Powered by vBulletin

como fazer/adaptar um reservatorio de agua ?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 04/08/2011, 20:42
    EduardoLang
    Kra,

Muito obrigado pelo retorno. Estou usando aditivo na água do radiador ( RADIEX ). Vou fazer mais testes e depois eu posto aqui. De qualquer forma, muito onrigado pelo retorno ! ! !

ABS a todos
  • 08/08/2011, 01:46
    Mário RED JEEP
    Fala Eduardo,
    Acho que com a tampa do chevette e com o reservatório com um bico aberto, não funciona. Pois é como se radiador estivesse sem tampa.
    Ele fica aberto direto. Somente dará certo de fechar um bico ( o de cima), ou usar o reservatório de um só bico e tampa de chevette, aí quem vai regular a pressão é a tampa com válvula do reservatório.
    Por isso no meu vou manter a tampa original do radiador de 7 libras ( pois com ela a água entra em ebulição com a temperatura maior, devido a maior pressão dentro do radiador por causa da válvula. Passando ao reservatório somente o excesso que "transbordar", depois que a válvula abrir, que então retornará. Espero.
  • 08/08/2011, 21:37
    jipeirodesdepequeno
    Não sei se entendi da maneira como você quis dizer
    Mas o reservatório pouco importa se tem ou não tem tampa, pois por ali só sairá aquele ar em forma de "bolha" que estava na mangueira ligada ao radiador, se reservatório for lacrado, não conseguirá expulsar esse ar e então não funcionará o sistema, o mais importante é que o radiador tenha tampa e que não deixe passar facilmente a agua em forma de ebulição (pra poder repassar ao reservat.)
    []'s

Citação:

Postado originalmente por Mário RED JEEP Ver Post
    Fala Eduardo,
    Acho que com a tampa do chevette e com o reservatório com um bico aberto, não funciona. Pois é como se radiador estivesse sem tampa.
    Ele fica aberto direto. Somente dará certo de fechar um bico ( o de cima), ou usar o reservatório de um só bico e tampa de chevette, aí quem vai regular a pressão é a tampa com válvula do reservatório.
    Por isso no meu vou manter a tampa original do radiador de 7 libras ( pois com ela a água entra em ebulição com a temperatura maior, devido a maior pressão dentro do radiador por causa da válvula. Passando ao reservatório somente o excesso que "transbordar", depois que a válvula abrir, que então retornará. Espero.

• 08/08/2011, 21:47
    Robertux
    Essa também é a minha dúvida, sem a tampa pressurizada a água volta, mas com a tampa pressurizada que fecha quando a pressão dimiui a água não deve voltar.
    Sem pressurizar o sistema, será que funciona a contento?
    Acho que não, então acho que não é tão simples assim, acho que é necessário comprar um recipiente de um só bico e usar com a tampa original do recipiente, que deve substituir a pressurizada, penso que era assim que funcionava nos carros mais antigos, do final da década de 60 início de 70.
    Alguem que conhece melhor o sistema poderia nos ajudar?
  • 09/08/2011, 20:37
    jipeirodesdepequeno
    O sistema selado desses carros modernos eu não conheço direito, sim tb acho que se a tampa do reservatório for pressurizada ela a agua não volta
    O sistema que estamos falando não é "pressurizado" que nem os veiculos modernos, essa "pressão" que falamos seria tipo um "vacuo" pra ir e retornar a agua.

Citação:

Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Essa também é a minha dúvida, sem a tampa pressurizada a água volta, mas com a tampa pressurizada que fecha quando a pressão dimiui a água não deve voltar.
    Sem pressurizar o sistema, será que funciona a contento?
    Acho que não, então acho que não é tão simples assim, acho que é necessário comprar um recipiente de um só bico e usar com a tampa original do recipiente, que deve substituir a pressurizada, penso que era assim que funcionava nos carros mais antigos, do final da década de 60 início de 70.
    Alguem que conhece melhor o sistema poderia nos ajudar?

• 09/08/2011, 20:39
    jipeirodesdepequeno
    2 Anexo(s)
    Pra quem ainda tem dúvidas: estou postando umas imagens para tentar ilustar.

[]'s
  • 09/08/2011, 21:41
    LManiero
    com esta ilustraçao fica mais facil de entender :concordo:
    deu para perceber tambem que a água só volta para o radiador quando ela esfria né?
    o reservatorio ja tenho, agora só falta mesmo a tampa do radiador selada e o suporte para o reservatorio, é que esses dias nao deu tempo de ir atras disso...
  • 10/08/2011, 22:41
    jipeirodesdepequeno
    praticamente...não que o radiador "esvazie", mas a agua interna se expandira e ao esfriar retornará ao normal.
    tampa selada tem em qualquer autopeças, ja o suporte na loja que fui não tinha, dai confeccionei um em casa mesmo :concordo:

[]'s

Citação:

Postado originalmente por LManiero Ver Post
    com esta ilustraçao fica mais facil de entender :concordo:
    deu para perceber tambem que a água só volta para o radiador quando ela esfria né?
    o reservatorio ja tenho, agora só falta mesmo a tampa do radiador selada e o suporte para o reservatorio, é que esses dias nao deu tempo de ir atras disso...

• 17/08/2011, 09:32
    ARINALDO ELOI
    Olá rapaziada. Tô lendo com atenção e no desenho do jipeiro tem um pequeno detalhe que se estou certo vai de encontro a uma lei da fisica: Esse reservatório nunca poderá ser instalado mais baixo que o nivel maximo do radiador. Isso é lógico já que tem uma saida mesmo que minima na tampa do reservatorio. Pode ser um furo de agulha mas a tendência da agua totalmente fria será "vazar" por esse furo até que se igualem os niveis do radiador com o do reservatorio. O restante está perfeito: expande - vai para o reservatório. esfria - volta para o radiador. Peço desculpas se alguem percebeu algum erro nessa minha colocação, mas estou aqui para aprender com todos voces e numa dessas quem sabe tambem não passo alguma coisa útil né mesmo? Um abraço.
  • 17/08/2011, 19:56
    jipeirodesdepequeno
    Com certeza, todos nos estamos aqui pra ajudar e ser ajudado, esse esquema do reservatório aprende aqui no forum mesmo :concordo:

A sua idéia é ótima e me fez pensar bastante, mas sobre o nivel, isso acho que é só na teoria :pensativo: até porque não é tanta agua que vai pro reservatório, é uma quantidade insignificante, e acho que a "pressão=vacuo" na mangueira não deve deixar vazar.... nada como na pratica: no meu jeep qdo usava o radiador original, era fixado no mesmo nivel e funcionava legal, agora uso radiador do opala e fixei o reservatório bem mais em baixo (por dentro do paralama), e continua funcionando da mesma maneira :concordo:

Citação:

Postado originalmente por ARINALDO ELOI Ver Post
    Olá rapaziada. Tô lendo com atenção e no desenho do jipeiro tem um pequeno detalhe que se estou certo vai de encontro a uma lei da fisica: Esse reservatório nunca poderá ser instalado mais baixo que o nivel maximo do radiador. Isso é lógico já que tem uma saida mesmo que minima na tampa do reservatorio. Pode ser um furo de agulha mas a tendência da agua totalmente fria será "vazar" por esse furo até que se igualem os niveis do radiador com o do reservatorio. O restante está perfeito: expande - vai para o reservatório. esfria - volta para o radiador. Peço desculpas se alguem percebeu algum erro nessa minha colocação, mas estou aqui para aprender com todos voces e numa dessas quem sabe tambem não passo alguma coisa útil né mesmo? Um abraço.

• 17/08/2011, 20:35
    Kim
    Bem pessoal, serei sincero!

Não lí todo o tópico, mais procurarei ajudar.

Sobre tampas de radiador:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...-cabecote.html

Sobre o reservatório de expansão, que é o do desenho jipeirodesdepequeno.
    Esse reservatório pode ser colocado a qualquer nível de altura dentro do cofre do motor, ou fora.
    As observações a serem seguidas são:
    A mangueira que circula a água, deve sair do "ladrão" da tampa do radiador até o fundo do reservatório de expansão, não importando se entra pela tampa (D20, Opala), ou entra pela lateral (gol, voyage antigos).
    A ponta tem que ficar submersa, para entrar água quando o motor estiver em processo de resfriamento.

Quanto o reservatório para sistema celado.

Esse sistema é diferente do reservatório de expansão, pois esse trabalha com pressão, diferentemente do primeiro.

Neste caso, muitas vezes o radiador nem tem tampa.

A finalidade dele, é aumentar a quantia de fluído de arrefecimento, e evitar graves acidentes com fluído quente, pois nele, que fica fora do circuito, o fluído tem a temperatura levemente menor.

Obrigatóriamente, a marcação máxima de fluído deve ficar mais alta que o radiador, e a marcação mínima, deve ficar na altura máxima do radiador, para que este sempre fique completo.

A mangueira superior do reservatório, deve ser ligada na parte superior do radiador. (diâmetro menor)
    A mangueira inferior, deve ser ligada junto à mangueira inferior do radiador, onde se tem no comércio mangueiras com "T", ou se pode confeccionar um "T" como os da linha GM - Opala.
    (diâmetro maior)

Bem, seguindo as recomendações, pode fazer tranquilo.

Att.

Kim.
  • 03/09/2011, 01:09
    Mário RED JEEP
    Muito bom esse tópico! Esclarecedor!
    Por isso coloquei em meu cj5 com motor OHC 2.3, um sistema de vaso expansor, mantendo a válvula original de 7 libras e suspiro no reservatório. Até agora sem problemas e radiador cheio. Acho que assim não forçarei a bomba d'água, como no sistema selado, por ser um modelo de motor mais antigo.
    Abçs.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:48.