
Postado originalmente por
GPA-Airborne
Tema muito bem lembrado pelo Robertux!
Diramos, vou dar a minha resumida nessa história toda, omitindo detalhes e nomes técnicos, repetindo muito do que já foi dito, mas visando ser mais didático em uma mensagem só!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
1) Uso em asfalto = 4x2
Ou seja, alavanca de tração (a do meio) para frente (4x2), para vc andar apenas impulsionando o jipe com o eixo traseiro.
Com isso o cardãn dianteiro não recebe "força" do câmbio.
Porém, as rodas continuam girando, e é aí que entra a roda livre. Em vez do câmbio girar a tração e a roda, acontece o contrário, vc desliga o câmbio, mas a roda gira a tração.
A roda livre tem a função de desconectar sua roda do seu sistema de tração dianteira.
Pra quê? Tão somente para evitar que o sistema fique girando. Isso desgasta os componentes, e gasta combustível, sem necessidade nenhuma, já que o câmbio foi desconectado pela alavanca em 4x2.
Rodas livres automáticas devem, em teoria, engatar ou desengatar... automaticamente! Mas não confie nisso. Elas não funcionam tão bem assim.
As rodas livres manuais (escolha de 9 entre 10 jipeiros), requerem que vc mande seu zequinha girar o miolo dela e engatar ou desengatar a roda na tração dianteira.
Então, vc só não "gira" a tração dianteira quando a alavanca está em 4x2 e ambas as rodas livres estão desengatadas.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
2) uso em piso escorregadio = 4x4 high/alta/normal
Alavanca de tração para trás (4x4), e agora os cambio transmite força para os 2 cardãns.
Mas tem uma pegadinha... lembra da roda livre citada acima... então, não adianta engatar o 4x4 se não engatar as rodas livres. Se isso acontecer (ou pq seu zequinha pediu as contas, ou pq vc esqueçeu, ou pq a roda livre automática não engatou) o seu cardãn dianteiro gira, todo o sistema gira, mas a força não chega na roda...
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
3) uso em piso escorregadio e difícil = 4x4 low/reduzido
Atento a tudo o que foi citado no item 2, vc coloca a menor alavanca, toda para a frente.
A mudança no manejo do jipe é significativa. Muita força, pouca velocidade. Muito divertido, muito mais fácil de quebrar algo se vc abusar!
Cuidado com a velocidade, vc não deve acelerar muito, nem de maneira muito brusca. Com o tempo (e $ pro mecânico) vc vai descobrindo até onde as peças do jipe aquentam... rs
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
4) rebocando o jipe, usando um implemento agrícola (kkk) ou um guincho mecanico = neutro
Colocando a alavanca menor na posição central, ela desliga os dois cardãns do câmbio.
Com isso vc pode usar o câmbio, engatar de desengatar marchas, sem o carro sair do lugar.
Pra quê? Veja bem... vc pode querer rebocar o jipe, e em vez de colocar o cambio em ponto morto, pode usar o neutro também.
Pode usar um guincho mecânico, que usa a força do motor, sem querer mexer as rodas.
Pode até usar para sacanear aquele amigo que quer andar com o seu jipe. (risos)
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Entendido amigo?
Espero ter esclarecido, mais do que complicado!
Abraço