x
Convex Datacenter
Página 28 de 66 PrimeiroPrimeiro ... 181920212223242526272829303132333435363738 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 325 a 336 de 1116

Hybrid View

Usuário Avatar de Ricardão4x4
    Entrada
    03/06/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR
    Agradecimentos: 0

Amigo Giovani,

Obrigado pela "deixa". Estava tão focado em aprender como anexar arquivos que acabei enviando a mensagem sem os merecidos agradecimentos a ti pelas tuas dicas, mediações e convite para participar desta fantástica ferramenta de informação que é o 4x4brasil. Legal mesmo!

Sobre as duas questões, tenho o seguinte:

1 - (pode até ajudar nas questões de adaptações de caixas de direção de veículos mais atualizados) estava adaptando o sistema completo de DH do Ford Versalhes (barra e terminal direito e esquerdo direto da caixa) e o serviço estava indo bem até que "descobri" que a caixa de direção atua no sentido contrário da que precisava - os terminais de direção dos carros citados, Opala, Kadet, Versalhes, etc. vão atrás do eixo e não na frente, como nos CJs. Deixar a caixa de direção de "ponta-cabeça" faria com que a barra entre a direção e a caixa de direção ficasse muito inclinada para a direita, passando entre o motor e o diferencial dianteiro . Trazer a caixa para trás implicava em interferências com motor e amortecedores.
    : Então decidi comprar por R$ 190 mangos a caixa mecância zerada do Gol e aproveitar a lingüeta direita que já estava pronta, além de termos verificado que haveria uma grande probabilidade de esta barra ter interferência com o suporte da própria caixa de direção em instalando a lingüeta na roda esquerda. Concordo 100% contigo que quanto maior o raio, menor a influência do balanço do veículo ou da suspensão no sentido das rodas mas deixamos a barra em questão, entre o setor e a lingüeta o mais horizontal possível e o resultado acabou sendo ótimo (para você ver que: sistema original + jumelos maiores = grande porcaria!)

2 - As fotos foram tiradas ontem à noite e não ficaram grande coisa. Aqui vai um rabisco feito sobre o excelente desenho enviado pelo Mauro. Pode ser que ajude a encontrar na primeira foto o reforço que mencionei.

Um grande abraço e desculpem pelo jornal
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ling_eta_com_refor_o_353.jpg  

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Ricardão4x4
    Amigo Giovani,
    Obrigado pela "deixa". Estava tão focado em aprender como anexar arquivos que acabei enviando a mensagem sem os merecidos agradecimentos a ti pelas tuas dicas, mediações e convite para participar desta fantástica ferramenta de informação que é o 4x4brasil. Legal mesmo!
    Fala Ricardão!!! Seja bem vindo e aproveite ao máximo!!!

Então decidi comprar por R$ 190 mangos a caixa mecância zerada do Gol e aproveitar a lingüeta direita que já estava pronta, ... mas deixamos a barra em questão, entre o setor e a lingüeta o mais horizontal possível e o resultado acabou sendo ótimo
    Se não interfere muito, beleza... Mas providencie a barra de apoio, senão a cx. quebra mesmo! E uma dica para todos: usem cx. da marca TRW. Elas são naturalmente mais fortes, pois possuem a haste de maior diâmetro.

[]'s

Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 11
    Grande Giovani

Tô usando a caixa ZF do Santana 86, até agora está aguentando... Parece q a carcaça dela é mais robusta q da TRW...

A minha ZF é das primeiras, q vieram da Alemanha ainda... Tô gostando até agora, nada a reclamar

[s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Tô usando a caixa ZF do Santana 86, até agora está aguentando... Parece q a carcaça dela é mais robusta q da TRW...
    Também estou com a ZF... Mas a TRW tem a "haste" com diâmetro maior. A diferença entre elas é gritante! Fizemos um teste com ambas, girando o volante, com o veículo parado e sem o braço de apoio! A ZF envergou! A TRW cedeu bem pouco...

[]'s

Entrada
    03/06/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR

Barra de apoio caixa VW Gol

Grande Giovani!

Tinha entendido que você se referia ao reforço via nervura no e-mail anterior. Por isso mandei o esquema. Desculpe e

mais uma vez obrigado pela dica. Tinha de fato esquecido da barra de apio para evitar a quebra da caixa de direção. A instalação já está a caminho.

a haste do amortecedor de volante da Brasília (é a que uso, troquei há pouco e tenho a falecida) é suficiente para este fim? Pergunto porque no meu caso não há muito espaço para uma barra com diâmetro maior.

por pura sorte, a caixa que comprei foi da marca que recomendas, TRW (R$190 na Alvorada, em Curitiba)

Um grande abraço,

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS

Re: Barra de apoio caixa VW Gol

a haste do amortecedor de volante da Brasília (é a que uso, troquei há pouco e tenho a falecida) é suficiente para este fim? Pergunto porque no meu caso não há muito espaço para uma barra com diâmetro maior.
    Fala Ricardão!!!

A barra tem que ter pelo menos uns 16mm.

[]'s

Fala Giovani, eu estou montando em meu cj3 a caixa de direção hidráulica do santana e pretendo fazer a barra com a bucha do jeito que vc postou aqui. . . tenho algumas dúvidas. . .
    Eu arranjei um amortecedor de gol, acredito ser G3, a haste é bem grossa (ops!) . . . eu coloquei no meu cj3 e percebi que, como ele é mais estreito que o cj5, o local ideal do suporte seria na longarina direita mesmo. Vc acha que ela aguenta, se eu soldar apenas uma porca, aproveitando a rosca que existe no amortecedor ??
    pretendo colocar um amortecedor de direção tb, pra ficar igual ao Trex. . . vc ache que o da caixa de direção da variant ou fusca serve ?? ou é melhor eu comprar um outro ?? estou com pneus 255/75r15 e não pretendo fazer trilhas. . . vai ser 99% na cidade e estrada e algumas trilhas leves. . . .

[ ]´s
    Dias

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Citação Postado originalmente por Dias
    tecedor ??
    pretendo colocar um amortecedor de direção tb, pra ficar igual ao Trex. . . vc ache que o da caixa de direção da variant ou fusca serve ?? ou é melhor eu comprar um outro ?? estou com pneus 255/75r15 e não pretendo fazer trilhas. . . vai ser 99% na cidade e estrada e algumas trilhas leves. . . .

[ ]´s
    Dias
    Dias,

Estou com a caixa de direção de VW também e estava usando o amortecedor de direção da Toyota Band. e ficou muito bom, só não estou mais usando ele porque fiz uma c@g@da e entortei a haste e o corpo do amortecedor, aí num teve jeito, tive que tirar e agora estou sem, mas logo vou colocar outro igual de novo.

[]´s

Entrada
    03/06/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR

Barra de Reforço do Setor da caixa VW

Fala aí, turma!

Amigo Giovani, tentamos seguir tuas dicas na instalação da barra de reforço do setor o mais fielmente possível. O resultado está aí, nas duas fotos anexadas. Ao dirigir, não senti diferença alguma, o que é ótimo!

a bucha ficou o mais encima do setor possível, para evitar a torção da cremalheira, além de um possível esforço fletor
    a barra de reforço é oriunda de uma haste de pistão hidráulico
    os retentores foram instalados do contrário, isto é, permitem que a graxa saia da bucha, dificultando contudo que a sujeira aderida na haste entre em contato com a bucha de poliuretando, a desgastando

Peço que te sintas à vontado para criticar e/ou sugerir melhorias.

Um grande abraço,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -barrarefor_olateral_922.jpg   -barrarefor_ofrotal_340.jpg  

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS

Re: Barra de Reforço do Setor da caixa VW

Grande Ricardão!!! Desculpe a redundância...
    Amigo Giovani, tentamos seguir tuas dicas na instalação da barra de reforço do setor o mais fielmente possível. O resultado está aí, nas duas fotos anexadas. Ao dirigir, não senti diferença alguma, o que é ótimo!
    Karai... Isso até me dá medo! Viram só a responsabilidade??? :P

a bucha ficou o mais encima do setor possível, para evitar a torção da cremalheira, além de um possível esforço fletor
    Esse é ponto... Como vou explicar... Vou desenhar. Olhe os riscos na foto. Vc instalou a barra na "lateral", como vc mesmo colocou no nome do anexo. Sendo uma barra redonda, ela precisa ficar "em cima". No seu caso, entre o fundo do radiador e a haste da direção, aquela com a coifa de borracha. A barra da direção, que está ligada à roda (já te disse que tinha que ser na outra roda), força o cj. para baixo. Com o reforço na lateral, ela vai fazer um movimento, onde o eixo será a própria haste do reforço. Veja as linhas azuis e o movimento em vermelho.
    Vc tem três saídas: trocar a haste redonda por uma sextavada, usando uma bucha de nylon sextavado (encontrada em máquinas de lavar roupa ), ou reposicionar o reforço, abaixo do radiador, ou ainda (menos recomendada) colocar uma 2ª barra paralela, abaixo desta que vc instalou. :P
    Faça um teste, com o jeep parado, peça para alguém mexer no volante e olhe o movimento da peça que está ligada ao reforço. Se balançar, como eu risquei na foto, ela não vai ajudar em nada...

a barra de reforço é oriunda de uma haste de pistão hidráulico
    Beleza, a peça possui tratamento e vai resistir bem à oxidação.

os retentores foram instalados do contrário, isto é, permitem que a graxa saia da bucha, dificultando contudo que a sujeira aderida na haste entre em contato com a bucha de poliuretando, a desgastando
    Isso aí, fiz assim e funciona muito bem.

Peço que te sintas à vontado para criticar e/ou sugerir melhorias.
    Lamento, mas vc pediu...
    Qualquer coisa é só gritar!

[]'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -barrarefor_olateral2_163.jpg  

Entrada
    03/06/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR

Barra de Reforço do Setor

Legal, Giovani. Obirgado novamente pelas dicas.

Interessante que, quando da decisão de instalarmos o reforço, fizemos o teste, inclusive fazendo com que a roda dianteira direita caísse numa depressão para verificar o movimento da peça em "L" presa ao setor (linhas vermelhas do teu desenho), e não ocorreu movimento algum.

Podemos então concluir que, por meu Urso Branco não ser SPOADO, a tal peça em "L" é bem menor, provocando um momento torçor bastante menor?

De qualquer jeito, valeram as tuas explicações detalhadas sobre os meus erros. Assim, teremos mais jipeiros investindo em outros que não a reposição das caixas de direção.

Um grande abraço,

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS

Re: Barra de Reforço do Setor da caixa VW

Fala Giovani !!!

Citação Postado originalmente por Giovani
    Vc instalou a barra na "lateral", como vc mesmo colocou no nome do anexo.
    As escritas "lateral" e "frontal" que o Ricardão escreveu se referem as vistas, vista lateral e vista frontal, respectivamente, e não ao posicionamento na guia.

Sendo uma barra redonda, ela precisa ficar "em cima". No seu caso, entre o fundo do radiador e a haste da direção, aquela com a coifa de borracha. (...) Com o reforço na lateral, ela vai fazer um movimento, onde o eixo será a própria haste do reforço. Veja as linhas azuis e o movimento em vermelho.
    Giovani, tem coisa equivocada aí. Se o Ricardão somente deslocar a guia para a parte de cima da haste, as forças sobre a caixa irão aumentar, e o perigo de quebra aumenta junto.

Fica difícil explicar aqui detalhadamente o porque do que vou dizer abaixo, mas posso provar posteriormente por A + B que o que vou escrever é verdadeiro ...

Na prática, deve-se obedecer as regras abaixo, ou adaptar o conceito a casos particulares:

A caixa de direção é tranversal ao chassis. Então monte o suporte de ligação da caixa com a barra de direção de forma que a barra também fique TRANSVERSAL ao chassis. Após isso, monte a guia bem ACIMA do centro da esfera interna do pivô da barra de direção. Isso mesmo, bem na VERTICAL. E procure ainda montar a guia o mais próximo possível desse pivô, mas cuidando para que durante o curso a barra de direção não esbarre na guia.

O resultado disso escrito acima é que a guia vai anular todas as forças fletoras sobre a haste da caixa ... e é exatamente isso que queremos com esse reforço!!! Fiz um desenho bem meia-boca para mostrar visualmente o que estou falando. E para comparar, fiz outro desenho com a guia sobre a haste. Não parece mais claro agora que, neste caso, qualquer força que provina do pivô, no sentido de causar um momento sobre o eixo da guia, produzirá uma força razoavelmente maior sobre a haste do que no caso da guia sobre o pivô???

Resumindo:
    Olhando de cima, a haste da caixa, a guia e a barra de direção, todas, devem ficar paralelas.

Olhando de frente, a haste da caixa e a guia devem ficar paralelas. Nesta vista, a barra de direção pode ficar com qualquer inclinação (melhor quando mais na horizontal)

Olhando de lado, a guia deve ficar bem acima (na vertical) do centro da esfera interna do pivô da barra de direção. Nesta vista, a haste da caixa pode ficar em qualquer posição, desde que fique na mesma direção da guia.

Faça um teste, com o jeep parado, peça para alguém mexer no volante e olhe o movimento da peça que está ligada ao reforço. Se balançar, como eu risquei na foto, ela não vai ajudar em nada...
    Se balançar como o Ricardão montou, pode acreditar que iria balançar mais ainda se ele colocasse a guia sobre a haste, mantendo o resto igual como está. O que importa realmente não é a posição da guia em relação a haste, mas sim em relação a barra de direção, que por sua vez deve ter sua posição definida de acordo com a posição da haste da caixa.

[]'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -guia2_138.gif   -guia_167.gif  
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem