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  • #25



    Brenno, quando vc retificou o motor, seu comando de válvulas foi retirado fora, e com isso perdeu a borra criada durante anos que funcionava como um retentor nos mancais do comando. Com isso o óleo perde a pressão em baixa, mas não o suficiente para deixar de lubrificar a parte de cima (comando).
    No meu motor aconteceu a mesma coisa, e agora, após uns 10 anos de uso, a luz parou de ascender novamente.

    Usa esse motor até ele se entregar denovo. Daí depois vai atrás de um motor mais moderno, ou arruma um bloco intacto.

    SDS

  • #26
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    pressao oleo jeep

    Bom dia...


    Mas engraçado a lubrificação eh a mesmo com o motor frio e com o motor quente só q com esse, a luz só apaga em alta rotaçao..podereia andar nele assim com a luz acesa??Se esta lubrificando a parte de cima necessariamente esta lubrificando a parte de baixo? Pois se for a lubrificaçao esta perfeita mas a luz da bomba continua acesa..tenho medo de arrebentar o motor..

    valeww

    brenno

  • #27
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    Citação Postado originalmente por Brennosiqueira Ver Post
    Bom dia...


    . . . podereia andar nele assim com a luz acesa??Se esta lubrificando a parte de cima necessariamente esta lubrificando a parte de baixo? Pois se for a lubrificaçao esta perfeita mas a luz da bomba continua acesa..tenho medo de arrebentar o motor..

    valeww

    brenno
    Prezado bom dia ! o CJ58 da minha exposa roda assim tem 9 anos, quando esquenta e você deixa o motor na lenta a luz acende, ela não teve problema até hoje, mas vou fazer como o Daher falou aqui no tópico mesmo, regular a válvula de alívio de pressão, o motor dela é o BF161, não sei se o BF184 também tem essa regulagem
    4X4 Brasil Razão: Complementação da resposta
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #28

    Luz do óleo

    Pessoal,

    O meu CJ 58 também acende a luz quando o motor está quente e fica na lenta.

    Alguém pode me indicar se existe essa válvula de alívio de pressão no motor opala 4 cc gasolina?

    Obrigado,


    Eduardo

  • #29
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    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    Pessoal,

    O meu CJ 58 também acende a luz quando o motor está quente e fica na lenta.

    Alguém pode me indicar se existe essa válvula de alívio de pressão no motor opala 4 cc gasolina?

    Obrigado,


    Eduardo
    Boa tarde prezado ! se entendi direito o seu CJ58 está com motor Opala 4 cilindros, certo ? no motor do Opala não sei se existe regulagem, mas pode ser bomba ruim ou cebolinha, tive um problema parecido na minha Bonanza 250S, era a cebolinha, já estava mandando ela para a oficina e resolvi trocar a cebolinha, custou R$10,00 . . . economizei R$590,00 pois o mecânico estava achando que era borra . . . um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #30
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    acordando o tópico.....

    Alguém sabe ou teve o mesmo problema comentado por aqui. e qual foi a solução??


    Retifiquei um motor B f 184. (maverick)... não tem pressão na cebolinha de óleo....portanto não vai óleo na parte de cima ou no eixo das válvulas.... Retirando o bujão do bloco .. alí tem pressão . mas na cebola e no cotovelo que leva óleo ao eixo balancin não tem pressão..... Alguma solução.

    agradeço de antemão aos entendidos..


    grato. grande abraço.

    antonio umino
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #31
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    acordando o tópico.....

    Alguém sabe ou teve o mesmo problema comentado por aqui. e qual foi a solução??


    Retifiquei um motor B f 184. (maverick)... não tem pressão na cebolinha de óleo....portanto não vai óleo na parte de cima ou no eixo das válvulas.... Retirando o bujão do bloco .. alí tem pressão . mas na cebola e no cotovelo que leva óleo ao eixo balancin não tem pressão..... Alguma solução.

    agradeço de antemão aos entendidos..


    grato. grande abraço.

    antonio umino
    Antonio.

    Um detalhe... quando retifiquei meus 2 motores, um BF184 e outro BF161, eu tambem retifiquei o eixo do comando. É dificil achar as bronzinas/buchas para o comando a um preço justo, então acabei comprando uma chinesa. Esse jogo veio com 4 buchas e cada uma delas veio apenas 1 furo de lubrificação ou seja, veio faltando furos para a passagem de oleo para o eixo balaceiro (que é pulsado) e a cebolinha, que são a segunda e ultima bucha. Troquei por um jogo da marca JS e essa veio com os furos corretos. Não tenho certeza, mas acho que todas ou pelo menos 2 buchas devem vir com 2 furos de lubrificação.

    Você trocou essas buchas? Se trocou, talvez ficou faltando furos de lubrificação podendo comprometer seu comando.

    Espero ter ajudado, se não foi isso, acho que a solução é abrir motor e checar qualquer entupimento nas galerias ou abrir o motor pra trocar as buchas novamente.

    Abs
    Deivid Monnerat

    Sabbath - Jeep CJ5 66 - BF161 + 4m OHC + Montando BF184 com coletor do itamaraty

  • #32
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    Citação Postado originalmente por deividmonnerat Ver Post
    Antonio.

    Um detalhe... quando retifiquei meus 2 motores, um BF184 e outro BF161, eu tambem retifiquei o eixo do comando. É dificil achar as bronzinas/buchas para o comando a um preço justo, então acabei comprando uma chinesa. Esse jogo veio com 4 buchas e cada uma delas veio apenas 1 furo de lubrificação ou seja, veio faltando furos para a passagem de oleo para o eixo balaceiro (que é pulsado) e a cebolinha, que são a segunda e ultima bucha. Troquei por um jogo da marca JS e essa veio com os furos corretos. Não tenho certeza, mas acho que todas ou pelo menos 2 buchas devem vir com 2 furos de lubrificação.

    Você trocou essas buchas? Se trocou, talvez ficou faltando furos de lubrificação podendo comprometer seu comando.

    Espero ter ajudado, se não foi isso, acho que a solução é abrir motor e checar qualquer entupimento nas galerias ou abrir o motor pra trocar as buchas novamente.

    Abs
    -imagem-172.jpg

    Acho que vou ter que desmontar o motor novamente. e conferir, pois troquei as buchas do comando. Esta parte levei para a retifica fazer.... acho que vou ter que conferir se foi colocado corretamente.... as buchas comprei novas na Josewal....não reparei a marca e não conferi os furos.........Tenho mais um jogo que comprei para reserva de um outro motor que vou desmontar e retificar. ( 5 rurais)..... então é bom conferir...

    David. agradeço a sua atenção... depois de uma retifica com tudo novo. achei que estava tudo correto.. e qual a minha surpresa não apaga a luz de óleo...... retirei a tampa de válvulas e nada de lubrificar..a bomba de óleo por uma outra de um outro motor e nada..... conferi o tubo depois do bloco até o cabeçote e não vem óleo..... mas na frente onde no BF 161 vai a mangueira para o filtro tem pressão.... mas nestes dois nada de pressão.... então vou ter que refazer todo o serviço.... Retirar o motor desmontar..... e verificar as buchas do comando.. pois me parece ser o que você menciona quanto às buchas do comando.....

    ainda bem que sei o desmonte e montagem senão é bicho de sete cabeças.... cada qual um sentido...
    Vou ter que tirar o motor com a caixa seca, deixando o cambio no lugar....o radiador motor de partida... e depois na bancada. o cabeçote. os pistões e as bielas, o virabrequim. as vávulas de escape. o eixo comando. como também todo o periferico, bomba de água, distribuidor, bomba de óleo,

    Obrigado mais uma vez....
    -imagem-167.jpg
    -imagem-168.jpg
    grande abraço.
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #33
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    -imagem-172.jpg

    Acho que vou ter que desmontar o motor novamente. e conferir, pois troquei as buchas do comando. Esta parte levei para a retifica fazer.... acho que vou ter que conferir se foi colocado corretamente.... as buchas comprei novas na Josewal....não reparei a marca e não conferi os furos.........Tenho mais um jogo que comprei para reserva de um outro motor que vou desmontar e retificar. ( 5 rurais)..... então é bom conferir...

    David. agradeço a sua atenção... depois de uma retifica com tudo novo. achei que estava tudo correto.. e qual a minha surpresa não apaga a luz de óleo...... retirei a tampa de válvulas e nada de lubrificar..a bomba de óleo por uma outra de um outro motor e nada..... conferi o tubo depois do bloco até o cabeçote e não vem óleo..... mas na frente onde no BF 161 vai a mangueira para o filtro tem pressão.... mas nestes dois nada de pressão.... então vou ter que refazer todo o serviço.... Retirar o motor desmontar..... e verificar as buchas do comando.. pois me parece ser o que você menciona quanto às buchas do comando.....

    ainda bem que sei o desmonte e montagem senão é bicho de sete cabeças.... cada qual um sentido...
    Vou ter que tirar o motor com a caixa seca, deixando o cambio no lugar....o radiador motor de partida... e depois na bancada. o cabeçote. os pistões e as bielas, o virabrequim. as vávulas de escape. o eixo comando. como também todo o periferico, bomba de água, distribuidor, bomba de óleo,

    Obrigado mais uma vez....
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    grande abraço.
    Se foi a retifica que fez a montagem, provavelmente esse é o problema. Agora, se montaram essa buchas com os furos alinhados para fora do bloco, ou seja, alinhado com a cebolinha e o cotovelo que vai pro cabeçote, seu comando rodou sem oleo nesse periodo... ai não sei o quanto funcionou o motor assim...

    Nos 2 motores que montei, essa parte das buchas de comando foram as piores partes da desmontagem e montagem. É bem chato retirar as válvulas de escape, tive que desenvolver uma ferramenta pra encolher as molas.

    Mantenha a gente informado ai sobre a situação.

    Abs
    Deivid Monnerat

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  • #34
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    Então. olhando as buchas do comando novas que tenho no estoque,, o mesmo não tem os dois furos que tem na que foi retirada.... então é zika na certa... vou ter que desmontar todo o motor... eita trabalheira....

    mais um trampo a mais.....

    aviso aos montadores de plantão...... peça nova não tem furo de passagem de óleo. vou ter que fazer.....

    grande abraço.
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  • #35
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    Por fim .. acabei desmontando o motor... Cabeçote, carter. tampa lateral ., as válvulas de escape e as molas... tampa do comando...
    E no final o eixo comando de válvulas..
    Não tem o furo do interruptor de óleo e nem o furo que liga ao balanceiro....
    Como foi dito em um tópico acima. a bucha de comando tem que ter furo (dois furos) na ultima bucha.. (interruptor de óleo). e no penultimo. (para o balanceiro).... .
    Achei uma solução para não tirar as buchas.... fazer um furo com broca na bucha por fora...com um niple para centralizar o furo....
    fazer um limpeza.... e montar tudo de novo.....

    agora o trampo recomeça....

    abçs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem-169.jpg   -imagem-171.jpg   -imagem-173.jpg   -imagem-177.jpg  
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  • #36
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Por fim .. acabei desmontando o motor... Cabeçote, carter. tampa lateral ., as válvulas de escape e as molas... tampa do comando...
    E no final o eixo comando de válvulas..
    Não tem o furo do interruptor de óleo e nem o furo que liga ao balanceiro....
    Como foi dito em um tópico acima. a bucha de comando tem que ter furo (dois furos) na ultima bucha.. (interruptor de óleo). e no penultimo. (para o balanceiro).... .
    Achei uma solução para não tirar as buchas.... fazer um furo com broca na bucha por fora...com um niple para centralizar o furo....
    fazer um limpeza.... e montar tudo de novo.....

    agora o trampo recomeça....

    abçs
    Eita trabalhão... A pior parte pra mim é retirar as válvulas de escape...

    Pra quem for comprar buchas novas, eu recomendo da marca JS (IIS 7.5 Detailed Error - 500.23 - Internal Server Erro). É o que tem de melhor no mercado hoje, pois a maioria vem da china e tem esse problema. Nem a metal leve ta fabricando mais essas buchas.

    Abs
    Deivid Monnerat

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