x
Convex Datacenter
Página 5 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345
Resultados 49 a 59 de 59

Citação Postado originalmente por diramos Ver Post
    Pessoal,
    Tenho um Willys, 6 cc, câmbio 4 marchas desde 1993.
    Quando comprei, a reduzida e tração 4X4 veio desligada, ou seja, não tinha cardã, cruzeta, etc.
    Como não sou "trilheiro brabo", que mete o jeep prás lamas desse sertão, não fez muita falta até agora.
    Mas de tanto falarem sobre as vantagens da tração, resolvi instalar completa agora.
    Só que estou me embananando quanto ao manejo das alavancas do câmbio. Já mexi prá caramba, mas nunca sei se tá traçado, reduzido ou normal.
    Comprei um esqueminha (uma etiqueta) que demonstra como traçar, reduzir etc. Mas não ajudou muito. E quando eu pergunto pros mais experientes, cada um fala uma coisa.
    Resumindo, minha pergunta é: QUAL A POSIÇÃO DAS ALAVANCAS PARA SE ANDAR NO ASFALTO, SEM REDUZIDA E SEM TRAÇÃO? Pois não uso muito isso.
    São as duas alavancas prá trás? Uma prá frente? As duas prá frente?
    Aguardo uma dica, pois vou pegar uma viagem de 300 km em asfalto a semana que vem, e não que correr o risco de andar traçado e/ou reduzido, prejudicando o rendimento e desgastando o câmbio desnecessariamente.

Diramos

Agradeço desde já
    Cara, a alavanca da direita fica totalmente pra baixo, e a outra entre a menor e a alavanca do cambio fica totalmente pra cima. Pense assim: a alavanca MENOR é REDUZIDA de tamanho em relação as outras alavancas...sacou? abçs

Citação Postado originalmente por Milton Quindim Ver Post
    Somente para encrementar os relatos, amigo meu resolveu que ele era o cara e que podia fazer o que quizesse com o jipe ai mandou tirar o torpedinho que fica entre uma alavanca e a outra dentro do focinho da reduzida. O torpedinho é um pino que não permite que a reduzida seja engatada sem que a alavanca de tração 4x4 esteja engatada. Ele mandou o meca retirar o dito cujo.
    Num deslocamento ele achou que podia engatar a reduzida..."só para ver se dava", estava a uns 70 km/h...até hoje não achamos todas as peças da reduzida ...simplesmente se fragmentou.
    O cara...bem ele hoje anda de cadeira de roda.
    Só uma duvida, nos jipes militares havia uma 4 alavanca que era para acionar o guincho mecanico que no pos guerra esses jipes foram parar no campo, com um arado engatado e essa alavanca levantava o arado. Seu acionamento se dava pondo a reduzida em neutro e a 4 alavanca em "up", esse tal pino não interrompia essa operação?

Usuário Avatar de Milton Quindim
    Entrada
    21/12/2006
    Local
    Pinhais/PR
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Charles_Curitiba Ver Post
    Só uma duvida, nos jipes militares havia uma 4 alavanca que era para acionar o guincho mecanico que no pos guerra esses jipes foram parar no campo, com um arado engatado e essa alavanca levantava o arado. Seu acionamento se dava pondo a reduzida em neutro e a 4 alavanca em "up", esse tal pino não interrompia essa operação?
    Não atrapalhava, pois esta 4º alavanca ficava entre os bancos e era ligada na tomada de força que fica acoplada na engrenagem que transmite a força da cx de marchas para a cx de transferencia(reduzida).
    O pedido de deixar na neutra era para poder utilizar as velocidades multiplas da cx de marchas para acionar a tomada de força fazendocom que ela trabalhasse mais rapidamente sem que o veículo se movesse. Podia, e pode,como hoje fazemos, utilizar com a marcha engatada e com areduzida tbm engatada para sairmos de um atoleiro,mais pesado,sem forçar somente o guincho, quando este é mecanico.

Thumbs up Mandou bem, Quindim

Citação Postado originalmente por Milton Quindim Ver Post
    Muito mais legal é perceber que o pessoal assíduo aqui da área de Jipes continua sendo muito bacana com os novatos. Isso faz com que quem esteja começando nesta aventura queira continuar.
    Muitas vezes vemos em outros tópicos os ditos cujos se acharem superior e ficarem tripudiando e tirando onda com os novatos.
    Uma ou outra brincadeira faz parte do nosso meio, mas quando passa para ridicularizaçãode quem faz a pergunta,acaba tirando um pouco da vontade de continuar.
    Parabéns aos nossos representantes,jipeiros deverdade,que mostram aquio que de mais maravilhoso existe neste meio,a amizade e espirito de ajuda que fazem a classe jipeira ser a mais querida dentre todosos grupos de amantes e admiradores de veículos automotores de todo o mundo...

E amigo...seja benvindo, com todas as suas dúvidase dificuldades.
    Mandou bem Quindim. Aliás, não sou tão novato no forum. hehehe. O fato é que sou relaxado mesmo. Há 2 anos atrás fiz reforma completa no meu Chico 1960 e isso não seria possível sem a preciosa ajuda do pessoal daqui que me acolheu com os braços abertos e me deu dicas essenciais, desde o desmonte até o polimento do bicho. Você, por exemplo, me ajudou bastante, lembra? Só que, pela correria da vida, acabei dando uma sumida do forum e peço perdão aos membros, já que não retribuí satisfatoriamente os favores aqui recebidos. Prometo frequentar mais, daqui prá frente. Um abraço a todos e, mais uma vez, parabéns pelo nível do forum e muito obrigado pelas dicas.

Show de bola, GPA. Que aula, hein!
    Esclareceu tudo.

Grato.

Citação Postado originalmente por doiidooo Ver Post
    " ... pode engatar a tração e a reduzida andando??? ... "
    Citação Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    " ... Com o passar do tempo vc pega as manhas do cambio e SIM pode-se engatar a tração e a reduzida com o Jeep em movimento,
    mas a principio a resposta é mesmo o bom e velho NÃÃÃÃÃO!!!!!!! ... "
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    " ... A reduzida vai continuar sendo NÃO. Pode tirar ... "
    Engatar a reduzida em movimento... sabe fazer "dupla-embreagem"?
    No NIVA, se na hora em que for "reduzir", o motor estiver, digamos, a 2000 giros;
    pode-se (detalhadamente) precionar a a embreagem até o fim, colocar a alavanca em "neutro" e soltar a embreagem,
    elevando em seguida o giro do motor à "exatos" 3558 RPM, apertar a embreagem novamente e então, engatar a reduzida !

Por que 3558 giros?
    No NIVA (veja bem, eu disse NO NIVA), a diferença entre as "marchas" normal e reduzida é de 77,9%;
    então, multiplicando 2000 (giros) por 1,779 obtem-se 3558 (giros) . . .

Sabendo qual a diferença de redução entre as "4x4 HI" e "LOW" do Willys,
    pode-se utilizar o mesmo princípio !

Citação Postado originalmente por GPA-Airborne Ver Post
    " ... depois de muito falar sobre engatar.... não falamos sobre desengatar!!
    Dica para os novatos: As vezes a tração não quer sair de 4x4 para 4x2.
    Então pare o carro, e ande alguns metros em marcha a ré e tente desengatar novamente ... "
    No Niva, para desbloquear o central (presumo que também nos CJs, para desengatar o 4x4)
    não é exatamente andar "de ré", e sim, andar no sentido contrário ao que se encontrava anteriormente,
    por exemplo: Se você está em trilha estreita em 4x4 e, por algum moitivo precisa voltar "de ré",
    provavelmete, ao parar e tentar desengatar o 4x4, vai precisar andar um pouquinho pra frente . . .

Citação Postado originalmente por GPA-Airborne Ver Post
    " ... pare o carro, e ande alguns metros em marcha a ré e tente desengatar novamente ... Pq isso acontece, eu não sei ao certo ...
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    " ... 1- Acontece pq o jeep não tem diferencial central. Isso que ocorre é denominado "binding"

Isso nada mais é que os dentes da luva de engate da 4x4 fazendo força contra os dentes do eixo da 4x4, lá dentro do chifre da cx de transferencia. O binding é devido à diferença de rotação entre o diferencial dianteiro e traseiro, e essa diferença é devida aos movimentos da suspensão, pressão de pneus, curvas, assimetrias, inclinações dos eixos, etc ... por isso que a técnica de ir de ré e puxar a alavanca costuma funcionar ... "
    Bom, o NIva TEM diferencial central, mas as vezes (não para passar a 4x2, óbvio)
    mas justamente, para desbloquear o diferencial central, também precisamos usar esse "artifício" de "dar ré"
    (na verdade, ao menos no caso dos NIVAs, andar em sentido contrário ao que se encontrava) para obter êxito na operação . . .

[]'s

Usuário
    Entrada
    24/02/2010
    Agradecimentos: 0
    Posso andar com o meu CJ5 com a roda livre acionada em 4x4, para quando eu quiser acionar a alavanca da tração não precisar ter que descer do carro? Isso estraga a mecânica?

Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por fabricio teco Ver Post
    Posso andar com o meu CJ5 com a roda livre acionada em 4x4, para quando eu quiser acionar a alavanca da tração não precisar ter que descer do carro? Isso estraga a mecânica?

Ola ! quando voce deixa a roda livre engatada, os semi eixos, diferencial e carda dianteiro ficam girando por inercia, empurrados pelo Jeep em movimento, voce tera um ligeiro aumento de consumo e algum desgaste - nada monstruoso - mas o ideal eh voce so ligar as rodas livres quando for entrar em uma estrada de chao ou trilha e sentir que vai precisar eventualmente da tracao, nao sei se ja percebeu mas quando anda com as rodas livres engatadas o Jeep fica mais "pesado" e voce tem que acelerar mais - dai o maior consumo - outra coisa, jamais ande no asfalto ou similar com a tracao + roda livre ligada, vai forcar tudo podendo quebrar.

Tenho amigos que tem caminhonetes 4X4 e os vendedores falam que na chuva pode-se ligar a tracao no asfalto mas eh apenas papo de vendedor.

Um abraco !

Usuário
    Entrada
    24/02/2010
    Valeu Jacimar,

Agora entendi tudo teoricamente. Na sexta-feira irei fazer todos os testes de tração dos quais li aqui.
    Isso está virando um problema, estou ficando viciado nessa "brincadeirinha". Minha mulher já está com ciúmes da própria filha, a Willynete, "essa" Jeep que dei pra ela, rsrsrsrs.

Usuário
    Entrada
    05/05/2012
    Local
    Pilar do Sul/SP
    Olá douglas, depende do que vc vai fazer com o jipe .
    Eu mesmo tirei esse pino uma vez no jipe que nós tínhamos no sítio ,(só usava em pequenas manobras) mas não é o correto.
    Esse pino fica entre os varões dos garfos que ligam a reduzida e tração ,quando se liga a tração abre uma janela no varão esse pino corre e libera o varão da reduzida,só para ter uma ideia .
    Mas hoje a maioria dos jipes tem roda livre manual, se vc ligara tração depois a reduzida como é o certo ,mas não ligar as rodas livres dá na mesma...

Abraço.

Usuário
    Entrada
    12/01/2015
    Local
    palmas/PR
    Aprendendo muito com a Galera...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

Permissões de Postagem