Powered by vBulletin

Tração e reduzida: como ligar/desligar?!?!?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 24/06/2009, 09:22
    rctorrezam
    Citação:

Postado originalmente por doiidooo Ver Post
    bom acho que eu aprendi

seguinte. tração pode engatar andando... ja reduzida não, para evitar quebra certo :dance:

valeu pessoal

Doiidooo,

Na boa, não engate andando, deixe isso para o futuro. Você até pode engatar a tração 4x4 andando muito devagar, mais provavelmente vai ouvir as engrenagens raspando, se não tiver experiência nisto, e isso danifica o conjunto de força do teu jeep. Desengatar o 4x4 andando é bem mais tranquilo, pois as engrenagens se desacoplam, então não ocorre a "raspada" se você pegar o jeito (e não é difícil).

Agora, reduzir uma caixa de câmbio willys original girada com um motor willys 6 cilindros BF161 em movimento!!!!! Aí é tudo que o mecânico quer - quebra na certa, pois atém em baixíiiiiiiissima velocidade ela raspa.
    Não faz isso não, poupe o $ para as latinhas e outros acessórios que é melhor.

PS: Galera, na minha opinião, responder os novatos (principalmente, mais a qualquer um) com um "vai ler o fórum" ou "pesquise que você acha", é melhor nem responder. Quando alguém lê uma resposta dessas parece que quem respondeu foi grosso e mal educado, pois não se esta vendo a "cara do sujeito", uma vez que as palavras não tem sentimento. Sei que cada fórum ocupa espaço no servidor, mas sejamos comedidos, pois, afinal, quem nunca teve estas dúvidas? Todos os experts, moderandores, etc, já as tiveram e sempre teremos novatos em busca dessas respostas e, ainda, nem todos tem a mesma capacidade com a operação de um computador.

Não adianta me criticar, pois não responderei....... Estou apenas tentando tornar os amigos mais amigáveis com os novos amigos.

Valeu.........
  • 24/06/2009, 11:34
    Mauricio Rotta
    Citação:

Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Quando se responde ou se tenta orientar um novato, nunca se deve incentiva-lo a tentar fazer coisas que podem resultar em quebras ou acidentes.

Esse é exatamente o caso de engatar a reduzida andando.

[]':concordo:

Cara, minha mãe fazia exatamente isso, mas era quando eu tinha 5 anos de idade, como aqui todos são adultos, ou pelo menos teoricamente temos que ter mais de 18 pra andar de Jeep, eu penso que deve-se responder o que o companheiro perguntou, eu respondi o que EU faço, se o cara quiser me imitar vai da consciencia dele; em momento nenhum eu mandei ele fazer, disse q sim ,era possível; e se ele quiser tentar a responsabilidade e o problema é dele, eu somente respondi a questão da maneira que eu gostaria que alguem tivesse respondido a mim caso eu houvesse feito a pergunta.
  • 24/06/2009, 11:37
    Mauricio Rotta
    Citação:

Postado originalmente por GPA-Airborne Ver Post
    Veja bem... isso pode ser divertido!

Como eu estava em um piso de baixa aderência, perto da represa, então dá pra brincar assim, com um risco bem menor de quebrar alguma coisa...

SIM ISSO É MUUUUUUUUUUUUUUITO divertido e não faz mal a ninguem, a não ser que vc esteja fazendo isso sobre a lavoura de alguém... hahahahahahahahahahahahahahahahaha (experiencia própria)

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=5LEyyava3nc"][ame=http://www.youtube.com/watch?v=5LEyyava3nc]YouTube - S3010128[/ame][/URL]
  • 24/06/2009, 12:25
    junior braga
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por doiidooo Ver Post
    bom acho que eu aprendi

seguinte. tração pode engatar andando... ja reduzida não, para evitar quebra certo :dance:

valeu pessoal

:stop: bom, ta no manual do proprietário...segue quem quiser!!

O correto é o que está escrito lá. Veja o anexo.

Agora,tem muita gente que muda de marcha sem debrear a maquina:rolleyes: é particularidade de cada um.

:parede: Nem sempre fazemos somente o que é permitido e ou esteja certo....hehehehehehe!

:pipoca::pipoca:
  • 24/06/2009, 14:12
    Milton Quindim
    Citação:

Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Doiidooo,

Na boa, não engate andando, deixe isso para o futuro. Você até pode engatar a tração 4x4 andando muito devagar, mais provavelmente vai ouvir as engrenagens raspando, se não tiver experiência nisto, e isso danifica o conjunto de força do teu jeep. Desengatar o 4x4 andando é bem mais tranquilo, pois as engrenagens se desacoplam, então não ocorre a "raspada" se você pegar o jeito (e não é difícil).

Agora, reduzir uma caixa de câmbio willys original girada com um motor willys 6 cilindros BF161 em movimento!!!!! Aí é tudo que o mecânico quer - quebra na certa, pois atém em baixíiiiiiiissima velocidade ela raspa.
    Não faz isso não, poupe o $ para as latinhas e outros acessórios que é melhor.

PS: Galera, na minha opinião, responder os novatos (principalmente, mais a qualquer um) com um "vai ler o fórum" ou "pesquise que você acha", é melhor nem responder. Quando alguém lê uma resposta dessas parece que quem respondeu foi grosso e mal educado, pois não se esta vendo a "cara do sujeito", uma vez que as palavras não tem sentimento. Sei que cada fórum ocupa espaço no servidor, mas sejamos comedidos, pois, afinal, quem nunca teve estas dúvidas? Todos os experts, moderandores, etc, já as tiveram e sempre teremos novatos em busca dessas respostas e, ainda, nem todos tem a mesma capacidade com a operação de um computador.

Não adianta me criticar, pois não responderei....... Estou apenas tentando tornar os amigos mais amigáveis com os novos amigos.

Valeu.........

Compartilho deste mesmo pensamento...eu mesmo até uns meses atras nem sabia usar a pesquiza eu pegava,como aqui a area de jipese começava a ler do ultimotópico para os mais atuais e vinha lenda cada post para ver se tinha alguma dica boa do pessoalmais antigo e vi muitos do experts de hoje fazendoasemsmas perguntas qundo começarame hoje mandam os novatos se virarem,percebendo isso sempre que posso eu me ocupo em responder ou atémesmoprocurar oreferido tópicoonde operguntadorpossa sanar suas duvidas...continuarei assim tbm porque gostode ajudar quem precisa e possivelmente ampliominha rede de amigos mesmoque virtuais.
    :concordo:
  • 24/06/2009, 14:42
    Sergio Rocha
    Citação:

Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    Cara, minha mãe fazia exatamente isso, mas era quando eu tinha 5 anos de idade, como aqui todos são adultos, ou pelo menos teoricamente temos que ter mais de 18 pra andar de Jeep, eu penso que deve-se responder o que o companheiro perguntou, eu respondi o que EU faço, se o cara quiser me imitar vai da consciencia dele; em momento nenhum eu mandei ele fazer, disse q sim ,era possível; e se ele quiser tentar a responsabilidade e o problema é dele, eu somente respondi a questão da maneira que eu gostaria que alguem tivesse respondido a mim caso eu houvesse feito a pergunta.

Cara, o que vc ou sua mãe fazia, não vem ao caso.O que interessa para o novato é qual o CERTO.

Sacou a diferença ?

[]':concordo:
  • 24/06/2009, 15:10
    Mauricio Rotta
    blá blá blá blá blá blá blá
    :palmas:
  • 24/06/2009, 15:14
    Ian Jeep
    Citação:

Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    É o seguinte, a caixa de transferecia Willys Dana D-18 ou como popularmente convencionou-se chamar por aqui de t-case, tinha (e tem)em seu mecanismo de engate duas hastes esféricas que impedem que a reduzida seja engatada sem que a traçao dianteira esteja engatada, isso foi uma medida de segurança para evitar q este tipo de engate seje efetuado, o que forçaria muito o conjuunto traseiro no caso de se estar arrastando algum implemento ou em uma subida muito ingreme, sem dizer que de nada adianta a 'reduzida' engatada sem a dianteira tb estar fazendo força. Se de repente optar-se por se retirar as duas hastes esféricas que fazem este trabalho nada muda no conjunto a não ser que, sim, você conseguirá engatar a reduzida sem que a traçao esteja engrenada na dianteira... porém força-se o conjunto todo inutilmente sem dizer que não ira lhe servir de nada um Jeep super reduzido mas com somente traçao traseira.

Se quiser fazer um teste mantenha as rodas livres desligadas e engate a traçao e a reduzida, vc pode andar pra onde quiser, mas seu jeep vai ficar exageradamente curto, e vai patinar excessivamente em qualquer aclive com piso de menor aderencia.

Valeu?

valeu :concordo:
  • 24/06/2009, 16:28
    GPA-Airborne
    Enfim, depois de muito falar sobre engatar.... não falamos sobre desengatar!!

Dica para os novatos: As vezes a tração não quer sair de 4x4 para 4x2.

Então pare o carro, e ande alguns metros em marcha a ré e tente desengatar novamente.

Pq isso acontece, eu não sei ao certo, mas gostaria muito de ter ouvido essa dica quando comprei meu Cj6!
  • 24/06/2009, 17:37
    doiidooo
    Citação:

Postado originalmente por GPA-Airborne Ver Post
    Enfim, depois de muito falar sobre engatar.... não falamos sobre desengatar!!

Dica para os novatos: As vezes a tração não quer sair de 4x4 para 4x2.

Então pare o carro, e ande alguns metros em marcha a ré e tente desengatar novamente.

Pq isso acontece, eu não sei ao certo, mas gostaria muito de ter ouvido essa dica quando comprei meu Cj6!

:palmas::concordo::concordo:
  • 24/06/2009, 18:31
    Milton Quindim
    Tem mais uma, quando a caixa de transferencia (T CASE) é nova ou está bem ajustada as tração e a reduzida não entram se amarcha estiver engatada,precisa deixar em ponto morto. Idem para desengatar.
  • 24/06/2009, 18:40
    Edison - Mp3
    Ptz,:putz::putz::putz::putz: OBRIGADÃO Milton

Já tava ficando preocupado :parede::parede::parede:, pois a reduzida e a tração do Skoll só engatam se tiver em ponto morto mesmo, não adianta pisar só na embreagem. Com todas as informações acima, já estava pensando que a minha t-case estava com defeito.
    Abrs a todos
    Edison - MP3
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 12:52.