Powered by vBulletin

como fazer/adaptar um reservatorio de agua ?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 03/10/2012, 13:49
    Flávio_Costa
    Citação:

Postado originalmente por Furlan Ver Post
    Olá Flávio! boa tarde,

Neste final de semana instalei o vaso expansor na viatura como planejado, ficou muito bom testado e aprovado. Segue as fotos.

Abraço a todos do fórum

FurlanAnexo 373182Anexo 373180Anexo 373181Anexo 373179Anexo 373182Anexo 373180Anexo 373181Anexo 373179

Grande Furlan,

A sua adaptação ficou exatamente como a minha, somente o que muda foi a posição do vaso espansor!

E as impressões do sistema funcionando foram boas? Os meu problemas acabaram!

Grande Abraço!

Flávio Costa
  • 03/10/2012, 13:53
    Flávio_Costa
    Citação:

Postado originalmente por Bercan Ver Post
    Fico contente em saber que os amigos gostaram do material. Sempre que faço uma adaptação (que da certo) procuro fazer um tutorial e assim ajudar aos amigos. Tenho alguns ja postados... portas e pedal de acelerador, etc... sempre são publicados em http://www.jeepclubedebraganca.com.br.

Falando do sistema que adaptei ... só tenho a elogiar... funcionando perfeitamente..!! Jacimar... jeepeiro e assim msm, sempre inventa alguma coisa!!! kkkkk

abraço!

Parabéns pelo Tutorial Bercan, são pessoas como você que fazem este fórum ser o sucesso que é!

Grande abraço

Flávio
  • 03/10/2012, 19:33
    Furlan
    Citação:

Postado originalmente por Flávio_Costa Ver Post
    Grande Furlan,

A sua adaptação ficou exatamente como a minha, somente o que muda foi a posição do vaso espansor!

E as impressões do sistema funcionando foram boas? Os meu problemas acabaram!

Grande Abraço!

Flávio Costa

Olá Flávio!

A primeira impressão foi ótima, testei o Jeep durante mais ou menos 01 hora e a temperatura não passou do meio, com o motor funcionando você vê a transferência da água do radiador para o vaso expansor, e o nível permanece sempre o mesmo. Não poderia ter ficado melhor,

Grande Abraço

Furlan
  • 03/10/2012, 21:00
    Robertux
    Citação:

Postado originalmente por Bercan Ver Post
    Fiz esta semana a adaptação de um vaso expansor em minha viatura. Diferente do sistema selado que vem sendo discutido nos últimos posts. Acabei bolando um tutorial para disponibilizar para um amigo, então disponibilizo aqui também para que os mais experientes deem sua opinião, e para servir de base para quem quer acabar com o desperdício de água do radiador.

Tive como base um tópico do nosso amigo Jacimar, que fez um sistema parecido.

abraço!

Olá Bercan, parabéns pela iniciativa do tutorial, realmente muito bom, porém ficou uma dúvida.
    Como a água retorna ao radiador quando a temperatura diminui se a tampa original fecha abaixo da mangueira do ladrão?
    Ela foi projetada para segurar a pressão dentro do radiador até um determinado ponto a fim de evitar que a água entre em ebulição.
    Se, apenas com a pressão da mola, ela veda o suficiente para que a água não saia, apesar do aumento de pressão provocado pelo aumento da temperatura, como, com a diminuição da temperatura e consequente vácuo no radiador somado à força da mola, iria a água conseguir voltar ao radiador?
    No sistema usado pelo Corcel, a pressão no sistema de resfriamento era mantido por aquela válvula que você desmontou na tampa do reservatório e a tampa do radiador não tinha a válvula, como a do Chevette que o pessoal está usando.
    Eu não conheço em detalhes a tampa original do radiador do Jeep, nunca desmontei uma para ver como é feita, mas se o sistema está funcionando é possível que ela tenha uma segunda válvula que permita a entrada de ar para o radiador quando este esfria, evitando inclusive que ele murche com o vácuo e provavelmente seria por aí que a água estaria retornando, estou certo?
  • 04/10/2012, 07:33
    Jacimar
    Citação:

Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Olá Bercan, parabéns pela iniciativa do tutorial, realmente muito bom, porém ficou uma dúvida.
    Como a água retorna ao radiador quando a temperatura diminui se a tampa original fecha abaixo da mangueira do ladrão?
    Ela foi projetada para segurar a pressão dentro do radiador até um determinado ponto a fim de evitar que a água entre em ebulição.
    Se, apenas com a pressão da mola, ela veda o suficiente para que a água não saia, apesar do aumento de pressão provocado pelo aumento da temperatura, como, com a diminuição da temperatura e consequente vácuo no radiador somado à força da mola, iria a água conseguir voltar ao radiador?
    No sistema usado pelo Corcel, a pressão no sistema de resfriamento era mantido por aquela válvula que você desmontou na tampa do reservatório e a tampa do radiador não tinha a válvula, como a do Chevette que o pessoal está usando.
    Eu não conheço em detalhes a tampa original do radiador do Jeep, nunca desmontei uma para ver como é feita, mas se o sistema está funcionando é possível que ela tenha uma segunda válvula que permita a entrada de ar para o radiador quando este esfria, evitando inclusive que ele murche com o vácuo e provavelmente seria por aí que a água estaria retornando, estou certo?

Amigo Roberto bom dia ! não sou o Bercan mas essa eu sei responder :cool:, realmente tem uma pequena válvula no centro da válvula grande, a que faz contato com o radiador, elas trabalham em sentidos opostos e a função é essa mesma, equalizar a pressão a medida que o volume da água diminui, originalmente ela deixa entra ar e agora ela puxa a água de volta para o radiador, no começo quando fiz esse sistema na minha C-10 tive que trocar o reservatório 2 vezes porque ele ficou sub dimensionado e depois de pesquisar e fazer alguns cálculos verifiquei que a água na faixa de trabalho dos motores expande cerca de 10%, ou seja 1 litro mais ou menos, escolhi um reservatório com 2 litros para trabalhar com folga, um abraço a todos !
  • 04/10/2012, 08:25
    Bercan
    Fala Roberto.

Faço minhas as palavras do Jacimar. É exatamente a válvula do centro da tampa que tem a função de abrir quando o volume de água diminui.

Quanto a modificação da tampa do reservatório, só retirei a válvula pq queria usar o reservatório do corcel mas queria manter a tampa do radiador original. Poderia ter utilizado - como demonstrado no tutorial - o reservatório do fiat 147, que não tem válvula na tampa.

abraço!
  • 08/10/2012, 21:56
    Robertux
    Valeu Jacimar e Bercan, obrigado pelo esclarecimento, agora a coisa fez sentido. Vou procurar um reservatório e fazer no meu também.
    Um grande abraço

Roberto
  • 09/10/2012, 07:17
    Jacimar
    Citação:

Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Valeu Jacimar e Bercan, obrigado pelo esclarecimento, agora a coisa fez sentido. Vou procurar um reservatório e fazer no meu também.
    Um grande abraço

Roberto

Bom dia prezado Roberto ! como sugestão de reservatório eu usei o de água do lavador de pára brisa do Uno, em anexo :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...-no-bf161.html

Um abraço e boa sorte !
  • 12/10/2012, 21:35
    Robertux
    Grande amigo Jacimar, sempre pronto a nos ajudar! Mais uma vez obrigado pela informação, agora entendi direitinho como funciona. Valeu também pela informação do reservatório, vou procurar um.

Abraços,

Roberto
  • 13/10/2012, 16:00
    Brno.e
    Mais um tópico de ouro no Fórum!:palmas:

Li por inteiro e não tem o que ser acrescentado... e Parabéns ao Bercan pelo tutorial, iniciativas assim engrandece a todos os jeepeiros e leitores...

{}'s
  • 13/10/2012, 18:44
    maxdelta
    Hum, eu fiz um reservatório de expansão com uma garrafa pet de 2litros, furei a tampa da garrafa pet, de um jeito q a mangueira do excesso do radiador passasse justinha nela, amarrei com arame galvanizado. Funcionou por menos q um ano, a ventoinha elétrica queimou a agua dali ferveu a garrafa pet de 2 litros ficou do tamanho de uma de 600ml, apesar de eu guardar a tampinha, amarrar a garrafa pet deu um tanto de trabalho q resolvi deixar quieto! Mais pra frente, quando houver paciencia eu amarro novamente a garrafa pet. O método de fixação foi tipo de uma gaiola, dá um pouco de trabalho, mas mesmo com o chacoalhar da trilha a garrafa não sai do lugar! Tombei 2 vezes de jipe e a garrafa só saiu dali quando virou garrafa de 600ml, nunca vi daquilo!

Como faço várias coisas com garrafas pets, imaginei daria pra fazer o reservatório tb!

Vou colocar novamente só falta é paciencia!

[]s
  • 14/10/2012, 23:01
    juleymar73
    1 Anexo(s)
    Uma ideia pra por o reservatorio mais alto que o radiador.Anexo 375242
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 17:08.