer dizer, foi uma prerrogativa exclusivamente minha, a despeito das crenças favoráveis ou contrárias ao uso do GNV, de onde se conclui que estou pagando para ver.
O kit que instalei me dá uma autonomia de aproximadamente 250 km, suficiente para eu fazer as viagens semanais que costumo fazer, e isso sem perda de potência.
Por outro lado, como minha opção foi de morar fora de um grande centro, fiz a opção, também, de ter um veículo que pudesse ser utilizado no fora de estrada, não para trilhas radicais, mas para pelo menos poder sair e me divertir com a família, sem o receito de ficar preso num lugar com pessoas a km de distância.
Estou satisfeito por enquanto, pelo menos com o equipamento. A única insatisfação recai sobre a necessidade de vistorias anuais que são caras pelo que, e como é checado o carro.
Boa tarde Jayme!
Gastei exatamente R$ 5.500,00 só com o kit, mais R$ 200,00 com a inspeção e o restante da documentação habitual.
Coloquei 2 cilindros; um de 21m³ e outro de 15m³. Se optar por apenas um, fica um pouco mais barato e ainda sobra um pouco mais de espaço no porta malas. Mas atenção, está proibido instalar um tanque sobre o outro.
Fala Guilherme! Nesses kit 3a geração com o misturador, será que tem como fazer um COLD AIR INTAKE com 2 entradas pra filtro? Aí em uma coloca-se o misturador e filtro e na outra apenas o filtro, ficaria tipo um Y. Quando o kit gnv é acionado o atuador manda o GNV no misturador e quando andando na gasolina não geraria restrição no ar, pensei dessa forma por ficar ANTES do TBI/TPS, sendo assim não seria considerado uma "falsa entrada de ar" o que acha?
COLD AIR INTAKE: http://www.ebay.com/itm/97-99-DAKOTA...BV56-l&vxp=mtr
Acho que entendi a sua ideia, mas você precisaria de uma válvula (mecânica ou elétrica) que fechasse uma enquanto abria a outra entrada de ar pra funcionar esse seu sistema. Há algum tempo pensei em fazer algo parecido, usando só uma borboleta acionada por um cabo de afogador. Na verdade, a borboleta faria o papel de restringir a entrada de ar enriquecendo a mistura, necessário pro GNV, a restrição se faria só com a borboleta fechada mas com o diâmetro reduzido, enquanto funcionando no GNV e aberta quando na gasolina.
Tudo é uma questão de se obter um fluxo de ar capaz de homogeneizar a mistura ar/GNV de forma laminar e não turbulenta, mas com um mesclador pra agilizar esse processo pois a distâncias são curtas.
Tudo é possível, basta querer e ter paciência pra calcular, projetar, mandar fazer peças, montar, testar... e TEMPO pra tudo isso né
Então, eu pensei sobre a borboleta também mas será que é preciso? No GNV teria problemas em entrar ar pelo "outro" filtro?
Olha essa borboleta: 3" Electric Remote Exhaust Catback Downpipe Cutout E-Cut Valve Motor Universal
Pessoal usa no escape pra aumentar o barulho...
Se você puder detalhar a instalação do seu gnv... no meu caso seria uma dakota v8 5.2...
Abração!
Acho que dependendo do diâmetro, poderia ser adaptada essa válvula mesmo, mas acho que vc não entendeu o seguinte: Não precisa de dois filtros, só um dutos saindo do mesmo filtro com a válvula no meio do caminho e imagina essa válvula do anúncio com um diâmetro aberto no centro dela de 36, 38 mm, acho que é o máximo que o GNV permite e depois é só estudar a posição do injetor pra ver onde o GNV teria maior arrasto e melhor diluição com o ar. Essa seria a minha ideia. Ela fechada daria passagem com uma pressão mais negativa necessária pro GNV e aberta ela teria todo o diâmetro, descontado o eixo de passagem de ar quando tu passasse pra gasolina.
Tô meio sem tempo agora, desculpa os possíveis erros de grafia, mas conseguiu entender?
Sim, entendi que não precisa dos 2 filtros e sim 2 dutos eheheh, então no GNV dá problema de homogeneização da mistura se puxar ar pelo outro lado tbm? Na gasolina não teria pois os bicos ficam pós-tbi né? Sou um curioso, tenho ap turbo montado por mim mesmo por isso a curiosidade. Consegui entender perfeitamente! É esse o medo, como sabe onde seria a melhora posição do gnv?
Abraço!!
Não, não, mano, teria um filtro e um duto só, mas com a válvula no meio do circuito. "Fechada", trabalha com o diâmetro reduzido, ou o diâmetro feito no centro da borboleta e aberto o diâmetro normal da tubulação onde ela vai estar instalada.
Em relação a melhor posição do injetor, poderia começar a se nortear pelos cálculos de mecânica dos fluídos, onde entrariam densidades do ar, do GNV, velocidade do ar na tubulação, o que dependeria na rotação do motor, diâmetros da tubulação, diâmetro do furo na borboleta, temperaturas do ar no local da admissão e a influência dela na densidade e por aí vai. Tu que tem um ap turbo sabe melhor que ninguém que dependendo do turbo, vc tem mais torque em baixa RPM e consequentemente menor em alta, mas escolhendo outros diâmetros das partes quentes e frias e calculando a exaustão do seu motor pra identificar a rotação com que turbina vai encher, tu pode ter seu ap praticamente normal em baixa, mas um canhão em alta, assim como em relação a temperatura do ar admitido, fica fácil trabalhar com os turbos quando vc instala um intercooler. Os cálculos eu usaria só pra começar a me orientar, claro que depois seria mais um jogo de tentativas e erros e acertos, mas que com a paciência necessária, é possível sim ter um sistema GNV confiável e o bom rendimento com a admissão mais livre quando queremos usar todo o V8tão