Postado originalmente por
Giuberto
O BLD tenta imitar aquele macete usado em câmbios manuais quando se freia com o pé esquerdo e se acelera com o direito.
O TCS, ESP, etc, só funcionam na medida original de pneu/roda. A partir do momento em que se altera essas dimensões, tudo passa a mal funcionar, ter atraso e perde o sentido. Nos EUA, as concessionárias JEEP estão prontas para reprogramar para a dimensão que você quiser (mediante uma pequena taxa, que não me informaram)
E mesmo com funcionamento normal, o BLD tem desempenho inferior a um LSD em trilha. A "vantagem" dele é que não se desgasta a embreagem do LSD, e sim os discos de freio e pastilhas. No JK o sistema é bem inteligente, desabilitando o sistema assim que há superaquecimento dos freios (que acontece bem rápido, principalmente com lama), mas alterando as dimensões (para maior) fica impossível superaquecer, o sistema quase não trabalha como quando original, e quando trabalha, é com atraso. A JEEP faturou em economizar o LSD vindo original nos JK wranglers Sport, e outras versões de entrada (a maioria não precisa nunca, pois não faz trilha). Quem faz trilha acaba pegando o Rubicon que já vem com bloqueios. E quem faz coisa leve, empurram o LSD de opcional.
Tem umas reportagens que inclusive tratam desse tema, nacionais e internacionais, fazendo referência também àqueles carros tunados que alteram roda/pneu originais.
Eu concordo com o moraespedro. E só pra encerrar essa questão: Todo carro precisa de preparação e pneu adequados para o que se pretende com ele.