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Convex Datacenter
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  • #1

    Tração e reduzida: como ligar/desligar?!?!?




    Pessoal,
    Tenho um Willys, 6 cc, câmbio 4 marchas desde 1993.
    Quando comprei, a reduzida e tração 4X4 veio desligada, ou seja, não tinha cardã, cruzeta, etc.
    Como não sou "trilheiro brabo", que mete o jeep prás lamas desse sertão, não fez muita falta até agora.
    Mas de tanto falarem sobre as vantagens da tração, resolvi instalar completa agora.
    Só que estou me embananando quanto ao manejo das alavancas do câmbio. Já mexi prá caramba, mas nunca sei se tá traçado, reduzido ou normal.
    Comprei um esqueminha (uma etiqueta) que demonstra como traçar, reduzir etc. Mas não ajudou muito. E quando eu pergunto pros mais experientes, cada um fala uma coisa.
    Resumindo, minha pergunta é: QUAL A POSIÇÃO DAS ALAVANCAS PARA SE ANDAR NO ASFALTO, SEM REDUZIDA E SEM TRAÇÃO? Pois não uso muito isso.
    São as duas alavancas prá trás? Uma prá frente? As duas prá frente?
    Aguardo uma dica, pois vou pegar uma viagem de 300 km em asfalto a semana que vem, e não que correr o risco de andar traçado e/ou reduzido, prejudicando o rendimento e desgastando o câmbio desnecessariamente.

    Diramos

    Agradeço desde já

  • #2
    Usuário Avatar de fugger
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    Compre uma plaqueta dessas que vc não se perde mais.

    http://www.zezo4x4.com.br/Produto.as...odutoVersao=70

    Agora, numa boa... Se vc não consegue perceber quando o jeep está reduzido talvez seja melhor vc não viajar com ele...

    []s

  • #3
    Ok, Fugger.
    Aceito a "catracada numa boa" e vou tomar cuidado.
    Mas é justamente uma plaqueta dessas que comprei.
    Minha dúvida é:
    - Devo ligar a tração dianteira ou trazeira?
    - Devo deixar no neutro?

    Enfim, quais as posições exatamente?

    Perdoem minha ignorância.

    Diramos

  • #4
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Pesquise no forum que tem muita coisa.

    Esse por exemplo é apenas um tópico

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=19655
    abs
    4X4 Brasil
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #5
    Usuário Avatar de CJ 60
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    diramos;911982]Ok, Fugger.
    Aceito a "catracada numa boa" e vou tomar cuidado.
    Mas é justamente uma plaqueta dessas que comprei.
    Minha dúvida é:
    Relaxa.. faz parte.. é assim mesmo.. mais sempre o pessoal manda dessas na intenção de ajudar mesmo..

    - Devo ligar a tração dianteira ou trazeira?
    Não existe isso que você esta dizendo de ligar independente traseira e dianteira a seu gosto, funciona assim, 4x2 = tração trazeira, 4x4 = tração traseira e dianteira.

    - Devo deixar no neutro?
    Essa é boa.. mais para vc ver o resultado, faça na sua casa mesmo, deixe a alavanca da reduzida (a menor levando em conta que vc tem cambio e reduzida original) no neutro e tente andar com o jeep, ele nao sai do lugar porque vc desacopla a caixa de transferencia, faça o teste

    Enfim, quais as posições exatamente?
    vamos lá alavanca grande (mudança de 4x2 para 4x4)

    para baixo ou seja, na direção da traseira do jeep = 4x4
    para frente, ou seja na direção do quadro do parabrisa = 4x2

    alavanca pequena (reduzida) tem 3 posições

    para frente, ou seja na direção do quadro do parabrisa = REDUZIDA ON
    ao centro = NEUTRO (o jeep nao sai do lugar)
    para baixo ou seja, na direção da traseira do jeep = NORMAL REDUZIDA DESLIGADA

    Você vai notar nitidamente quando a reduzida estiver ligada, o jeep praticamente nao sai do lugar de tao lento que fica, uma boa e otima dica para vc nao se perder mais com isso é você comprar as bolas de câmbio com a marcação das funções.. tipo essas:

    http://www.ciashop.com.br/garra4x4/p...10&pf_id=BO015

    Só se lembre de comprar uma compativel com seu cambio, 3 ou 4 marchas

    Espero ter ajudado..

    abç
    =======
    Wilson

  • #6
    Grande Sérgio Rocha,
    Matou meu problema. Peguei nesse tópico que vc indicou. Fui lá embaixo e confurei. Dei uma volta e boa. Tá bem mais livre.

    "tem 3 alavancas

    a primeira é o cambio

    a segunda se vc puxar prá trás´, é a tração ( traciona as rodas dianteiras também)

    a terceira (curta) é a redução vc empurra ela prá frente se perceber que o jipe está sem força.

    Só mexa nas alavancas "dois" e "três" em terrenos escorregadios ( lama, barro, areia fofa).

    Sempre que voltar a terrenos firmes volta as alavancas as posições normais.
    a "dois" pra frente e a "tres" pra tras."

    Valeu gente.

    Um abraço

    Diramos

  • #7
    CJ60,

    Valeu também.

    Diramos

  • #8
    Usuário Avatar de Robertux
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    Não se esqueça da roda livre. Se não for automática não adianta você mudar a alavanca da tração se não mudar a roda livre para 4x4.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #9
    Usuário Avatar de Duda Lopes
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    Citação Postado originalmente por CJ 60 Ver Post
    Relaxa.. faz parte.. é assim mesmo.. mais sempre o pessoal manda dessas na intenção de ajudar mesmo..

    Não existe isso que você esta dizendo de ligar independente traseira e dianteira a seu gosto, funciona assim, 4x2 = tração trazeira, 4x4 = tração traseira e dianteira.

    Essa é boa.. mais para vc ver o resultado, faça na sua casa mesmo, deixe a alavanca da reduzida (a menor levando em conta que vc tem cambio e reduzida original) no neutro e tente andar com o jeep, ele nao sai do lugar porque vc desacopla a caixa de transferencia, faça o teste

    vamos lá alavanca grande (mudança de 4x2 para 4x4)

    para baixo ou seja, na direção da traseira do jeep = 4x4
    para frente, ou seja na direção do quadro do parabrisa = 4x2

    alavanca pequena (reduzida) tem 3 posições

    para frente, ou seja na direção do quadro do parabrisa = REDUZIDA ON
    ao centro = NEUTRO (o jeep nao sai do lugar)
    para baixo ou seja, na direção da traseira do jeep = NORMAL REDUZIDA DESLIGADA

    Você vai notar nitidamente quando a reduzida estiver ligada, o jeep praticamente nao sai do lugar de tao lento que fica, uma boa e otima dica para vc nao se perder mais com isso é você comprar as bolas de câmbio com a marcação das funções.. tipo essas:

    http://www.ciashop.com.br/garra4x4/p...10&pf_id=BO015

    Só se lembre de comprar uma compativel com seu cambio, 3 ou 4 marchas

    Espero ter ajudado..

    abç
    Wilson,

    Muito legal as suas explicações.

    [].

  • #10
    Usuário Avatar de Milton Quindim
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    Agradecimento: 1
    Muito mais legal é perceber que o pessoal assíduo aqui da área de Jipes continua sendo muito bacana com os novatos. Isso faz com que quem esteja começando nesta aventura queira continuar.
    Muitas vezes vemos em outros tópicos os ditos cujos se acharem superior e ficarem tripudiando e tirando onda com os novatos.
    Uma ou outra brincadeira faz parte do nosso meio, mas quando passa para ridicularizaçãode quem faz a pergunta,acaba tirando um pouco da vontade de continuar.
    Parabéns aos nossos representantes,jipeiros deverdade,que mostram aquio que de mais maravilhoso existe neste meio,a amizade e espirito de ajuda que fazem a classe jipeira ser a mais querida dentre todosos grupos de amantes e admiradores de veículos automotores de todo o mundo...

    E amigo...seja benvindo, com todas as suas dúvidase dificuldades.

  • #11
    Usuário Avatar de Marcelo Cunha
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    Talking

    Citação Postado originalmente por Milton Quindim Ver Post
    Muito mais legal é perceber que o pessoal assíduo aqui da área de Jipes continua sendo muito bacana com os novatos. Isso faz com que quem esteja começando nesta aventura queira continuar.
    Muitas vezes vemos em outros tópicos os ditos cujos se acharem superior e ficarem tripudiando e tirando onda com os novatos.
    Uma ou outra brincadeira faz parte do nosso meio, mas quando passa para ridicularizaçãode quem faz a pergunta,acaba tirando um pouco da vontade de continuar.
    Parabéns aos nossos representantes,jipeiros deverdade,que mostram aquio que de mais maravilhoso existe neste meio,a amizade e espirito de ajuda que fazem a classe jipeira ser a mais querida dentre todosos grupos de amantes e admiradores de veículos automotores de todo o mundo...

    E amigo...seja benvindo, com todas as suas dúvidase dificuldades.
    Parbéns a você também Milton por salientar a solidariedade entre o nosso grupo.

  • #12

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Não se esqueça da roda livre. Se não for automática não adianta você mudar a alavanca da tração se não mudar a roda livre para 4x4.
    Tema muito bem lembrado pelo Robertux!

    Diramos, vou dar a minha resumida nessa história toda, omitindo detalhes e nomes técnicos, repetindo muito do que já foi dito, mas visando ser mais didático em uma mensagem só!

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    1) Uso em asfalto = 4x2

    Ou seja, alavanca de tração (a do meio) para frente (4x2), para vc andar apenas impulsionando o jipe com o eixo traseiro.
    Com isso o cardãn dianteiro não recebe "força" do câmbio.

    Porém, as rodas continuam girando, e é aí que entra a roda livre. Em vez do câmbio girar a tração e a roda, acontece o contrário, vc desliga o câmbio, mas a roda gira a tração.

    A roda livre tem a função de desconectar sua roda do seu sistema de tração dianteira.
    Pra quê? Tão somente para evitar que o sistema fique girando. Isso desgasta os componentes, e gasta combustível, sem necessidade nenhuma, já que o câmbio foi desconectado pela alavanca em 4x2.

    Rodas livres automáticas devem, em teoria, engatar ou desengatar... automaticamente! Mas não confie nisso. Elas não funcionam tão bem assim.

    As rodas livres manuais (escolha de 9 entre 10 jipeiros), requerem que vc mande seu zequinha girar o miolo dela e engatar ou desengatar a roda na tração dianteira.

    Então, vc só não "gira" a tração dianteira quando a alavanca está em 4x2 e ambas as rodas livres estão desengatadas.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    2) uso em piso escorregadio = 4x4 high/alta/normal

    Alavanca de tração para trás (4x4), e agora os cambio transmite força para os 2 cardãns.

    Mas tem uma pegadinha... lembra da roda livre citada acima... então, não adianta engatar o 4x4 se não engatar as rodas livres. Se isso acontecer (ou pq seu zequinha pediu as contas, ou pq vc esqueçeu, ou pq a roda livre automática não engatou) o seu cardãn dianteiro gira, todo o sistema gira, mas a força não chega na roda...
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    3) uso em piso escorregadio e difícil = 4x4 low/reduzido

    Atento a tudo o que foi citado no item 2, vc coloca a menor alavanca, toda para a frente.

    A mudança no manejo do jipe é significativa. Muita força, pouca velocidade. Muito divertido, muito mais fácil de quebrar algo se vc abusar!

    Cuidado com a velocidade, vc não deve acelerar muito, nem de maneira muito brusca. Com o tempo (e $ pro mecânico) vc vai descobrindo até onde as peças do jipe aquentam... rs


    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    4) rebocando o jipe, usando um implemento agrícola (kkk) ou um guincho mecanico = neutro

    Colocando a alavanca menor na posição central, ela desliga os dois cardãns do câmbio.
    Com isso vc pode usar o câmbio, engatar de desengatar marchas, sem o carro sair do lugar.

    Pra quê? Veja bem... vc pode querer rebocar o jipe, e em vez de colocar o cambio em ponto morto, pode usar o neutro também.
    Pode usar um guincho mecânico, que usa a força do motor, sem querer mexer as rodas.
    Pode até usar para sacanear aquele amigo que quer andar com o seu jipe. (risos)
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    Entendido amigo?

    Espero ter esclarecido, mais do que complicado!

    Abraço

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