E aí Rogério! a minha cherokee antes dessa reforma toda também tinha lift de 2" 'ching-ling', mas já comprei ela assim então fica difícil fazer alguma comparação com a original, mas é natural perder conforto com o lift justamente porque quanto mais lift fizer mais o lower control arm (LCA) e o upper control arm (UCA) vão inclinar, suponha hipoteticamente que você tenha feito tanto lift que esse LCA ficou completamente na vertical. imagine então que você esta andando e passa num buraco, como a mola vai trabalhar se esse LCA esta na vertical? percebe? é claro, com só 3" de lift o braço vai inclinar 5º ou 10º a mais do que o original de fabrica, mas quanto mais inclinado o braço estiver, menos impacto a mola vai receber e mais impacto estes braços (LCA,UCA) vão receber.
Em resumo, você quer estes braços mais perto da horizontal o possível, ou melhor, você quer estes braços o mais longe da vertical o possível, pois quanto mais próximo da vertical estes braços estiverem mais impactos eles vão absorver no e transmitir para a carroceria sem amortecer nada.
Para resolver isto há 2 saídas: a mais barata é instalar os "control arm drop kit", o que eles fazem é abaixar o ponto onde estes braços ficam presos no chassis, dessa forma os braços se aproximam mais da horizontal.
OU fazer um long arm como estou fazendo, aumentando o comprimento dos braços também faz o angulo deles diminuir e tenderem a se aproximar da horizontal.
Se botar este kit para abaixar os braços (que sai por uns R$600) acho que vai aumentar o conforto drasticamente!!
Também acho que estava com vontade de escrever heheh
![[Projeto] Cherokee SPORT 97 lift 7" + 35"-479447d1412387078t-projeto-cherokee-sport-97-lift-7-35-xj-front-suspension.jpg](https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/483606d1415831676t-projeto-cherokee-sport-97-lift-7-35-a-479447d1412387078t-projeto-cherokee-sport-97-lift-7-35-xj-front-suspension.jpg)
Alias, Você chegou a botar um calço de 1" no crossmember (peça que prende a caixa de marchas)? em 3" isso já se torna recomendado pois o cardan original começa a trabalhar com muito angulo e gera algumas virabrações
Quanto a trackbar, ainda não sei como vou fazer, provavelmente vou soldar um novo suporte em cima do eixo entre as molas e o suporte do upper control arm e fazer uma barra nova, reta e com regulagem, assim que eu definir eu posto aqui