Powered by vBulletin

Tração e reduzida: como ligar/desligar?!?!?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/06/2009, 17:25
    doiidooo
    duvida de iniciante
    :oops:
    Citação:

Postado originalmente por GPA-Airborne Ver Post
    Tema muito bem lembrado pelo Robertux!

Diramos, vou dar a minha resumida nessa história toda, omitindo detalhes e nomes técnicos, repetindo muito do que já foi dito, mas visando ser mais didático em uma mensagem só!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    1) Uso em asfalto = 4x2

Ou seja, alavanca de tração (a do meio) para frente (4x2), para vc andar apenas impulsionando o jipe com o eixo traseiro.
    Com isso o cardãn dianteiro não recebe "força" do câmbio.

Porém, as rodas continuam girando, e é aí que entra a roda livre. Em vez do câmbio girar a tração e a roda, acontece o contrário, vc desliga o câmbio, mas a roda gira a tração.

A roda livre tem a função de desconectar sua roda do seu sistema de tração dianteira.
    Pra quê? Tão somente para evitar que o sistema fique girando. Isso desgasta os componentes, e gasta combustível, sem necessidade nenhuma, já que o câmbio foi desconectado pela alavanca em 4x2.

Rodas livres automáticas devem, em teoria, engatar ou desengatar... automaticamente! Mas não confie nisso. Elas não funcionam tão bem assim.

As rodas livres manuais (escolha de 9 entre 10 jipeiros), requerem que vc mande seu zequinha girar o miolo dela e engatar ou desengatar a roda na tração dianteira.

Então, vc só não "gira" a tração dianteira quando a alavanca está em 4x2 e ambas as rodas livres estão desengatadas.

2) uso em piso escorregadio = 4x4 high/alta/normal

Alavanca de tração para trás (4x4), e agora os cambio transmite força para os 2 cardãns.

Mas tem uma pegadinha... lembra da roda livre citada acima... então, não adianta engatar o 4x4 se não engatar as rodas livres. Se isso acontecer (ou pq seu zequinha pediu as contas, ou pq vc esqueçeu, ou pq a roda livre automática não engatou) o seu cardãn dianteiro gira, todo o sistema gira, mas a força não chega na roda...
    3) uso em piso escorregadio e difícil = 4x4 low/reduzido

Atento a tudo o que foi citado no item 2, vc coloca a menor alavanca, toda para a frente.

A mudança no manejo do jipe é significativa. Muita força, pouca velocidade. Muito divertido, muito mais fácil de quebrar algo se vc abusar!

Cuidado com a velocidade, vc não deve acelerar muito, nem de maneira muito brusca. Com o tempo (e $ pro mecânico) vc vai descobrindo até onde as peças do jipe aquentam... rs

4) rebocando o jipe, usando um implemento agrícola (kkk) ou um guincho mecanico = neutro

Colocando a alavanca menor na posição central, ela desliga os dois cardãns do câmbio.
    Com isso vc pode usar o câmbio, engatar de desengatar marchas, sem o carro sair do lugar.

Pra quê? Veja bem... vc pode querer rebocar o jipe, e em vez de colocar o cambio em ponto morto, pode usar o neutro também.
    Pode usar um guincho mecânico, que usa a força do motor, sem querer mexer as rodas.
    Pode até usar para sacanear aquele amigo que quer andar com o seu jipe. (risos)

Entendido amigo?

Espero ter esclarecido, mais do que complicado!

Abraço

acho que minha dúvida é a pior :parede::parede:
    não entendo nada de 4x4:oops::oops:, então pergunto?

pode engatar a tração e a reduzida andando???:putz:

ja estou acompanhando o forum a um tempo, não vi isso escrito em lugar nenhum.
  • 23/06/2009, 18:04
    megadeth
    Citação:

Postado originalmente por doiidooo Ver Post
    :oops:

acho que minha dúvida é a pior :parede::parede:
    não entendo nada de 4x4:oops::oops:, então pergunto?

pode engatar a tração e a reduzida andando???:putz:

ja estou acompanhando o forum a um tempo, não vi isso escrito em lugar nenhum.

Em CJs não.
  • 23/06/2009, 18:17
    doiidooo
    Citação:

Postado originalmente por megadeth Ver Post
    Em CJs não.

valeu:concordo:
  • 23/06/2009, 18:22
    Mauricio Rotta
    Com o passar do tempo vc pega as manhas do cambio e SIM pode-se engatar a tração e a reduzida com o Jeep em movimento, mas a principio a resposta é mesmo o bom e velho NÃÃÃÃÃO!!!!!!!
  • 23/06/2009, 18:33
    Sergio Rocha
    Citação:

Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    Com o passar do tempo vc pega as manhas do cambio e SIM pode-se engatar a tração e a reduzida com o Jeep em movimento, mas a principio a resposta é mesmo o bom e velho NÃÃÃÃÃO!!!!!!!

A reduzida vai continuar sendo NÃO.Pode tirar.

[]'
  • 23/06/2009, 20:43
    Mauricio Rotta
    Não entremos em discussões sem fundamento, mas a reduzida sim, pode ser engatada com o veículo em movimento, a tarefa é dificil e requer muito jeito, mas posso te afiançar que posso ''reduzir'' um jeep em movimento sem maiores problemas, porém não aconselho isso a ninguem ja que vc pode danificar a sua t-case ao tentar efetuar esta manobra.
    Mas... como é que eu vou provar o que to falando né? Meio dificil... De repente filmo e posto um video né... Vamos esperar eu tirar o Velho Burro Azul da UTI.
  • 23/06/2009, 20:47
    Ian Jeep
    duvidas 4x4
    Ola pessoal tudo bacana?:-d

venho acompanhando o fórum a uns tempos...
    Bom na plaqueta de orientação do jeep cj 4m, diz o seguinte:
    "nunca use a reduzida sem ligar a tração dianteira"
    bom eu queria saber pq ?
    Daria pra reduzir so a traseira sem precisar ligar o a dianteira ou vise versa? Ou se e possível ligar so a dianteira?

Grato ian jeep
  • 23/06/2009, 21:14
    Mauricio Rotta
    É o seguinte, a caixa de transferecia Willys Dana D-18 ou como popularmente convencionou-se chamar por aqui de t-case, tinha (e tem)em seu mecanismo de engate duas hastes esféricas que impedem que a reduzida seja engatada sem que a traçao dianteira esteja engatada, isso foi uma medida de segurança para evitar q este tipo de engate seje efetuado, o que forçaria muito o conjuunto traseiro no caso de se estar arrastando algum implemento ou em uma subida muito ingreme, sem dizer que de nada adianta a 'reduzida' engatada sem a dianteira tb estar fazendo força. Se de repente optar-se por se retirar as duas hastes esféricas que fazem este trabalho nada muda no conjunto a não ser que, sim, você conseguirá engatar a reduzida sem que a traçao esteja engrenada na dianteira... porém força-se o conjunto todo inutilmente sem dizer que não ira lhe servir de nada um Jeep super reduzido mas com somente traçao traseira.

Se quiser fazer um teste mantenha as rodas livres desligadas e engate a traçao e a reduzida, vc pode andar pra onde quiser, mas seu jeep vai ficar exageradamente curto, e vai patinar excessivamente em qualquer aclive com piso de menor aderencia.

Valeu?
  • 23/06/2009, 21:45
    Ulisses N. Ribeiro
    Citação:

Não entremos em discussões sem fundamento, mas a reduzida sim, pode ser engatada com o veículo em movimento, a tarefa é dificil e requer muito jeito, mas posso te afiançar que posso ''reduzir'' um jeep em movimento sem maiores problemas, porém não aconselho isso a ninguem ja que vc pode danificar a sua t-case ao tentar efetuar esta manobra.
    Mas... como é que eu vou provar o que to falando né? Meio dificil... De repente filmo e posto um video né... Vamos esperar eu tirar o Velho Burro Azul da UTI.

Boa noite a todos
    Mauricio ñ precisamos ir muito longe, já tive a oportunidade de ver isso de perto, ñ era exatamente um CJ5 original, mas o mesmo adaptado como trenzinho de passeio na cidade de Serra Negra, ñ me exitei em dar uma volta e qual foi a minha surpresa o motorista cambiando 4x2,4x4 e 4x4 reduzida sem parar o bicho, lógico q o cara tem muita experiência e sensibilidade para fazer isso, mas como já foi dito para nós q ainda estamos aprendendo melhor faze-lo parado para o bem do CJ e do bolso tbém.:palmas::palmas::palmas:

[ ],s
  • 23/06/2009, 22:22
    GPA-Airborne
    Citação:

Se quiser fazer um teste mantenha as rodas livres desligadas e engate a traçao e a reduzida, vc pode andar pra onde quiser, mas seu jeep vai ficar exageradamente curto, e vai patinar excessivamente em qualquer aclive com piso de menor aderencia.

Veja bem... isso pode ser divertido!

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=n8tovLNBKI0]YouTube - Bernardão - Cavalo de pau com jipe![/ame]

Como eu estava em um piso de baixa aderência, perto da represa, então dá pra brincar assim, com um risco bem menor de quebrar alguma coisa...
  • 23/06/2009, 23:25
    Sergio Rocha
    Quando se responde ou se tenta orientar um novato, nunca se deve incentiva-lo a tentar fazer coisas que podem resultar em quebras ou acidentes.

Esse é exatamente o caso de engatar a reduzida andando.

[]':concordo:
  • 23/06/2009, 23:32
    doiidooo
    Citação:

Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Quando se responde ou se tenta orientar um novato, nunca se deve incentiva-lo a tentar fazer coisas que podem resultar em quebras ou acidentes.

Esse é exatamente o caso de engatar a reduzida andando.

[]':concordo:

bom acho que eu aprendi

seguinte. tração pode engatar andando... ja reduzida não, para evitar quebra certo :dance:

valeu pessoal
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 01:02.