Postado originalmente por
Luiz Fernando de C
Senhores Zequinha e Elias, primeiramente fico contente e agradeço pelo elogio..realmente foram noites de trabalho (único horário disponível para realizar testes) no meu marcador para fazer com que ele funcionasse como eu queria...sou meio detalhista e então costumo ir fundo nesses detalhes.
Agora me desculpem pois me expressei mal aí em cima...Na verdade os marcadores tanto de combustível quanto de temperatura trabalham com 5,2 volts mas como a tensão do sistema do jeep é 12 V... esse resistor provoca uma queda de tensão entenderam??...quando o carro está desligado a tensão após passar pelo resistor é de 4,8 Volts...mas como o alternador gera um pouco mais (+- 13,5..Volts)...quando o jeep ta ligado a tensão que chega nos marcadores fica redondinha nos 5,2 volts.
Não sei exatamente qual a corrente mínima necessária para que eles funcionem mas a única informação que estava escrita no resistor era 50 Ohms..(+- 5%.).Ele era verde semelhante ao que eu coloquei na foto. Vai um fio de alimentação da ignição a uma extremidade dele e a outra sai para os marcadores.
{ 5,2 v = 50 ohms x i......i=0,104 A..então acho que admitiram que os resistores precisariam de 0,104 Ampere para funcionar.}
Mas ressalto pessoal..não tenho conhecimento suficiente para discutir eletrônica com Vcs...sou apenas curioso e posso ter escrito besteira aí em cima mas pesquiso muito e tenho facilidade para processar informações.
Abraço galera!