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Convex Datacenter
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  • #49
    Usuário Avatar de Flávio_Costa
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    Citação Postado originalmente por Furlan Ver Post
    Olá Flávio! boa tarde,

    Neste final de semana instalei o vaso expansor na viatura como planejado, ficou muito bom testado e aprovado. Segue as fotos.

    Abraço a todos do fórum

    FurlanAnexo 373182Anexo 373180Anexo 373181Anexo 373179Anexo 373182Anexo 373180Anexo 373181Anexo 373179

    Grande Furlan,

    A sua adaptação ficou exatamente como a minha, somente o que muda foi a posição do vaso espansor!

    E as impressões do sistema funcionando foram boas? Os meu problemas acabaram!

    Grande Abraço!

    Flávio Costa
    Trekinho - CJ3-A 1950 OHC - Em eterna Construção

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  • #50
    Usuário Avatar de Flávio_Costa
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    Citação Postado originalmente por Bercan Ver Post
    Fico contente em saber que os amigos gostaram do material. Sempre que faço uma adaptação (que da certo) procuro fazer um tutorial e assim ajudar aos amigos. Tenho alguns ja postados... portas e pedal de acelerador, etc... sempre são publicados em http://www.jeepclubedebraganca.com.br.

    Falando do sistema que adaptei ... só tenho a elogiar... funcionando perfeitamente..!! Jacimar... jeepeiro e assim msm, sempre inventa alguma coisa!!! kkkkk

    abraço!
    Parabéns pelo Tutorial Bercan, são pessoas como você que fazem este fórum ser o sucesso que é!


    Grande abraço

    Flávio
    Trekinho - CJ3-A 1950 OHC - Em eterna Construção

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  • #51
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    Citação Postado originalmente por Flávio_Costa Ver Post
    Grande Furlan,

    A sua adaptação ficou exatamente como a minha, somente o que muda foi a posição do vaso espansor!

    E as impressões do sistema funcionando foram boas? Os meu problemas acabaram!

    Grande Abraço!

    Flávio Costa
    Olá Flávio!

    A primeira impressão foi ótima, testei o Jeep durante mais ou menos 01 hora e a temperatura não passou do meio, com o motor funcionando você vê a transferência da água do radiador para o vaso expansor, e o nível permanece sempre o mesmo. Não poderia ter ficado melhor,

    Grande Abraço

    Furlan

  • #52
    Usuário Avatar de Robertux
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    Citação Postado originalmente por Bercan Ver Post
    Fiz esta semana a adaptação de um vaso expansor em minha viatura. Diferente do sistema selado que vem sendo discutido nos últimos posts. Acabei bolando um tutorial para disponibilizar para um amigo, então disponibilizo aqui também para que os mais experientes deem sua opinião, e para servir de base para quem quer acabar com o desperdício de água do radiador.

    Tive como base um tópico do nosso amigo Jacimar, que fez um sistema parecido.

    abraço!
    Olá Bercan, parabéns pela iniciativa do tutorial, realmente muito bom, porém ficou uma dúvida.
    Como a água retorna ao radiador quando a temperatura diminui se a tampa original fecha abaixo da mangueira do ladrão?
    Ela foi projetada para segurar a pressão dentro do radiador até um determinado ponto a fim de evitar que a água entre em ebulição.
    Se, apenas com a pressão da mola, ela veda o suficiente para que a água não saia, apesar do aumento de pressão provocado pelo aumento da temperatura, como, com a diminuição da temperatura e consequente vácuo no radiador somado à força da mola, iria a água conseguir voltar ao radiador?
    No sistema usado pelo Corcel, a pressão no sistema de resfriamento era mantido por aquela válvula que você desmontou na tampa do reservatório e a tampa do radiador não tinha a válvula, como a do Chevette que o pessoal está usando.
    Eu não conheço em detalhes a tampa original do radiador do Jeep, nunca desmontei uma para ver como é feita, mas se o sistema está funcionando é possível que ela tenha uma segunda válvula que permita a entrada de ar para o radiador quando este esfria, evitando inclusive que ele murche com o vácuo e provavelmente seria por aí que a água estaria retornando, estou certo?
    4X4 Brasil
    Abraços Roberto
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  • #53
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    Citação Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Olá Bercan, parabéns pela iniciativa do tutorial, realmente muito bom, porém ficou uma dúvida.
    Como a água retorna ao radiador quando a temperatura diminui se a tampa original fecha abaixo da mangueira do ladrão?
    Ela foi projetada para segurar a pressão dentro do radiador até um determinado ponto a fim de evitar que a água entre em ebulição.
    Se, apenas com a pressão da mola, ela veda o suficiente para que a água não saia, apesar do aumento de pressão provocado pelo aumento da temperatura, como, com a diminuição da temperatura e consequente vácuo no radiador somado à força da mola, iria a água conseguir voltar ao radiador?
    No sistema usado pelo Corcel, a pressão no sistema de resfriamento era mantido por aquela válvula que você desmontou na tampa do reservatório e a tampa do radiador não tinha a válvula, como a do Chevette que o pessoal está usando.
    Eu não conheço em detalhes a tampa original do radiador do Jeep, nunca desmontei uma para ver como é feita, mas se o sistema está funcionando é possível que ela tenha uma segunda válvula que permita a entrada de ar para o radiador quando este esfria, evitando inclusive que ele murche com o vácuo e provavelmente seria por aí que a água estaria retornando, estou certo?

    Amigo Roberto bom dia ! não sou o Bercan mas essa eu sei responder , realmente tem uma pequena válvula no centro da válvula grande, a que faz contato com o radiador, elas trabalham em sentidos opostos e a função é essa mesma, equalizar a pressão a medida que o volume da água diminui, originalmente ela deixa entra ar e agora ela puxa a água de volta para o radiador, no começo quando fiz esse sistema na minha C-10 tive que trocar o reservatório 2 vezes porque ele ficou sub dimensionado e depois de pesquisar e fazer alguns cálculos verifiquei que a água na faixa de trabalho dos motores expande cerca de 10%, ou seja 1 litro mais ou menos, escolhi um reservatório com 2 litros para trabalhar com folga, um abraço a todos !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #54
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    Fala Roberto.

    Faço minhas as palavras do Jacimar. É exatamente a válvula do centro da tampa que tem a função de abrir quando o volume de água diminui.

    Quanto a modificação da tampa do reservatório, só retirei a válvula pq queria usar o reservatório do corcel mas queria manter a tampa do radiador original. Poderia ter utilizado - como demonstrado no tutorial - o reservatório do fiat 147, que não tem válvula na tampa.

    abraço!
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  • #55
    Usuário Avatar de Robertux
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    Valeu Jacimar e Bercan, obrigado pelo esclarecimento, agora a coisa fez sentido. Vou procurar um reservatório e fazer no meu também.
    Um grande abraço

    Roberto
    Abraços Roberto
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  • #56
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    Citação Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Valeu Jacimar e Bercan, obrigado pelo esclarecimento, agora a coisa fez sentido. Vou procurar um reservatório e fazer no meu também.
    Um grande abraço

    Roberto

    Bom dia prezado Roberto ! como sugestão de reservatório eu usei o de água do lavador de pára brisa do Uno, em anexo :


    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...-no-bf161.html (Instalação de vaso de expansão no BF161)


    Um abraço e boa sorte !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #57
    Usuário Avatar de Robertux
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    Grande amigo Jacimar, sempre pronto a nos ajudar! Mais uma vez obrigado pela informação, agora entendi direitinho como funciona. Valeu também pela informação do reservatório, vou procurar um.

    Abraços,

    Roberto
    Abraços Roberto
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  • #58
    Usuário Avatar de Brno.e
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    Mais um tópico de ouro no Fórum!

    Li por inteiro e não tem o que ser acrescentado... e Parabéns ao Bercan pelo tutorial, iniciativas assim engrandece a todos os jeepeiros e leitores...


    {}'s

  • #59
    Usuário Avatar de maxdelta
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    11/10/2007
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    Hum, eu fiz um reservatório de expansão com uma garrafa pet de 2litros, furei a tampa da garrafa pet, de um jeito q a mangueira do excesso do radiador passasse justinha nela, amarrei com arame galvanizado. Funcionou por menos q um ano, a ventoinha elétrica queimou a agua dali ferveu a garrafa pet de 2 litros ficou do tamanho de uma de 600ml, apesar de eu guardar a tampinha, amarrar a garrafa pet deu um tanto de trabalho q resolvi deixar quieto! Mais pra frente, quando houver paciencia eu amarro novamente a garrafa pet. O método de fixação foi tipo de uma gaiola, dá um pouco de trabalho, mas mesmo com o chacoalhar da trilha a garrafa não sai do lugar! Tombei 2 vezes de jipe e a garrafa só saiu dali quando virou garrafa de 600ml, nunca vi daquilo!

    Como faço várias coisas com garrafas pets, imaginei daria pra fazer o reservatório tb!

    Vou colocar novamente só falta é paciencia!

    []s
    Baja - Ainda sem nome
    Jipelipe - Sem jipe no momento

  • #60
    Usuário Avatar de juleymar73
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    23/07/2011
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    Uma ideia pra por o reservatorio mais alto que o radiador.como fazer/adaptar um reservatorio de agua ?-reservatorio.jpg

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