Pessoal, como fazer um reservatorio de agua para o radiador do jeep?
só para nao desperdiçar a água que é jogada do radiador quando ele esquenta e joga a agua pelo respiro se nao estou enganado
da uma olhada.. tem 2 tipos: o selado (sob pressão) e outro que quando a agua diminui o volume ele automaticamente "puxa" do reservatório
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Valeu, ja me deu uma ideia de como fazer.
mas minha ideia era fazer um reservatorio de agua para o radiador mas sem ser vaso expansor...
sei como fazer, só nao sei como seria o retorno da água para o radiador
quando a agua esquenta, ela aumenta o volume e então escorre pelo ladrão até o reservatório, todo ar que tinha nessa mangueira acaba saindo em forma de bolha e fica uma "pressão na mangueira"
quando esfria, diminui o volume e acaba puxando de volta a agua
no meu instalei o reservatório do fiat 147, funciona perfeito, radiador sempre no talo Fiat 147 - Reservatório De Água Do Radiador - Novo ! - R$ 24,00 en MercadoLibre
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Haaa..
deixa eu ver se entendi, se eu colocar o reservatório do fiat 147, é só fazer um suporte para ele e entao ligar ele no "ladrão" e a própria pressao vai fazer com que a água volte para o radiador?
se for isso, quando por exemplo eu for viajar sempre vou ter que encher a água do radiador pois com ele quente nao vai ter pressao para puxar a agua para o radiador certo?
exatamente
não, não vai precisar, pq a agua não vai cair fora, o que sobrar do radiador vai pro reservatório, depois quando esfriar ela vai puxar de volta por sucção, o importante é que a tampa seja selada, e não aquela original com uma mola que quando a pressão sobe a valvula deixa passar, a agua do radiador não vai precisar completar mais, só a do reservatório
no meu fiz exatamente assim, agora só completo o reservatório de vez em qdo
no meu usei a tampa selada do chevette: Tampa radiador selado CHEVETTE CHEVY MARAJ 85/94 R$ 12.0 - Karol Peas
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jipeirodesdepequeno, valeu mesmo
essa semana mesmo vou comprar o reservatório do fiat 147 e a tampa selada do chevette, ai até semana que vem eu falo como ficou o resultado.
independente disso, minha unica duvida é que se eu andar muito tempo com o jeep e o motor estiver muito quente (nao sei se esta marcando certo, mas as vezes chega a 120ºC), a água nao vai esfriar enquanto estiver com ele andando, e por isso nao vai aver sucção fazendo com que o radiador trabalhe com pouca água certo?
ai tem que esperar ele esfriar para ter sucção e puxar a água para o radiador novamente?
desculpe as perguntas mas é que sou leigo ainda no assunto....
devagar eu aprendo
tranquilo, é bem fácil de fazer, aprendi aqui no forum e com ajuda de mais alguns membros, no começo não conseguia acreditar que a agua ia retornar
o reservatório da pra usar de outros carros, desde que tenha uma saida para mangueira e ela seja em baixo e a tampa nao seja selada, eu usei do 147 pq foi o primeiro que achei
Não sei a temperatura média do motor do seu motor (é original?), vamos supor que seja parecida com a do opala (80ºC), se o marcador está certo e está fervendo tanto assim, tem que dar uma olhada no seu sistema de refrigeração urgente, o meu jeep mesmo andando o dia inteiro não chega a isso (com ou sem o reservatório). Esse tipo de reservatório não vai mudar muita coisa no resfriamento (ao contrario desses modernos que o radiador é selado), é mais para não ter que ta enchendo o radiador toda hora....(no meu jeep qualquer voltinha a agua evaporava e quando via tava na metade do radiador )O radiador não vai trabalhar com pouca agua pq ela se expandiu e foi pro reservatório, então ele vai trabalhar sempre com o maximo que conseguir armazenar, o resto vai pra reserva pra voltar quando esfriar, então vai estar sempre cheio, faz o teste ai e ve como ficou, qualquer coisa posta ai
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Postado originalmente por LManiero
jipeirodesdepequeno, valeu mesmo
essa semana mesmo vou comprar o reservatório do fiat 147 e a tampa selada do chevette, ai até semana que vem eu falo como ficou o resultado.
independente disso, minha unica duvida é que se eu andar muito tempo com o jeep e o motor estiver muito quente (nao sei se esta marcando certo, mas as vezes chega a 120ºC), a água nao vai esfriar enquanto estiver com ele andando, e por isso nao vai aver sucção fazendo com que o radiador trabalhe com pouca água certo?
ai tem que esperar ele esfriar para ter sucção e puxar a água para o radiador novamente?
desculpe as perguntas mas é que sou leigo ainda no assunto....
devagar eu aprendo
Ok
se eu achar o reservatório do fiat 147 vou usar o dele mesmo
o meu motor é o BF 161 6cc e o problema dele deve ser que nao esta marcando a temperatura certa mesmo, menos mal né
outra pergunta, tem que fixar o reservatorio de água na mesma altura do radiador né?
nao sei mas acho que nao seria bom deixar ele mais pra baixo.
Caro colega;
Dá pra manter a tampa com válvula original do radiador?
Em qual orifício do reservatório ligo a mangueira do gargalo do radiador?
Ligo em baixo e deixo o superior como dreno? Ou fecho o superior e uso uma tampa com válvula no reservatório e tampa selada do Chevette no radiador?
Na S-10 tem uma tampa com válvula de pressão no radiador e este ligado no orifício inferior do reservatório, com o superior como dreno.
Desculpa a amolação, mas tem muitas informações no fórum.
opa
a tampa original do radiador não serve, pois tem uma valvula que com o pressão que será criado dentro, deixara escapar por esta valvula
a segunda opção: fecha a saida superior e usa a tampa selada do chevette no radiador, no reservatório não precisa ser com valvula... uma tampa qualquer que não seja selada já serve, tem que ser uma que tenha um minimo de passagem de ar mas não derrame agua
não sou especialista nisso, mas a s10 deve ser aquele sistema de reservatório selado que os carros modernos usam, o radiador é selado (não tem tampa) e é possivel completar agua somente pelo reservatório... pro jeep acho que tanto 1 como outro são eficientes, mas prefiro o que citei nas primeiras mensagens por ser mais simples