Exato, que bom que funcionou :concordo:, agora é só alegria :dance:
[]'s
Versão Imprimível
Não sei se estou entrando atrasado na discussão, mas achei interessante pois uso motor de Opala com Élice e também com uma ventuinha adaptada na grade, assim quando o motor atinge uma determinada temperatura a ventuiunha liga e resfria o radiador.
Ocorre que estou usando a tampa original do opala com mola e quando a agua entra em ebulição acaba saindo pelo respiro e o radiador acaba ficando com pouca água.
Já tenho o reservatório do monza com dois furos então é inutilizar o furo de cima, colocar a tampa selada do chevette no radiador e ligar o respiro do radiador ao reservatório. Vou fazer o teste depois posto aqui o resultado.
Estava me preparando para adaptar de outra forma e peço a opnião dos universitários (rsrsrs), assim:
Colocar a tampa selada do Chevette no radiador, ligar o ladrão do radiador no furo de cima do reservatório, colocar um "T" na mangueira que sai da bomba d´agua que vai até a parte debaixo do radiador e ligar o furo debaixo do reservatório neste "T".
Desta forma a água que sai do radiador passa pelo reservatório e desce para o radiador. O que vocês acham?
Espero a colaboração de todos.
Fala Furlan,
Fiz exatamente o que você propôs, selei o radiador com a tampa do chevette, coloquei o vaso espansor do Monza de 2 furos: a mangueira do respiro/ladrão do radiador liguei no saída de cima do vaso e a saída de baixo coloquei um T na mangueira que vai para parte debaixo do radiador ligando a ela.
Pronto acabaram meus problemas com a água do radiador... ficou muito bom!
Vou tentar postar uma foto amanhã do sistema tabajara que fiz em casa! :concordo:
abraços
Olá Flávio! boa tarde,
Neste final de semana instalei o vaso expansor na viatura como planejado, ficou muito bom testado e aprovado. Segue as fotos.
Abraço a todos do fórum
FurlanAnexo 373182Anexo 373180Anexo 373181Anexo 373179Anexo 373182Anexo 373180Anexo 373181Anexo 373179
Boa noite prezados ! muito bem executada a instalação, parabéns ! não dá para peceber bem nas fotos, mas o reservatório não deveria ficar mais alto ? ou seja, o fundo do reservatório ficar acima do radiador e do motor pra garantir o suprimento de água ? um abraço !
Boa noite Jacimar!
Bem pelo que andei pesquisando o reservatório teria que ficar no nivel do ladrão do radiador, assim a agua que sai do radiador entra pela entrada superior do reservatório e desce pela saída inferior entrando na mangueira inferior do radiador retornando ao radiador, assim completa o círculo, bem foi assim que ficou funcionando.
Se o reservatório ficar acima do nível do radiador a agua somente iria alcançar o reservtório depois que tivesse muito aquecida.
Espero ter esclarecido.
Abraços a todos,
Furlan
Fiz esta semana a adaptação de um vaso expansor em minha viatura. Diferente do sistema selado que vem sendo discutido nos últimos posts. Acabei bolando um tutorial para disponibilizar para um amigo, então disponibilizo aqui também para que os mais experientes deem sua opinião, e para servir de base para quem quer acabar com o desperdício de água do radiador.
Tive como base um tópico do nosso amigo Jacimar, que fez um sistema parecido.
abraço!
òtimo tutorial muito bem detalhado, é mais uma opção para resolver o problema.
Bercan.
muito bom o tutorial sobre o circuito selado do radiador...
Arigatou...... (obrigado)
Um abraço.
Boa tarde prezados ! Bercan, você já pode abrir uma oficina especializada em adaptações em Jeep's e prestar consultoria ! ficou profissional o seu tutorial, parabéns !
Fico contente em saber que os amigos gostaram do material. Sempre que faço uma adaptação (que da certo) procuro fazer um tutorial e assim ajudar aos amigos. Tenho alguns ja postados... portas e pedal de acelerador, etc... sempre são publicados em http://www.jeepclubedebraganca.com.br.
Falando do sistema que adaptei ... só tenho a elogiar... funcionando perfeitamente..!! Jacimar... jeepeiro e assim msm, sempre inventa alguma coisa!!! kkkkk
abraço!