Cara, a alavanca da direita fica totalmente pra baixo, e a outra entre a menor e a alavanca do cambio fica totalmente pra cima. Pense assim: a alavanca MENOR é REDUZIDA de tamanho em relação as outras alavancas...sacou? abçs
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Só uma duvida, nos jipes militares havia uma 4 alavanca que era para acionar o guincho mecanico que no pos guerra esses jipes foram parar no campo, com um arado engatado e essa alavanca levantava o arado. Seu acionamento se dava pondo a reduzida em neutro e a 4 alavanca em "up", esse tal pino não interrompia essa operação?
Não atrapalhava, pois esta 4º alavanca ficava entre os bancos e era ligada na tomada de força que fica acoplada na engrenagem que transmite a força da cx de marchas para a cx de transferencia(reduzida).
O pedido de deixar na neutra era para poder utilizar as velocidades multiplas da cx de marchas para acionar a tomada de força fazendocom que ela trabalhasse mais rapidamente sem que o veículo se movesse. Podia, e pode,como hoje fazemos, utilizar com a marcha engatada e com areduzida tbm engatada para sairmos de um atoleiro,mais pesado,sem forçar somente o guincho, quando este é mecanico.
Mandou bem Quindim. Aliás, não sou tão novato no forum. hehehe. O fato é que sou relaxado mesmo. Há 2 anos atrás fiz reforma completa no meu Chico 1960 e isso não seria possível sem a preciosa ajuda do pessoal daqui que me acolheu com os braços abertos e me deu dicas essenciais, desde o desmonte até o polimento do bicho. Você, por exemplo, me ajudou bastante, lembra? Só que, pela correria da vida, acabei dando uma sumida do forum e peço perdão aos membros, já que não retribuí satisfatoriamente os favores aqui recebidos. Prometo frequentar mais, daqui prá frente. Um abraço a todos e, mais uma vez, parabéns pelo nível do forum e muito obrigado pelas dicas.:palmas::palmas::palmas:
Show de bola, GPA. Que aula, hein!
Esclareceu tudo.
Grato.
Engatar a reduzida em movimento... sabe fazer "dupla-embreagem"?
No NIVA, se na hora em que for "reduzir", o motor estiver, digamos, a 2000 giros;
pode-se (detalhadamente) precionar a a embreagem até o fim, colocar a alavanca em "neutro" e soltar a embreagem,
elevando em seguida o giro do motor à "exatos" 3558 RPM, apertar a embreagem novamente e então, engatar a reduzida !
Por que 3558 giros?
No NIVA (veja bem, eu disse NO NIVA), a diferença entre as "marchas" normal e reduzida é de 77,9%;
então, multiplicando 2000 (giros) por 1,779 obtem-se 3558 (giros) . . .
Sabendo qual a diferença de redução entre as "4x4 HI" e "LOW" do Willys,
pode-se utilizar o mesmo princípio :concordo: !
No Niva, para desbloquear o central (presumo que também nos CJs, para desengatar o 4x4)
não é exatamente andar "de ré", e sim, andar no sentido contrário ao que se encontrava anteriormente,
por exemplo: Se você está em trilha estreita em 4x4 e, por algum moitivo precisa voltar "de ré",
provavelmete, ao parar e tentar desengatar o 4x4, vai precisar andar um pouquinho pra frente :concordo: . . .
Bom, o NIva TEM diferencial central, mas as vezes (não para passar a 4x2, óbvio)
mas justamente, para desbloquear o diferencial central, também precisamos usar esse "artifício" de "dar ré"
(na verdade, ao menos no caso dos NIVAs, andar em sentido contrário ao que se encontrava) para obter êxito na operação :concordo: . . .
[]'s
:dance:Posso andar com o meu CJ5 com a roda livre acionada em 4x4, para quando eu quiser acionar a alavanca da tração não precisar ter que descer do carro? Isso estraga a mecânica?:oops::oops:
Ola ! quando voce deixa a roda livre engatada, os semi eixos, diferencial e carda dianteiro ficam girando por inercia, empurrados pelo Jeep em movimento, voce tera um ligeiro aumento de consumo e algum desgaste - nada monstruoso - mas o ideal eh voce so ligar as rodas livres quando for entrar em uma estrada de chao ou trilha e sentir que vai precisar eventualmente da tracao, nao sei se ja percebeu mas quando anda com as rodas livres engatadas o Jeep fica mais "pesado" e voce tem que acelerar mais - dai o maior consumo - outra coisa, jamais ande no asfalto ou similar com a tracao + roda livre ligada, vai forcar tudo podendo quebrar.
Tenho amigos que tem caminhonetes 4X4 e os vendedores falam que na chuva pode-se ligar a tracao no asfalto mas eh apenas papo de vendedor.
Um abraco !
Valeu Jacimar,
Agora entendi tudo teoricamente. Na sexta-feira irei fazer todos os testes de tração dos quais li aqui.
Isso está virando um problema, estou ficando viciado nessa "brincadeirinha". Minha mulher já está com ciúmes da própria filha, a Willynete, "essa" Jeep que dei pra ela, rsrsrsrs.:pensativo::pensativo:
Olá douglas, depende do que vc vai fazer com o jipe .
Eu mesmo tirei esse pino uma vez no jipe que nós tínhamos no sítio ,(só usava em pequenas manobras) mas não é o correto.
Esse pino fica entre os varões dos garfos que ligam a reduzida e tração ,quando se liga a tração abre uma janela no varão esse pino corre e libera o varão da reduzida,só para ter uma ideia .
Mas hoje a maioria dos jipes tem roda livre manual, se vc ligara tração depois a reduzida como é o certo ,mas não ligar as rodas livres dá na mesma...
Abraço.
Aprendendo muito com a Galera...