Central Multimídia do Jeep Compass Longitude Flex
Salve pessoal, desculpem os posts longos, mas vou sair de férias e gostaria de postar as minhas impressões sobre o carro, sobretudo para ajudar quem está decidindo e também abrir discussões específicas para quem já tem, para que a gente possa achar soluções/melhorias em conjunto para o que ainda pode ser melhorado.
Lembro que minhas observações são as minhas impressões, respeito integralmente as divergências. Lembro ainda que se eu tocar em algum ponto que acho que possa melhorar, isso não anula os pontos bons do carro, que são majoritários.
Vamos falar um pouco da central multimídia.
Hoje a central multimídia é meio que o coração do conforto de um carro. Ela virou um dos principais acessórios, pois além da muitimídia em sí ela é um painel de controle avançado do veículo. No Compass isso foi potencializado.
Tudo é configurado pela central multimídia. Os carros atualmente estão cada vez mais computadorizados e muita coisa pode ser configurado/alterado via software. Daí a importância de se avaliar a central muitimídia separadamente.
Tela: Muito boa. Para mim quanto maior, melhor. Não é uma tela igual à do Tesla

Touch: ruim. Sinto muito, mas quem mexe com telas modernas de celulares de ponta não pode achar o touch dessas telas bons. Tente fazer um movimento de pinça em um mapa e vai entender o que eu estou dizendo. Serve apenas para apertar uma função e ponto.
Harmonia com a iluminação/painel: achei bem hamonico. Tando em cor quanto em fonte/cor da fonte. Dá para escolher o fundo e eu escolhi aquele que imita a textura do painel. Assim ficou ainda mais integrado ao painel.
Funções de comando: achei muito bom. Como um painel a central é muito boa. Muitas configurações e menus bem ajeitados. Depois, se tiver tempo, vamos explorar essas funções.
Funções de audio: achei muito bom também. A central parea com o celular e dá para ouvir spotify, google play music, ou audio de boa. O som fica bom e dá para comandar as faixas nos comandos da central/volante. Não uso mídia de áudio no celular (musica baixada) e por isso não testei como funciona navegar pelas pastas do celular. Gosto mesmo é de streaming. Nesse particular, como vocês vão perceber ao longo desse post, ainda é necessário operar na tela do celular aplicativos como o Spotify. Confesso que desisti de investir em espelhamentos/centrais caras. Nada substitui, ao meu ver, um celular de tela grande com todos os aplicativos de appstore. Por isso nem perco tempo. Boto logo um suporte discreto no para-brisa e meu celular vai lá. Uso a central muitimídia apenas como "caixa de som", comandando apenas o volume e passar faixas nos comandos do carro. Assim, logo que entro no carro seleciono minha playlist no spotfy, na tela do celular, e pronto. Depois vou ouvindo e mudando faixa nos comandos do carro. Para mim é suficiente. Os títulos das músicas de streaming aparecem na central e no painel, normalmente. No caso do Spotify e do Google play music, se você estava ouvindo uma playlist quando desligou o carro ele volta automaticamente a tocar aquela playlist quando o carro liga e o bluetooth conecta novamente. Bem simples.
Raramente ouço rádio, mas quando usei notei que é bem intuitivo e completo. Dá para fazer tudo aquilo, memorizar rádio, buscar automaticamente, etc.
Ainda em audio, tem configuração de equalizador e é possível configurar o carro para aumentar o volume automaticamente quando o carro aumenta de velocidade, gradativamente. Bem legal.
O som tem qualidade satisfatória, bem melhor que a Frontier que eu tinha

Funções de vídeo: nessa seara eu não vou poder ajudar muito vocês. Não assisto vídeo no carro. Com a central original desse carro, ainda é menos provavel que o faça. Acho perigoso ficar parado assistindo vídeo e o vídeo não funciona com o carro andando. Não tem TV digital nem nada disso. Logo se a tua praia é vídeo procure aqui no fórum e vá atrás de um desbloqueio. Se eu fosse investir os milhares de reais que essas soluções oferecem, eu partiria para telas nos bancos traseiros para crianças, 4G, e streaming. Tudo muito caro. Prefiro comprar tablets um roteador 4g/12v e entregar o tablets na mão dos moleques.
GPS/Navegação: senta que lá vem a história. Sou um aficcionado por GPS desde seu surgimento ainda na década de 90. Participei de grupos de desenvolvimento de mapas, como o Tracksource, e acompanho a evolução desse sistema desde sempre. Não há mais espaço no mercado para soluções de GPS/Mapeamento totalmente offline. Esse modelo de mapas offline, que tem que atualizar na concessionária, ao meu ver é dinheiro jogado fora pelos fabricantes. Funciona mal.
Aqui em Brasília, então, o GPS da central multimídia é praticamente inútil. O endereçamento da capital do país é muito diferente do padrão "rua,número". Logo não se acha nada nessas centrais digitando o endereço. Pura perda de tempo tentar. Aqui o segredo é tentar achar pelos Pontos de Interesse, ou POI em inglês. Digitar o nome do estabelecimento e ir. Aí é que a coisa pega nessas centrais offline: o banco de POI delas é limitado e se desatualiza rápido. Por isso não há como ter uma solução eficiente offline. Nada supera ou superará a capacidade de um Google Maps ou de um Waze de achar as coisas pra você.
Outro problema dos gps offline é o trânsito. Para que eu preciso de um GPS na cidade onde eu moro? Para ver o trânsito, oras! O caminho eu já sei. Quero ver se há congestionamento, batidas, se há caminhos alternativos melhores. E nada disso é possível em um GPS offline.
Some-se a isso a dificuldade de digitar nomes e de navegar no touch da central e o meu veredito é unico: esqueça o GPS da central. Use-o somente em emergências ou em outras cidades.
Logo minha solução é usar a tela do celular como navegador, e os comandos de voz e alertas saem na central. Só isso.
Telefone: Muito bom. Após pareado seu telefone você pode iniciar uma chamada pelo carro ou pelo telefone. Ele importa as listas de contatos e é possível atribuir atalhos na tela para seus contatos mais frequentes. A ligação pode ser atendida/encerrada no volante, o microfone é bom e a qualidade de audio boa. Quando o telefone toca ou você faz a ligação ele suspende automaticamente a fonte de áudio, inclusive streaming, e retoma depois. Bem prático. Não há nada a melhorar aqui. Parabéns à Jeep.
Comandos de voz: É a tecnologia da vez, mas ainda tem que evoluir, fora de dentro do carro. Os comandos de voz do carro são bem interessantes mas não são tão eficientes como um "ok, Google", uma Siri ou uma Cortana. Falta o motor de inteligência artifical desses grande fabricantes. Logo o comando de voz só te entende se você disser frases pré-definidas. Tem uma ajuda com alguns exemplos mas falta, ao meu ver, uma lista completa delas no manual do proprietário. Uma das coisas que vou propor neste fórum é que façamos uma lista delas.
Eu uso muito o comando de voz da temperatura do ar condicionado, e descobri que falando apenas "temperatura 22 graus" ele já entende.
Para usar o comando de voz tem que apertar o botão no volante e esperar o sinal. Ele não funciona logo nos primeiro segundos que você liga o carro pois demora, acho, a carregar o sistema na memória da central.
Em outro post vou escrever sobre os comandos e configurações. Mas neste já deu para notar porque não chamo a central de multimídia. Para mim ela é um painel espetacular, mas não é uma central multimídia de fato, pelas limitações e bloqueios de fábrica.
Sobe que o Google e a FCA fecharam pareceria para tornar o Uconnect mais "connect" e mais inteligente. Espero que consigam para as próximas versões. Mas a versão atual já tem bons predicados.
Grande abraço!