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como fazer/adaptar um reservatorio de agua ?

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  • 28/07/2011, 17:58
    LManiero
    comprei o reservatorio do gol, e tem a saida superior, só que estava pensando em deixar ela como se fosse um respiro
    sera que da certo ?
  • 28/07/2011, 20:04
    jipeirodesdepequeno
    se for pra respiro provavelmente servirá sim, só cuide pra não vazar toda agua por ali..testa ai pra nós e nos conte :concordo:
    []'s

    Citação:

    Postado originalmente por LManiero Ver Post
    comprei o reservatorio do gol, e tem a saida superior, só que estava pensando em deixar ela como se fosse um respiro
    sera que da certo ?

  • 31/07/2011, 20:31
    Robertux
    Citação:

    Postado originalmente por jipeirodesdepequeno Ver Post
    quando a agua esquenta, ela aumenta o volume e então escorre pelo ladrão até o reservatório, todo ar que tinha nessa mangueira acaba saindo em forma de bolha e fica uma "pressão na mangueira"
    quando esfria, diminui o volume e acaba puxando de volta a agua
    no meu instalei o reservatório do fiat 147, funciona perfeito, radiador sempre no talo :torcendo::torcendo:
    Fiat 147 - Reservatório De Água Do Radiador - Novo ! - R$ 24,00 en MercadoLibre
    []'s

    Olá jipeirodesdepequeno, muito boa a sua idéia, eu esta pensando em fazer isso no meu mas ainda não tinha pensado nos detalhes.

    Se eu entendi direito é só substituir a tampa original do radiador por uma selada. Você disse que usou a do Chevette e ela deu certo no radiador original do Jeep OK?

    Depois é só pegar aquela mangueira que joga a água fora do radiador e ligar no reservatório, por baixo, e colocar uma tampa que tenha um respiro para deixar o ar se movimentar conforme o nivel da água aumenta ou diminui no reservatório certo?

    Como o sistema é selado, não tem importância o nivel do reservatório, mesmo que fique mais baixo que o radiador não deve vazar porque não terá como entrar ar no sistema, como aqueles bebedouros de pássaros.

    Se não me engano o primeiro veículo a utlilizar esse sistema no Brasil foi o Ford Corcel em 1968. O reservatório era de vidro e a mangueira que vinha do radiador entrava pela tampa superior e descia até o fundo do vidro.

    Dei uma olhada no anúncio do reservatório e eles vendem sem a tampa, que tampa você usou no reservatório?
  • 31/07/2011, 20:48
    jipeirodesdepequeno
    Fala Roberto

    isso, comprei a do chevette selado e deu certinho
    exato, aquela mangueira mesmo vc poe no furo de baixo do reservatório e uma tampa com um furo, mínimo que seja para permitir a saida do ar
    o problema do reservatório do 147 é que não tem vendem suporte e tampa junto, no caso da tampa é bem fácil, qualquer autopeças tem (é universal), ja o suporte eu tive que fazer (na autopeças que fui pelo menos não tinha)
    Esse sistema é antigo, muitos carros usavam, e no jeep fica excelente, agua do radiador sempre no talo!!! não fica aquela dúvida: será que tem agua no radiador?

    []'s

    Citação:

    Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Olá jipeirodesdepequeno, muito boa a sua idéia, eu esta pensando em fazer isso no meu mas ainda não tinha pensado nos detalhes.

    Se eu entendi direito é só substituir a tampa original do radiador por uma selada. Você disse que usou a do Chevette e ela deu certo no radiador original do Jeep OK?

    Depois é só pegar aquela mangueira que joga a água fora do radiador e ligar no reservatório, por baixo, e colocar uma tampa que tenha um respiro para deixar o ar se movimentar conforme o nivel da água aumenta ou diminui no reservatório certo?

    Como o sistema é selado, não tem importância o nivel do reservatório, mesmo que fique mais baixo que o radiador não deve vazar porque não terá como entrar ar no sistema, como aqueles bebedouros de pássaros.

    Se não me engano o primeiro veículo a utlilizar esse sistema no Brasil foi o Ford Corcel em 1968. O reservatório era de vidro e a mangueira que vinha do radiador entrava pela tampa superior e descia até o fundo do vidro.

    Dei uma olhada no anúncio do reservatório e eles vendem sem a tampa, que tampa você usou no reservatório?

  • 01/08/2011, 13:37
    Robertux
    Valeu jipeirodesdepequeno, vou providenciar um sistema desse para o meu. Vou dar uma procurada nas autopeças e ver se acho um reservatório fácil de adaptar, que tenha suporte e a tampa, ou que seja simples de fazer. Obrigado.
  • 01/08/2011, 18:13
    Edemar
    Embora ainda não tenha tido problemas com "falta d"água , vou procurar estas peças por aquí e começar a enjambrar algo também .
  • 01/08/2011, 23:13
    LManiero
    Roberto, eu comprei o reservatório do Gol e parece que fica perfeito, mas nao instalei ainda.
    falta comprar a tampa selada do chevette e depois eu aviso como fica :mrgreen:
  • 02/08/2011, 00:53
    Mário RED JEEP
    Salve galera!
    Tenho em mãos o reservatório do uno ( tampa de 1 Bar~13 libras) e do corsa ( tampa de 1,5 Bar~18 libras). Todos com 2 bicos e sem entrada para sensores, o que parece ideal.
    Ambos parecem fáceis de adaptar em suportes improvisados. O do Corsa tem como aparafusar na chapa corta fogo.
    Em leituras pelo fórum, acho que a tampa selada ( sem válvula) ou com tampa de 14 libras, somente seria interessante para sistemas selados, onde o reservatório tem de ficar no alto, com retorno da água pelo orifício de baixo para a mangueira de saída do radiador com adatador em "T". E a entrada pelo orifício superior, vinda do gargalo do radiador.
    Por isso acho que a tampa de radiador comum de 7 libras faria o trabalho dela bem, levando o excesso ao reservatório e depois puxando devolta para o radiador. Mas aí fica a dúvida...
    Deixo o orifício superior do reservatório como suspiro? (Na minha S10 é assim). Confiando na válvula da tampa do reservatório. Ou fecho, simulando um reservatório de um só bico, como no Fiat 147?
  • 02/08/2011, 11:37
    Fabiano-SL
    Olhem o post 41 do meu jeep, fiz esse sistema de vaso expansor e recomendo.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...recruta-4.html

    []´s
  • 03/08/2011, 22:44
    EduardoLang
    Pessoal,

    No meu jeep efetuei o mesmo tipo de adaptação. Quando eu usava a tampa do radiador original ( motor BF 3.000 e radiador original ) o reservatório de água ( fiat Uno com duas saídas, uma em cima e outra embaixo ) funcionava perfeitamente. Acontece que hoje a noite eu coloquei a tampa selada do chevette e quando o motor atingiu a temperatura para ligar a ventuinha ( não estou usando a hélice original ) vazou bastante água pelo ladrão do reservatório. Logo em seguida a ventoinha desligou e o fluído retornou para o radiador, só que ficou vazio o reservatório ! ! ! O que pode causar essa diferença tão grande de resultados??? Com a tampa original, funciona bem, mas com a tampa celada do chevette, a água vaza pelo ladrão.


    ABS a todos
  • 04/08/2011, 13:21
    jipeirodesdepequeno
    Eduardo
    você não está botando agua além do limite no reservatório? você usa aditivo junto com agua?
    difícil entender o motivo dessa diferença... porque teoricamente se for pensar como o processo funciona, era pra funcionar melhor com a tampa selada do cheva....
  • 04/08/2011, 13:26
    jipeirodesdepequeno
    Citação:

    Postado originalmente por Mário RED JEEP Ver Post
    Salve galera!
    Tenho em mãos o reservatório do uno ( tampa de 1 Bar~13 libras) e do corsa ( tampa de 1,5 Bar~18 libras). Todos com 2 bicos e sem entrada para sensores, o que parece ideal.
    Ambos parecem fáceis de adaptar em suportes improvisados. O do Corsa tem como aparafusar na chapa corta fogo.
    Em leituras pelo fórum, acho que a tampa selada ( sem válvula) ou com tampa de 14 libras, somente seria interessante para sistemas selados, onde o reservatório tem de ficar no alto, com retorno da água pelo orifício de baixo para a mangueira de saída do radiador com adatador em "T". E a entrada pelo orifício superior, vinda do gargalo do radiador.
    Por isso acho que a tampa de radiador comum de 7 libras faria o trabalho dela bem, levando o excesso ao reservatório e depois puxando devolta para o radiador. Mas aí fica a dúvida...
    Deixo o orifício superior do reservatório como suspiro? (Na minha S10 é assim). Confiando na válvula da tampa do reservatório. Ou fecho, simulando um reservatório de um só bico, como no Fiat 147?

    De qualquer forma a tampa do reservatório vai ter que ter uma saida de ar pra pressão da agua que aumentou, agora se a tampa do reservatório vai fazer essa função eu ja não sei, tem que testar pra ver... se a tampa do radiador tiver boa e não deixar passar o ar facilmente acho que até funciona, caso contrario seu sistema não funcionara pois a pressão enviada não retornara (escapará pela tampa com valvula do rad.)
    []'s
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