Powered by vBulletin

Quanto custa retificar motor BF/Ford?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 03/01/2010, 10:38
    LOCATELLI BSB
    Pessoal, não sei vai ajudar, mas, depois de 1 ano e meio parado, cj5 1963 mecanica original, retirei as velas, coloquei WD 40 nos cilindros e movimentei-o devagar tipo vai e vem com a segunda marcha engatada ( cambio de 3 marchas) depois de algumas voltas no eixo recoloquei as velas devidamente limpas e depois de algumas tentativas com WD no carburador ele pegou, meio fora de "forma", mas, funcionou. Depois parti para as devidas regulagens. abçs
  • 05/01/2010, 19:36
    Marcio Rossetto
    Camarada , eu acabei de fazer no meu BF , digamos que eu fiz completa , mas economizei no que eu pude .

O resultado foi bom, o motor ficou bastante forte.

A unica coisa que eu não fiz foi retificar as guias de valvulas, não estavam com folga , mas não totalmente justas . O comandode Valvulas estava 100%.

O motor bate um pouquinho de valvula, mas acelera bem e tem muita força. Não engasga , só não ficou muito silencioso ( marca registrada desse motor) No meu foi a ultima retífica, + 1,5 mm do pistão .

Usei os pistões Suloy e ficou 100% .

Acho que que compensa o motor original , porque adaptação tem que ser bem feita e original é original .

Hoje o meu jipe , tem um motor bom , uma embreagem original Sachs e esta bem justo. Acho que esta bem confiável para a trilha . Estou andando pra cima e pra baixo e até agora nada a reclamar .

Gastei na Retífica R$ 2700,00.

Se fizer 100% Guias de vávulas, trocar tuchos , etc .... vai chegar nos
    R$ 4500, mas pode confiar o motor fica show !

Agora é importante o bloco estar bom, antes de sair gastanto tem que analisar bem o assento das válvulas de escape , pois é muito comum ter trincas. Para ficar boa a retifica , é necessário um bloco bom.

Citação:

Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Prezados, afim de poupar os dedos de alguns bons ajudantes que deixaram aqui seus pitacos ( fico agradecido! ), gostaria de ser mais objetivo:

1 - Quem de vcs fez retífica completa de um dos motores citados?

2 - Ficou bom? Quanto foi o gasto médio?

3 - Em caso negativo, qual foi a opção de motor pra substituir o BF/OHC? E o custo?

Acho que assim vai facilitar muito mais a gente chegar num denominador comum, e serve até como "arquivo vivo" pra quem quiser retificar ou trocar o motor de seus Jeep.

Grande abraço!

• 06/01/2010, 18:32
    Julinot
    Parabéns pela boa retífica, e pelos resultados...
    Mas como ficou o consumo do bichão ?!

Abraços...

Citação:

Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Camarada , eu acabei de fazer no meu BF , digamos que eu fiz completa , mas economizei no que eu pude .

O resultado foi bom, o motor ficou bastante forte.

A unica coisa que eu não fiz foi retificar as guias de valvulas, não estavam com folga , mas não totalmente justas . O comandode Valvulas estava 100%.

O motor bate um pouquinho de valvula, mas acelera bem e tem muita força. Não engasga , só não ficou muito silencioso ( marca registrada desse motor) No meu foi a ultima retífica, + 1,5 mm do pistão .

Usei os pistões Suloy e ficou 100% .

Acho que que compensa o motor original , porque adaptação tem que ser bem feita e original é original .

Hoje o meu jipe , tem um motor bom , uma embreagem original Sachs e esta bem justo. Acho que esta bem confiável para a trilha . Estou andando pra cima e pra baixo e até agora nada a reclamar .

Gastei na Retífica R$ 2700,00.

Se fizer 100% Guias de vávulas, trocar tuchos , etc .... vai chegar nos
    R$ 4500, mas pode confiar o motor fica show !

Agora é importante o bloco estar bom, antes de sair gastanto tem que analisar bem o assento das válvulas de escape , pois é muito comum ter trincas. Para ficar boa a retifica , é necessário um bloco bom.

• 07/01/2010, 12:11
    Marcio Rossetto
    Tudo bem !

Ainda não tenho dados precisos do consumo, até porque não esta funcionando o velocimetro e também esta sem a boia do tanque :parede:mas não esta gastão :discordo: .

Outra coisa que eu fiz e melhorou muito o motor foi retificar o carburador na Empresa Carburama . Embuchamento completo da haste injetora , descarbonização , etc .

Encostou o pé ele responde . paguei R$ 110,00 na reforma .

Citação:

Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Parabéns pela boa retífica, e pelos resultados...
    Mas como ficou o consumo do bichão ?!

Abraços...

• 07/01/2010, 17:50
    Julinot
    Esse dado sobre o consumo é importante... antes e depois.
    Como você obteve esse sentimento de que "não está gastão" ?
    Não consegue, ainda que no sentimento, calcular um número ?

Parabéns, mais uma vez...

Abraços.
  • 21/11/2012, 18:06
    Julinot
    Eu falando comigo mesmo... ressucitando um tópico - e um assunto que muitos (a maioria) vai achar totalmente fora de propósito: RETIFICAÇÃO DE BF-161 !!! Desiludi-me um pouco do Jeep depois de submetê-lo a um MECHÂNICO enroladaço. Não tenho entrado muito neste fórum... escolhi um assunto polêmico para voltar. Na verdade... retificar meu BF... muito difícil. Eheh.
    Tô precisando é dar uma geral no bicho, que nesse sábado não pegou nem por decreto... acho que afoguei de tanto tentar. Foi preciso mandar uma carga 24 horas na bateria ou não teria resistido. A adaptação de direção hidráulica que o sujeito fez aproveitou um dos parafusos - o primeiro - do cabeçote para fixar a bomba hidráulica. Resultado... sinto que preciso limpar ou trocar a primeira vela, mas não tem jeito de meter qualquer tipo de chave ali para removê-la. A primeira providência deve ser trocar a posiçlão da caixa hidráulica, que a meu pedido não foi colocada onde todo mundo coloca, entre a grade e o parachoque. Ficou uma m... o cara aproveitou parte das articulações da direção horiginal e o resultado é que a direção é levíssima, pero cheio de folgas que não tem como tirar. Colocada no lugar certo, arranjada outra solução para a fixação da bomba... aí é dar a geral no BF... tirar as velas, limpar, ajustar válvulas, ponto, e o que mais for necessário. Esse BF tem que rodar muito ainda.

Mas o que eu queria saber é se mais algum herói partiu para retífica do BF, e qual foi o resultado.

Abraços.

Citação:

Esse dado sobre o consumo é importante... antes e depois.
    Como você obteve esse sentimento de que "não está gastão" ?
    Não consegue, ainda que no sentimento, calcular um número ?

Parabéns, mais uma vez...

Abraços.

• 22/11/2012, 10:49
    matrakaum
    Citação:

Eu falando comigo mesmo... ressucitando um tópico - e um assunto que muitos (a maioria) vai achar totalmente fora de propósito: RETIFICAÇÃO DE BF-161 !!! Desiludi-me um pouco do Jeep depois de submetê-lo a um MECHÂNICO enroladaço. Não tenho entrado muito neste fórum... escolhi um assunto polêmico para voltar. Na verdade... retificar meu BF... muito difícil. Eheh.
    Tô precisando é dar uma geral no bicho, que nesse sábado não pegou nem por decreto... acho que afoguei de tanto tentar. Foi preciso mandar uma carga 24 horas na bateria ou não teria resistido. A adaptação de direção hidráulica que o sujeito fez aproveitou um dos parafusos - o primeiro - do cabeçote para fixar a bomba hidráulica. Resultado... sinto que preciso limpar ou trocar a primeira vela, mas não tem jeito de meter qualquer tipo de chave ali para removê-la. A primeira providência deve ser trocar a posiçlão da caixa hidráulica, que a meu pedido não foi colocada onde todo mundo coloca, entre a grade e o parachoque. Ficou uma m... o cara aproveitou parte das articulações da direção horiginal e o resultado é que a direção é levíssima, pero cheio de folgas que não tem como tirar. Colocada no lugar certo, arranjada outra solução para a fixação da bomba... aí é dar a geral no BF... tirar as velas, limpar, ajustar válvulas, ponto, e o que mais for necessário. Esse BF tem que rodar muito ainda.

Mas o que eu queria saber é se mais algum herói partiu para retífica do BF, e qual foi o resultado.

Abraços.

Kra tb. pensei mto em retificar o meu BFão. Sinceramente, gostaria muito de manter o motor original...sei lá...Charme talvez...
    Mas o fato é que não compensa. Vc. faz um motor zero gasta uns 4k, nas minhas contas ficou quase isto, terá um baita motor que vai durar mais um montão de anos mas, mesmo assim, será um motor antigo que vc. não pode tirar mais "água" dele.
    Optei pelo do Opala que apesar de ser tão antigo quanto é um motor que dá para fazer um monte de coisas e a retífica é mais em conta.
    Por exemplo, tó c/ um a Alcool c/ ignição aqui. Tem um carburador com uma bocana enorem, eu tenho um H-34 que ganhei novo. Mas já me falaram que é moleza de injetar. Vou precisar de uma TBI monoponto (eu já tenho a do monza) - Vou precisar de uma Polia Fônica (eu já tenho) - vai faltar módulo de injeção, chicote e bico.....
    Então, optei por pôr este do Opala mesmo. E não vou mudar o câmbio. Vai ficar o 3m original c/ capa seca do Opala.

abço,
  • 23/11/2012, 16:56
    Julinot
    Pois é... MATRAKAUM.... retificar vai ser difícil.
    Será que eu encontro um OPALA-4 em condições.... com nota, e por quanto ?
    A caixa... concordo contigo... pode ser mesmo a de três 1a seca atual - que não desgosto.
    Estou com pneus quase 33 - Genius 31, mas ainda bem novos -, de modo que a relação final não está curta, não - apesar dos diferenciais 43/8. No momento estou querendo é botar o motor pra funcionar reguladinho, e tirar a prova se esse BF já deu o que deu. Se me colocassem ele confiável de novo... nem precisaria trocar.

Abraços.
  • 23/11/2012, 22:13
    matrakaum
    O preço dele em desmanches parte de 1.400,00 - Isto em locais honestos c/ NF e garantia. Seria o preço que venderia o meu, por exemplo.
    Eu já vi um por 2.000 mas era zerado de um amigo daqui....aquele eu babei mas não tinha grana pra comprar.
    Mas, uma coisa q me ocorreu agora, talvez, vale mais a pena pegar um já meia sola, por uns 800 pra baixo, e mandar fazer a retífica. As peças do Opala são muiiiiiiiiito mais baratas que as do Bfão. Aí vc. fica c/ um do jeito que vc. quer e 100% confiável.
  • 24/11/2012, 08:08
    antonio umino
    Matrakaum... De tudo que li por aqui. acho que o motor original BF. Se não fosse a picaretagem (exploradores) o motor Bf. teria o mesmo gasto que se gasta em um motor opala. A diferença é que por enquanto o motor opala apesar de que as peças são mais em conta, mas com o tempo acabarão tal qual o Bf pois, não existe mais em linha de produção nos autos novos.... Agora, se vc quer manter a viatura original, acho que uma boa retifica que faça o serviço com perfeição não tem muita diferença de se fazer o serviço tanto no motor opala como no Bf, pois os serviços de usinagem em ambos são iguais. o que encarece é o valor das peças, por ser de jeep..... Acho o funcionamento e manuntenção muito mais fácil o Bf....
    Bom. tem várias opiniões à respeito..........
    até mais.
  • 24/11/2012, 10:42
    matrakaum
    Antônio realmente vc. tem rezão na questão do serviço de retífica. Aliás, eu não achei tão caro. Ficava em torno de 500 na pior das hipóteses. O rapaz me passou os valores. Ele falou que em média 350,00 mas se tivesse que fazer não sei lá o que ficava em 500.
    O problema são as peças. Não tem condiça...
    As do Opala fabricam ainda. Tem muito Opala rodando... Tem um kra que reforma aqui em Osasco, Allen, deve ter uns 30 na oficina. Eu acho q tão cedo as peças de Opala não vão sumir. Agora do Jeep já sumiu faz tempo.
    Como disse pessoalmente gostaria de manter o Bfão mas não dá. Não vale a pena. Vou gastar uma grana preta e não terei como fazer Ups nele depois. Por isso optei por este do Opala.
    Na verdade queria um Diesel da Ranger - mas aí eu ia ser posto para fora de casa.
  • 04/12/2012, 13:01
    fagsilva
    RBM boa tarde,

Tbm sou de SJC e pretendo realizar uma revisão no meu BF, porém não conheço ninguem na região que faça isso, vc poderia indicar? Abraços

Citação:

Postado originalmente por RBM Ver Post
    Sai uns 4 paus mesmo, quanto da consumo do motor, acho que depende do cuidado com ele e do conjunto...
    O meu vai para São Paulo e volta com menos de 1/2 tanque e ainda roda mais uns 3 dias, com o FIT Flex, rodo no alcool um tanque fazendo as mesmas coisas na cidade, sem ir para São Paulo
    Meu Jeep é longo, BF 161, cambio 4m da F-75, pneus 235/85/16 e diferencial 9:44

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:39.