Viagens com o Compass Flex
Citação:
Postado originalmente por
Wcastillo
Pessoal já estou com o Compass Limited há um mês, estou muito satisfeito.
Sobre o consumo para esclarecer vcs a média está em 6,4 km/l na cidade. Na estrada agora testei numa viagem de 700 km pro RS e fez uma média de 9.4 k/l, (andando numa média de 120 a 130 km/h reais) Nesse ponto que queria chegar, que não gostei de um carro supostamente global vem com um erro de 10km/h no velocímetro.
Então cuidado pra fazerem suas médias vi alguns posts com médias de 17 km/l andando a 100 km/h, na verdade a velocidade real é de 90 km/h.
Estava acostumado com o velocimetro do Hyundai que marca a velocidade real. Imagino que no compass esse erro proposital, supostamente por segurança (acho que pelo contrário que atrapalha nas ultrapassagens e é um engano aos consumidores), é uma má herança da Fiat.
Sobre viagens já fiz duas com o Compass Flex e essas são as minhas impressões:
Viagens em asfalto, pista dupla plana:
- Fiz uma viagem de ida e volta à Goiânia, a partir de Brasília, que tem características de estrada bem fluida
- Nessas estradas o carro faz mais de 11km/l em média de 120km/h e aproximadamente 10km/l com velocidades de 140 a 150km/h (no velocímetro, lembrando daqueles 10km/h de erro já relatado)
- Muito silencioso, muito confortável, sobretudo quando se usa o controle de velocidade constante.
Viagem de asfalto, pista simples com ultrapassagens e alguns morros:
- aqui tem algumas características de projeto específicas.
- primeiro o motor não tem o mesmo torque que um motor diesel. Logo, na subida, o cambio trabalha constantemente, mudando de marchas o tempo todo para compensar a inclinação, conforme ela aumenta ou diminui, para manter a velocidade. Me pareceu bastante competente nessa tarefa, não criando nenhum tipo de impedimento à fluidez da viagem, exceto pelo aumento ou diminuição dos giros do motor que pode incomodar algumas pessoas
- nas ultrapassagens ele tem a mesma característica de qualquer carro automático, ele normalmente está em overdrive (6a marcha) e só reduz quando você pisa no acelerador, tirando alguns décimos de segundo de uma ultrapassagem. Aqui tem uma manha, logo antes de tirar para ultrapassar dê um toque na borboleta de redução que ele espeta a marcha logo abaixo e já fica esperto para a ultrapassagem antes de você acelerar. Daí ele já desenvolvem com bem mais agilidade.
- nesse tipo de estrada faz de 9,5 a 10,5km/l, dependendo do tráfego
Viagem em estrada de terra leve:
- vai muito bem e é muito estável
- o monobloco é muito rígido, o que favorece um off-road leve. Chega a levantar a roda com facilidade quando a estrada tem algum desnível que deixa uma das rodas suspensas
- o compass flex, em estrada de terra, tem um problema: aquela sainha em baixo do para-choque dianteiro. Acho que não precisava ter o mesmo para-choque o TH, mas aquela sainha tem pouca função estética e prejudica no off-road e na hora de estacionar de frente em meio-fio na cidade. Eu se fosse a Jeep tiraria ela e mesmo assim a frente ainda fica bastante invocada.
- essa sainha às vezes batia no facão da estrada (aquele morro no centro da estrada entre as trilhas das rodas) quando o facão era muito alto.
- Pelo menos a jeep foi esperta e colocou uma saia flexível no centro, desconectada das laterais. Assim ela pode pegar de leve que não quebra nem solta
- Andei umas suas horas em estrada de terra e não entrou poeira, nem no habitáculo nem no porta-malas
Depois falo mais da cidade.