
Postado originalmente por
Giuberto
Respondendo ao seu offtopic: Como ex dono de JK, te falo: Troller não vale o preço cobrado no Brasil nunca. JK, menos ainda. Tentar fazer comparações de um carro com outro (qualquer que seja) nesse tipo de situação é tentar justificar o injustificável (preço). Mais fácil tacar os dois numa lagoa e ver qual vai sair andando (o JK vai parar assim que a água molhar o console central - senão antes molhando as velas), ou colocar meia dúzia de cada em um transcatarina, sertões ou dakar e ver quais chegam na frente ou pelo menos conseguem completar a prova - os poucos JKs que conheço que participaram de rallys e raids (todos ex donos de troller) em categorias avançadas, tiveram problemas com câmbio e diferencial empenado (o dana 30 dianteiro no famoso munhão), entre outros problemas mas que são considerados normais, quando de troller, de mais grave que tinham tido foi ter de virar a tração no alicate - eu mesmo com o meu ex JK aqueci meu câmbio 3 vezes, 1 vez em lugar que uma TR4 também AT, não teve problemas, e onde obviamente quem estava de câmbio manual estava dando zerinho, e rasgando as dunas em laterais e subidas, se divertindo bastante, dando inclusive pequenos saltos com trollers chipados - pessoas essas com as quais aprendi muito sobre as limitações do câmbio AT. Puxar um veículo em trenzinho (comboio) é um tremendo risco de quebra pra quem tem câmbio AT, zerinho na areia e saltos em dunas, nem pensar, pois não se consegue aliviar a pressão em diversos componentes do sistema, sem falar nas técnicas de pilotagem offroad em raids e rallys que também fazem uso da embreagem inúmeras vezes, algumas vezes inclusive com o intuito de poupar a mecânica de choques, entre diversas outras situações - não é a toa que não se tem sucesso de automáticos em um sertões ou dakar.
Troller e JK possuem bitolas diferentes, entre-eixos diferentes, pesos diferentes, CG diferentes, ângulos diferentes, etc e o JK ainda tem um "pseudo bloqueio" nas 4 rodas contra apenas um LSD no eixo traseiro do troller. Em termos de curso, original x original, em qualquer trilha de verdade nenhum dos dois é eficiente. Aqui já falei disso:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/co...ml#post2060457
O JK tinha obrigação de passear, e desculpe, mas original está muito longe disso, mais fácil bater o parachoque original em rampa de shopping com esses angulos de entrada e saida mediocres que infelizmente o JK sai. Com kit de suspensão RK e pneu 35" sem bloqueios, já penei pra passar em erosão onde troller com 33" e bloqueado no eixo traseiro passou levantando roda e na marcha lenta e samuca com 33" passou sem bloqueios. Só pra igualar o angulo de breakover de 30 graus de um T4 com pneu 30" e um JK 4P, é preciso de 3" lift e pneu 37" no JK, isso para um JK não ficar preso em gangorra onde um T4 com pneu 30" passa, TR4 original passa, Vitara passa, Samurai passa, Defender passa (com louvor pois esbanja 33 graus), etc. No JK 2P é necessário 2" lift e pneu 35" pra se chegar nesse ângulo (30 graus). E na diferença de preço desses dois carros 0 km, devem caber uns 7 kits de suspensão 4-link de 10.000 reais. Mas, nunca o troller terá a segurança urbana do JK, jamais, airbags, abs com freios eficientes, esp e toda segurança oferecida no JK, isso é fato, sem falar da comodidade da capota do JK e toda a opção de importação, infelizmente, coisa pra um seleto grupo de consumidores com realmente muito dinheiro, dado o cenário atual.
A verdade é que a principal diferença é a proposta. O troller não foi feito tendo preocupação de agradar certos públicos - é alto e não entra em vários shoppings, diferente do JK que é bem mais baixo (eu com pneu 35" ainda entrava em shopping com o meu), troller não tem versão 4 portas nem câmbio AT, não é fácil de manobrar, não é facil de entrar, enfim, são muitas diferenças. O JK inclusive, mecanicamente tem uma versão "baratinha" pras pessoas que não precisam de uma t-case rocktrack 4:1 e eixos fortes dana 44 em ambos os eixos, que infelizmente é a versão que mandam pro Brasil, e por aí vai... JK é pensado pra vender 9 unidades pra empresário, fazendeiro (que só anda em estrada de terra de primeiro mundo onde ninguém atravessa mais de 40 cm de rio, e pode se dar ao luxo de andar com diversos módulos pegando lama e poeira), dona de casa, playboy, agroboy, etc e 1 unidade pra jipeiro que vai arrancar a suspensão original e instalar um kit de terceiros, colocar uma atlas, dynatrac 60 e rodar com pneu 40", enfim, trocando câmbio, t-case, diferenciais com mecânicas "indestrutíveis" da terra do tio sam - deixando de original a carcaça e o chassi.
ONTOPIC: Deixo meu panorama sobre câmbio AT. É maravilhoso sim, o do renegade então, achei fantástico no test-drive, mas conheça suas limitações. Para quem fará um uso consciente, mesmo que em trilhas, não há problemas. E pra quem não sabe usar uma embreagem então... rsrs é uma realização.. nunca mais volta pro MT. Nos EUA, câmbio AT é padrão. Quem tem MT é visto como "descolado", "o cara" que usa carro manual... que realmente sabe dirigir!! rsrs mas a cultura deles é diferente, o mercado é diferente, é realmente fácil e "barato" (coisa de $1000 a mais em comparação com um manual)... já na europa, ninguém quer saber de AT, simplesmente pela diferença de custo e durabilidade. É normal se rodar centenas e centenas de kms com um sedan diesel lá, retificar o motor perto de 1 milhão de kms, e lá pra segunda retífica do motor, com uns 2 milhões de kms, se começar a ter algum problema de câmbio - sem falar que alguns câmbio MT sequer precisam de troca de óleo. Então o que vale é pesar o conforto (se faz diferença pra vc) e a manutenção durante os anos que for ficar com o carro (até 150-200 mil km é só trocar óleo). Na proposta do renegade, não vejo motivos que justifiquem o câmbio manual, senão o custo de manutenção e gosto pessoal.
A proposta de um carro automático é conforto. Pra muitos motoristas, a embreagem sempre foi uma inimiga. Algumas pessoas com 1 ano de carta, já nem lembram que a embreagem existe. Outros, mesmo com 20 anos de carta, ainda acham que a embreagem é uma distração, que tira atenção, etc, pra outros como para um piloto de rally ou um entusiasta ela pode ser a principal diversão, principal aliada ou ele simplesmente nem lembra que ele a está usando...