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  • #1
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
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    Re: caixa de reduçao




    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Pense também no conjuto da Toyota, é muito parrudo também.
    Vale lembrar que esse conunto, é muito dificil de ser encontrado... Como diria o Giovani, é mosca branca com sapatinho de cristal....
    Todo caso, se voce sair porai procurando, e por algum acaso encontrar duas, compre uma pra mim que depois eu te pago, por que o trem guenta mesmo!!!
    []'s
    Gustavo

  • #2
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    Re: eixos de rural

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Caro colega,
    Embora não saiba qual o ano do seu CJ5, assumo que foi dos fabricados com os eixos "grossos". Assim, os eixos da rural são do mesmo tipo e fabricante do CJ5.
    Caso sejam dos mais modernos (preferidos, pois a tubeira é mais resistente), são carcaças de DANA 44 fabricados pela Albarus.
    Dependendo de qual veículo veio, podem ter as seguintes relações:
    5.88:1, 5.38:1 e 4.89:1 - portanto, tenha certeza que ambos possuem a mesma relação antes de comprar.
    A única diferença é que o comprimento da tubeira (e respectivos semi-eixos) é maior. Rolamentos, etc... são iguais.
    Como é mais largo, realmente oferece maior estabilidade, só que voce terá que remover os apoios das molas e soldar ambos mais "para dentro"
    para acertas à largura do jeep.
    Quanto à resistência, ficará só um pouco a menos quando instalado no jeep, mas voce não vai ficar saltando valetas para descobrir isso não é?

    Abraços,

    leo
    Leopoldo,

    Um Jeep Ford 1977 original apresentaria qual configuração nos eixos? já são Dana 44 iguais ao da F-75 ou são menores?
    Se eu utilizar os alargadores das rodas (no meu eixo atual) disponíveis no mercado (que em média aumentam 1 polegada de cada lado) melhora alguma coisa na estabilidade ou o efeito seria insignificante?

    Achei num ferro velho um eixo dianteiro de F-75 com o diferencial completo por R$ 100,00 e o trazeiro por R$ 25,00 (só a carcaça oca).
    Na verdade a F-75 está inteira lá (na aparência), com carroceria de madeira, mas como por aqui ninguém dá valor nesses carros, está se acabando à margem da rua e o dono me vende só essas peças se eu quiser.
    Não sei se seria melhor eu trocar os eixos, alguém teria uma sugestão?

    [perdendo o sono por causa do jipe]
    Deus está no comando!
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  • #3
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    carcaça DANA

    Tanto faz,
    a carcaça do diferencial, coroa, pinhão, satélites, planetárias......é tudo dana 44, desde que original.

    Só muda a bitola, ou seja, o comprimento das tubeiras e semi eixos.

    Alargadores???????

    Para quê se você já vai colocar eixos mais largos????

    Ah!, entendí. A melhora é insignificante, e poderá trazer mais problemas que benefícios.

    Você pode montar os eixos, só depende de não ter problemas com os guardas que vão ficar de olho nos pneus para fora.

    Agora, tenha cuidado com a carcaça ôca, não é só simplesmente jogar as peças lá dentro e apertar os parafusos.

    Montagem de eixos requerem ferramentas especiais que 110% das oficinas não tem, não querem ter, e mesmo querendo ter não sabem usar.

    Procure uma já montada e não mexida.

    Quanto ao V8, hehehe, eu sei que muitos vão protestar, mas meu jeep tem o motor 302 a 10 anos, primeiramente com a caixa 3 marchas do jeep(não aguenta), depois a 4 marchas da rural 6 cilindros (tambem não aguenta) depois com a caixa 4 marchas do jeep OHC, aguenta bem mais, mas não indefinidamente e finalmente com o automático do Landau(esse aguenta qualquer tranco). Só não experimentei o câmbio mecanico de 3 ou 4 marchas da ford , mas sei que ambos aguentam bem.

    Uso a reduzida do jeep e pelo menos a minha ainda está inteira.
    Nunca explodiu como dizem, mesmo abusando, por isso tenho minhas ressalvas quanto a condenar a caixa.

    O dia que a minha estourar e eu sobreviver, vou estudar o que aconteceu e aí sim tirar as minhas conclusões. Embora já tenha começado a analisar o problema devido aos colegas com 6 cilindros que estouraram as carcaças.

    Mas sabe como é, tem adaptações que dão certo, outras...... não.

    Agora, respondendo à sua pergunta, se o seu problema é estabilidade, só aumentando mesmo a bitola do jeep.

    Lembrar que você poderá eventualmente ter problemas com a fiscalização. Mas é um "poderá".

    Caso fique muito bem feito, incluindo alargadores de para-lama, e extensão nos para-choques ...........a legislação proíbe mais que 10 cm de pneu exposto de cada lado, olhando o jeep de frente........... aumenta a chance de escapar na inspeção obrigatória.

  • #4
    Usuário Avatar de naldo.ap
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    Re: carcaça DANA

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Tanto faz,
    a carcaça do diferencial, coroa, pinhão, satélites, planetárias......é tudo dana 44, desde que original.

    Só muda a bitola, ou seja, o comprimento das tubeiras e semi eixos.

    Alargadores???????

    Para quê se você já vai colocar eixos mais largos????

    ... só depende de não ter problemas com os guardas que vão ficar de olho nos pneus para fora.
    Leolpolo,

    Como eu não quero problemas com a fiscalização, acho que vou manter os eixos originais, visto que são Dana 44 (a carcaça é enorme e o tubo grosso) e estão em ótimo estado de conservação (não está desgastado em baixo).

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    ... Agora, respondendo à sua pergunta, se o seu problema é estabilidade, só aumentando mesmo a bitola do jeep...
    Quanto aos alargadores de roda:

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    ...Ah!, entendí. A melhora é insignificante, e poderá trazer mais problemas que benefícios.
    Quais seriam os problemas resultantes desses algardadores? pois se eu decidir manter o eixo original (mais curto) penso em colocar pelo menos os alargadores, pra ganhas essas duas polegadas a mais. Mas se vc me dizer que é só trabalho jogado fora eu deixo como está.

    Até mais.
    Deus está no comando!
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  • #5

    Eixos de Rural

    AE !!

    REcebi hoje uma boa oferta em um par de eixos de rural...
    Pesquisei aki no forum e acabei ficando meio confuso... Como tenho que dar aresposta amanhã de manhã, gostaria da opinião de vcs...

    Estou buscando ter uma boa ssuspenção em meu CJ 74,

    Qual o beneficio real de trocr meus eixos pelos da Rural...

    Qual a dificuldade de troca-los em casa?
    Qual o preço medio de um par de eixos destes.

    VLW


    Pagani
    Ainda pesquisando...

  • #6
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    Pagani
    Estou fazendo, uma alteração para aumentar a largura dos eixos coloquei os dois eixos dianteiros da ruaral pelas carcaça paguei nas duas R$ 150,00 e R$ 100,00 nas pontas de eixo dando as do jeep a base de troca depois gastei mais com retentores, rolamentos, terminais de direção e óleo de dif. A Mão de obra foi de R$ 300,00. Tenho duvidas a respeito da resistência do eixo dianteiro na traseira a principio acho ter vantagens como ponta de eixo mais baratas pelos menos as usadas, diferencial deslocado mais alinhado com a t-case eixo flutuante e possibilidade de virar a roda não sei como fazer e se melhora alguma coisa mas em todo caso já esta lá.
    Eu também como você gostaria de mais informação a respeito dessa transformação pois vou pegar o jeep daqui umas três semanas, até lá posso ir fazendo alterações.
    Como maior beneficio foi de ter aumentado a largura em 22cm de cada lado 44cm no total com isso com certeza aumenta a estabilidade ou melhor o angulo de inclinação lateral que pelo meus cálculos aumentou, se antes se conseguia uma inclinação lateral maxima de 45º agora passará para quase 53º aumentando em mais de 17% essa inclinação. Para esse aumento de largura tambem coloquei rodas mais largas de 10". Quanto a troca-los em casa a maior dificuldade que eu encontraria seria de fazer as soldas no suporte do eixo e a montagem do diferencial que no meu caso utilizei os que usava no meu jeep. Caso coloque os eixos completos ( que eu deveria ter feito) não vejo maiores dificuldades de substitui-los voçê mesmo.

  • #7
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    Os benefícios que eu conheço são:

    - Pode colocar pneus maiores sem preocupação de pegar na lata
    - Menos uma etapa para fazer SPOA

    Eu já ouvi por aqui saindo por L$ 1000... mas já faz um tempo... eles dizem que a oferta de eixos da Rural é maior que os do jeep mesmo...

    Vai ter que mexer nas barras da direção e tubulação do freio... porque vai ficar curtos...

    Não vejo dificuldade em instalar em casa, só vai precisar de cavaletes e macaco jacaré... e espaço...

    Acho que só...

  • #8
    pagani os de rural pra cj num da certo , tem que ser de F-75 , acredite pois eu não acreditei qdo. me falaram e da zica sim ...
    []'s

  • #9
    Beto,

    Os meus são de Rural e deram certo. A confusão deve estar em qual tipo de eixo. O da Rural mocha a bola é no meio e complica mesmo, mas a 4x4á bolota é deslocada.

    []'s
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #10
    Leo de rural 4x4 mesmo é deslocada mas em relação ao centro do cj é menos (10cm) ,a da F-75 em relação ao centro é igual ao cj ,(tanto que as pontas traseiras curtas da rural e da F-75 são as mesmas só muda a lunga ) no seu carro e outros com motorzinho e cambio original o de rural deve servir mas se vc colocar um clarck ja vai ter problemas de angulação se colocar motor grande então ...
    []'s

  • #11
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda
    Leo de rural 4x4 mesmo é deslocada mas em relação ao centro do cj é menos (10cm) ,a da F-75 em relação ao centro é igual ao cj ,(tanto que as pontas traseiras curtas da rural e da F-75 são as mesmas só muda a lunga ) no seu carro e outros com motorzinho e cambio original o de rural deve servir mas se vc colocar um clarck ja vai ter problemas de angulação se colocar motor grande então ...
    []'s
    Beto falou tudo oque eu falaria.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Dennis Figueiredo
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda
    Leo de rural 4x4 mesmo é deslocada mas em relação ao centro do cj é menos (10cm) ,a da F-75 em relação ao centro é igual ao cj ,(tanto que as pontas traseiras curtas da rural e da F-75 são as mesmas só muda a lunga ) no seu carro e outros com motorzinho e cambio original o de rural deve servir mas se vc colocar um clarck ja vai ter problemas de angulação se colocar motor grande então ...
    []'s
    Beto falou tudo oque eu falaria.
    Os dois não deixam de ter razão. Tem certos jipeiros que tem que colocar motorzão pra compensar os brações No meu caso, mantenho mais o conjunto original mesmo, pois toco pra ca.ralho.

    A vantagem que vejo no da F-75 é que como ele é maior 100mm que o da Rural, vc pode colocar as rodas menos negativas, preservando mais os rolamentos.

    []'s
    Leo Valle
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