E conforme comentado, já tenho novidade: variador de ponto decente, que leva em conta da dinâmica do motor.
Pra 6 cil. já está testado, e em mais alguns dias terei o programa pronto para testar em 4 cil.
Sds,
Sukys
Versão Imprimível
E conforme comentado, já tenho novidade: variador de ponto decente, que leva em conta da dinâmica do motor.
Pra 6 cil. já está testado, e em mais alguns dias terei o programa pronto para testar em 4 cil.
Sds,
Sukys
Sukys,
Dá uma olhada no variador que tenho instalado. Baseado na sua experiência vc vai poder dar mais detalhes sobre isso.
http://www.tury.com.br/produtos/deta...codProduto=t34
Quanto ao misturador, finalmente consegui fazer um e testá-lo descentemente. Ficou bom d+...nem parece o mesmo carro....
Como o pessoal aqui vai querer a receita, então vou contar toda história....
Estou a quase um mês de papo com os Italianos da BRC (na própria Itália)...posso dizer uma coisa, esses caras realmente entendem de GNV e uma pena que não temos por aqui no Brasil nem 10% dos recursos (acessórios e opções) que existem efetivamente....
No caso específico da XJ, eles disseram que o regulador convencional de membrana até pode ser usado a contento, mas muitos agregados teriam que ser utilizados para melhorar a eficiência e que o ideal seria mesmo o Kit injetado....pasmem mas me garantiram que a perda máxima de potência com este kit injetado seria de 3% e 0% na gasolina, claro pelo fato de não usar misturador....
Como a minha burrada já estava feita e tá faltando din-din pra um up-grade....parti mesmo pra melhorar o que tenho e tirar melhor proveito disso...
A BRC não fabrica misturadores, nem na Itália, e me indicaram outra empresa...claro, os caras não iriam me passar o desenho, mas pelo menos me deram uma informação importante, o diâmetro do furo máximo que pode ter o misturador é de 32mm....com esse parâmetro começou a diversão....fiz um misturador em Nylon, mas foram quase duas semanas de tentativa e erro....pra acertar um desenho e as ferramentas pra tornear...mas o resultado final foi muito bom....Mais pra frente posto aqui algumas fotos....só não tirei fotos antes, pois não sabia se iria ficar ainda numa boa condição e tenho que desmontar tudo de novo pra tirar...mas vou fazer isso em breve.
Uma outra dica que o caras da BRC me passaram, é que na XJ é mandatório que o redutor seja do modelo Super (que tem mais vazão)....fui correndo olhar no meu e tive alívio grande a ver que era realmente esse....
Disseram ainda que seria impressindível o uso de um gerenciador de fluxo eletrônico com motor de passo....no início eu duvidei um pouco e comecei a pesquisar sobre o assunto....
Esse gerenciador (programável) permite criar uma curva de demanda de GNV em função do RPM do motor e abrir ou fechar uma vávula (com motor de passo) otimizando assim o sistema....depois de muito ler e pesquisar, resolvi bancar esse brinquedo pra testar.
http://www.tury.com.br/produtos/deta...dProduto=t3000
Incrível como o carro mudou....a rotação sobe rápido e redonda, sem amarrar acima de 2000 rpm....
Ainda não tive como fazer um média de consumo pra ver, mas com certeza vai melhorar....está andando que é uma beleza.....puxa melhor, as marchas trocam melhor....
Vou postando a vocês aqui os resultados.
Optei por este controlador, pois foi era a marca do variador de avanço que já estava instalado na minha XJ, e além do preço (claro)....ou seja, sem comissão pra mim, infelizmente.
Pra quem tava meio cético sobre esse assunto....realmente valeu cada centavo e trabalho que deu esse negocio....
Agora, se o Sukys disser que ainda tem como melhorar ainda mais, ou vou adiante certemente....agora que o negócio ficou bom, eu topo tudo.
Abs.
Olá Leo, Blz!
A triste constatação que tiveste a respeito da sabedoria em relação ao GNV, também a tive quando consultei, com um ingles macarrônico, se a Cherokee poderia ter um sistema aspirado. Disseram que não, e foi outro fabricante. Aqui o povo vende, diz que funciona, mas não te garantem o melhor funcionamento possível. Estou arrependido de ter colocado este. A minha tem a tal válvula gerenciada, mas ainda tem a história do mesclador travado. Não sei se ajuda, mas olhando informações a respeito de medidores por venturi, falavam sobre angulo de convergencia de 30º e de divergencia de 14º, para confecção de venturis mais baratos, com outros angulos teriamos peças mais longas.... e sobre a redução de diâmetro de 50% a 75% do diametro de entrada - isso convenhamos, que alguém calculando pudesse dizer qual depressão teria no ponto de injeção de gás, em função de RPM / CFM e diâmetros dos condutos...Não consegui mais do que ler algumas páginas de "Mecanica dos Fluidos"...tá dificil entender. Sobra a parte prática, o diâmetro de 32 fica lá na proporção de 50%, tentaste com diametros maiores? E o pessoal da BRC disse quais as pressões máxima e mínina (ou depressões) que o redutor trabalha na saída?
Léo,
ótimas noticias.:palmas:
O meu redutor também é o Super. Quando eu comprei a cherokee eu tive que tirar o antigo e acabei instalando esse modelo BRC Super.
A sua também melhorou na gasolina ou a melhora que estás falando é apenas no GNV?
Chegasse a pesquisar mais alguma coisa sobre a Progas? Ele havia me falando também que o segredo não é aumentar o tamanho da passagem, mas sim deixar adequada para cada tipo de carro.
Um abraço!!!
Pois é Costa, desenterrei em casa tudo que eu tinha sobre MF dos tempos de facu...o materiazianha chata era essa e por incrível que pareça foi a única vez que ela me serviu pra alguma coisa...:mrgreen:
A zica é que os caras não falam de jeito nenhum a razão de saída dos redutores deles....aí o que eu fiz, em função do volume de gás que eu tenho no meu cilindro e pelo consumo que tenha, fiz um cálculo reverso pra levantar pelo menos um parâmetro inicial....
Tentei com diâmetros maiores, claro a idéia era justamente essa pois assim iria abafar menos, principalmente na gasolina. Mas quanto maior a abertura, maior teria que ser o comprimento do ventiri, aí iria ficar inviável.....32mm foi o maior diâmetro que consegui, usando um ângulo de entrada de 30° e saída em torno de 20°....Ficou bom....não é o ideal, tá longe disso, mas como melhorou, hj eu tenho noção que um jegue daria mais potência que o GNV da minha XJ....
Melhorou um pouco na gasolina, mas não o quanto desejamos....não se compara a rodar sem o mesclador, isso é fato. Mas melhorou absurdamente no GNV e era isso que mais pesava.
Mandei e-mails pros Argentinos, mas acho que eles não gostam muito de Brasileiros....:mrgreen:...nem se deram o trabalho de responder.
Mas pelas fotos (ruins) que estão no site deles, não ficou muito diferente do que eles tem por lá não....
Abs.
O texto fala pouco e diz menos ainda, mas pelo jeitão da coisa é feita uma determinação de ponto FIXO, passível de diminuição em função do tps ou rpm apenas para evitar marcha lenta inconsistente, dando a entender que o resto (justamente o que interessa em termos de desempenho) não leva em conta a dinâmica do motor.
Quanto custou isso?
Pois é, falei um monte sobre a "lata furada", falei um monte sobre venturí, e agora apareceu o teste são tomé pra não me deixar "mentir" sózinho. :-)
Perda em relação ao GNV nos trinques e não em relação ao combustível original, que nem sempre está nos trinques. Tome cuidado quando ouvir colocações do tipo, porque com taxa de compressão idêntica e comparado ao GNV, um motor bem afinado para os dois combustíveis sempre apresentará melhor rendimento com combustível líquido (álcool ou gasolina, que possuem maior poder calorífico que o GNV).
Isso é outra coisa que também comentei diversas vezes: controle eletrônico de fluxo.
E volto a refazer o comentário de que se houver a possibilidade do ultimo estágio do redutor entregar gás com pressão acima da atmosférica, uma eletroválvula pra controle de vazão gerenciada pelo MAP ou mesmo pela rmp será o suficiente para dizer adeus ao venturi e toda e qualquer restrição que MATA o motor tanto no gás quanto no combustível original.
E quando eu falo vocês demoram um século pra acreditar! :-)
Daqui pra frente vou falar menos, mas topo qualquer teste são tomé com o que já tenho pronto.
Mudando um pouco de assunto mas ainda dentro do escopo de melhora de performance de Cheroca, divirta-se com este link, com direito até a gráfico de dino, e preste atenção no PRIMEIRO item que se coloca a mão quando o assunto é melhora na performance. Quem sabe vocês acreditem em palavra de gringo, porque na minha palavra de tupiniquim vocês só vão acreditar no próximo século... :mrgreen:
http://www.jpmagazine.com/techarticl...ing/index.html
Sds,
Sukys
Se não me falhe a memória dá pra baixar o manual desse aí no próprio site, mas acho tbém qie o avanço que ele faz é fixo.
Não sei o custo dele, pois foi instalado quando coloquei o kit (incluso no pacote) mas seria fácil levantar, basta mandar um e-mail pra um dos distribuidores dele (convertedoras)
Eu nunca duvidei disso não, a mecânica dos fluídos é prova disso. :concordo:
Por isso eu disse: Os caras me garantiram, mas até aí "la garantia soy jo".
Nesse caso, principalmente pela grana que cobram (4.500 pilas) só pelo "up-grade" (sem cilindro e outras coisas que seriam aproveitados do kit antigo) eu seria muito mais que um S. Tomé.....hehehe
Pois é, os caras insistem nesse kit que é multi ponto (um injetor de GNV por cilindro), fico pensando por que não fazem um desses mas mono-ponto, acho que seria uma relação custo/benefício muito boa....
Não é que demora pra acreditar....demorou foi a parte prática da coisa, mas que eu sabia que ia ficar melhor, isso sim eu sabia.
Eu topo tbém.
Vale a pena ($$) uma ignição capacitiva ou algo assim pra aumentar as faíscas ? Módulo/bonina ou só bobina ? Tem alguma coisa pronta aí do tipo que tbém poderia ser S. Tomézada ?
Abs.
Leo,
Até pouco tempo atrás eu tinha a convicção, por default e de forma genérica, de que as atuais ignições com bobina plástica superavam as espectativas em termos de "desempenho de faísca". Lêdo engano, o que houve foi um menor custo de fabrico proporcionado pela maior eficiência, com resultado final que não vai muito longe das bobinas asfálticas, onde a grande vantagem da plástica fica por conta do menor tempo de carga, e isso não tem nada a ver com aumento de potência elétrica e sim com manutenção de potência elétrica com motor em alto regime de giro.
Tanto esse engano que fazia é fato que, quando se faz alteração de desempenho de motor, já estão pipocando por aí alterações em sistema moderno de ignição, prova disso é o link que postei, onde é feito modificação do sistema de ignição para um ganho de 20 HP com a MANUTENÇÃO do tipo de combustível, que por sinal é melhor que o nosso, e postei APENAS este link porque tem a ver com Cheroca, e não postei só por causa da ignição, a parte que fala sobre corpo de borboleta é muito interessante pra essa história de GNV.
Ignição CDI dá um tapa pra frente em qualquer motor que faça uso de GNV, seja com bobina asfáltica ou plástica, se não de forma quantitativa, com certeza de forma qualitativa, e estou como sempre estive, com meus produtos disponíveis à teste, QUALQUER tipo de teste.
Como você já está alterando algumas coisas no seu motor, o ideal é que qualquer teste seja feito de forma isolada, caso contrário corre-se o risco de atribuir vantagens indevidas pra essa ou aquela modificação.
Um minimo de método ou critério sempre vai bem, e no que depender de mim é só uma questão de combinar.
Sds,
Sukys
Graaaande Leo....blz ai ????
qual é o custo deste trósso ai que vc comprou !!! ????? o modulo, o motor de passo..etc ???
e quando vc vai fazer um destes misturadores ai pra eu colocar na negona ?????
abraço ?? ahhh poderia fazer e instalar tumem ???
valeu
[quote=Leo - Beethoven;461532]Pois é Costa, desenterrei em casa tudo que eu tinha sobre MF dos tempos de facu...o materiazianha chata era essa e por incrível que pareça foi a única vez que ela me serviu pra alguma coisa...:mrgreen:
A zica é que os caras não falam de jeito nenhum a razão de saída dos redutores deles....aí o que eu fiz, em função do volume de gás que eu tenho no meu cilindro e pelo consumo que tenha, fiz um cálculo reverso pra levantar pelo menos um parâmetro inicial....
Tentei com diâmetros maiores, claro a idéia era justamente essa pois assim iria abafar menos, principalmente na gasolina. Mas quanto maior a abertura, maior teria que ser o comprimento do ventiri, aí iria ficar inviável.....32mm foi o maior diâmetro que consegui, usando um ângulo de entrada de 30° e saída em torno de 20°....Ficou bom....não é o ideal, tá longe disso, mas como melhorou, hj eu tenho noção que um jegue daria mais potência que o GNV da minha XJ....
BLz... Leo,
Conversando sobre diametros do venturi, tem um cara com 34mm no venturi de uma 5.2, (que disse que diametros maiores associados a redutores com maior vazão davam maior consumo). Será que o diâmetro do conduto de ar também é de 60mm? 34mm seria a proporção de 56%, 32 seria 53%, 30 seriam 50%. Houve mudança no consumo do gás quando alteraste o diametro do venturi para os 32, considerando que fizeste algum ajuste na válvula (gerenciador de fluxo eletrônico com motor de passo)?.
Mais uma pergunta pra pensar, será que instalando um manovacuômetro na linha de alimentação de gás para o venturi, não dá para saber o valor gerado para cada tentativa de venturi e os valores que fazem o redutor funcionar do mínimo ao máximo de abertura do diafragma? Será que o prórpio valor de depressão do coletor de admissão não faria o diafragma trabalhar?
sds,
Sukys, vamos falar sobre isso mesmo. Só deixe entrar uma verbinha por aqui, pois sou do tipo gostou-levou e não gosto de ficar consinhando galo.
Com certeza, mas optei por mudar logo de cara o mesclador e o gerenciador, por que estava absolutamente convencido de que ambos trariam melhorias. Ainda bem que sou teimoso....hehehe....
Mas foi simples avaliar o ganho em desempenho que cada mudança trouxe. Quando instalei o mesclador novo, tive que fechar bem a saída do regulador, pois estava dando muito excesso....e logo imaginei que viria economia por aí....e no caso no gerenciador, sabia que em rotações acima de 2000 RPM dava muita falta, não dava demanda....
Resultados práticos: Fiz uma média na cidade com os dois primeiros cilindros de 7Km/m³, levando em conta que estou com pneus 31" x 10,5", isso pra mim está muito bom....não fazia nem 6km/m³ antes da mudança....sem contar que está andando bem....as marchas trocam melhores (menos) e acabou aquele "buraco" acima dos 2000 RPM.
Guto, no seu caso, recomendo instalar mesmo o gerenciador...eu o consegui por 300 pilas, mas eu fiz uma "meiota" com o cara pra instalar e regular, se não ficaria um pouco mais caro...
No caso no mesclador, dá pra fazer pro seu tbém, mas tenho que ver como está o arranjo das suas mangueiras, acho que muda alguma coisa...
Por falar nisso, descobri ainda uma bela cagada....o respiro do motor estava ligado depois do mesclador e deveria estar antes....provavelmente estava dando problemas na mistura....tapei o furo e liguei a mangueira antes do mesclador...
Vamos nos falar sobre isso com certeza.
Costa, foi exatamente assim que levantei o rendimento do mesclador que estava bolando....como são muitas as variáveis e estava literalmente na tentativa e erro, ficar saindo e testando o carro na subjetividade do "eu acho que assim está melhor ou pior" ia ser dose mesmo....daí coloquei um vacuômetro que já tinha pra avaliar....mandava sempre 1500 RPM no motor e avaliava quem puxava mais ou menos e foi assim que cheguei no ponto.
Mas no meu caso estou usando um filtro esportivo e a mangueira sai direto, então foi até que fácil instalar o mesclador.....preciso bolar agora um geito de instalar na caixa original e ajudar os demais por aqui que queiram deixar o filtro original.
Mas como disse aí em cima, de cara eu vi que tava muito melhor, quando tive que fechar a vâvula do diafragma....logo o novo mesclador tava fazendo boa depressão e vencendo melhor a membrana.
mas ficou gostoso de guiar agora....parece outro carro....é claro que ainda perde muito na gasolina....mas no GNV ficou bom mesmo. Acho que os próximos passos agora é melhorar o sistema de ignição como o Sukys disse, deve-se ganhar um pouco mais.
Posto aqui algumas fotos que fiz do mesclador.
Abs,
Sukys e Leo, vocês realmente são demais! Parabéns!:concordo: