Grande Furlan,
A sua adaptação ficou exatamente como a minha, somente o que muda foi a posição do vaso espansor!
E as impressões do sistema funcionando foram boas? Os meu problemas acabaram!
Grande Abraço!
Flávio Costa
Versão Imprimível
Olá Flávio!
A primeira impressão foi ótima, testei o Jeep durante mais ou menos 01 hora e a temperatura não passou do meio, com o motor funcionando você vê a transferência da água do radiador para o vaso expansor, e o nível permanece sempre o mesmo. Não poderia ter ficado melhor,
Grande Abraço
Furlan
Olá Bercan, parabéns pela iniciativa do tutorial, realmente muito bom, porém ficou uma dúvida.
Como a água retorna ao radiador quando a temperatura diminui se a tampa original fecha abaixo da mangueira do ladrão?
Ela foi projetada para segurar a pressão dentro do radiador até um determinado ponto a fim de evitar que a água entre em ebulição.
Se, apenas com a pressão da mola, ela veda o suficiente para que a água não saia, apesar do aumento de pressão provocado pelo aumento da temperatura, como, com a diminuição da temperatura e consequente vácuo no radiador somado à força da mola, iria a água conseguir voltar ao radiador?
No sistema usado pelo Corcel, a pressão no sistema de resfriamento era mantido por aquela válvula que você desmontou na tampa do reservatório e a tampa do radiador não tinha a válvula, como a do Chevette que o pessoal está usando.
Eu não conheço em detalhes a tampa original do radiador do Jeep, nunca desmontei uma para ver como é feita, mas se o sistema está funcionando é possível que ela tenha uma segunda válvula que permita a entrada de ar para o radiador quando este esfria, evitando inclusive que ele murche com o vácuo e provavelmente seria por aí que a água estaria retornando, estou certo?
Amigo Roberto bom dia ! não sou o Bercan mas essa eu sei responder :cool:, realmente tem uma pequena válvula no centro da válvula grande, a que faz contato com o radiador, elas trabalham em sentidos opostos e a função é essa mesma, equalizar a pressão a medida que o volume da água diminui, originalmente ela deixa entra ar e agora ela puxa a água de volta para o radiador, no começo quando fiz esse sistema na minha C-10 tive que trocar o reservatório 2 vezes porque ele ficou sub dimensionado e depois de pesquisar e fazer alguns cálculos verifiquei que a água na faixa de trabalho dos motores expande cerca de 10%, ou seja 1 litro mais ou menos, escolhi um reservatório com 2 litros para trabalhar com folga, um abraço a todos !
Fala Roberto.
Faço minhas as palavras do Jacimar. É exatamente a válvula do centro da tampa que tem a função de abrir quando o volume de água diminui.
Quanto a modificação da tampa do reservatório, só retirei a válvula pq queria usar o reservatório do corcel mas queria manter a tampa do radiador original. Poderia ter utilizado - como demonstrado no tutorial - o reservatório do fiat 147, que não tem válvula na tampa.
abraço!
Valeu Jacimar e Bercan, obrigado pelo esclarecimento, agora a coisa fez sentido. Vou procurar um reservatório e fazer no meu também.
Um grande abraço
Roberto
Bom dia prezado Roberto ! como sugestão de reservatório eu usei o de água do lavador de pára brisa do Uno, em anexo :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...-no-bf161.html
Um abraço e boa sorte !
Grande amigo Jacimar, sempre pronto a nos ajudar! Mais uma vez obrigado pela informação, agora entendi direitinho como funciona. Valeu também pela informação do reservatório, vou procurar um.
Abraços,
Roberto
Mais um tópico de ouro no Fórum!:palmas:
Li por inteiro e não tem o que ser acrescentado... e Parabéns ao Bercan pelo tutorial, iniciativas assim engrandece a todos os jeepeiros e leitores...
{}'s
Hum, eu fiz um reservatório de expansão com uma garrafa pet de 2litros, furei a tampa da garrafa pet, de um jeito q a mangueira do excesso do radiador passasse justinha nela, amarrei com arame galvanizado. Funcionou por menos q um ano, a ventoinha elétrica queimou a agua dali ferveu a garrafa pet de 2 litros ficou do tamanho de uma de 600ml, apesar de eu guardar a tampinha, amarrar a garrafa pet deu um tanto de trabalho q resolvi deixar quieto! Mais pra frente, quando houver paciencia eu amarro novamente a garrafa pet. O método de fixação foi tipo de uma gaiola, dá um pouco de trabalho, mas mesmo com o chacoalhar da trilha a garrafa não sai do lugar! Tombei 2 vezes de jipe e a garrafa só saiu dali quando virou garrafa de 600ml, nunca vi daquilo!
Como faço várias coisas com garrafas pets, imaginei daria pra fazer o reservatório tb!
Vou colocar novamente só falta é paciencia!
[]s
Uma ideia pra por o reservatorio mais alto que o radiador.Anexo 375242