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  • #1
    Usuário Avatar de ZEQUINHA8100
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    Luiz não ligue carga negatiga direto no terminal da cebolinha se vc assim o fizer poder queimar o marcador de temperatura, e levar fogo tb na cebolinha pode danifica-la ja que essa fica emergida em agua e fogo direto pode estraga-la,verifique a espessura do fio que vai da cebolinha ao marcador quanto mais fino o fio melhor

  • #2
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
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    Então...sinceramente não sei o que está acontecendo...hoje estava verificando os relógios de temperatura e combustível....então conectei uma fonte de 5,7 V e os dois funcionaram perfeitamente, então comprei o referido sensor..MtE 3023 para tirar dúvidas e nada de funcionar, daí resolvi medir a tensão após o resistor instalado em meu painel de instrumentos HORASA...e com o Jeep desligado marcava 4,39V e quando dei partida, foi para 5,2 V....sinceramente, já não sei o que pode estar causando o não funcionamento dos marcadores...
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
    Graduando UFSJ - Engenharia Mecânica
    "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"

  • #3
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
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    Então, vou postar aqui minha solução particular para a questão do marcador.
    Primeiramente verifiquei se o marcador ia até o máximo de marcação fechando o circuito e daí ele foi.
    então foi tudo uma questão de regulagem...Daí...imergi o sensor (mTE 3023) em água e aqueci a mesma até 80°C e a mantive, então a essa temperatura o marcador deveria estar pelo meio, então calibrei-o por um orifício na parte de traz até que chegasse ao centro (2º traço de marcação).Depois fui verificando a medida que a temperatura fosse abaixando e ele respondeu a altura no ponteiro do marcador. Depois o teste final...aqueci a água até ferver e com um pirômetro, verifiquei que chegou até 97°C na fervura, daí o ponteiro teria que estar entre as duas marcas ( 80°C e 120°C).........e assim foi...Como meu Jeep estava sem a válvula termostática a temperatura da água não chegava aos 80°C quando parado em rotação normal...o máximo que chegou foi a 65°C sem a válvula termostática daí mantem essa temperatura.

    Meu marcador trabalha com 5,2 V e possui um resistor de 50 Ohms associado. (cor verde).

    OBS: o Pirômetro usado na medição vem aferido de Laboratório com uma faixa de erro de +- 2°C.
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
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  • #4
    Usuário Avatar de eliasFerreira
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    Luiz, não entendi a função desse resistor de 50 ohms.

    O meu regulador não tem esse resistor.

    Coloque fotos.
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  • #5
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
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    Senhores Zequinha e Elias, primeiramente fico contente e agradeço pelo elogio..realmente foram noites de trabalho (único horário disponível para realizar testes) no meu marcador para fazer com que ele funcionasse como eu queria...sou meio detalhista e então costumo ir fundo nesses detalhes.

    Agora me desculpem pois me expressei mal aí em cima...Na verdade os marcadores tanto de combustível quanto de temperatura trabalham com 5,2 volts mas como a tensão do sistema do jeep é 12 V... esse resistor provoca uma queda de tensão entenderam??...quando o carro está desligado a tensão após passar pelo resistor é de 4,8 Volts...mas como o alternador gera um pouco mais (+- 13,5..Volts)...quando o jeep ta ligado a tensão que chega nos marcadores fica redondinha nos 5,2 volts.
    Não sei exatamente qual a corrente mínima necessária para que eles funcionem mas a única informação que estava escrita no resistor era 50 Ohms..(+- 5%.).Ele era verde semelhante ao que eu coloquei na foto. Vai um fio de alimentação da ignição a uma extremidade dele e a outra sai para os marcadores.

    { 5,2 v = 50 ohms x i......i=0,104 A..então acho que admitiram que os resistores precisariam de 0,104 Ampere para funcionar.}

    Mas ressalto pessoal..não tenho conhecimento suficiente para discutir eletrônica com Vcs...sou apenas curioso e posso ter escrito besteira aí em cima mas pesquiso muito e tenho facilidade para processar informações.

    Abraço galera!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Marcador de temperatura e de gasolina de Jeep-resistor-dale-50ohm-20w-neverused.jpg  
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
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  • #6
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
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    A propósito Elias vi sua entrada aqui no fórum, foi muito bacana mesmo..nota dez pela criatividade...e sua viatura então....relíquia mesmo viu. Por acaso vocês tem faceboock??? se caso tiver já mandei meu contato pra você neste fórum mesmo..Abraço!
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
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  • #7
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Citação Postado originalmente por Luiz Fernando de C Ver Post
    Senhores Zequinha e Elias, primeiramente fico contente e agradeço pelo elogio..realmente foram noites de trabalho (único horário disponível para realizar testes) no meu marcador para fazer com que ele funcionasse como eu queria...sou meio detalhista e então costumo ir fundo nesses detalhes.

    Agora me desculpem pois me expressei mal aí em cima...Na verdade os marcadores tanto de combustível quanto de temperatura trabalham com 5,2 volts mas como a tensão do sistema do jeep é 12 V... esse resistor provoca uma queda de tensão entenderam??...quando o carro está desligado a tensão após passar pelo resistor é de 4,8 Volts...mas como o alternador gera um pouco mais (+- 13,5..Volts)...quando o jeep ta ligado a tensão que chega nos marcadores fica redondinha nos 5,2 volts.
    Não sei exatamente qual a corrente mínima necessária para que eles funcionem mas a única informação que estava escrita no resistor era 50 Ohms..(+- 5%.).Ele era verde semelhante ao que eu coloquei na foto. Vai um fio de alimentação da ignição a uma extremidade dele e a outra sai para os marcadores.

    { 5,2 v = 50 ohms x i......i=0,104 A..então acho que admitiram que os resistores precisariam de 0,104 Ampere para funcionar.}

    Mas ressalto pessoal..não tenho conhecimento suficiente para discutir eletrônica com Vcs...sou apenas curioso e posso ter escrito besteira aí em cima mas pesquiso muito e tenho facilidade para processar informações.

    Abraço galera!
    Segundo os testes do nosso amigo Luiz Fernando a amperagem dos relogios é pequena.

  • #8
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    Tenho um Willys 66 e não está funcionando também, vou procurar um eletrecista que entenda para ver se tem problema na parte eletrica ou nos marcadores. Existe peças no mercado para os marcadores e ai é com empresa que especialista em velocimetros.

  • #9
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
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    Elias.... Segue a foto esse resistor que é o citado..hoje retirei o marcador para remarcar os números do velocímetro, vou fazer imprimir e colar pra ver se fica bom!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Marcador de temperatura e de gasolina de Jeep-dsc00150.jpg  
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
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  • #10
    Usuário Avatar de juleymar73
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    Citação Postado originalmente por Luiz Fernando de C Ver Post
    Elias.... Segue a foto esse resistor que é o citado..hoje retirei o marcador para remarcar os números do velocímetro, vou fazer imprimir e colar pra ver se fica bom!
    Ola amigo , estou com dificuldade ´pra conseguir esse resistor , onde vc conseguiu esse , pois aquele original que o Elias ai usou e dificil de achar.

  • #11
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
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    juleymar esse resistor ja estava no marcador do meu jeep quando o comprei...mas como disse é um resistor de fio de 50 ohms e segundo o Elias de no mínimo 1 W....assim sendo não fica difícil de encontrar no mercado.
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
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  • #12
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    24/01/2012
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    Se a parte eletrica do seu CJ-5 estiver funcionando e os marcadores de combustivel e temperatura com defeito, pode optar pela compra dos originais, aqui em B. Htr vc encontra na Jeepauto ou na Roma 4x4.
    abraço

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