Powered by vBulletin

Tração e reduzida: como ligar/desligar?!?!?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 25/06/2009, 09:26
    Mauricio Rotta
    Edison
    Não é a sua q está defeituosa, é a minha q está desgastada.
  • 25/06/2009, 18:11
    doiidooo
    Galera muito atenciosa por aqui
    muito obrigado por tirar minha duvida e por cima ainda dar umas dicas valiosass...
    to juntando as latinhas para comprar meu primeiro 4x4 e estudando o forum para saber mais dos cjss pois adoro o carro.
    agradeço ao colega que abriu o topico, diramos, pois aproveitei o topico dele para tirar minha duvida:mrgreen::mrgreen:
  • 25/06/2009, 18:39
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por GPA-Airborne Ver Post
    Pq isso acontece, eu não sei ao certo, mas gostaria muito de ter ouvido essa dica quando comprei meu Cj6!

1- Acontece pq o jeep não tem diferencial central. Isso que ocorre é denominado "binding" :?:

Isso nada mais é que os dentes da luva de engate da 4x4 fazendo força contra os dentes do eixo da 4x4, lá dentro do chifre da cx de transferencia. O binding é devido à diferença de rotação entre o diferencial dianteiro e traseiro, e essa diferença é devida aos movimentos da suspensão, pressão de pneus, curvas, assimetrias, inclinações dos eixos, etc ...

E é por isso que a técnica de ir de ré e puxar a alavanca costuma funcionar. Se mesmo assim não quer desengatar, tem outra forma: de ré, acelere, mete o pé no freio e ao mesmo tempo puxe a alavanca;

E aproveitando, de outras postagens:

2-:discordo: se deve tentar trocar de 4x4 hi para 4x4 low sem parar o jeep. As engrenagens não possuem o conjunto de sincronização (vai arranhar e pode quebrar ou lascar os dentes do par de engrenamento) e a alteração de torque entre 1:1 e o 2,64:1 pode fraturar o eixo do cambio.

3- duas hastes esféricas? :discordo: ... vamos corrigir, pois não são esféricas: é interlock ou retém de engrenamento.

4- desde que vc tenha roda livre manual engatada (AMBAS), vc consegue engatar e desengatar a 4x4 em movimento, só em 4x4 para 4x2 high (e vice versa)

5- vai ficar exageradamente curto, e vai patinar excessivamente? :discordo: ... vamos corrigir isso também: as relações "mais curtas" justamente diminuem a possibilidade de escorregamento e consequentemente o patinar dos pneus, desde que não saia enfiando o pé no acelerador, uma vez que o valor do atrito estático sempre é maior que o dinâmico. A patinação acontece sempre que o torque fornecido vence o atrito estático entre pneu e solo, e a rotação sobe descontroladamente.
  • 26/06/2009, 09:21
    Mauricio Rotta
    obrigado senhor corretor.
  • 26/06/2009, 10:15
    Milton Quindim
    Somente para encrementar os relatos, amigo meu resolveu que ele era o cara e que podia fazer o que quizesse com o jipe ai mandou tirar o torpedinho que fica entre uma alavanca e a outra dentro do focinho da reduzida. O torpedinho é um pino que não permite que a reduzida seja engatada sem que a alavanca de tração 4x4 esteja engatada. Ele mandou o meca retirar o dito cujo.
    Num deslocamento ele achou que podia engatar a reduzida..."só para ver se dava", estava a uns 70 km/h...até hoje não achamos todas as peças da reduzida ...simplesmente se fragmentou.
    O cara...bem ele hoje anda de cadeira de roda.
  • 26/06/2009, 11:03
    junior braga
    Citação:

Postado originalmente por Milton Quindim Ver Post
    Somente para encrementar os relatos, amigo meu resolveu que ele era o cara e que podia fazer o que quizesse com o jipe ai mandou tirar o torpedinho que fica entre uma alavanca e a outra dentro do focinho da reduzida. O torpedinho é um pino que não permite que a reduzida seja engatada sem que a alavanca de tração 4x4 esteja engatada. Ele mandou o meca retirar o dito cujo.
    Num deslocamento ele achou que podia engatar a reduzida..."só para ver se dava", estava a uns 70 km/h...até hoje não achamos todas as peças da reduzida ...simplesmente se fragmentou.
    O cara...bem ele hoje anda de cadeira de roda.

:putz::putz: Milton vc ta falando sério....que situação heim!!!!

Essa é a questão da coisa, se o tal pino está lá, é porque tem algum fundamento. Se :discordo: nem precisava ter.

:pipoca:
  • 26/06/2009, 13:04
    Sergio Rocha
    Eu até hj tenho vontade de tirar esse pino. Mas, tenho medo de acabar fazendo merd@. O meu jeep tem bloqueio dianteiro, e as vezes atrapalha nas manobras dentro de erosões, cria uma tendencia do jeep ir reto, assim nessas situações eu poderia manter a reduzida ligada e desligar a tração.
    Facilitaria nessas situações, não precisaria manobrar tantas vezes.

[]':pensativo:
  • 26/06/2009, 14:01
    junior braga
    Citação:

Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Eu até hj tenho vontade de tirar esse pino. Mas, tenho medo de acabar fazendo merd@. O meu jeep tem bloqueio dianteiro, e as vezes atrapalha nas manobras dentro de erosões, cria uma tendencia do jeep ir reto, assim nessas situações eu poderia manter a reduzida ligada e desligar a tração.
    Facilitaria nessas situações, não precisaria manobrar tantas vezes.

[]':pensativo:

Sergio, vc usa bloqueio somente no eixo dianteiro? é funcional? esses dias tava até pensando umas besteiras...tenho uma cx.satelite de bobeira, então pensei em mandar soldar ela, mas só que, ainda não fiz. Qual bloqueio vc usa?

Nesse caso ai que vc citou, então vc ficaria com a vtr 4x2 e reduzido, pra melhorar a direção; não será o mesmo que desligar as rls? só que pra isso tem que ficar descendo da vtr...

:concordo::concordo:
  • 26/06/2009, 14:38
    Sergio Rocha
    Citação:

Postado originalmente por junior braga Ver Post
    Sergio, vc usa bloqueio somente no eixo dianteiro? é funcional? esses dias tava até pensando umas besteiras...tenho uma cx.satelite de bobeira, então pensei em mandar soldar ela, mas só que, ainda não fiz. Qual bloqueio vc usa?

Nesse caso ai que vc citou, então vc ficaria com a vtr 4x2 e reduzido, pra melhorar a direção; não será o mesmo que desligar as rls? só que pra isso tem que ficar descendo da vtr...

:concordo::concordo:

Nos dois eixos.Ensimec full lock.

Pois é, e na maioria das vezes não dá pra descer.E mesmo que pudesse ia ser um saco.

Nas caixas Atlas, que considero uma das melhores do mundo, vc pode selecionar qual o eixo vc quer tracionar, são 3 opções. O dianteiro, o traseiro ou o diant+ tras. Pra manobrar o jeep dentro de erosões faz uma put@ diferença.No youtube tem muitos vídeos com veículos usando esse sistema.

[]'

[]'
  • 26/06/2009, 19:07
    Mauricio Rotta
    Citação:

Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Nas caixas Atlas, que considero uma das melhores do mundo, vc pode selecionar qual o eixo vc quer tracionar, são 3 opções. O dianteiro, o traseiro ou o diant+ tras. Pra manobrar o jeep dentro de erosões faz uma put@ diferença.No youtube tem muitos vídeos com veículos usando esse sistema.

O loco véi, que caixa doida é essa? Aí sim hein, realmente é ''O'' sistema mesmo, deve ser uma maravilha operar uma bicha dessas. Mesmo o 4x2 só na dianteira sendo de pouca utilidade deve ser muito bacana brincar com uma dessas, de que carro ela é?
  • 26/06/2009, 19:33
    Sergio Rocha
    Citação:

Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    O loco véi, que caixa doida é essa? Aí sim hein, realmente é ''O'' sistema mesmo, deve ser uma maravilha operar uma bicha dessas. Mesmo o 4x2 só na dianteira sendo de pouca utilidade deve ser muito bacana brincar com uma dessas, de que carro ela é?

http://www.atlas-tc.com/atlas4sp.html

[]'
  • 26/06/2009, 19:59
    Sergio Rocha
    Isso aki é que é coisa doida.O que um jeep faz sozinho.

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=F1jsHC3277s&feature=related]YouTube - Extreme Waterfall Ghost Rider[/ame]

[]':mrgreen:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:23.