comprei o reservatorio do gol, e tem a saida superior, só que estava pensando em deixar ela como se fosse um respiro
sera que da certo ?
Versão Imprimível
comprei o reservatorio do gol, e tem a saida superior, só que estava pensando em deixar ela como se fosse um respiro
sera que da certo ?
Olá jipeirodesdepequeno, muito boa a sua idéia, eu esta pensando em fazer isso no meu mas ainda não tinha pensado nos detalhes.
Se eu entendi direito é só substituir a tampa original do radiador por uma selada. Você disse que usou a do Chevette e ela deu certo no radiador original do Jeep OK?
Depois é só pegar aquela mangueira que joga a água fora do radiador e ligar no reservatório, por baixo, e colocar uma tampa que tenha um respiro para deixar o ar se movimentar conforme o nivel da água aumenta ou diminui no reservatório certo?
Como o sistema é selado, não tem importância o nivel do reservatório, mesmo que fique mais baixo que o radiador não deve vazar porque não terá como entrar ar no sistema, como aqueles bebedouros de pássaros.
Se não me engano o primeiro veículo a utlilizar esse sistema no Brasil foi o Ford Corcel em 1968. O reservatório era de vidro e a mangueira que vinha do radiador entrava pela tampa superior e descia até o fundo do vidro.
Dei uma olhada no anúncio do reservatório e eles vendem sem a tampa, que tampa você usou no reservatório?
Fala Roberto
isso, comprei a do chevette selado e deu certinho
exato, aquela mangueira mesmo vc poe no furo de baixo do reservatório e uma tampa com um furo, mínimo que seja para permitir a saida do ar
o problema do reservatório do 147 é que não tem vendem suporte e tampa junto, no caso da tampa é bem fácil, qualquer autopeças tem (é universal), ja o suporte eu tive que fazer (na autopeças que fui pelo menos não tinha)
Esse sistema é antigo, muitos carros usavam, e no jeep fica excelente, agua do radiador sempre no talo!!! não fica aquela dúvida: será que tem agua no radiador?
[]'s
Valeu jipeirodesdepequeno, vou providenciar um sistema desse para o meu. Vou dar uma procurada nas autopeças e ver se acho um reservatório fácil de adaptar, que tenha suporte e a tampa, ou que seja simples de fazer. Obrigado.
Embora ainda não tenha tido problemas com "falta d"água , vou procurar estas peças por aquí e começar a enjambrar algo também .
Roberto, eu comprei o reservatório do Gol e parece que fica perfeito, mas nao instalei ainda.
falta comprar a tampa selada do chevette e depois eu aviso como fica :mrgreen:
Salve galera!
Tenho em mãos o reservatório do uno ( tampa de 1 Bar~13 libras) e do corsa ( tampa de 1,5 Bar~18 libras). Todos com 2 bicos e sem entrada para sensores, o que parece ideal.
Ambos parecem fáceis de adaptar em suportes improvisados. O do Corsa tem como aparafusar na chapa corta fogo.
Em leituras pelo fórum, acho que a tampa selada ( sem válvula) ou com tampa de 14 libras, somente seria interessante para sistemas selados, onde o reservatório tem de ficar no alto, com retorno da água pelo orifício de baixo para a mangueira de saída do radiador com adatador em "T". E a entrada pelo orifício superior, vinda do gargalo do radiador.
Por isso acho que a tampa de radiador comum de 7 libras faria o trabalho dela bem, levando o excesso ao reservatório e depois puxando devolta para o radiador. Mas aí fica a dúvida...
Deixo o orifício superior do reservatório como suspiro? (Na minha S10 é assim). Confiando na válvula da tampa do reservatório. Ou fecho, simulando um reservatório de um só bico, como no Fiat 147?
Olhem o post 41 do meu jeep, fiz esse sistema de vaso expansor e recomendo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...recruta-4.html
[]´s
Pessoal,
No meu jeep efetuei o mesmo tipo de adaptação. Quando eu usava a tampa do radiador original ( motor BF 3.000 e radiador original ) o reservatório de água ( fiat Uno com duas saídas, uma em cima e outra embaixo ) funcionava perfeitamente. Acontece que hoje a noite eu coloquei a tampa selada do chevette e quando o motor atingiu a temperatura para ligar a ventuinha ( não estou usando a hélice original ) vazou bastante água pelo ladrão do reservatório. Logo em seguida a ventoinha desligou e o fluído retornou para o radiador, só que ficou vazio o reservatório ! ! ! O que pode causar essa diferença tão grande de resultados??? Com a tampa original, funciona bem, mas com a tampa celada do chevette, a água vaza pelo ladrão.
ABS a todos
Eduardo
você não está botando agua além do limite no reservatório? você usa aditivo junto com agua?
difícil entender o motivo dessa diferença... porque teoricamente se for pensar como o processo funciona, era pra funcionar melhor com a tampa selada do cheva....
De qualquer forma a tampa do reservatório vai ter que ter uma saida de ar pra pressão da agua que aumentou, agora se a tampa do reservatório vai fazer essa função eu ja não sei, tem que testar pra ver... se a tampa do radiador tiver boa e não deixar passar o ar facilmente acho que até funciona, caso contrario seu sistema não funcionara pois a pressão enviada não retornara (escapará pela tampa com valvula do rad.)
[]'s