x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 43

Tópico: Alternador

  • #1

    Alternador




    AE !!

    Meu alternador está parecendo uma casa de ~joão de barros...

    Rolamentos duros e muito sujos.
    Retirei ele do CJ e iniciei a manutenção " limpeza".

    Pergunta eu posso mandar agua na criança e lavar ele com outros produtos ?


    VLW

    Pagani
    sem amp ...

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    nao


    Alternador não é submarino.


    daqui a pouco cê vai querer fazer a mesma coisa no seu quadro de luz

    O certo é remover, desmontar, aplicar jato de ar, na carcaça pode limpar com um pincel ou pano com thinner, mas sem encharcar,
    trocar o rolamento de esfera a bucha de agulhas e trocar as escovas.

    Pode usar jato de esferas de vidro na limpeza da carcaça.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Alternador não é submarino.
    Mas também não é feito de açúcar!

    Se houvesse algum problema com água o alternador não teria as aberturas que tem e nem ficaria em local tão susceptível, lembrando que tem muita gente que brinca de submarino e nem por isso toda submersão significa pane em alternador, e quando acontece alguma pane geralmente é por causa do estado de conservação do pobre coitado ou por causa do barro, detritos, galhos, pedras e por aí vai...
    Uma vez molhado, o importante é que não fique neste estado por muito tempo, só isso. E "muito tempo", no caso do alternador, pode significar até dias.

    Todo e qualquer equipamento elétrico do carro pode ser lavado com água só que alguns requerem uma secagem completa para voltar a ativa, o que não é o caso do alternador, já que mesmo ensopado seca em poucos minutos de uso, sem problema algum. Já fiz isso até em ECU de carro de amigo que ficou submerso em enchente, que depois de uma boa "ensaboada" e uma secagem com ar quente (de soprador térmico) voltou a funcionar sem qualquer problema.
    Quando trabalhei na Burroughs (manutenção de Main Frames) era só chover que já sabíamos que teria chamado da Arno, que ficava na beira do rio Tamanduateí e nem sempre a bomba de recalque que tinha sob o piso falso do CPD dava conta do recado. Teve uma enchente que "saiu do convencional" e deu mais de metro e meio de água lá dentro. Para limpar tudo (unidades de fita, processador, impressora, etc.) foi usado até mangueira de incêndio (com bico dispersor de água) e uma vez tudo limpo e devidamente seco o CPD voltou a funcionar... até a próxima enchente!

    Para limpeza de alternadores e motores em geral costumo usar uma solução de querosene e thinner (proporção em torno de 8 por 2) evitando assim que peças plásticas sensíveis ao thinner (ou até uma eventual pintura) venham a se degradar. Depois disso, água em abundância e com "pressão de torneira". Com isso retira-se toda e qualquer sujeira encrustrada nas bobinas e principalmente nos rolamentos. Deixar secar, lubrificar o que tem que ser lubrificado e montar.

    Dica: na minha oficina de garagem tenho uma bela panela de escoar macarrão, daquelas em formato semi-esférico e cheias de furos. É uma beleza para lavar peças pequenas sem perdê-las pelo ralo da pia e facilita muito o trabalho de secagem: duas ou três chacoalhadas e quase não fica água retida nas peças. Um dia ainda vou ter um daqueles recipientes que o MacDonald's usa para fritar batatas...

    Abraços,

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    lavagem macdonald

    Sukys, concordo que ele possa mandar jato de água........

    Afinal, o alternador tem a carcaça aberta - para ventilar (com ar)

    E no jeep além de ar, vem poeira e água.

    MAS

    pode até usar uma wap que limpa mesmo.......êle ainda vai ter que usar um dispositivo para a carcaça não voar até o outro lado da rua.

    Com o thinner, o acabamento fica muito bom (se o alternador não estiver pintado, é melhor que não esteja) que dá uma aparência de novo.

    Só que se ele não DESMONTAR o alternador, a água com terra - sabe-se lá como está por dentro - poderá contaminar a pista das escovas e penetrar na pista dos roletes e daqui um tempo êle vai ter que trocar não só os rolamentos e as escovas mas o alternador !

    Vai ter que desmontar mesmo para trocar os rolamentos que estão "duros".

    Serviço meia boca com torneira de cozinha não dá !

    A terra entranha nas frestas de um jeito que só com muita paciência mesmo e é incrível como tinge de marrom o alumínio.......
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0

    Re: lavagem macdonald

    Pagani! Seguinte velho! Pode escrever como quiser dentro do tópico, inclusive errar no português... Mas errar no título é sacagem, irmão! .
    Vá no botão "editar" do canto superior direito do tópico e arruma, por favor

    Abraços!
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #6

    Re: lavagem macdonald

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Só que se ele não DESMONTAR o alternador...
    Evidente que tem que desmontar, mesmo porque tanto a sua primeira mensagem (O certo é remover, desmontar, aplicar jato de ar...) quanto a minha primeira mensagem (Deixar secar, lubrificar o que tem que ser lubrificado e montar) fazem justamente menção a isso.

    Abraços,

  • #7
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    Srs.:

    ja que estamos falando de alternador uma duvida:

    o meu alternador tem um conector com 3 plugs. e alem desses 3 plugs existe um parafuso que muito provavelmente deva ser o positivo.
    muito bem, como faço pra descobrir qual dos 3 conectores do plug eh o sinal?
    eu estou pensando em testar um por um com o motor funcionando e ver qual deles me da um sinal de 12 volts com uma lampada de teste.
    entao gostaria de saber, de Vsas. , se eh esse o procedimento correto a ser adotado, ou existe outra forma.
    eu soube que 2 desses conectores sao de acessorios.

    agradeço ajuda e sugestoes.

    []´s

  • #8
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2

    Alternador

    Élcio,
    Existe um um borne com o parafuso isolado da carcaça, este é o pólo positivo do alternador. A carcaça constituí o pólo negativo. Normalmente o motor possui uma cordoalha ou cabo que é conectado à carcaça (massa, terra..) do veículo.
    Dependendo do modelo e fabricante, existem mais três pequenas conexões, para alimentação do circuito de campo e para a lâmpada indicadora de carga no painel.
    Cuidado ao fazer algum teste no alternador! Além do risco de estar com o motor em funcionamento o acesso ao mesmo geralmente é difícil.
    Se por ventura houver um curto circuito você pode se queimar ou torrar de vez o retificador do alternador.
    Qual o modelo/fabricante do alternador?

  • #9

    Re: lavagem macdonald

    Citação Postado originalmente por NeRo
    Pagani! Seguinte velho! Pode escrever como quiser dentro do tópico, inclusive errar no português... Mas errar no título é sacagem, irmão! .
    Vá no botão "editar" do canto superior direito do tópico e arruma, por favor

    Abraços!
    OK ja mudei !!

    Aproveitando !! " SACAGEM :

  • #10
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    obrigado Alessandro:

    ja consegui ter uma ideia.
    valew!!


    []´s

  • #11
    Oupas... tchê! Olha, troquei as escovas e os rolamentos e coloquei uma bateria de 80 ampéres. Tudo ok. Mas o regulador começou a fazer muito barulho, a zunir e até etremecer a lataria... regulando o parfuso lateral da bobina maior, parava o barulho, mas acendia o luminoso AMP. Limpei os contatos... nada... que faço eu?
    Baita abraço
    Dmark

  • #12
    O meu alternador acaba de falecer... agora o rotor se entregou. Que alternador pode substituir o meu? Olhei a tada é 1966 um Wapsa Motorcraft, acho que original do motor Maverick 4.
    Baita abraço
    Dmark

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Lista de adaptações e preços para Samurai
      Por salvaro no fórum Suzuki
      Respostas: 1782
      Última resposta: 15/03/2024, 13:17
    2. Geral no Alternador Ranger
      Por Edintruder no fórum Ford
      Respostas: 17
      Última resposta: 27/06/2016, 10:17
    3. Usando duas baterias no veículo
      Por du no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 100
      Última resposta: 04/03/2015, 21:21
    4. alternador com 4 pinos (conectores)
      Por dsamaz no fórum Niva
      Respostas: 6
      Última resposta: 30/04/2009, 15:19
    5. alternador do jeep
      Por streithammer no fórum Jeep Willys
      Respostas: 11
      Última resposta: 31/03/2009, 22:10

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade